Como activar e usar o Touch ID no seu iPad ou iPhone
A Apple introduziu o ano passado no iPhone 5S uma tecnologia que é, seguramente, a forma mais eficaz de proteger os conteúdos de um smartphone. A tecnologia Touch ID permite que o utilizador do iPhone 5S, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPad mini 3 e iPad Air 2, possa desbloquear o dispositivo somente pousando o dedo no botão Home.
Além desta medida de segurança, o Touch ID permite efectuar compras na App Store e, no novo serviço Apple Pay, efectuar compras em lojas adaptadas a esta tecnologia. A nossa experiência diz-nos que muita gente já não passa sem este recurso e que pedem mesmo que os MacBooks venham também equipados com ele.
Se recebeu neste Natal um iPhone 6, iPhone 6 Plus, ou um dos iPads que têm o identificador biométrico, vamos ajudar a activar e configurar a sua impressão digital.
Os scanners de impressões digitais não são uma tecnologia nova e já têm sido utilizados em vários modelos de computadores portáteis, contudo, é uma tecnologia que tem ficado um pouco esquecida.
Mas, em 2013, esta tecnologia, que parecia arredada dos conceitos de segurança, ganha uma nova vida com o lançamento do iPhone 5S, dispositivo no qual este recurso está presente e permite aos seus utilizadores desbloquear o mesmo a partir da sua impressão digital, descarregar aplicações, fazer compras, entre outras, tornando-se quase indispensável para os utilizadores Apple.
Assim, o que nos traz hoje a este tema é ajudar o utilizador a configurar este sistema colocando vários dedos na base de dados do dispositivo da Apple.
Como Configurar o Touch ID
Quando está a configurar um iPhone 5S, um iPhone 6, iPhone 6 Plus, um iPad Air 2 ou um iPad Mini 3 novo, irá ser solicitado que introduza dois recursos de segurança, a sua impressão digital e um código de quatro dígitos (ou uma palavra-passe extensa), como se de um código PIN se tratasse.
Estes recursos serão depois utilizados mais tarde para várias funções, como desbloquear o dispositivo ou até mesmo instalar aplicações através da App Store sem necessitar do seu Apple ID.
1º Passo
Para iniciar a activação do Touch ID deverá aceder a partir do seu dispositivo às Definições e, logo de seguida, a Touch ID e código. Neste momento irá ser-lhe solicitado que coloque o PIN que definiu anteriormente para proteger o seu dispositivo.
Depois de ter inserido o seu código PIN irá ser-lhe mostrado um menu que poderá activar várias opções, entre os locais onde poderá utilizar o Touch ID. Além disso, poderá adicionar até 5 impressões digitais.
Para adicionar uma nova impressão digital basta agora pressionar o botão Adicionar Impressão Digital.
2º Passo
De seguida, irá aparecer um ecrã onde é pedido para colocar a sua impressão digital. Deve colocar o dedo a cobrir a totalidade do botão Home mas não pressionando o botão. Depois de seguir todas as instruções, a sua impressão digital ficou guardada.
Terminado este processo, a impressão digital foi adicionada a esta lista, no entanto, nesta lista as impressões digitais não são guardadas com nenhum nome personalizado. Pode, contudo, personalizar cada dedo, ou então o iPhone diz-lhe que dedo está já identificado no Touch ID, basta pousar o dedo no sensor e verá esse dedo ficar identificado nessa lista, como pode ver na imagem em cima.
3º Passo
Caso pretenda que outra pessoa tenha acesso ao seu iPhone e a tudo o que o Touch ID permite, então coloque nessa lista a impressão digital dessa pessoa. Embora cada dispositivo deva somente ter um utilizador, mesmo porque no iOS poderá ter a Partilha com a família, o que evita que seja necessário terem acesso ao seu iPhone para muitas acções.
O processo é o mesmo que o anterior, apenas identifique qual o dedo que pertence a terceiros, é mais fácil de remover posteriormente, quando assim o entender.
4º Passo
Explore o que existe neste menu do Touch ID. Se reparar, este menu permite definir as acções do Touch ID, poderá usar para Desbloquear o iPhone e fazer compras no iTunes e App Store. Permite aqui colocar, remover ou alterar o código de acesso ao seu iPhone, que será sempre activo, até porque é o primeiro reduto para se proteger.
Além disso, permite definir o que estará acessível quando o seu iphone estiver bloqueado. É importante que saiba o que está aqui em causa.
Para muitos utilizadores que nunca utilizaram este recurso, tudo isto poderá parecer um pouco inútil e banal mas para quem é utilizador assíduo de dispositivos da Apple com certeza esta será uma funcionalidade muito útil pois não terá de estar a inserir qualquer código ou qualquer palavra passe sempre que precise descarregar alguma aplicação por exemplo.
Também deixamos uma sugestão: Porque tem sempre o código de acesso no seu iPhone, desligue o PIN do seu cartão SIM, dessa forma, se um dia o perder ou for roubado, este ligar-se-á à rede automaticamente sempre que o iPhone for ligado. Como tem código de acesso, o ladrão não conseguirá entrar no iPhone, mas este poderá dizer onde está, através do serviço Encontrar o meu iPhone.
Este artigo tem mais de um ano
O ios está a começar a tornar-se num sistema de muitas mariquices.
Windows phone 8.1 e android l é que está a dar, SO’s simples e com dispositivos para todas as carteiras.
O Touch ID é mariquice ? 😆
Para desbloquear o smartphone/tablet não há melhor. Várias Apps protegidas por password também aceitam o Touch ID. No Apple Pay é um elemento fundamental de segurança, que se vai generalizar a outros serviços/apps.
E funciona impecavelmente. Envergonha de tal maneira a concorrência que estão a deixar de incluir sensores de impressões digitais.
Eu cá continuo a preferir utilizar o métodos tradicional da senha. Bem mais eficaz e seguro.
Importas-te de descrever a tua senha:
– 4 dígitos numéricos? – Esta é uma senha prática mas não é segura (no iPhone deve estar associada à opção de apagar os dados ao fim de 10 tentativas falhadas – desde que a miudagem não o use para brincadeiras)
– letras (maiúsculas/minúsculas), dígitos numéricos e caracteres especiais? – Esta é uma senha segura, mas quanto tempo demoras a escrevê-la? Quanto tempo tens definido até o ecrã bloquear, para não teres que andar sempre a introduzi-la?
O Touch ID é facílimo de usar e extremamente seguro, apesar dos “filmes” à CSI que apareceram. Além disso, sempre que o iPhone é reiniciado ou ao fim de cinco tentativas falhadas de autenticação com impressão é pedido o código.
É uma clara mais-valia do iPhone/iPad. Quem pensar o contrário está redondamente enganado. Arranjem outra coisa para atacar 🙂
Lê o que disse mais abaixo.
Eficaz?
Como é que é mais eficaz se demora mais que simplesmente pousar o dedo ao carregar no botão home?
Meter uma senha é eficaz?
Como é que é seguro? Se eu te vir (ou gravar) a meter a senha, já sei a tua senha, tu se me vires (ou gravar) a tocar o touchID, não te serve de nada sem uma cópia de alta-resolução das minhas impressões digitais.
Que falhanço!
Já para não falar que qualquer senha acaba depois de apenas 10 mil tentativas.
Ter o telemóvel sem password também é mais rápido, logo pelo teu pensamento é o sistema mais eficaz de todos.
Velocidade não é sinónimo de eficácia.
Não sei se viste a forma como foi desbloqueado o iPhone 5. A impressão digital foi obtida digitalizando o próprio telemóvel. Que eu saiba um scanner de resolução suficiente não são assim tão raros. As tuas impressões no teu telemóvel também não são raras.
Mas se achas que a senha é realmente mais insegura, dá-me uma razão válida pela qual a Apple obriga a introdução da senha quando ligas o telemóvel ou quando este não é desbloqueado à 48 horas!…
Quando chegares à tua conclusão avisa.
mais eficaz? é muito complicado que ter que escrever sempre uma senha seja mais eficaz do que colocar o dedo num botão.
Quanto a segurança depende do que esteja definido no sistema em ambas as situações. Tal como o Benchmark diz, o facto da impressão digital ser mais prática permite não só manter sempre o telemóvel com segurança activa como torna viável o uso de passwords bem mais complexas do que um PIN.
Não penses que por alguém ter demonstrado que é possível copiar uma impressão digital que isso o torna logo mais inseguro. Há muita coisa pelo meio que é preciso acontecer para alguém conseguir uma cópia correcta da impressão usada.
Diz-me um único serviço de missão critica que utilize um simples leitor biométrico como única forma de identificar um utilizador.
Digo eficaz porque mesmo um código de 4 algarismos é mais difícil de descobrir que enganar o leitor biométrico. Só no teu telemóvel deixas várias impressões digitais prontas a serem usadas. Por alguma razão a Apple obriga a introdução da senha quando ligas o telemóvel, ou quando este está mais de 48 horas sem ser activo.
@ Nuno Vieira
uau!
Nem mesmo sendo directo percebeste a dica!
“Só no teu telemóvel deixas várias impressões digitais prontas a serem usadas.”
Não deixas! O que deixas são basicamente impressões borratadas. Uma impressão perfeita para ser usada no leitor biométrico não é assim tão fácil de “ficar” no objecto – o leitor de alta resolução dificulta este tipo de abordagem, é preciso uma óptima cópia da impressão .
Para conseguires ter uma cópia da impressão que sirva para desbloquear o aparelho são necessárias várias coisas. Primeiro, que a pessoa deixe uma impressão em condições do dedo usado – o que não é assim tão fácil. Segundo, que quem vai tentar reproduzir a impressão consiga fazer uma cópia em condições – quem demonstrou o uso de cópia de impressão teve várias tentativas para chegar a uma boa cópia e já tendo uma óptima cópia do dedo a usar. Terceiro, terá que acertar na impressão correcta – dedo certo e zona usada do dedo correcta. E por último conseguir isto tudo dentro do número limite de tentativas e dentro dum intervalo de tempo.
Por isso não assumas que a probabilidade de alguém conseguir ultrapassar esta barreira é maior do que ultrapassar um PIN.
“Diz-me um único serviço de missão critica que utilize um simples leitor biométrico como única forma de identificar um utilizador.”
tal como não terás nenhum serviço desses que utilize um mero PIN!!
Não há método mais eficaz, até por ser direto e muito mais rápido.
Sou dos que acham que os MacBooks deveriam trazer também este sistema 😉
Pensaria que um CEO de um site de tecnologia tivesse a capacidade e perceber o conceito de eficácia, mas pelos vistos…
@Nuno Vieira,
Não me digas que te portas-te mal e o Pai Natal não te trouxe o teu tão desejado iPhone/iPad?
Calma, para o ano há mais…
Não, não trouxe nenhum iPad ou iPhone por não ser necessário. Eu já possuo o iPhone 6, bem como o iPad Air 2 e o iPad Mini 3.
Nuno Vieira, por saber exatamente o que quer dizer eficácia é que deixo este guia para ajudar as pessoas.
O resto que dizes… é a tua opinião. Obrigado.
Daqui a pouco estão a ensinar como ligar um telemóvel.
Tu sabes ligar o iPhone em modo DFU? Também já ensinamos, aposto que não sabes sem ir pesquisar 😛
Apostas errado então. Mas mesmo que não soubesse, pensaria que este tipo de informação tem mais lógica estar no próprio site da Apple do que aqui. Se estivéssemos a falar de um processo minimamente complexo compreenderia e agradecia… Mas por favor…
Eu como utilizador de aparelhos Apple sinto-me quase que ofendido com este tipo de artigos. Passam a ideia que somos uma cambada de patetas que nem sabemos activar uma simples função como o Touch ID.
Estás errado. Esta informação vem ajudar muita gente que não usa este recurso… e há muitos sabias?
E mais, nem todos utilizadores da Apple SEO tão evoluídos como tu, muitos estão a usar pela primeira vez e faz falta este tipo informação básica.
Portanto, se algo te faz sentir quase ofendido é, provavelmente, uma certa falta de visão, face ao que foi dito no artigo e face a quem usa o iOS com este recurso. 🙂
Abraço.
Ir ao site da Apple, clicar em “Suporte”, “Iphone”, “Essenciais do iPhone”, “Utilizar o Touch ID no iPhone” é um processo em si tão complexo que é necessário possuir 5 mestrados e 2 doutoramentos…
http://support.apple.com/pt-pt/HT5883
@Nuno vieira
Se “desligasses” esse teu egocentrismo verias que estes artigos tem utilidade! O que há mais pelos foruns são utilizadores a fazer perguntas básicas! daquelas que é preciso um mestrado para responder! não sei se é por os referidos utilizadores serem Mestres ou por preguiça mas preferem ir fazer a pergunta para um forum e esperar pela resposta do que ir aos sites de apoio aos sistemas que tem e terem a resposta em dois click’s!!
Uso e abuso desta opção no meu iPhone 6
simples, muito prático e seguro quanto baste
Já nao dispenso esta funcionalidade
Exactamente. Quem não tem, hoje, vai adorar e dar vivas quando, no futuro, tiver.
Além de tudo o que ainda virá para este “sistema”.
Eu já vou no segundo telemóvel com Touch ID e tenho duas tablets com Touch ID, no entanto continuo a preferir a velhinha password.
É um sistema mais conveniente, sem sombra de dúvida. Mas continuo a preferir à segurança adicional de uma senha.
Rosca moída!
Eu acho que já não quero mais nenhum smartphone ou tablet sem esta funcionalidade
No meu tab S também uso, mas acho que não funciona tão bem como no iPhone. Provavelmente pelo botão home não ser circular, digo eu.
Boa tarde, aproveito este artigo para colocar uma questão. Sou utilizador android há cerca de 3 anos e recentemente entrei no universo iOS através do iPad mini. Devido à experiência estou a ponderar comprar um iphone, mas estou com uma dúvida. Vale a pena comprar atualmente o 5s ou é melhor esperar um pouco mais até ser apresentado um novo modelo é adquirir o 6 um pouco mais barato?
Cumprimentos
Se queres um ecrã maior espera pelo 6
se o tamanho do ecrã não te faz muita diferença o 5S é uma boa compra
Concordo apesar de achar que realmente só usa o Touch ID quem é amiguinho do Tim Cook. Apesar de ser bastante eficiente tb é bastante inseguro. Alias so apologista de colocar este sistema para acesso ao iCloud. Talvez apareçam mais fotos… quem sabe!
Se disserem que não existe nenhum metodo seguro, ate concordo. Agora dizer que o Touch ID é bastente inseguro…lol . Bastante inseguro é um pin de digitos.
* pin de 4 digitos
Eh pá, nem um nick próprio és capaz de arranjar?
E é isso que tu contra-argumentas? Não te metas nisto.
Tenho um iPhone 5S e, acho que não é psicológico, notei que o touch ID ficou mais lento e é mais frequente falhar no iOS 8. Alguém notou o mesmo?
Não….. bem pelo contrário! Cada vez melhor
A unica coisa chata (ao menos no meu 5s), é quando a mão passa a ficar gordurosa e com um tempo ele falha a reconhecer. Como sou do Brasil, especificamente de Salvador-BA que é uma região bastante quente, venho a transpirar bastante e sempre (a cada 1 hora) tenho que ficar limpando o touch id. Mas fora isso, é um recurso espetacular que funciona muito bem, principalmente agora na aplicação bancária do Bradesco.
E se para uma tecla que usas uma vez de quando em vez.. limpas de hora a hora… de quanto em quanto tempo limpas um ecrâ permanentemente ‘dedilhado’?!!
Uso película de vidro para evitar do dedo fica “agarrando” na tela e não deixar marcas. Tem me servido muito bem até agora !