Apple quer usar teclados que se adaptam aos utilizadores
Sabe-se há já algum tempo que a Apple se prepara para actualizar toda a sua linha de computadores portáteis MacBook. Os rumores já apontaram as novidades, mas poderá haver uma que apenas chegará agora.
Uma informação veio revelar que a Apple está a estudar a introdução de novos teclados, que se adaptam aos utilizadores e às funções que estão a realizar.
Não é novidade que provavelmente os próximos MacBooks vão trazer uma zona de teclas que vão poder ser customizada pelas utilizadores, quer para serem o controlo de funções multimedia ou para teclas de atalho para algumas aplicações.
Mas a nova informação dá agora conta de que esta novidade por ser alargada ao resto do teclado, com as teclas a poderem ser configuradas para as funções que os utilizadores necessitarem.
Esta é uma tecnologia que a empresa Sonder, uma subsidiária da Foxconnn, está a desenvolver e com quem a Apple estará em negociações. As informações surgiram directamente de um utilizador do Reddit, que partilhou também um vídeo de um protótipo da tecnologia a ser usada nos novos teclados da Apple.
Para conseguir realizar a mudança das teclas e das funções, a Sonder usa tecnologia proprietária e que recorre ao E-Ink. O interesse da Apple parece ser grande e a probabilidade de chegar aos MacBooks e outros equipamentos que usam teclados físicos é grande.
Para já existe apenas a confirmação da própria Sonder de que as conversações com a Apple aconteceram e que há um interesse elevado por parte da Apple. Claro que a empresa americana não confirmou nenhuma destas informações, pelo menos para já.
Mesmo que este teclado seja adoptado pela Apple, e dado que está apenas ainda em conversações e, eventualmente, em testes de design, é pouco provável que esta novidade acompanhe a próxima renovação dos MacBooks. Se chegar é provável que apenas o faça no final de 2017 ou durante 2018.
Este artigo tem mais de um ano
É uma tecnologia muito interessante, espero que de facto venha a ser usada.
Isso era tão bom para quem trabalha em Logic ou outros programas de produção musical em que necessitam de vários comandos como atalhos rápidos!!!
Teclas macro?
Muito BS essa da “a Apple estar interessada”.
Eles usaram isso para “vender” a empresa… quem percebe disto, sabe que a Apple cancela qualquer negócio em que o dono da empresa dê com a língua nos dentes que a Apple vai usar isto ou aquilo.
Nada de novidade , pelo sei a primeira empresa a criar algo assim foi na Koreia ,só que para Windows mas não teve muita aceitação por serem caros lembro-me que custavam já na altura perto de £200 quando a libra estava bem alta e exigiam minimos para exportar .
1 tc ha la HP.
E como sempre vai ser a “inovação” da apple…
http://www.artlebedev.com/optimus/
Já conheço isso há uns anitos. Pena não ter uns €€ a mais para “testar” um brinquedo destes.
Era precisamente o que eu ia dizer.
Falta dizer que essa marca já tinha pensado o conceito em 2005 e começou as vendas em 2007. Pena é que até hoje ainda têm as patentes pendentes, que conhecendo a Apple ainda vão arranjar maneira de dizer que eles é que inventaram e conseguir as patentes primeiro.
Falas muito, mas não compras, não é?
É tudo muito bonito, mas falta a parte essencial: ser acessível ao público.
Porque se há coisa que os produtos da Apple são é acessíveis ao público. Deixa de ser fanático.
+1
Acessível ao publico? Um fan boy da Apple dizer isso, ironia.
Eu tb gostava que os Mercedes e BMW fossem acessiveis ao publico.
No entranto não faltam muitos por ai na rua.
A arte de bem transformar conceitos em produtos.
Também já conhecia o Optimus, mas este da Apple poderá ser um avanço, no sentido em que usa a tecnologia E-Ink, e logo, o consumo energético será bem inferior. Embora o OLED a cores seja bem mais giro 😀
Não é este da Apple, a Apple pode comprar o produto, mas quem inventou foi outra empresa.
Há uns anos uma empresa chamada Jaasta tinha proposto a criação de um teclado assim. Parece que a ideia não deu muito certo, e a empresa provavelmente acabou.
http://www.tecmundo.com.br/teclado/69800-jaasta-ink-teclado-tinta-eletronica-adapta-apps.htm
Além desse projeto, a Jaasta tinha também um projeto de um mouse que na verdade era um computador. O cabo desse mouse seria ligado na porta HDMI do monitor, e o teclado se conectaria sem fio.
Não passa no design 😉
Já existe algo semelhante à venda. Nada novo aqui.
“optimus popularis”