PplWare Mobile

Aprovado o primeiro monitor de diabetes para iPhone sem receita médica

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Sergio says:

    É bom haver concorrência e mesmo que seja mais dedicado a desportistas ou diabéticos tipo 2, sempre dá para obter feedback e desenvolver a tec a outro nível.

  2. abdu says:

    Pelo que vi nos outros sites este sensor da Dexcom vai também funcionar em Android.

  3. Aves says:

    É o dispositivo que se vê no braço na primeira imagem.
    É um Sistema de Monitorização Contínua de Glicose (CGM), como há muitos e que apresentam as leituras no smartphone.
    Então qual é a novidade? Este poderá ser vendido, nos EUA, sem receita médica, a utilizar no controlo da diabetes tipo 2 em casos menos graves.
    Onde não joga “a bota com a perdigota” é na referência ao Apple Watch, que não o pode fazer. E não pode – porque não perfura a pele. Como lembrou a FDA recentemente, não homologou qualquer dispositivo de medição da glicose que não perfure a pele. Se lá chegar, e conseguir ser homologado, o Apple Watch utilizará uma tecnologia totalmente diversa.

    • Vítor M. says:

      A novidade é a não necessidade de receita médica. De venda livre.

      • IR says:

        Vitor, Cá em PT também se consegue comprar tanto o freestyle libre como o dexcom sem receita médica, desde que se pague o valor total do equipamento. No caso dos Libre custa por volta dos 70€ e comparticipado ronda os 8€. Dexcom neste momento não existe comparticipação.
        Aproveito para informar que está em curso o concurso para o estado adquirir bombas de insulinas e CGM.
        https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/anuncio-procedimento/3533-2024-854081877

        • Vítor M. says:

          Em Portugal existe disponível o Dexcom G6, pelo que está descrito no site deles. A aquisição dos pequenos sensores/transmissores são de venda livre? Não necessitam de receita médica?

          Pelo que foi reportado, a novidade é a aquisição dos CGMs sem necessidade de um monitor, sendo possível estes biossensores serem diretamente ligados a um smartphone compatível. E, pelo que foi referido, ainda não chegou ao mercado.

          • IR says:

            Já os G5 permitia e G6,G7 permitem a monitorização direta pela aplicação no TLM, assim como os Libre 2.
            Esta noticia já vem tarde 🙂
            também existem os Guardian da medtronic que neste momento estão a disponibilizar junto com as bomba de insulina hibridas (automáticas), com total comparticipação.

          • Vítor M. says:

            Tarde não, é uma notícia de uma tecnologia que ainda não chegou ao mercado.

      • B@rão Vermelho says:

        Tenho um colega de trabalho que utiliza um sistema parecido para medir, ele tem também de utilizar insulina, mas ele tem de encostar o tlf ao medidor que está no baraço, neste caso também é necessário encostar ou envia diretamente?
        O meu colega diz que foi das melhores coisas que já fizeram o problema é no verão com a transpiração, fica mais complicado de segurar na pele.

        • Vítor M. says:

          Acredito que estes tragam alguma inovação, com a possibilidade do utilizador receber as informações na app sem ter de encostar. Através do BT, o sensor comunica com a app. A questão que não sei se existe em Portugal é a necessidade do utilizador ter de ter uma receita médica para comprar estes biossensores, ou se qualquer pessoas os pode comprar.

        • IR says:

          expressei mal, libre 2 recebe via bluetooth assim como NFC, já não é Novidade 🙂

          • Ricardo Martinho says:

            Boa noite,
            O Freestyle Libre 2 é iniciado via NFC mas depois é seguido continuamente a cada minuto via bluetooth. Essa atualização via app chegou a Portugal por volta de Novembro de 2023. Faz o mesmo que o descrito no Stelo da Dexcom mas com leitura a cada minuto em vez de cada 15 minutos.
            Para utilizadores iOS a melhor app complementar ao Freestyle LibreLink é usar a app Shuggah para molhor controlo de alertas de Hipo e Hiper.

  4. Ricardo says:

    A única novidade aqui é o facto de poder ser comprado sem receita, (existem outro que também se podem comprar sem receita, mas mais caros) de resto, NADA de novo, infelizmente.

  5. IR says:

    Utilizado em desportistas( pertence à abbott)
    https://www.supersapiens.com/system

  6. Pedro Faria says:

    “Aprovado o primeiro monitor de diabetes para iPhone sem receita médica”
    “A FDA, o organismo regulador da saúde nos EUA, aprovou o sistema de biossensor de glicose Stelo da Dexcom, que usa uma ligação Bluetooth com o iPhone.”

    Mais abaixo: “A empresa começará a colocar à venda o dispositivo (compatível com iOS e Android) já no próximo verão nos EUA.”.

    Então afinal, em que ficamos? É apenas compatível com iOS? Ou é também com Android?
    Se é com Android então porque é que “O iPhone acaba de dar mais um passo importante para os dispositivos móveis e “vestíveis” poderem efetuar leituras de açúcar no sangue para controlar a diabetes.”? Um Android não permitirá o mesmo?

    • Vítor M. says:

      A notícia é sobre a chegada ao iPhone, mas está formalizado que, tal como outros sensores da marca, tem igualmente suportes “nalguns” dispositivos Android, não em todos nem em todos os modelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.