Click.to chegou agora ao Mac
Todos os dias aparecem ferramentas novas e para a plataforma Mac OS X o ritmo está a aumentar, já se sente o crescimento no número de utilizadores e com isso a atracção pelo desenvolvimento de ferramentas aumenta.
Além disso e porque o Windows é a maior plataforma alguma vez desenvolvida e utilizada, muitas ferramentas desenhadas para Windows estão a ser portadas para Mac. Uma das mais recentes é o Click.to, uma ferramenta que atalha caminho e permite um workflow completamente diferente, quando o utilizador consegue um simbiose perfeita com a dinâmica da aplicação.
Já havíamos falado delas para Windows e confesso que gostei da forma como era pensado todo o envolvimento da ferramenta no nosso trabalho. Sempre que sublinhamos um texto e fazemos ctrl+c (copiar) é mostrado um leque de serviços que permitem colocar esse texto copiado sem qualquer esforço ou clique extra.
Depois de instalada e verá que lhe aparece na barra de menus o respectivo ícone, no Mac o principio é o mesmo: basta copiar um determinado texto ou uma única palavra e usar os muitos recursos oferecidos pelo Click.to. Pode simplesmente procurar uma palavra no Google, pode publicar uma informação no seu Twitter, pode criar um post na sua rede social que está suportada na ferramenta ou pode, simplesmente, procurar tal palavra na sua máquina.
Os menus de ferramentas do Click.to aparecem, no Mac OS X, sempre que seleccionar algo e copiar para a área de transferência, usando o teclado com a combinação das teclas cmd+c. Aí verá um leque variado de programas e serviços que poderá usar e, nas preferências da aplicação, poderá mesmo aumentar, acrescentando outros que entenda fazerem falta.
Mas onde está o ganho?
Fácil, imagine que tem um texto num PDF e que o gostaria de colocar num mail, basta seleccionar esse texto, copiar para a area de transferências, e clicar no ícone do mail que o Click.to lhe mostrará. De imediato será aberto o cliente de mail predefinido e um novo mail é acriado com o texto que seleccionou, bastando agora somente colocar o endereço do destinatário e enviar.
Mas o processo é o mesmo se for uma imagem, essa imagem será colocada no mail para ser enviada. Todos os outros ficheiros têm comportamentos idênticos, atalhando de facto caminho no meio da correria do dia de trabalho.
Mas há outras funcionalidades que o próprio utilizador poderá criar. As rotinas de cada um podem ser adaptadas mediante as aplicações que colocarmos no Click.to, seja audaz e veja o potencial desta ferramenta que tem sido bastante afamada pelos utilizadores Windows.
Artigos relacionados
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac OS X 10.6+
Download: Click.to 1.0.44 [3.6MB]
Homepage: Click.to
Este artigo tem mais de um ano
Penso que não faltam soluções bem melhores dentro do mesmo conceito…
Quais?
O sistema de stracks pode ser usado, um ou outro plugin. Também tens app que alteram um pouco a forma de trabalhar como é o caso do Quicksilver
Sim mas não tão directas como esta. Estamos a falar de um sistema mais completo, nesta função especifica, que o QuickSilver por exemplo.
A Aplicacao tem o seu interesse mas isto ja me cheira a um apimbalhar do Mac.
Eu faco parte de um grupo de pessoas que normalmente nao gostamos do que se torna demasiado popular. Possivelmente tenho de considerar um pausa neste SO. Ha uns anos lembro-se dos CD’s de informatica que eram vendidos com programas para instalar no Windows. Tinha a sua graca pois o sistema vinha com limitacoes. Agora parece-me que o Mac entrou nessa era. Nao vem os CD’s mas ha aplicacoes para quase tudo. Antes metade das coisas que por aqui se veem o sistema ja as trazia. O brilho e a quase exclusividade que era o Mac parece que se esta a perder. Eu gosto do sistema sobretudo quando estou em casa e nao levo a maquina para nenhum lugar publico para andar a mostrar-me. Agora a serio mesmo comeco a olhar para o Mac com algum desdem.
Não consigo compreender esse comentario. Popular não quer dizer necessariamente mau. Antes pelo contrario, significa que muito possivelmente levou bastantes melhorias que levam ao agrado da maioria. Ninguem te obriga a instalar estas apps. Não gosto tb da ideia desta app, acho que ter um popup ou uma notificacao cada vez que faço cmd+c iria tornar-se irritante. No entanto outros poderão achar útil 😛
A idéia é boa, falta adaptação…
Provavelmente precisa de evoluir um pouco mais, mas o conceito é bom.