Novos Controlos Parentais no iOS 13.3? Contorná-los é uma brincadeira de crianças
O novo iOS 13.3 foi apresentado esta semana e trouxe muitas novidades. Para além das normais melhorias de desempenho e correção de problemas, a Apple preparou algumas surpresas para os utilizadores.
Estas chegaram de forma discreta, mas são muito importantes. Pretendem proteger os utilizadores mais novos, sendo um reforço aos controlos parentais. O problema, infelizmente, é que não funcionam e qualquer criança o pode contornar.
Mais uma falha que chega com o iOS 13.3
Com as mais recentes versões do iOS a Apple tem apostado em ferramentas para tentar limitar a utilização dos seus equipamentos. Estas surgiram com os Controlos Parentais, dedicados a impor limites e criar regras. Não tem sido um processo simples, mas tem funcionado.
O iOS 13.3 trouxe algumas novidades nesta área, em especial o Limite de Comunicação. Este pretende criar barreiras para aceder ou criar contactos fora do iCloud. Desta forma limita as comunicações das crianças com estranhos. O problema é que este é aparentemente muito simples de contornar.
Os Controlos Parentais não funcionam no iPhone
O que foi descoberto mostra que é simples adicionar novos contactos, contrariando as regras impostas pela Apple. Mesmo com os alertas de que é um contacto bloqueado, basta carregar no botão de adicionar contacto para as conversas depois acontecerem.
É de tal forma simples contornar esta limitação que até com a Siri é possível adicionar os contactos bloqueados. Basta ditar a mensagem ou o número para esta assistente para que a mensagem seja enviada, ou a chamada feita.
Apple reconheceu problema, mas sem data para o resolver
A Apple, entretanto, já reconheceu a falhado iOS 13.3 e dos controlos parentais. Revelou que numa próxima atualização do iOS e do iPadOS surgirá posteriormente a correção esperada. Até lá aconselha a que os contactos estejam guardados no iCloud, onde esta falha parece não acontecer.
Não tem sido simples a chegada de novidades ao iOS 13. Esta versão tem tido uma incidência anormal de falhas e problemas. Neste caso parece que é óbvia a falta de testes para detetar uma falha tão clara e simples de provocar.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: CNBC
Neste artigo: Apple, contactos, controlos parentais, crianças, ios, iPhone/iPod
Na minha opinião, e enquanto utilizador iOS, neste momento a Apple está com um problema: definição de prioridades. Estão a querer “ir a tudo”, sem terem nada a 100%. E enquanto não mudarem a estratégia, vai estar sempre a acontecer disto: falhas e bugs nos sistemas operativos. É óbvio que ninguém pode estar à espera que haja um sistema operativo infalível, isso hoje não existe, mas, gostos à parte, o iOS sempre foi conhecido por isso: estabilidade. Mas eles agora querem vender hardware, querem vender serviços, querem concorrer com Spotify, com Netflix, com serviços de gaming, é um longo etc…
Prioridades. É tão simples… fazer menos, mas bem!
Concordo!
Mesmo não sendo grande fã, sempre admirei a apple pela boa funcionalidade do iOS e pela (quase) ausência de bugs… Tenho saudades do tempo em que recorria a um iPhone em momentos de aperto…
Agora uso iPhone e em momentos de aperto recorro a um Android de 150€…
Hoje em dia acho que perde para o android puro… Ando há meses com problemas na ligação bluetooth ao carro onde a app music deixou de funcionar em condições, agora nem o som sai pelo telemóvel quando estou perto do carro, a app de mail continua muito mal, etc…