Apple Watch foi responsável por metade de todas as vendas de smartwatches em 2018
O Apple Watch é, sem dúvida, o smartwatch que mais evolui e que consegue atrair para este segmento novos utilizadores. Desta forma, os resultados relativos às vendas de relógios inteligentes mostram a sua grande superioridade face à concorrência.
No início deste mês, os dados da NPD indicaram que a Apple é "a líder clara" na indústria de smartwatches. Contudo, há um novo relatório com informações ainda mais detalhadas sobre esta liderança.
Apple Watch é um caso de sucesso
A Apple ao longo dos anos começou a desenhar o caminho para onde vê o sucesso neste tipo de dispositivos. Conforme temos visto, a saúde e o bem-estar são a chave do sucesso do Apple Watch. Portanto, não é de admirar que seja líder nas vendas.
Para reforçar os dados sobre este mercado, que está com um excelente crescimento, a Strategy Analytics lançou um novo relatório que oferece mais detalhe sobre as vendas do smartwatch da marca da maçã e como estes números se comparam ao restante do mercado.
Mais de 20 milhões de unidades relógios inteligentes Apple só em 2018
De acordo com os dados, a Apple vendeu 9,2 milhões de unidades do seu relógio inteligente durante o quarto trimestre de 2018. No mesmo período no ano anterior, a empresa tinha vendido 7,8 milhões de relógios. Assim, no total, a Strategy Analytics aponta para vendas de 22,5 milhões de unidades do Apple Watch em 2018.
Sem dúvida que é um salto considerável, considerando que em 2017 a empresa de Cupertino havia vendido 17,7 milhões.
No mercado global a Apple vale metade
Recorrendo ao mesmo relatório, este diz-nos que no mercado global, em 2018, foram vendidos 45 milhões de relógios inteligentes. Assim, a empresa de Tim Cook é responsável por metade destas vendas no ano que passou.
Os números mostram com clareza que a Apple está no topo da indústria dos smartwatch. Por outro lado, produtos como a Fitbit posiciona-se no segundo lugar, mas com 5,5 milhões de unidades vendidas em 2018. No terceiro lugar encontra-se a Samsung com 5,3 milhões de unidades vendidas. Por fim, já num campo mais de nicho, vem a Garmin, com 3,2 milhões.
Vantagem confortável num mercado complexo
Este é um mercado tido como de nicho, embora esteja a mudar rapidamente. Isto porque tem de haver algo que seja criativo, necessário e útil para impelir os consumidores a gastar 200, 300 e até mais de 400 euros na aquisição de um dispositivo para trazer no pulso. Contudo, nota-se que é um mercado que está a crescer e cada vez há mais apostas das grandes marcas. De tal forma que há resultados desse investimento. É notório que a Apple, mesmo aumentando as suas vendas está a perder quota de mercado.
Se atualmente a empresa de Cupertino tem 50% do mercado, no passado, em 2017, detinha 60,4%. Assim, estas marcas que se posicionam atrás estão a "roubar" quota à líder do grupo.
A que se deve esta perda de quota de mercado? À boa concorrência
A Apple também é culpada deste cenário, isto porque dá visibilidade a um segmento que estava praticamente dentro do seu ecossistema. Ao mostrar a utilidade, as marcas passaram a apresentar muito mais produtos e, sobretudo, muito mais qualidade.
Analisando as palavras de Neil Mawston, diretor executivo da Strategy Analytics, este refere que:
A Apple vendeu 9,2 milhões de smartwatches em todo o mundo no quarto trimestre de 2018, subindo 18% em relação a 7,8 milhões de unidades no quarto trimestre de 2017. O shareware global de smartphones da Apple caiu para 51% neste trimestre, ante 67% um ano atrás. A Apple Watch está a perder participação para a Samsung e para a Fitbit, cujos portfólios rivais de smartwatch e presença no comércio retalhista melhoraram significativamente no ano passado.
Conforme podemos ver no relatório, no total a Apple, Samsung, Fitbit e Garmin são responsáveis pela venda mundial de 8 em cada 10 smartwatches.
Estes número não são, contudo, facultados pela empresa de Cupertino. Esta não revela dados referentes ao número de unidades vendidas por razões competitivas. Em vez disso, são recolhidos dados de empresas de pesquisa, como o Strategy Analytics. Esses dados mostram o quão grande a liderança da Apple tem sobre outros fabricantes de smartwatch, mesmo com a Samsung e o Fitbit a começar uma recuperação.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Pplware.com
Fonte: Business Wire
Neste artigo: Apple, Apple Watch, mercado, smartwatch
‘E com confianca que se pode dizer que nao ha smartwatch melhor do que o apple watch.
so que não lol…
nao estou a dizer que seja perfeito, mas ainda nao encontrei nenhum que seja melhor que o da apple.
Sim não há mesmo. É um segmento como o do iPad, onde a Apple conseguiu uma hegemonia graças ao seu ecossistema.
Depende do que queres. Se quiseres esclusivamente para desporto Garmin será muito melhor. Integração com outros equipamentos de marca – sim Apple é o melhor. Relação Qualidade Preço talvez a Firbit.
Pessoalmente uso o relógio para desporto, por isso considero a Garmin Top. Bateria de duas semanas, possibilidade de fazer ultramaratonas com GPS, batimentos, etc tudo ativo por mais de 24h. Nisto não há outro equipamentos.
Como disse, tudo depende do que procuras.
O meu series 4 aguenta 48h com gps, batimentos, etc…
Uma outra forma de ver os dados estatisticos sem ‘dar voltas’ ao texto para parecer oq ue não é: Apple watch perde quota de mercado para rivais, tendo descido num ano 10.4% após um claro dominio nos ultimos anos. A tendencia do ultimo ano mostra que este ano deixará de ter o dominio do segmento e continuará a perder quota de mercado e interesse para os rivais que começaram a despertar o interesse do publico no ultimo ano, mostrando que começam a haver alternativas cativantes ao Apple Watch.
Este parágrafo acima é totalmente verifico e é uma forma de analisar as coisas de forma isenta. Contudo concordo que sem duvida o Apple Watch é ainda dos melhores senao o melhor smartwatch do mercado, no sentido de ter a melhor construção e ser o mais completo em funcionalidades. Existem sempre rivais que podem fazer A ou B a mais, mas no geral ainda não há em qualidade e funcionalidade um rival superior.
Tal como refere o texto, a Apple tem metade do mercado, numa altura em que as marcas, dezenas delas, colocaram no mercado a sua oferta. 2018 foi o ano em que mais smartwatches foram lançados, marcas que nem sabíamos que existiam. Contudo, a Apple aumenta as suas vendas, passa de 17,7 milhões de unidades vendidas em 2017 para 22,5 milhões de unidades vendidas em 2018.
Portanto, a Apple perdeu quota de mercado, mas não se deve a ter vendido menos. Bem pelo contrário, vendeu mais e, além disso (mas isso não consegues ver) é a marca de relógios que mais tem vendido desde 2015, contando inclusive com as mais famosas marcas de relógios do mundo.
Além disso, a quota de mercado diminuiu, mas os concorrentes continuam muito longe e apresentam produtos com valores de mercado muito mais baratos.
Em cima destes argumentos, é a qualidade do produto. A Apple tem assim só em dois anos mais de 40 milhões de Apple Watch, reforçando as vendas quer de acessórios, quer mesmo de aplicações.
A somar a tudo isto está, como também é referido, o segmento da saúde e bem-estar. Com o lançamento do Serie 4, este smartwatch entrou numa nova zona onde a concorrência ainda não tem qualquer produto. O que é um trunfo para esta nova geração do Apple Watch.
Facilmente percebemos que a Apple aqui não está a perder terreno, está a aumentar um mercado (o dela e dos concorrentes) onde é a Apple que tira mais proveito, dadas as vendas cruzadas (acessórios, apps e unidades de 3 modelos ainda disponíveis).
Portanto, o mercado temos de ter isto em conta, temos de perceber o enquadramento que a Apple deu ao Apple Watch, onde lhe inseriu tecnologia para pagamentos, com o Apple Pay, onde lhe inseriu GPS, permitindo navegação autónoma, onde lhe colocou eSIM para dados e chamadas sem recurso ao iPhone, onde lhe colocou sensores ECG… além de muita outra tecnologia.
Este mercado não é fácil de lá chegar e vai demorar até outros players conseguirem ter quer a mesma oferta no presente, quer conseguir ter em quase 4 anos mais de de 60 milhões de Apple Watch de todas as gerações ligados.
Cumps 😉