Chromium Updater para Mac
Como alguns sabem, o Chromium é o projecto Open-Source que está por trás do browser Chrome e do Chrome OS, da Google. Nele são testados e implementados os mais variados códigos e arquitecturas, para possíveis futuras adaptações no Chrome (digamos que é uma "cobaia").
Alguns utilizadores, como eu, optam por usar o Chromium ao invés do Chrome pelas mais variadas razões. Uma delas, é estar sempre a par das ultimas novidades implementadas neste excelente browser, assim como ter total controlo do mesmo sem estar "obrigado" a usar o "Google Updater".
Este software está permanentemente a correr em background, força as actualizações do Chrome sem o nosso consentimento e faz parte para dos termo de condição de uso do Chrome. (O Updater não só actualiza automaticamente o Chrome como também recolhe informações do nosso sistema para analises e melhoramentos futuros, dos quais muitos utilizadores não se sentem confortáveis com essa práctica obrigatória quando esta deveria ser opcional.)
Para os que usam o Chromium, quando querem instalar a ultima versão lançada têm que recorrer sempre à ultima compilação, fazer download e instalar manualmente. Por sugestão do Rui Oliveira, vamos mostrar como podem automatizar todo esse processo tornando-o assim o mais prático possível para o utilizador.
Existem duas formas de o fazer, uma delas é bastante simples que é usar o "Chromium Updater", aplicação compilada por um entusiasta Mac que ao ser executada fará com que o Safari faça o download da versão mais recente do Chromium e instalará automaticamente na pasta das aplicações, ficando assim pronto a usar.
Para os mais experts, outra forma de o fazer, passa pela criação de uma "Shell Script" ao bom estilo dos sistemas UNIX, que é ideal para quem quiser futuramente alterar as fontes das últimas builds a serem descarregadas.
Para isso basta abrir o "Terminal" do vosso Mac e criar um ficheiro com um nome à vossa escolha, que neste exemplo será "chromium_updater.sh".
nano -w chromium_updater.sh |
De seguida ele irá abrir o editor NANO onde deverão colar o seguinte código:
#!/bin/bash mkdir /tmp/chromedownload && cd /tmp/chromedownload curl http://build.chromium.org/buildbot/snapshots/chromium-rel-mac/LATEST -o /tmp/chromedownload/LATEST --silent && LATEST=`cat /tmp/chromedownload/LATEST` curl http://build.chromium.org/buildbot/snapshots/chromium-rel-mac/$LATEST/chrome-mac.zip -o /tmp/chromedownload/chrome-mac.zip --silent unzip -qq /tmp/chromedownload/chrome-mac.zip cp -R /tmp/chromedownload/chrome-mac/Chromium.app /Applications rm -rf /tmp/chromedownload |
Depois de inserido o código, basta fazer "CONTROL+X" e mandar guardar através da opção (Y). Em seguida fechamos o editor, ficando assim criado o "Shell Script" com o nome indicado. O passo seguinte é tornar esse "Shell Script" executável, e para isso basta escreverem no Terminal:
chmod u+x chromium_updater.sh |
Ficando assim pronto a ser usado. Agora cada vez que quiserem actualizar o Chromium basta abrir o terminal e escrever "sh chromium_updater.sh" e aguardar até que ele conclua o processo de actualização. Outra forma possível de correr este script sem recorrer ao Terminal é alterarem a extensão do mesmo (.sh) para (.command) e com duplo-clique ele executará o script.
Um processo simples e prático de actualizações onde o utilizador tem total controlo.
Download: Chromium Updater v1.0
Este artigo tem mais de um ano
Sim senhor, grande dica Rui M.
Isto mostra que através da bash de unix (como em Linux) pode-se conseguir efeitos muito interessantes como este de actualizar o Chromium e estar sempre a par das ultimas novidades.
São sempre bons estes artigos e scripts, porque facilitam a vida a muita gente e mostra-se também uma das potencialidades do Mac OSX, que muitas vezes é menosprezada pelos seus utilizadores. Também partilho como tu, as minhas dúvidas e viabilidade do google updater.
É também uma boa alternativa para o pessoal ter acesso antecipado ao que será a versão 6 do chrome 😉
Continua com as boas dicas 🙂
E eu só tenho que te agradecer por esta grande dica que me fez poupar um grande trabalho nas actualizações do Chromium e ver-me livre daquele “Google Updater” do Chrome que mais parece o emplastro! 😀
Sem sombra de dúvida que se há coisa que me prende ao Mac e Linux é todo o poder do UNIX e o potencial que uma simples bash faz…
Ps. Este último Chromium está demais mesmo, muito rápido e estável. Aconselho a qualquer utilizador. O Chrome ao pé dele é que parece uma “cobaia”…. 😀
Senti falta dos comentários a respeito do Opera 10.60 Alpha e que vai ser pulada a versão final do Opera 10.5x para Linux, o mesmo terá a versão final 10.6x, pois a Opera tentará manter as versões sincronizadas entre as plataformas suportadas.
Fontes: http://www.opera.com/browser/next/
http://my.opera.com/operabrasil/blog/2010/05/31/opera-10-60-alfa
#2
Ja agora como é que chego ao download do Chromium?
Ja ando farto de tentar e não consigo… tenho é a versão DEV do Chrome
Obrigado
Este processo serve igualmente para nova instalação. 😉