Apple WWDC 2023: Venha conhecer em direto o novo iOS 17
Hoje a Apple dá arranque a mais uma Worldwide Developers Conference, é o grande evento anual dedicado a programadores, e às 18h (horário de Lisboa) as portas do Steve Jobs Theater abre para a Keynote. Serão então anunciadas as grandes novidades do iOS 17, bem como as atualizações dos outros sistemas operativos. Mas neste evento ainda deverão ser dados a conhecer novos Macs e um gadget dedicado à realidade mista.
O que esperar da Apple WWDC 2023
A Conferência Mundial de Programadores da Apple cria linhas orientadoras do futuro da empresa. Espera-se, este ano, que a Apple apresente o seu primeiro headset de realidade mista, com um sistema operativo dedicado, completamente revolucionário... ainda que este possa ser um anúncio de perspetivas para o futuro.
No entanto, será o iOS que irá brilhar neste evento, que se espera que venha a estar ainda mais interligado com os outros sistemas da Apple...
Os iPhones serão lançados só em setembro, já com este novo iOS 17, mas hoje são esperadas novidades no segmento dos computadores, nomeadamente um MacBook Air maior, de 15".
Mas como não estamos aqui para falar de rumores, mas para lhe dar a conhecer todas as novidades, junte-se a nós, a partir das 18h para conhecer e comentar tudo o que a Apple preparou para os seus fãs e programadores.
Keynote em direto
Principais destaques
Tim Cook dá as boas vindas a partir do Apple Park.
O momento é para falar do Mac. Há um novo computador a caminho? A Apple acaba de apresentar o novo MacBook Air de 15".
O novo PC tem uma espessura de 11,5mm, tem ligação para headphones, duas portas TB, MagSafe. O ecrã tem uma moldura de apenas 5mm, é 12x mais rápido que o modelo com processador Intel, com o seu M2.
Tem TouchID, a bateria autonomia para 18 horas, e um sistema de som com 6 altifalantes. A câmara permite gravação a 1080p.
A Apple está também a apresentar o seu novo Mac Studio, com M2 Ultra, que lhe dá uma produtividade brutal. Pode suportar seis Pro Display XDRs, gerando mais de 1 milhão de píxeis.
Este computador na versão M2 Max e M2 Ultra vem com macOS Ventura, tem ethernet 10Gb, HDMI, SDXC e thunderbolt 4. Wi-Fi6, Bluetooth 5.3.
Os novos computadores ficam disponíveis na próxima semana e colocam fim à linha de PCs com processador Intel.
iOS 17
Agora é a vez do iOS. As grandes novidades começam ao nível da comunicação. Primeiro, a Apple vai ter uma personalização por contacto. O live voicemail será outra das grandes novidades.
Desta forma, os utilizadores poderão fazer transcrição ao vivo do correio de voz em tempo real enquanto eles falam.
Mensagens do FaceTime vão permitir gravar uma mensagem para as pessoas verem mais tarde, caso não atendam. A app Mensagens também receberá muitas novidades.
O AirDrop fica ainda melhor... com o NameDrop! Basicamente, a partilha de ficheiros com qualquer pessoa vai passar a ser feita de uma forma muito mais rápida e com ainda mais qualidade, entre o iPhone e o Apple Watch.
O teclado vai receber a função Autocorrect, que é apelidado como um modelo de linguagem transformador...
E o Journal? Esta nova app promete ser uma revolução, sendo o iPhone que dá sugestões sobre música, fotos, treinos, e muito mais... para que o utilizador possa criar as suas melhores memórias.
StandBy... o gadget para qualquer parte da casa
Basicamente, é uma base para o iPhone, que dará ao smartphone a possibilidade de ser usado como um relógio ou um assistente de casa...
iOS em resumo...
As novidades para o iPad
A Apple começa por destacar as novidades para o ecrã de bloqueio e os novos widgets. Estas são as grandes novidades que os programadores terão para explorar na nova versão do iPad.
Até ao momento, a Apple ainda não falou em IA... relativamente ao ecrã de bloqueio, que irá oferecer uma experiência totalmente personalizada, esta será otimizada através de um avançado modelo de "machine learning".
É interessante perceber que a empresa não está a falar daquilo que todas as grandes tecnológicas andam a correr atrás como uma grande bandeira do desenvolvimento.
Uma das novidades excelentes a chegar ao iPad é a colaboração de PDFs e notas, o que aumentará muito a produtividade.
iPadOS em resumo...
O momento é do macOS Sonoma
Os recursos sobre os quais falamos com o iPhone e o iPad serão ótimos no Mac
O novo macOS terá novos protetores de ecrã que se parecem com os protetores de ecrã da Apple TV. Os Widgets vão chegar ao ambiente de trabalho do Mac... excelente para a produtividade!
Vemos que a Apple quer mesmo unificar a experiência de utilização com o iOS, iPadOS e macOS...
E para quem diz que o Mac não é um computador para jogos... eis que chega o Game Mode ao macOS. O controlo e optimização de jogos irá transformar também a experiência de jogador, tendo acesso a jogos de várias plataformas, entre muitas outras funcionalidas.
Death Stranding Directors Cut é um dos títulos a caminho do Mac.
As videochamadas vão melhorar e serão lançados efeitos de vídeo AR para a câmara. Se se rir durante uma videochamada irão surgir confetis, se festejar, aparecem balões...
O Safari é "o navegador mais rápido do mundo". Diz a Apple. O momento é de falar nas melhorias de segurança. Diferentes utilizadores passarão a ter as suas próprias sessões personalizadas, com cookies, extensões e favoritos, todos diferentes. macOS Sonoma em resumo...
Audio & Home
Craig exibe as suas qualidades de músico para falar no Áudio adaptativo para os AirPods, que combina o melhor dos modos de cancelamento de ruído e transparência. Combina-os dinamicamente para corresponder às condições do ambiente.
O AirPlay recebe agora as atenções e poderá ser acedido em muitos hoteis. O SharePlay chega ao CarPlay, para ter acesso à sua música de forma mais simples, enquanto conduz.
O iPhone vai passar a ser um Siri Remote para a Apple TV... Básico, mas útil. O FaceTime vai chegar à AppleTV e poderá funcionar como uma forma de continuar a conversa que estava a ter no smartphone, para a televisão. Muito interessante.
As novidades para o WatchOS
A Apple apresenta o WatchOS 10 como um grande marco para a empresa. A partir de qualquer watchface, pode girar a coroa digital para visualizar uma pilha inteligente de widgets.
A app World Clock agora apresenta cores de fundo dinâmicas. A app Health está ligeiramente atualizado. Há também o novo modo de ciclismo para o relógio.
É fantástico ter o Snoopy no Apple Watch.
A bússola e os mapas para caminhadas também foram melhorados. Por exemplo, a bússola será capaz de gerar novos pontos de passagem: o último local em que tinha rede e o último local em que pode fazer uma chamada de emergência, com recurso a rede de qualquer operadora.
Os dados do altímetro vão permitir visualizar o mapa 3D dos seus pontos de passagem. Vão existir mais trilhas disponíveis nos mapas... e muits mais funcionalidades.
E agora... Saúde mental no watchOS.
Capacite-se para cuidar da sua mente assim como cuida de seu corpo."
Vai haver uma app dedicada à saúde mental, com exercícios de respiração, meditação e para adormecer. Fala-se também num pequeno questionário que "quer saber" como é que a pessoa se está a sentir em determinado momento. O problema afeta cada vez mais pessoas e a ajuda dos gadgets poderá ser preciosa.
watchOS 10 em resumo...
Disponibilidade
As versões beta públicas chegam em julho. Hoje mesmo, estão disponíveis a versões beta para programadores.
As novidades chegam à geralidade dos utilizadores no outono.
E agora... One More Thing
A Apple, pela voz de Tim Cook apresenta o tão esperado "Apple Vision Pro!"... Tudo num tom muito poético.
Um novo tipo de computador que aumenta a realidade ao combinar perfeitamente o mundo digital com o mundo real.
Basicamente estão a ser apresentados cenários onde os Apple Vision Pro poderão ser utilizados. Nada que surpreenda face a todos os rumores que já tinham vindo a publico em torno deste produto de realidade mista. Mas não deixa de ser incível a forma como a Apple quer tranformar o futuro da tecnologia.
Já muitas vezes se falou no desafio que será para Apple criar, com este produto, necessidades efetivas para conquistar os utilizadores, mas com esta apresentação, muitos fãs da marca sairão conquistados.
Basicamente, estes óculos serão capazes de responder a necessidades do ponto de vista do lazer e também do trabalho, funcionando em sintonia perfeita com todos os outros gadgets da Apple.
Estão a ser mostrados inúmeros cenários, para realmente mostrar que este gadget será uma revolução e útil para qualquer circunstância. Na verdade, parece que estamos a ver uma cena de um episódio de Black Mirror.
Integrado neste anúncio, Bob Iger da Disney, veio falar num trabalho com a Apple, para trazer o universo animado ao Apple Vision Pro. O Disney Plus vai estar disponível no Apple Vision Pro desde o dia 1.
Estão agora a falar do processo de construção e design, aparentemente, fruto de anos de desenvolvimento. A frente inteira é uma única peça de vidro que funciona como uma lente para a visão e as câmaras.
Há muito foco no áudio espacial como ponto de venda para este produto. Agora tudo pode surgir na sua cabeça, incluindo suas mensagens de texto! A bateria terá autonomia para 2 horas e é externa. Se estava a pensar ver um filme da Marvel... talvez seja melhor fazê-lo mesmo em frente à TV.
Mas é absolutamente incrível que a Apple tenha este produto desenvolvido neste patamar e com os objetivos de utilização tão bem definidos.
O Apple Vision Pro tem dois processadores, um M2 e um R1, este último, especialmente dedicado ao processamento de sensores. Tem 12 câmeras, cinco sensores, seis microfones. Segundo a Apple, o R1 elimina o atraso, transmitindo novas imagens para as mostrar em 12 milissegundos, oito vezes mais rápido do que um piscar de olhos.
visionOS é o sistema que alimentará e fará funcionar como um todo o novo Vision Pro. Os programadores podem começar a desenvolver para esta nova plataforma! A nova app chamado Reality Composer Pro está pronta para os programadores começarem a trabalhar.
A segurança não poderia ficar de fora. O Vision Pro terá um sistema "Optic ID" para identificação dos utilizadores que irá recorrer à iris do olho, com dados criptogradados e que nunca saem do dispositivo, diz a Apple.
Os Apple Vision Pro chegam no início do próximo ano, desde 3499 dólares, aos EUA. Aos restantes mercados irá chegar posteriormente.
Este artigo tem mais de um ano
Quando é uma apresentação Samsung chega 3 artigos… aqui vamos em qtos ?
A Samsung também apresenta software para os seus dispositivos e equipamentos.
Curioso, não sabia. No mundo andróide só há uma tecnológica que faz uma apresentação deste género, chama-se Google !!!