E quando em Portugal? Utilizadores já podem reparar os seus dispositivos Apple na Europa
Há muito que os utilizadores dos dispositivos Apple queriam ter a possibilidade de reparar os seus equipamentos. A marca sempre se recusou a permitir isso até que há algum tempo mudou a sua opinião, abrindo esta possibilidade.
Esta capacidade estava apenas acessível nos EUA, mas agora atravessou o atlântico. Na Europa passa a ser possível em vários países a reparação, mantendo-se as mesmas regras que estavam antes em vigor. No entanto, em Portugal ainda não podemos reparar os nossos equipamentos Apple.
Uma novidade da Apple para a Europa
Não tem sido fácil conseguir que a Apple mude a sua política de reparação de equipamentos. A marca quer concentrar nos seus serviços e nos reparadores autorizados esta função, garantindo assim a qualidade deste processo, muitas vezes sensível.
Ainda assim, cumpriu o abrir desta reparação a qualquer utilizador, estabelecendo ainda assim algumas regras. Estas obrigam a que as peças sejam compradas à Apple, bem como todas as ferramentas necessárias para este processo.
Depois de estar disponível nos EUA desde abril, resolveram trazer para a Europa este seu programa. Não é uma disponibilização geral e está ainda limitada apenas a alguns países. Aqui, as linhas iPhone 12 e iPhone 13 e notebooks Mac com Apple Silicon podem ser já reparadas.
Acesso às ferramentas para reparar dispositivos
Segundo a empresa, este pode ser ativado na Bélgica, França, Alemanha, Itália, Polónia, Espanha, Suécia e Reino Unido. Nestes países, a compra de peças e ferramentas originais da Apple já pode ser feita pelos utilizadores destes equipamentos.
Vão existir kits de aluguer de ferramentas por cerca de 47 euro, para que os clientes que não os desejam comprar para uma reparação única ainda tenham acesso a estas ferramentas profissionais. Os kits de aluguer de uma semana serão enviados gratuitamente aos clientes.
Este programa de reparação da Apple oferece aos clientes com experiência nas reparações mais complexas a oportunidade de fazer as suas próprias manutenções. Garante que podem usar os mesmos manuais, peças e ferramentas das lojas da Apple Store e dos fornecedores de serviços autorizados da Apple.
Este artigo tem mais de um ano
Até parece que alguém vai reparar alguma coisa com ferramentas… A board do Macbook avariou, fazem o quê com chaves? A Apple se vender outra board, cobra o preço do Macbook novo.
Portugal já não faz parte da Europa?
Não chegou a todos os países da europa, simples. Portugal ficou fora da lista. Não é prudente ler apenas os títulos.
Ok, “Não chegou a todos os países da Europa”, então era assim que deveria ser o título.
De qualquer forma, se chegou a Europa, os consumidores têm acesso a peças para reparações DIY, basta mandar vir da loja de Espanha, não entendo como podem dizer que “só alguns têm acesso”
Por certo a Apple não teria de ter uma loja em cada.
Portugal está no mercado Europeu, seus consumidores tem as regalias previstas no mesmo, esteja a loja em Portugal, Espanha ou qualquer outro dos 48.
Não vai ter sucesso no mercado de consumidor final. Já vi reparações de Apple’s na empresa flash-keeper.com e garanto que não é fácil.
Se querem reparar os equipamentos recorram a quem já tem essa experiencia (empresa especializada) pois a reparação de um Apple tem peças muito pequeninas e muitos truques. Não é a mesma coisa que mudar uma Torneira em casa ou mudar peças de uma Torre de PC.