Apple: Vendas do iPhone e dos Serviços voltam a crescer e a garantir um bom trimestre
Depois de vários anos a crescer de forma acelerada, a Apple abrandou nos seus resultados trimestrais. Este é um movimento que era esperado, mas que ainda assim coloca a empresa num patamar único. O primeiro trimestre de 2023 volta a mostrar-se calmo, mas sustentado pelas vendas do iPhone e dos Serviços da Apple.
Apple voltou a abrandar nas receitas e nos lucros
Foi há pouco que a Apple revelou novamente os seus valores para um trimestre. A gigante de Cupertino mostrou um período que se mostrou de abrandamento financeiro. Assim, temos uma receita trimestral de 94,8 mil milhões de dólares, uma queda de 3% face ao ano anterior. O lucro líquido do trimestre foi de 24,16 mil milhões de dólares.
Estes valores mostram que a Apple teve resultados mistos em toda a sua panóplia de serviços e de hardware. Uns dispararam novamente, mas outras ficaram abaixo do esperado pela Apple e pelos próprios analistas do mercado, que esperavam um pouco mais em algumas áreas.
iPhone e Serviços salvaram mais um trimestre
Assim, e pela positiva, temos as vendas do iPhone, que voltaram a crescer, tendo aumentado 2%, atingindo agora 51,3 mil milhões de dólares. Isso representa um novo recorde de vendas, mesmo com o lançamento do último iPhone a ter sido lançado em setembro do ano passado.
A reforçar este lado positivo, temos a vertente de serviços da Apple, que tem crescido nos últimos anos. Neste trimestre temos um novo máximo com 20,9 mil milhões de dólares de receita, o que significa um aumento de 5% quando comparado com o valor do ano passado.
Vendas dos Mac e do iPad desapontaram o mercado
Por outro lado, e pela negativa, temos as vendas dos Mac, que é de todas a mais significativa. Este hardware da Apple caiu 31% em termos de vendas, ficando agora nos 7,2 mil milhões de dólares. O iPad seguiu o mesmo caminho e caiu também 13%, ficando-se pelos 6,7 mil milhões de dólares.
Por fim, e na categoria wearables/home, que contempla produtos como os AirPods, Apple Watch e a linha HomePod, tema uma queda de menos de 1%. Isso mostra que esta é uma categoria que mesmo abrandando conseguiu cumprir o que era esperado.
Estes não são valores que a Apple poderia querer para este ou qualquer outro trimestre. Refletem um abrandamento do mercado e a falta de novidades da empresa nos Mac, mas, ao mesmo tempo, mostra a vitalidade de produtos como o iPhone ou os seus serviços, que não param de crescer.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Apple
Neste artigo: Apple, iPhone/iPod, Mac Os, serviços, trimestre
Nas receitas de vendas de iPhones foi o melhor dos trimestres terminados em março. Para isso contribuíram as vendas na China em que foi o principal vendedor, ultrapassando a Oppo.
Aceito a qualidade, etc. Não percebo o preço que pedem e o quanto as pessoas continuam a pagar pelo aparelho/ecossistema/qualidade. O céu é o limite! Até quanto irão as pessoas pagar?
Todos estao mais caros mas nenhum tem a qualidade do iphone. O preco não importa pois ate os broculos estao mais caros
No point there! A questão é se te pedem 1400 por um bróculos. Pagas? Se te pedirem 2000 >rãs continuar a pagar?
A qualidade e durabilidade do IPhone é inquestionável, mas não são os únicos.
Eu disse antes que não Estava em causa a qualidade, ecossistema, etc. Está em causa que tudo serve para justificar a escalada de preços de certos produtos. A questão mantém-se: até quanto irão as pessoas pagar por um smartphone. Não se coloca em causa também se a carteira permite, ou não. Aposto que se a Apple metesse o iPhone a 3000 iria bater records de vendas na mesma. Não compreendo. Acho que não falei chinês antes.
Há poucos dias comparei o preço dos modelos de 256GB dos topo de gama da Apple (iPhone 14 Pro Max) e da Samsung (S23 Ultra). O da Apple era menos caro.
O Iphone 14, já baixou mais de 100€ no ultimo mês. já esta a 879.
Onde? Na Amazon.es o de 128GB, com desconto de 11%, está a 914€.
Comprei outro modelo com desconto de 15%.
Numa cadeia de lojas muito conhecida em Portugal, ontem estava a 879.99.
Comprei 1
Geezz!! Eu não estou a comparar preços com marca X, ou marca Y! Eu só estou a dizer que os preços são absurdos em todas as marcas high end. Até quanto iremos pagar? Irão sempre aumentar e iremos sempre pagar? Dá-se! Está difícil a compreensão.