PplWare Mobile

Como activar e usar o Touch ID no seu iPad ou iPhone

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Lumia 920 says:

    O ios está a começar a tornar-se num sistema de muitas mariquices.
    Windows phone 8.1 e android l é que está a dar, SO’s simples e com dispositivos para todas as carteiras.

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      O Touch ID é mariquice ? 😆

      Para desbloquear o smartphone/tablet não há melhor. Várias Apps protegidas por password também aceitam o Touch ID. No Apple Pay é um elemento fundamental de segurança, que se vai generalizar a outros serviços/apps.

      E funciona impecavelmente. Envergonha de tal maneira a concorrência que estão a deixar de incluir sensores de impressões digitais.

      • Nuno Vieira says:

        Eu cá continuo a preferir utilizar o métodos tradicional da senha. Bem mais eficaz e seguro.

        • Benchmark do iPhone 6 says:

          Importas-te de descrever a tua senha:

          – 4 dígitos numéricos? – Esta é uma senha prática mas não é segura (no iPhone deve estar associada à opção de apagar os dados ao fim de 10 tentativas falhadas – desde que a miudagem não o use para brincadeiras)
          – letras (maiúsculas/minúsculas), dígitos numéricos e caracteres especiais? – Esta é uma senha segura, mas quanto tempo demoras a escrevê-la? Quanto tempo tens definido até o ecrã bloquear, para não teres que andar sempre a introduzi-la?

          O Touch ID é facílimo de usar e extremamente seguro, apesar dos “filmes” à CSI que apareceram. Além disso, sempre que o iPhone é reiniciado ou ao fim de cinco tentativas falhadas de autenticação com impressão é pedido o código.

          É uma clara mais-valia do iPhone/iPad. Quem pensar o contrário está redondamente enganado. Arranjem outra coisa para atacar 🙂

        • Zero Zero Sete says:

          Eficaz?

          Como é que é mais eficaz se demora mais que simplesmente pousar o dedo ao carregar no botão home?

          Meter uma senha é eficaz?

          Como é que é seguro? Se eu te vir (ou gravar) a meter a senha, já sei a tua senha, tu se me vires (ou gravar) a tocar o touchID, não te serve de nada sem uma cópia de alta-resolução das minhas impressões digitais.

          Que falhanço!

          Já para não falar que qualquer senha acaba depois de apenas 10 mil tentativas.

          • Nuno Vieira says:

            Ter o telemóvel sem password também é mais rápido, logo pelo teu pensamento é o sistema mais eficaz de todos.

            Velocidade não é sinónimo de eficácia.

            Não sei se viste a forma como foi desbloqueado o iPhone 5. A impressão digital foi obtida digitalizando o próprio telemóvel. Que eu saiba um scanner de resolução suficiente não são assim tão raros. As tuas impressões no teu telemóvel também não são raras.

            Mas se achas que a senha é realmente mais insegura, dá-me uma razão válida pela qual a Apple obriga a introdução da senha quando ligas o telemóvel ou quando este não é desbloqueado à 48 horas!…

            Quando chegares à tua conclusão avisa.

        • Nunes says:

          mais eficaz? é muito complicado que ter que escrever sempre uma senha seja mais eficaz do que colocar o dedo num botão.
          Quanto a segurança depende do que esteja definido no sistema em ambas as situações. Tal como o Benchmark diz, o facto da impressão digital ser mais prática permite não só manter sempre o telemóvel com segurança activa como torna viável o uso de passwords bem mais complexas do que um PIN.
          Não penses que por alguém ter demonstrado que é possível copiar uma impressão digital que isso o torna logo mais inseguro. Há muita coisa pelo meio que é preciso acontecer para alguém conseguir uma cópia correcta da impressão usada.

          • Nuno Vieira says:

            Diz-me um único serviço de missão critica que utilize um simples leitor biométrico como única forma de identificar um utilizador.

            Digo eficaz porque mesmo um código de 4 algarismos é mais difícil de descobrir que enganar o leitor biométrico. Só no teu telemóvel deixas várias impressões digitais prontas a serem usadas. Por alguma razão a Apple obriga a introdução da senha quando ligas o telemóvel, ou quando este está mais de 48 horas sem ser activo.

          • Nunes says:

            @ Nuno Vieira
            uau!
            Nem mesmo sendo directo percebeste a dica!
            “Só no teu telemóvel deixas várias impressões digitais prontas a serem usadas.”
            Não deixas! O que deixas são basicamente impressões borratadas. Uma impressão perfeita para ser usada no leitor biométrico não é assim tão fácil de “ficar” no objecto – o leitor de alta resolução dificulta este tipo de abordagem, é preciso uma óptima cópia da impressão .
            Para conseguires ter uma cópia da impressão que sirva para desbloquear o aparelho são necessárias várias coisas. Primeiro, que a pessoa deixe uma impressão em condições do dedo usado – o que não é assim tão fácil. Segundo, que quem vai tentar reproduzir a impressão consiga fazer uma cópia em condições – quem demonstrou o uso de cópia de impressão teve várias tentativas para chegar a uma boa cópia e já tendo uma óptima cópia do dedo a usar. Terceiro, terá que acertar na impressão correcta – dedo certo e zona usada do dedo correcta. E por último conseguir isto tudo dentro do número limite de tentativas e dentro dum intervalo de tempo.
            Por isso não assumas que a probabilidade de alguém conseguir ultrapassar esta barreira é maior do que ultrapassar um PIN.

            “Diz-me um único serviço de missão critica que utilize um simples leitor biométrico como única forma de identificar um utilizador.”
            tal como não terás nenhum serviço desses que utilize um mero PIN!!

        • Vítor M. says:

          Não há método mais eficaz, até por ser direto e muito mais rápido.

          Sou dos que acham que os MacBooks deveriam trazer também este sistema 😉

          • Nuno Vieira says:

            Pensaria que um CEO de um site de tecnologia tivesse a capacidade e perceber o conceito de eficácia, mas pelos vistos…

          • RaCcOn says:

            @Nuno Vieira,

            Não me digas que te portas-te mal e o Pai Natal não te trouxe o teu tão desejado iPhone/iPad?

            Calma, para o ano há mais…

          • Nuno Vieira says:

            Não, não trouxe nenhum iPad ou iPhone por não ser necessário. Eu já possuo o iPhone 6, bem como o iPad Air 2 e o iPad Mini 3.

          • Vítor M. says:

            Nuno Vieira, por saber exatamente o que quer dizer eficácia é que deixo este guia para ajudar as pessoas.

            O resto que dizes… é a tua opinião. Obrigado.

  2. Nuno Vieira says:

    Daqui a pouco estão a ensinar como ligar um telemóvel.

    • Vítor M. says:

      Tu sabes ligar o iPhone em modo DFU? Também já ensinamos, aposto que não sabes sem ir pesquisar 😛

      • Nuno Vieira says:

        Apostas errado então. Mas mesmo que não soubesse, pensaria que este tipo de informação tem mais lógica estar no próprio site da Apple do que aqui. Se estivéssemos a falar de um processo minimamente complexo compreenderia e agradecia… Mas por favor…

        Eu como utilizador de aparelhos Apple sinto-me quase que ofendido com este tipo de artigos. Passam a ideia que somos uma cambada de patetas que nem sabemos activar uma simples função como o Touch ID.

        • Vítor M. says:

          Estás errado. Esta informação vem ajudar muita gente que não usa este recurso… e há muitos sabias?

          E mais, nem todos utilizadores da Apple SEO tão evoluídos como tu, muitos estão a usar pela primeira vez e faz falta este tipo informação básica.

          Portanto, se algo te faz sentir quase ofendido é, provavelmente, uma certa falta de visão, face ao que foi dito no artigo e face a quem usa o iOS com este recurso. 🙂

          Abraço.

          • Nuno Vieira says:

            Ir ao site da Apple, clicar em “Suporte”, “Iphone”, “Essenciais do iPhone”, “Utilizar o Touch ID no iPhone” é um processo em si tão complexo que é necessário possuir 5 mestrados e 2 doutoramentos…

            http://support.apple.com/pt-pt/HT5883

          • Francisco Pinto says:

            @Nuno vieira
            Se “desligasses” esse teu egocentrismo verias que estes artigos tem utilidade! O que há mais pelos foruns são utilizadores a fazer perguntas básicas! daquelas que é preciso um mestrado para responder! não sei se é por os referidos utilizadores serem Mestres ou por preguiça mas preferem ir fazer a pergunta para um forum e esperar pela resposta do que ir aos sites de apoio aos sistemas que tem e terem a resposta em dois click’s!!

  3. Jorge Carneiro says:

    Uso e abuso desta opção no meu iPhone 6
    simples, muito prático e seguro quanto baste
    Já nao dispenso esta funcionalidade

  4. Paulo says:

    Boa tarde, aproveito este artigo para colocar uma questão. Sou utilizador android há cerca de 3 anos e recentemente entrei no universo iOS através do iPad mini. Devido à experiência estou a ponderar comprar um iphone, mas estou com uma dúvida. Vale a pena comprar atualmente o 5s ou é melhor esperar um pouco mais até ser apresentado um novo modelo é adquirir o 6 um pouco mais barato?

    Cumprimentos

  5. Unknown says:

    Concordo apesar de achar que realmente só usa o Touch ID quem é amiguinho do Tim Cook. Apesar de ser bastante eficiente tb é bastante inseguro. Alias so apologista de colocar este sistema para acesso ao iCloud. Talvez apareçam mais fotos… quem sabe!

  6. Rui Cruz says:

    Tenho um iPhone 5S e, acho que não é psicológico, notei que o touch ID ficou mais lento e é mais frequente falhar no iOS 8. Alguém notou o mesmo?

  7. A unica coisa chata (ao menos no meu 5s), é quando a mão passa a ficar gordurosa e com um tempo ele falha a reconhecer. Como sou do Brasil, especificamente de Salvador-BA que é uma região bastante quente, venho a transpirar bastante e sempre (a cada 1 hora) tenho que ficar limpando o touch id. Mas fora isso, é um recurso espetacular que funciona muito bem, principalmente agora na aplicação bancária do Bradesco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.