PplWare Mobile

Como bloquear lojas de aplicações iPhone de terceiros agora que o sideload é uma realidade

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Aves says:

    A Apple, há poucos dias, publicou outro documento para completar o puzzle: “Sobre os mercados de apps alternativos na UE”. Destaco:
    – Um mercado alternativo para iOS é uma app que permite instalar outras apps do respetivo mercado
    – As apps instaladas de mercados alternativos são sujeitos a um processo de “notarização” e de autenticação pela Apple.
    – O país ou região do seu ID Apple deve ser definido para um dos países ou regiões da UE, e você deve estar fisicamente localizado na União Europeia.
    – Se você sair da UE, poderá continuar a abrir e usar apps que instalou anteriormente em mercados de apps alternativos. Os mercados de apps alternativos podem continuar a atualiza essas apps até 30 dias depois que você sair da UE, e você pode continuar a usar mercados de apps alternativos para gerir apps instaladas anteriormente. No entanto, você deve estar na UE para instalar mercados de apps alternativos e novas apps de mercados de apps alternativos.
    Sobre o documento do post, pode-se impedir totalmente a instalação de apps de mercados alternativos como referido no post, apenas de um determinado mercado ou de um determinado developer. A Apple já tinha comunicado antes que as apps instaladas a partir de lojas alternativas são assinadas digitalmente pela Apple, têm que corresponder à versão “notarizada” (sujeita a uma revisão limitada, inferior à da App Store) e se for detetado malware depois da instalação a app será impedida de abrir e a autorização da app será revogada.
    Tudo isto ainda está sujeito a concordância, ou não, da UE. Mas são duas questões que têm que ser geridas – por um lado a concorrência, por outro a segurança, sendo certo que sideloading igual ao Android não vai ser.
    https://support.apple.com/en-us/118110

  2. Discovery says:

    como bloquear?
    pq raio não de bloquear algo de fantástico?
    Whatever….sou um user android.

    • Vítor M. says:

      Na verdade, os utilizadores no iOS podem não querer lojas de apps de terceiros. Isto deve-se à excelente qualidade da App Store e à segurança que ela oferece. Quem garante que as lojas de terceiros estão tão seguras como a da Apple?

      • Jakim+Zé says:

        Ninguém. Nem o Vítor M. Garante que a da Apple é segura. Basta recordar o XcodeGhost que andou a infectar utilizadores da AppStore.

        Indicar como desactivar para quem não tem interesse é de louvar.
        Indicar que não são seguras é lamentável.

        • Vítor M. says:

          Quem garante é a empresa 😀 quem referiu que as lojas de terceiros eram inseguras, face ao que a App Store oferece, foi a Apple. O caro jakim não mude a conversa. Até porque os exemplos do android são bem conhecidos. A Play Store tem problemas de malware, mas as lojas de terceiros… nem é bom!!! Portanto, exemplo melhor não há.

    • Miguel says:

      Não vejo nada que me agrade nestas mudanças e já bloqueei. No meu iPhone só entram apps através da App Store e que usem o WebKit engine.

  3. Jakim+Zé says:

    O caro Vítor M. a meu entender, não deveria ser tendencioso. E sendo tendencioso, não deveria fazer afirmações “O caro jakim não mude a conversa.”.

    Mais, a Play Store não foi para aqui chamada. Apenas a afirmação feita pelo Vítor M. Onde indica as lojas de terceiros não são seguras, quando nem a AppSore o é.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.