Como ter a meteorologia no ecrã de bloqueio do iPhone com iOS 12
Um dos recursos que estava na lista de desejos de muitos utilizadores para o iOS 12 era os widgets do ecrã bloqueado. Em especial podermos ter um desses widgets com a meteorologia.
Na verdade é um recurso que, dado haver há tanto tempo noutros sistemas, parecia estranho não existir no iOS. Finalmente parece que será uma realidade e hoje mostramos como o fazer.
O que as pessoas pedem são funcionalidades úteis para aproveitar os dispositivos o máximo possível, visto que não são propriamente baratos. Na lista de desejos que é elaborada a cada nova versão do iOS, aparecem funções que trazem melhorias à utilização, por exemplo, ter a informação do tempo quando o ecrã está bloqueado.
A Apple não colocou para já nada simples e direto (e permanente), mas deixou uma porta aberta para que possamos "dar a volta ao texto" e colocar a meteorologia junto ao relógio quando o ecrã do iPhone está bloqueado após a pausa para dormir.
Vamos mostrar como ativar esta pequena pérola e explicamos depois porque razão ainda é um recurso pobre.
Ativar sempre localização para o serviço Meteorologia
Para que este recurso funcione e mostre a informação no ecrã bloqueado do iPhone com iOS 12 é necessário permitir sempre que esta ferramenta tenha acesso à sua localização.
Para isso vá a Definições > Privacidade > Serviços de localização > Meteorologia e permitir SEMPRE o acesso à localização.
Configurar agendamento Não incomodar
O widget aparece apenas no final de uma sessão Não incomodar. Não aparecerá sempre, tenha isso em atenção e, por isso, é que dizemos que o recurso é "pobre". Para ativá-lo precisamos de aceder à opção Não incomodar e colocar o horário em que temos essa opção ativa.
Muitas pessoas não conhecem esta opção e, garantidamente, não tiram proveito dela. É uma opção muito interessante e que permite paz de espírito pelo menos no período de descanso.
Vamos aproveitar para ensinar como ativar esta opção, até porque precisa dela para o recurso da meteorologia.
Vamos a Definições > Não incomodar. Agora, dentro deste menu ative Não incomodar. Com esta opção ligada, o recurso estará sempre ativo e não terá as chamadas, mensagens e notificações a chamar a sua atenção. Este é um método manual, que também pode ser invocado na Central de controlo.
Sugerimos, como mostra as imagens em cima, que pode usar antes o modo Agendado. Assim, vá à parte inferior, selecione a hora de início e a hora de término. O tempo final aqui é importante. Defina-o para a hora em que normalmente acorda ou está apto a receber as notificações, mensagens e chamadas. Quando o horário de término for atingido, o widget do tempo será exibido.
Esta funcionalidade é muito interessante para o ajudar a ter um pouco de paz e poder, mesmo assim, estar contactável durante a sua hora de sono. Isto porque poderá usar a opção Permitir chamadas de Favoritos para filtrar quem lhe poderá ligar. A partir daqui só os contactos que tem definidos nos seus Favoritos poderão "interromper" o seu descanso.
Em seguida, ative a opção Modo hora de deitar. Este é o recurso mágico nos trará o presente do widget da meteorologia.
Veja em ação da meteorologia no ecrã bloqueado do iPhone
Esta é a aparência da informação quando acorda e vê que o seu iPhone já não está debaixo do modo Não incomodar. É como se acordasse e recebesse logo a informação do tempo que faz lá fora.
Agora já pode aproveitar este widget e esperar que a Apple encontre uma forma de colocar esta opção mais útil, permanente e conveniente.
Leiam também:
Este artigo tem mais de um ano
Acho muito bem a Apple começar a admitir que afinal existem funcionalidades úteis dos outros sistemas, desde que não venham dizer que estão a inovar e que foram eles que as criaram.
Apesar de tudo qualquer utilizador de qualquer sistema ou marca merece, dada a confiança que depositou ao adquirir o equipamento.
Começar? Pelo menos nos iOS 11 já teve muita coisa de Android, devias andar mais atento antes de dizer isso…
E o Android que bebeu muita coisa de novidades boas que apareceram nos repositórios Cydia 😉 vocês têm de conhecer a história, porque o mundo não começou com o aparecimento do Google 😀 e a magia é hoje cada um optar pelo que gosta e esse sistema escolhido ter o melhor de cada mundo. Isso é o importante.
Vítor, chamou-me a atenção esta notícia porque inúmeros amigos meus que tinham Apple gozavam comigo ha uns anos atrás porque o Android tinha widgets e apesar de lhes explicar que tinham as suas vantagens, eles o negavam e diziam que não servia para nada…
Isto para mim demonstra a evolução para melhor do que já é da Apple, dando aos seus utilizadores cada vez mais funcionalidades apesar de não serem os criadores originais destas, que na realidade nem importa…o utilizador sai sempre a ganhar!
a questao nao é ter widgets mas sim bem implementados como no ios. no android os widgets serviam para sugar ram e bateria e causar instabilidade no sistema. No IOS estão como deveriam ser sempre. A Apple pode copiar muita coisa é verdade, mas quando o faz implementa bem, ja o resto basta lembrar me do primeiro smartwatch da samsung, que tanto quis ser primeiro e dps foi a desgraca e chacota que se viu.
Os widgets no Android são muito confusos porque são um “sistema dentro do sistema”, embora que um ou outro ajudam a ter á mão várias opções de uso corrente. A Apple não quis fazer esse caminho das pedras.
Sabes que os teus amigos que têm Android gozam porque desconhecem que o Android é um sistema muito mais complexo em termos de menus e de folhas de opções que o iOS. E foi por esse motivo que apareceram os widgets no Android, para descomplicar.
Basta ver por exemplo a app do Android que gere os contactos, é uma cena pré-histórica, não faz qualquer sentido ser atualmente tão completa como os Nokia com Symbian tinham em 2005.
Mas, por outro lado, foram perspicazes no que toca às notificações e vários bons widgets ajudaram a perceber o caminho certo.
Hoje, o bem que temos no iOS é que temos o melhor da Apple, da Google, da Microsoft, da Adobe e de tantas outras que fazem o bolo completo e ganha o utilizador. 😉
É pena é tambem perceber que as vezes há pessoas que parece que viveram só o Android 2.x 3.x etc.
Era interessante ler antes de falar, mas não é ler a história, é ler o atual. Todas tendem a copiar o melhor da concorrencia, para servir melhor os clientes. Tal como diz o Vitor que a Apple tem no iOS o melhor da Apple, MS, Google etc, também o Android tem o melhor da Apple, da propria Google, da MS etc. A regra é a mesma, basta ver que o novo Android virá com os ditos gestures que tem o iOS no iPhone X, uma ideia brutal, tal como a Apple há uns anos colocou as notificações deslizantes como no Android, e ainda recentemente finalmente agrupou as notificações que antes pareciam do tempo da pedra e era tao simples.
Agora é verdade que antes, digo ha uns 4 ou 5 anos os widgets eram na maioria maus, tornavam o proprio home screen lento, etc. Hoje em dia parecem parte do home screen, nota-se que já não são uma ”peça colada” ali por cima, mas parece uma ”peça integrada”. Funcionam bem, permitem aquilo que a Apple nunca deu mas a pouco tenta dar que é a liberdade de personalizar o nosso dispositivo ao nosso gosto das mais variadas formas, etc.
Acima de tudo, aconselha-se a testar o Android atual, e não ficar com a ideia de velho do Android de há 5 anos. Claro que a idade pesa e a capacidade de uma pessoa conseguir aceitar e perceber 2 sistemas distintos é pouca, então fica-se com a ideia do passado naquilo que não se tem interesse em testar atualmente.
Filipe, ainda são maus e deixam o sistema lento.
Funciona tudo bem nas stock nas outras é uma questão de tempo.
Sim, tens razão…também não estou assim tão dentro do ecossistema Apple.
Continua a ser uma mais valia para os utilizadores da Apple.
Mas se isto é só para o iOS 12, não será um bocado cedo darem já as instruções de como fazer isto?!
Quando chegar o Outono já ninguém se lembra.
Não deixas de ter aqui 15% de razão e por isso vários guias ainda não os lancei, mas neste caso vou-te explicar porque é pertinente esta apresentação.
Primeiro a Apple já lançou as primeiras versões beta públicas dos novos sistemas operativos, o que em poucas horas permitiu a milhões de utilizadores instalar o iOS 12. Segundo, esta é apenas uma dica de uma função que apenas está a começar a aparecer e que vai ser melhorada e lançada de forma mais extensa.
Em terceiro lugar, para fazer esta dica as pessoas passam por pelo menos 3 outras opções muito úteis e atualmente em atividade, permitindo que conheçam ferramentas interessantes no dia a dia. 😉
” o que em poucas horas permitiu a milhões de utilizadores instalar o iOS 12.”
Nem todos podem, mesmo que quisessem, instalar versões beta.
Basicamente, a minha posta nem foi numa de criticar de borla. Sou novo utilizador de iOS e, p.ex., esta função é uma coisa que até sentia falta, portanto, vai ser uma boa feature para mim.
Não vou instalar versões beta porque mesmo que pudesse, não o fazia – já não o fazia no WM com o Insider, muito menos vou fazer com o iOS (so instalo betas em tlm secundários, que não é o caso).
OU seja, agora meteste esta dica que até é muito boa… mas quando o iOS 12 sair eu já não me vou lembrar dela de certeza.
Não te vais lembrar dela porque seguramente ela irá evoluir e nessa altura teremos essa dica explicada com os novos métodos 😉 tenho feito isso em todos as versões desde o iOS 4. Além disso, de x em x tempo faço compilações de dicas, para não acontecer isso que referes.
É verdade, a nova forma de gestão das notificações já é visível na Beta? Já estão divididas por grupos?
As notificações precisam mesmo de uma grande mudança. Hoje é o caos.
Sem dúvida, a beta traz essa fantástica inclusão quer no iOS 12 quer no watchOS. Realmente aqui é mesmo um salto enorme da Apple que os outros já usam há anos e era uma crítica forte que se fazia ao iOS, principalmente. Há várias novidades, como referi há dias no post do Tempo de ecrã. A Apple foi beber á concorrência em algumas coisas boas, sem dúvida, mas fez também algum trabalho de casa em agregar tecnologias e funcionalidades que já tinha para compor algo mais completo, esse exemplo, o Tempo de ecrã é só por si um exemplo perfeito.
Com esta união de funções e esforços dos seus sistemas, conseguiu uma ferramenta precisa e, pese o facto do Android ter algo parecido, esta é sobejamente mais completa e com muito mais margem de progressão porque a Apple tinha já vários dos sistemas dispersos no iOS.
Como também já referi, a Apple tem um fantástico berço de funcionalidades dentro de uma área que podes pesquisar no teu iOS, chama-se Acessibilidade. É uma espécie de maternidade para tanto que foi aparecendo desde 2007 no mundo mobile.
…mas podiam conhecer também…no Outono…! 😉
Por essa ordem de ideias só vale anunciar as coisas do Android P em 2021
depois queixam-se que a bateria não dura nada. apps tempo para quê? vasta ir ao google e escrever tempo que aparece logo. apps tempo para gastar bateria etc…
basta*
Só de pensar que em 2013, bastava passar a mão sobre o meu Lumia com o écran desligado (em stand-by portanto), para ver horas, metereologia e notificações…
e?
E é parvo ter tantos workarounds para uma funcionalidade tão simples, que já poderia ter sido implementada há anos. É só isso.
o IOS tem inumeras novidades que me agradam, as notificacoes agrupadas sao excelentes mas o melhor é finalmente os updates deixarem de ser automaticos como no windows10. É preferivel ter updates manuais pois com esta treta do automático o ios 11.4 no iphone SE drena bateria que é um disparate e eu não queria atualizar e sozinho aconteceu. Felizmente a Apple tem um suporte largo e continuo a aparelhos antigos algo que no android é para esquecer!
No android quem compra um tlm novo, n tem updates por mais de 1-2anos e mesmo esses chegam muito atrasados e cheios de problemas
“No android quem compra um tlm novo, n tem updates por mais de 1-2anos e mesmo esses chegam muito atrasados e cheios de problemas”
muitos como tu por aqui andam. conversa seca todos os dias eu vejo
Mesmo, sempre como a mesma história… Tipo o Bruno de Carvalho e a “Maior potência desportiva”… Dá para enganar a carneirada (iSheep).
diz lá um android que tenha actualizacoes por mais de 2anos oficiais.
https://www.gsmarena.com/lg_nexus_5-5705.php
Ai está um cego, que mete tudo no mesmo saco. Queres comparar telemoveis Android com iOS, limita-te a comparaar o que de mais parecido existe: iPhone com Pixel, ou seja fabricante do SO e do Dispositivo, e vem-me falar de updates atrasados ou demorados, de so acontecerem durante 1 ano ou 2.
É que quando queres comparar um sistema fechado e proprietario, com um sistema de distribuição livre, estás a cometer logo ai um grande erro, mas felizmente tens os Pixel que usam a politica de um sistema fechado apesar de terem um sistema aberto.
E isso interessa como ao utilizador final??
Esta-se a comparar telemoveis e os seus SOs e nao propriamente a marca. iOS actualiza quase todos os seus dispositivos e Andriod nao.
A verdade ‘e que android em termos de actualizacoes fica mt aquem.
Seria bom um comparativo ios 12 ios 11 para equipamentos mais antigos. Em termos bateria e performance
Parece-me que isso é muito cedo para ser feito. Aliás, acho que nunca pode ser feito antes de sair oficialmente.
As versões beta não servem para validar consumos de energia.
A pplware só se esqueceu de informar de um detalhe. Essa informação da meteorologia no ecrã de bloqueio só vai funcionar nos modelos do iPhone X ou superior, do X para baixo essa função não funciona, pelo menos eu tenho um iPhone 8 e já uso versões beta aos anos, o iOS 12 não iria ser diferente, e nunca funcionou até hoje comigo no iPhone 8.
No iPhone 7 iOs 12 está funcionar na perfeição.