PplWare Mobile

Está muito mais perto a possibilidade de instalar apps fora da App Store da Apple no iOS

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Ochinês says:

    Mas não é mais fácil quem estiver interessado no sideload comprar um Android e deixar sossegado quem não está?

    • LR says:

      Mas se não estiveres interessado, alguém te obriga a fazê-lo?

      • Pedro says:

        Abrir essa porta facilita métodos de sideloading por terceiros.

      • Costa says:

        As próprias empresas de software irão fazê-lo por ti através de redirecionamentos nos sites. Ou achas que não?

      • Ochinês says:

        O que estás a dizer é que o iOS deve ser igual ao Android.
        A minha pergunta é por que é que deve ser igual ao Android? Quem quer que seja igual ao Android compre um Android.

        Eu não estou interessado que o iOS me permita instalar apps fora da App Store (na verdade pode-se, em condições controladas pela Apple) nem que outros o possam fazer. Porquê? Por razões de segurança, as mesmas que levam o pessoal a não se atrever a instalar apps fora do Google Play.

        Não são os utilizadores do iOS que pedem o que está neste ante-ante-projeto de lei (até ser lei, se chegar a ser, ainda tem muito para andar e alterações para introduzir).

        • LG says:

          Tu como consumidor só ficas a ganhar. Isto abre competições. Eu não me lembro da última vez que instalei uma App fora da Google Store (e se o fiz, foi umas 2-3 vezes). Não sei pq tu como consumidor te preocupes tanto com algo poderás escolher ter livramente…

          Dizer que não estás interessado por permitir já diz tudo… nada muda para ti de qq forma se não quiseres

    • Pedro F. says:

      Quem está a querer isto são os que usam iOS. E se não queres instalar de fora da appstore não o tens de fazer. Tal como nos outros sistemas operativos…

    • Opah says:

      E o sideloading só serve piratarias?!

      A diferença é que no Android é opcional, e no Ios não. Não deveria o utilizador escolher?! Compras o smartphone à Apple e ainda lhes pertence!?
      O Android tem imensas apps fantásticas open-source.

  2. Cláudio Sousa says:

    Quem quiser instalar aplicações fora da App Store que compre outro telemóvel.
    Isto vai fazer com que várias aplicações, por uma questão de praticidade, comecem a disponibilizar as apps para iOS fora da AppStore. O que vai dar azo a fazerem o que querem e terem malware nas mesmas. A partir daí vai ficar tão bom como o Android… Enfim…
    Liberdade e segurança nunca podem estar aliados.

  3. Tabonitota says:

    Daqui a dias temos apps crackadas , mesmo destas empresas que querem ganhar dinheiro fora da App Store. Ou acham que vão ganhar tanto como na Appstore ? ;))) ….. Ao menos na Appstore tinham a certeza que recebiam. Quem tudo quer tudo perde …. Venham elas.

  4. Ze das Quintas says:

    Isso está mal explicado, vai continuar a haver review dessas mesmas apps, simplesmente passam a estar disponíveis via um link em que a empresa/programador pode por no seu website para aceder a app, portanto não muda muito.

  5. Reis says:

    A minha opinião vale o que vale mas penso que é razoável: já tive Android e já tive root. Deixei de fazer isso por achar que era uma falha de segurança. A partir daí limitava me ativar a opção de instalar de fontes desconhecidas mas também comecei a achar que era uma falha de segurança.Atualmente tenho um iPhone e uma das razões para isso foi para aumentar os níveis de segurança pois o mesmo não permite de forma alguma a instalação de fontes desconhecidas. A minha ideia é que quem gasta €1000 no telefone não devia andar obcecado em arranjar aplicações de borla. Mas pior que isso: quem compra um iPhone deve saber à partida que é um ecossistema diferente do Android . Interferir com a arquitectura desenhada pela Apple é para mim um abuso e uma violação de direitos sobre a propriedade intelectual. Exemplos de o quanto isto é abusivo e daquilo que a Apple poderia argumentar : porque é que , sendo o limite de velocidade de 120km/h em autoestrada, os governos não obrigam os fabricantes a por um limitador nos carros ? Mais : o meu carro tem 190 cv mas eu sei que uma simples reprogramação o coloca com 220cv . Porque é que o fabricante não me deixa martelar a centralina ? Esta guerra não vai beneficiar os consumidores . Quem tem um iPhone não deve esperar borlas, tal como quem compra um hiper desportivo não pode esperar revisões baratas . Cada macaco no seu galho mas parece-me que a macacada saltou de galho e agora quer adaptar o galho a si

    • Pedro F. says:

      Os limitadores nos carros andam a ser discutidos se bem que a velocidade limite não é 120km/h para todos nem em todos os sítios…
      Mas pensa antes ao contrário. Será legítimo a furação dos pneus da VW só ser compatível com pneus da VW e não ser permitido que mais ninguém os faça? Será que quanto queres pintar o carro também tens de o levar à marca? Ou quando queres trocar as escovas dos vidros?
      E a água? Podes meter da rede ou tens de comprar? A tua televisão trabalha com pilhas de outra marca? E a máquina da loiça pode levar pastilhas da concorrência?
      O teu computador obriga-te a instalar as aplicações de uma fonte exclusiva?
      Se a MS foi acusada de monopólio por vender o windows com o IE instalado o que muda neste caso? A marca?

      • Fulano says:

        Pedro F. , pensa assim. Antes de comprares o VW eras informado que os pneus só servem os da VW, a pintura é na marca, as escovas também, etc. Se já sabias de antemão que ia ser assim, porque te estás a queixar!?
        Quem compra um iphone já sabe que é assim, porque raio querem depois alterar as coisas. Não consigo perceber!
        Atenção que falo isto para todas as empresas.
        Se uma empresa vende bananas porque é que alguém a quer obrigar a vender laranjas!

        • Pedro F. says:

          Quando compras um iPhone qual é o aviso que te fazem? Nenhum. Comparação ridícula.
          Aqui o que está em causa é precisamente mudar algo que, aos olhos de alguém, não está bem.
          E ninguém obriga o vendedor de bananas a vender laranjas. Querem é impedir que ele te obrigue a descascar as bananas com o descascador deles, querem impedir essas bananas de só poderem ser deitadas as cascas num caixote do lixo do vendedor, e querem que quem compra as bananas as possa usar para comer, para fazer um batido, ou simplesmente para decorar a mesa da sala…

          • Ochinês says:

            O teu “alguém” parece o escuteiro que quer que a velhota passe para o outro lado da rua, na passadeira: “Mas eu não quero atravessar” diz ela, “Mas tem que atravessar porque eu preciso de fazer a minha boa ação do dia!”, diz o escuteiro.
            Mas quais foram os “consumidores” de iPhone que disseram que queriam ser como os “consumidores” do Android?
            Se alguns queriam queriam têm bom remédio, comprem um Android.

          • Pedro F. says:

            Respondo-te a isso quando me explicares quem é que te disse que quer que o iOS seja como o Android…
            Quem é que puxou o Android aqui para a conversa?
            Quem é que confunde um telemóvel com um sistema operativo?
            Será tão difícil de entender que possa haver um utilizador de iOS que se sinta no direito de instalar uma aplicação independente de a Apple querer ou não? Será que não percebes mesmo o que o argumento da “segurança” está a camuflar?
            Um sistema operativo tão fechado em que os updates uns atrás dos outros são para corrigir erros e bugs de segurança pode mesmo usar esse argumento?

    • Tecnical says:

      Conheces o conceito de sandbox? Uma das formas possíveis de a Apple implementar sideloading é obrigar que as mesmas corram dentro de uma sandbox. E assim a segurança não é posta em causa.
      Não precisas de exemplificar com o exemplo dos carros (e não… os limitadores não são solução).

  6. Dalex says:

    Qual é a percentagem de pessoas que fazem sideload de apps? Tanto a appstore como a playstore não têm apps suficientes para maioria dos utilizadores ou será melhor comprometer a segurança? E em que ficamos quanto ao aumento da pirataria?

    • Pedro F. says:

      Só compromete a segurança quem quiser. Ou vão obrigar alguém a instalar apps de alguma store em particular?

      • Ochinês says:

        Isso do “quem quiser” é geekismo puro e simples. Os SO têm que ser seguros para todos, não é para geeks (ou pretensos geeks).

        Como a generalidade dos utilizadores não sabe o que autoriza, é mais seguro o iOS que só permite instalar apps da App Store.

        • Pedro F. says:

          Estás a chamar burros aos utilizadores de iPhone e defendes a Apple em te limitar as escolhas porque não passas de um calhau é isso?
          Ainda gostava que me explicasses quais as tuas dúvidas quando um iOS ou um Android te perguntam se queres dar acesso á localização e aos contactos à app “Super Calculadora”… Ou quando a app “Régua virtual” te pede para fazer e gerir chamadas…
          Serão os utilizadores de iOS tão burros que tenham de se proibir as apps de fora? Então porque perguntam a esses burros se querem dar esses acessos? Se são seguros é aceitar por defeito. Não vai ser o burro a ter capacidade para o decidir certamente…

        • Pedro F. says:

          PS: o meu telemóvel é um iPhone 11… Achei que devias saber. No entanto não sou burro como tu dizes ser…

  7. LA says:

    Não vejo qual é o problema. Passa a ser exatamente, como no Android. Só instala fora da Loja, quem querer e tem a ceteza que a app é segura. Com a particularidade, se a app não for submetida para análise, levar com mais um aviso para não instalar a app. Será que isso é mesmo mau, ou os utilizadores do iOS, vão-se sentir inferiores, por causa disso. Ninguém vai inferiorizar, os vossos iPhones.

    • Ochinês says:

      Mas por alma de quem é que o iOS tem que ser exatamente igual ao Android? Quem quer o iOS igual ao Android compra um Android.

      E por que é que voltamos sempre à cena dos “inferiores/(superiores”, que é a treta dos que têm Android são geeks? A generalidade dos utilizadores de Android usam-no porque os Nokia acabaram. Quando dão permissões sabem lá o que estão a autorizar ou percebem os avisos ao instalar apps. E os do iPhone idem, com uma vantagem – estão mais descansados/seguros porque o iOS não permite, por exemplo, a instalação de apps, abertamente ou disfarçadamente, fora da App Store.

  8. Tiago says:

    Eu só me rio do que os fanboys dos iPhones dizem eheh. Será que vocês não sabem que já é possível instalar aplicações facilmente fora da loja? Chama-se Altstore. O problema é que existem poucos moders para apps da Apple e a oferta não é muita.

  9. Luís says:

    Uma aplicação tão simples que sinto muito falta no ios e não existe, não compreendo porquê… Falo de uma app que permita simplesmente desligar o ecrã sem recorrer ao botão físico lateral…. Honestamente não entendo porque a, Apple não permite uma aplicação dessas tão útil…

  10. claudio says:

    Acho uma boa ideia, ao menos assim os fãs da Apple nao falam tanto do Android e ficam se mais nos problemas futuros que viram a ter porque a Apple nao tem bagagem para aguentar tanto como o Android que sempre foi assim e já lida com essa situação à muito tempo. As Apps da Apple não prestam para nada, assim pode ser que melhor e deixem de cobrar preços caros por apps que o Android tem gratuito. Eu tive Iphone e sinceramente acho decadente uma loja de apps que se gabam de bonita e organizada mas as apps deixam muito a desejar. Assim que mudei para Android percebi logo que era melhor.

  11. LarilasOS says:

    Não me lembro da última vez que instalei apps fora da Google play store…mas acho que o último que instalei foi o SportsTV…para poder ver o benfas à borla…mas também…estar a ver a bola num ecrã tão pequeno não tem piada nenhuma…mas se isso chegar ao iOS, já consigo instalar isso (se houver para IOS) no iPad…mas ainda assim… não ligo muito à bola…que mais é que instalei…ah…o Hypercam….mas também…com um iPhone acho que não iria precisar de nenhuma app de câmera modificada sendo que o iPhone já tem uma boa câmera

  12. LarilasOS says:

    O futuro da maçã tem um nome: Jailbreak, Jailbreak, Jailbreak, Jailbreak…ehehe

  13. LarilasOS says:

    É assim, eu não me importo de a Apple não ter a possibilidade de SÓ poderes instalar coisas da App Store, mas ao menos podiam dar mais opções…tipo, eu não sei que foi que inventou o iOS mas o gaijo que inventou concerteza que é um grande atrasado mental porque tipo…eu gosto muito da “Navegação por gestos” no Android…e sei que no iOS sempre existiu…MAS…no Android (pelo menos no Xiaomi que eu tenho), eu para “andar para trás” posso simplesmente puxar do canto esquerdo para a direita OU do canto da direita para a esquerda..
    Infelizmente, no IOS isso simplesmente não dá…não sei que raio de deficiência é essa mas tipo…não dá…o que torna difícil o uso do iPhone com a mão direita por exemplo…
    E isso é simplesmente ridículo porque uma pessoa que seja maneta por exemplo e que só tenha a mão direita…como é que pode “andar pra trás” sendo que não tem a mão esquerda para fazer “swipe from left to the right” ? A Apple já podia colocar essa “feature” (que não é feature mas pronto) há muito tempo…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.