Como será o RCS no iOS 18? Há quem já tenha conseguido ver o que a Apple prepara
Mesmo com toda a pressão da Google para trazer as mensagens RCS para o iOS e para o iPhone, a Apple decidiu fazer as coisas ao seu ritmo. Isso levou a que este protocolo só agora vá chegar ao iOS e aos utilizadores do iPhone. Ainda não pode ser testado, mas há já quem tenha visto o que está a ser preparado. Naturalmente que há coisas boas e coisas menos boas.
Como será o RCS no iOS 18?
Depois de muitos meses de negação, a Apple resolveu abraçar o RCS no iOS. Não abdicará do seu serviço de mensagens, mas trará este extra para o iPhone, como alternativa às SMS e para permitir uma melhor comunicação com os smartphones Android.
Com a apresentação do iOS 18, a Apple mostrou, de forma tímida, esta chegada e abriu as portas para o seu futuro no iPhone. Também com a primeira versão deste novo sistema, dedicada aos programadores, o suporte ao RCS começa a ser criado, ainda sem ser disponibilizado aos utilizadores.
RCS comes to iPhone.
— Dhinak G (@dhinakg) June 16, 2024
h/t https://t.co/X2mRxhGcr1 pic.twitter.com/LL4ATIWDza
Há quem já tenha conseguido ver
Ainda assim, o utilizador do X @dhinakg conseguiu ter acesso a este código e testou já o que está disponível pela Apple. Testou e mostrou como será o suporte para as mensagens multiplataforma entre o iPhone e dispositivos Android.
As primeiras imagens revelam que a implementação do RCS pela Apple incluirá recursos como indicadores do estado da entrega e transferências de ficheiros. Outro detalhe também visto mostra que os textos que não são do iMessage vão continuar a aparecer numa bolha verde. No entanto, alguns recursos principais estão ausentes nesta versão inicial.
And so do file transfers! pic.twitter.com/jnmDO60ddC
— Dhinak G (@dhinakg) June 16, 2024
Apple tem trabalho a fazer no iPhone
Por exemplo, faltam os recibos de leitura em conversas de grupo e a capacidade de reagir a mensagens de utilizadores do Android. Não se sabe se será adicionado depois. Além disso, não há criptografia de ponta a ponta para mensagens trocadas entre dispositivos Android e o iPhone. A Apple indicou que usaria o RCS Universal Profile, que não possui criptografia ponta a ponta, ao contrário da implementação Jive da Google.
Embora esta versão mostre progressos, fica claro serem necessários desenvolvimentos antes que o suporte do RCS seja concretizado. A ausência de recursos como as confirmações de leitura, reações a mensagens e criptografia de ponta a ponta destaca os desafios que permanecem na criação de um serviço de mensagens perfeitas entre o iOS e o Android.
Bom dia. O telefone da imagem foi roubado?
Até que enfim que aparece um post a falar disso! A Google usa encriptação adicional, própria, para em cima do RCS (além de gerir as contas). Desde o início, quando disse que iria incorporar o RCS no seu serviço/app de mensagens (junto com o iMessage e o SMS/MMS) a Apple esclareceu que usaria o protocolo RCS, criado pela GSMA, sem encriptação adicional. Está pronta para participar com a GSMA na criação de encriptação end-to-end – que a Google também terá de adotar para existir entre Android e iPhone. Até lá, para haver troca de mensagens RCS entre Android e iPhone – o Android terá que enviar e receber mensagens segundo o protocolo RCS da GSMA, sem encriptação adicional.
Quem quiser garantir encriptação end-to-end continua a usar WhatsApp, Signal, Telegram ou outro.
Alves… Até pareces uma pessoa com cabeça pois comentas muito por aqui com observações notórios. Outras vezes pareces um disco riscado pois sempre que se fala em RCS repetes o mesmo. Ninguém vai ser obrigado a usar RCS mas a experiência dos bubbles claramente melhorou e mais vale isto que SMS…
Sobre o RCS+encriptação adicional da Google – que não ia servir para trocar mensagens com o iPhone de facto escrevi vários comentários. Os posts é que continuavam como se nada fosse.
Quanto às bubbles (bolhas) não sei em que é que a experiência melhorou ou vai melhorar – no iPhone, as de/para iPhone usando iMessage são azuis, as usando SMS/SMS ou RCS, de/para iPhone ou Android, são verdes.
https://pplware.sapo.pt/google/google-afirma-que-a-apple-vai-trazer-o-rcs-para-o-iphone-no-outono-de-2024/
a apple vai arranjar forma de descriminar quem usa RCS. esta é uma das bandairas da apple: a segregação.
Quem usa RCS comete um crime que é preciso “descriminar”?
aos olhos da apple nao duvides
🙂