Apple: Serviços de emergência dos Alpes do Japão recebem 100 chamadas falsas por mês
A Apple no iOS 16.3 trouxe melhorias no sistema de pedido de emergência do iPhone. Estas afinações servem para travar muitos pedidos de emergência que são feitos acidentalmente, sem intenção para tal. Contudo, a empresa terá ainda de melhorar o sistema de Deteção de acidente, que só num mês fez mais de 100 chamadas falsas a pedir ajuda nos Alpes Japoneses.
Segundo o Japan News, os Bombeiros de Kita-Alps Nagano, na região de Hakubao, Japão, receberam, através do número de emergência, 919 pedidos de ajuda entre 16 de dezembro do ano passado e 23 de janeiro deste ano. Destas, 134 eram chamadas falsas de áreas de esqui próximas, desencadeadas principalmente pela função automática do iOS.
Japão: Deteção de acidente da Apple dispara falsos positivos
A região de Hakubao no Japão tem 10 estações de esqui com mais de 200 pistas. Atrai milhares de amantes dos desportos de inverno que fazem ski com os seus smartphones no bolso e smartwatches no pulso. Tendo o iPhone 14 e Apple Watch Series 8 e Ultra a mais recente tecnologia de Deteção de acidente, o problema das falsas chamadas estará de novo em causa.
Conforme vimos anteriormente, a Deteção de acidente destes dispositivos fez disparar os pedidos de SOS em sítios e situações que não tinham de facto esse propósito. Primeiro começaram os problemas por causa dos utilizadores a andar numa montanha-russa, depois foi nas pistas de ski nos EUA que o problema se manifestou.
Quando o iPhone acredita que ocorreu um acidente, desencadeia uma contagem regressiva nos dispositivos do utilizador (acompanhada com um som de sirene bem alto) antes de iniciar a chamada automática para serviços de emergência, isto permite que o utilizador possa parar o processo se der conta que foi um erro.
Contudo, durante atividades em locais mais dinâmicos, como nas montanhas-russas ou nas pistas de ski, o utilizador pode não ouvir a sirene e, portanto, não está ciente do que se estará a passar no bolso ou no pulso. Não dando conta, não cancela a chamada.
Foram estas deteções, falsos positivos, que desencadearam as tais 134 chamadas que, na verdade, não tinham nada de emergência. Isto, por sua vez, causa o caos nos serviços de emergência que recebem as chamadas e destacam os veículos para se descolar aos locais.
Segundo informações, Apple estará a acompanhar as situações junto dos serviços de emergência locais que enfrentam as chamadas falsas regulares de deteção de acidentes numa tentativa de mitigar ainda mais o problema.
No final de dezembro, as notas de lançamento do iOS 16.1.2 indicavam que a empresa incluiu “melhorias na deteção de acidentes para o iPhone 14 e iPhone 14 Pro”.
Não deveria a Apple parar para já este sistema?
Não, os proveitos são muito maiores que os problemas. Uma vida que seja salva já pende seguramente para que todo o sistema esteja a funcionar. E foi justamente este sistema que há poucas horas foi usado para alertar os serviços de emergência sobre um acidente de carro na Austrália, permitindo que a polícia chegasse ao local em apenas oito minutos após o acidente.
A polícia foi notificada automaticamente depois que o veículo se despistou e bateu contra uma árvore, ferindo as 5 pessoas que ocupavam o veículo. Depois da chegada das autoridades e de emergências, os ocupantes foram levados para o hospital.
O recurso Deteção de acidentes está disponível no iPhone 14, iPhone 14 Pro, Apple Watch Series 8, Apple Watch SE (2.ª geração) e Apple Watch Ultra.
Embora a recomendação geral seja deixar o recurso ativado, se quiser desativá-lo, vá para Definições -> SOS emergência -> e desative o seletor para a configuração "Ligar após acidente grave".
Este artigo tem mais de um ano
Alpes do Japão?
Os Alpes estão localizados na Europa!
🙂 vê lá aqui uma informação boa: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Alpes_japoneses
Qual a fiabilidade da wikipedia? lol
Óh… Então pesquisa sff na Enciclopédia Britânica por Montanhas de Hida, ou Alpes setentrionais nas províncias de Nagano, Toyama e Gifu, Japão. 🙂
O pplware faz a pergunta e dá a resposta.
Não deveria a Apple parar para já este sistema?
Dizem voces, porque podem potencialmente sinalizar um real acidente.
Mas o que não referem, talvez por desconhecimento ou propositadamente, é que o flood entope os serviços e queima recursos em falsos positivos.
Mas pronto, o sistema maravilhoso da Apple salva vidas, é esse o mote da campanha de inverno.
O Pplware não pergunta, é uma pergunta que foi feita até por várias entidades. Tens é de acompanhar os casos que foram reportados 😉 mas lá está, estas coisas requerem estarmos por dentro. E é nesse sentido que os exemplos respondem a essas questões. A Apple de facto tem sistemas que salvam vidas e isso é positivo. Além disso, outras empresas também os têm, mas com menos preponderância, mas felizmente que também existem. Não fiques chateado, isso é para bem de todos.
Mas escolhes ignorar o que apontei, o fluxo de falsos positivos que queima todo o sistema, e obviamente que nenhum sistema de socorro tem recursos ilimitados, aliás, tbm tens os números de quantos casos verdadeiros ficaram à espera por estes falsos positivos, ou isso pouco importa?
Eu não fico chateado, aliás acho que um automatismo que consiga fazer chegar socorro a uma vitima, é algo extraordinário, mas a implementação é tudo.
Não adianta apenas emitir um alerta, porque se todos os telemóveis tivessem esse sistema como está, simplesmente bloqueava o sistema de socorro.
Claro que percebes isto, e claro que não tens resposta para isto, tal como a apple não tem de momento, dai ter este sistema que o vende como fantástico, mas não escala, simplesmente não funciona.
Tens o caso dos sistemas nos novos carros, por exemplo. Já pesquisaste quantos falsos positivos há? Assim terias uma base de comparação.
Alías, se em Portugal o codu já recebe centenas de falsos positivos mais parvalhões a brincar com o serviço, imagina tudo o que é telemóvel a poder emitir falsos positivos, os telejornais abriam todos com mortes em Portugal…
Boas.
“Mas escolhes ignorar o que apontei, o fluxo de falsos positivos que queima todo o sistema, e obviamente que nenhum sistema de socorro tem recursos ilimitados, aliás, tbm tens os números de quantos casos verdadeiros ficaram à espera por estes falsos positivos, ou isso pouco importa?”
Não, isso está mais que explicado pela Apple. Aliás, quando apareceu o sistema SOS Emergência, que, se não me falha a memória, apareceu em 2017, também existia esse problema. Com o tempo e afinações, deixou de haver o fluxo que existia de falsos positivo e passou a ser algo fundamental nos dispositivos. O mesmo acontecerá aqui. Apesar de haver alguns problemas dos falsos positivos no início, que existem, a Apple aperfeiçoará o recurso até resolver o problema.
Recentemente no iOS 16.3, devido às capas pressionarem simultaneamente o conjunto de botões que desencadeava o SOS emergência sem querer, a empresa criou uma nova forma para validar que é mesmo uma emergência e que é mesmo o humano ali a pedir ajuda. Aqui será da mesma forma. Se agora causa problemas? Sim causa, e por isso estes artigos por forma a dar a conhecer o problema imediato, mas é parte do processo até ficar afinado.
A história mostra isso. Os sistemas tendem a ser afinados e passam a funcionar corretamente. O que dizes é apenas a parte do processo que está a ser adaptada ao utilizador e às situações. Se eu tenho resposta? Recorro `s história da evolução tecnológica que responde a isso. Seguramente que me darás razão, pois percebemos como se chegou até aqui em tanta coisa.
Sim, em Portugal com o 112 passou-se isso. Chamadas de telefone acidentais que dantes eram muitas falsos positivos. Mas tende a melhorar, tende a serem os casos de abuso punidos e o serviço acaba por singrar.
https://www.britannica.com/search?query=alpes
Espera, tens aqui melhor ainda: https://hikinginjapan.com/kita/
É o que dá lançar ideias sem as experimentar convenientemente… Não se pode andar a brincar ao bombeiros, isto é demasiado sério para continuarem com este absurdo!
Claro que não, a Apple é a empresa que mais testa e tem ligações anos antes a entidades que testam o sistema. Aliás, está relatado na apresentação desta tecnologia tudo o que a Apple fez e continua a afinar 😉 e por isso torna-se na empresa mais vanguardista nestes recursos de SOS.
Todos os dias o SOS Emergência é creditado por salvar vidas. No Canadá, duas mulheres ficaram presas na neve e completamente expostas à intempérie. Graças ao SOS Emergência via Satélite conseguiram pedir ajuda, pois não havia sinal GSM e foram socorridas.
Tudo isto é apenas excelente e deve ser expandido por mais dispositivos. 😉
Vitor, tudo isto é apenas marketing, está demonstrado que não funciona e tem dado barraca. Quando a Samsung vier com a sua versão vai ser bem mais completa e eficaz, já que vai apresentar comunicação nos dois sentidos, coisa que o SOS da Apple não faz.
Não é verdade 😀 e como outros sistemas, vai ser uma ferramenta de ajuda que a Samsung vai copiar e bem, pois sempre que seja para auxílio, todos devem ter.
Olha a Samsung a querer fechar acordo com as empresas de satélite para copiar o SOS Emergência via Satélite. É normal… 😉
Eu percebo que, como vez os outros a ter, tendes a desvalorizar e até a inventar realidades paralelas, mas são palavras levadas pelo vento. O que fica é a usabilidade que os utilizadores Apple beneficiam. 🙂
Mas nesta analise, quantas pessoas deixam de ser salvas a tempo devido ao desvio de recursos para estes falsos positivos? Nao basta falar que salva 1 pessoa de mes a mes se por dia se calhar impede um socorro mais rapido a 3 pessoas pela média de falsos positivos diarios o nessa zona.
De lembrar que antes disto as pessoas eram socorridas a mesma em acidentes. Parece que se nao fosse isto ng ia dar com um acidente a beira da estrada conforme o exemplo dado
Pois, esse é o grande problema. Uma vida que seja já é importante, o problema é quando se desvia recursos que poderiam ser usados em situações verdadeiramente importantes.
não existe qualquer desvio de recursos, existe só mais ocupação das linhas de emergencia, isso em países de primeiro mundo não tem impacto e em países de terceiro não tem importância.
de qualquer forma eu sou da opinião que a apple devia rever esta funcionalidade e ter a detecção automatica do modo “extreme” onde por estares a fazer actividades extremas que possam sinalizar falsos acidentes o apena deveria despoletar uma chamada para as linhas de emergencia não após a falsa detecção de acidente mas sim após imobilização superior a 2 min após o dito acidente.
“existe só mais ocupação das linhas de emergencia, isso em países de primeiro mundo não tem impacto e em países de terceiro não tem importância”. Eis a prova de que alguns conseguem ser mais idiotas do que o que a Natureza permite…
eis a prova que alguém não conhece as várias realidades que existem.
viajasses!!!
Não deveria a Apple parar para já este sistema?
Não, os proveitos são muito maiores que os problemas.
Até que um recurso (ambulância, bombeiros etc) seja destacado num destes casos e depois faça falta numa real situação de emergência.
Não sei como é lá na America a nível de recursos de emergência, mas aqui em Portugal pode vir a fazer falta se começar a disparar alertas a maluca.
Acho uma excelente tecnologia e pode efetivamente fazer a diferença, mas acho que a Apple deveria afinar o sistema.
A nível de algoritmo não deve ser muito complexo:
– Verificar se a pessoa estava num carro antes do acidente
– Verificar se se encontra em locais de diversão
– Verificar as pulsações e dados biométricos da pessoa (geralmente pessoas que ficam inconscientes tendem a ter pulsações e respirações diferentes)
– Verificar se a pessoa está efetivamente parada, se houver uma queda e continuar haver movimento por parte da pessoa diria que não está assim tão mal
Mas seja como for, isto é uma primeira versão desta solução, acredito que no lançamento do iOS 17 / novo hardware isto fique mais fiável
Tende a ser afinado. Relembro um problema em que as capas colocadas nos iPhones, aquelas marteladas, pressionavam os botões que, em certa combinação, espoletava o pedido SOS Emergência. Então a Apple nesta última versão já mudou isso. Agora é preciso largar a combinação para arrancar a chamada. Afinou, ficou melhor e poderá não evitar todos os falsos positivos, mas a grande parte, já não acontecerá.
Cá para mim o sistema até está a funcionar bastante bem, o pessoal farta-se de cair a fazer esqui.
A parte que funciona mal, é que as pessoas não percebem que têm de desativar a chamada automática após caírem.
Exatamente.
A sério?!! Nem um smile?!! Espero sinceramente que este comentário seja um typo error!!!
Uma coisa fundamental na sociedade em que estamos inseridos, é não brincar com os sistemas de emergência. Estes sistemas já têm os seus problemas e não precisam que uma empresa, seja multinacional ou nacional, lhes cause ainda mais.
Reconheço que a solução da Apple tem potencialidade, mas não pode estar a operar em roda livre causando um numero infindável de falsos positivos, deslocando meios e recursos que fazem falta numa situação de real emergência.
Se nas telecomunicações uma chamada de emergência perdida pode custar uma vida, o mesmo se aplica a uma chamada falsa.
Cumprimentos
Não faz assim grande sentido que dizes, pois a Apple não brinca em serviço. Prova disso estão todos os sistemas que disponibiliza para os seus utilizadores, desde o SOS Emergência convencional, até ao SOS Emergência via Satélite. Passando, claro, pelo alerta de quedas ou os casos de fibrilhação auricular. Portanto, tudo isto evoluiu, passou de uma etapa inicial, com alguns problemas de afinação, até à obtenção de estatutos, em estudo dedicados à qualidade destes sensores. Assim está a acontecer com este sistema de Deteção de acidentes. Vai ficar afinado e conseguir detetar os falsos positivos. E não tenhas dúvidas, a Apple chega lá.
Quanto aos falsos positivos, seguramente que as vidas salvas têm substancialmente mais peso que os problemas temporários e circunscritos que temos visto.
provavelmente nunca fizeste ski ou snowboard, se forem quedas a sério como acredito que sejam pois apenas estamos a falar 100 por mês, a acontecerem tipicamente em pistas vermelhas ou pretas, normalmente ficas sem skis e sem bastões e estás com nível de inclinação de 35% a 40% e não só vais ao trambulhão por ali abaixo como quando dás por ti e caso estejas bem vais andar preocupado em apanhar os skis e bastões para ninguém tropeçar neles e ter o mesmo fim, isto tudo caso estejas bem e não tenhas feito nenhuma lesão ou partido alguma coisa, e não se tiveres mesmo tido um acidente grave o 911 ou 112 não podem fazer nada por ti, tens de ligar para o numero de emergencia das pistas para ir lá um maqueiro ou de mota de neve ou nas pistas classicas (algo lindo de ver) um maqueiro a esquiar, em cenários criticos aí sim os proprios socorristas de pista chamam helicopetro para evacuação.
isto é só uma realidade, a do ski, existem N actividades onde seria semelhante ou até pior, quem tem de resolver o problema é a apple que não pensou convenientemente no produto e associou-o à vida citadina de palo alto.
como já referi acima:
“de qualquer forma eu sou da opinião que a apple devia rever esta funcionalidade e ter a detecção automatica do modo “extreme” onde por estares a fazer actividades extremas que possam sinalizar falsos acidentes o apena deveria despoletar uma chamada para as linhas de emergencia não após a falsa detecção de acidente mas sim após imobilização superior a 2 min após o dito acidente.”
o conceito da apple tem de ser invertido.
OK, concordo, mas a deteção de queda só está ativa por default a partir dos 55 anos. Nestas idades (55-65) deve de haver pouca gente nessas pistas.
A culpa é dos utilizadores jovens que ativam a deteção de queda manualmente.
por acaso estás enganado, desportos de inverno é algo relativamente caro, por isso tipicamente vês pessoas mais velhas com maior estabilidade financeira que logicamente por sua vez levam as familias atrás.
de qualquer forma estamos a falar do crash detection e não do fall detection.