Apple não quer os seus equipamentos reparados por terceiros
A reparação dos equipamentos das principais marcas são por norma caros e feitos pelas empresas. Sempre que se recorre a casas não oficiais as garantias são removidas e as marcas desresponsabilizam-se.
Agora, uma nova lei, que está a ser preparada no estado norte americano do Nebraska, abrirá a reparação destes equipamentos a terceiros. A Apple está, naturalmente, contra esta ideia.
O direito à reparação
Esta nova lei está a ser avaliada no estado do Nebraska e prepara-se para autorizar a reparação de equipamentos eletrónicos a qualquer entidade, removendo a proteção que existe e que leva os consumidores a terem de optar pelas 'lojas oficiais'.
Caso seja aprovada a lei, as marcas vão ter de fornecer todo o tipo de manuais e materiais para que a reparação seja feita por qualquer entidade, não podendo ser recusado.
A Apple está contra esta nova lei
Claro que a Apple está contra esta nova lei e, para tentar impedir que seja aprovada, já fez avançar os seus 'lobistas'. A empresa alega que esta nova lei vai abrir os segredos a qualquer atacante e que a propriedade intelectual será afetada.
Para além da Apple, outras empresas como a Samsung e até a John Deere, se mostraram contra. Outros grupos, onde a Microsoft e a Google estão presentes, estão a argumentar que esta abertura vai levar a problemas e que as regras de defesa dos consumidores podem não ser respeitadas.
As razões de quem quer esta nova lei
Os congressistas que querem aprovar esta lei alegam que a oposição destas marcas é baseada numa falsa moral e que apenas querem defender os seus lucros elevados, que obtêm com estas reparações, porque são caras.
Já no passado houve vários estados norte americanos a tentar fazer passar leis similares a esta, mas, na sua totalidade, estas acabaram por ser rejeitadas. Esta será, provavelmente, mais uma situação em que a lei acabará por não passar, fruto das pressões e dos lóbis das grandes empresas tecnológicas.
Este artigo tem mais de um ano
preparando a pipoca
“a oposição destas marcas é baseada numa falsa moral e que apenas querem defender os seus lucros elevados”, ora está tudo dito. No ramo Automóvel , e na Europa em particular, isto já se passou, foi aberto o mercado, e as marcas OFFICIAIS, nunca venderam tantos carros como agora, digamos que foi o melhor de 2 mundos, ganha o consumidor, ganha o prestador de serviços e ganha a marca.
Pois mas é Apple, aquela coisa que os outros SERVEM PARA PRODUZIR, desde que o preço seja baixinhooooo, mas nao servem para REPARAR.
“A empresa alega que esta nova lei vai abrir os segredos a qualquer atacante”, Esta é a parte humorística, certo !!! Segredos !! quais segredos ? A saída de áudio 3,5, que desapareceu, sabe-se lá para onde !! Ainda nao foi encontrada….que desolação. Entao que produz massivamente aquela coisa, nao sabe como funciona ? Sabe sim e bem, até faz clones e vende, antes dos oficiais saírem…..segredos…leva-os o vento como as palavras.
Há peças no iPhone que por questões de segurança só podem ser substituídas como deve ser se na reparação houver um novo emparelhamento/reconhecimento criptográfico interno. Permitir que qualquer pessoa tivesse como fazer uma substituição dessas reduziria a segurança dos aparelhos.
Sobre o ramo automóvel, uma diferença importante. A actividade das oficinas é muito mais regulada que uma loja de reparações electrónicas, não creio que um pequena “loja” gostaria de ter esse tipo de peso em cima.
Melhor? Lol
Título: “Apple não quer os seus equipamentos reparados por terceiros”
Nada disso – a Apple não quer é os seus equipamentos reparados fora dos “centros de assistência autorizados” – que são terceiros, com estas características:
https://support.apple.com/pt-pt/aasp-program
P.S. Já gora, tenham em atenção a Worten, com as venda do iPhone, promove um seguro para acidentes, não cobertos pela garantia, por exemplo, cair de grande altura e ficar partido – mas o contrato diz que podem ser usadas peças que não são originais. Há relatos de que quem ficou surpreendido e bastante chateado por receber um não-iPhone – nem a caixa, nem o ecrã eram originais.
Tens de ver que é uma lei a ser aprovada num estado norte americano. Não tem nada a ver com a realidade que temos em PT.
A realidade em PT é igual à dos EUA – onde se lê “centros de assistência autorizados” basta ler Apple Repair Center.
O que está a faltar é um elemento informativo no post – o direito à reparação implica que o proprietário do produto o possa reparar, não é apenas poder recorrer a uma qualquer empresa, certificada pelo fabricante ou não. Tal como acontece num automóvel, que posso levá-lo ao representante, à oficina da esquina ou reparação-lo eu. A questão é saber se em produtos como um smartphone, com componentes sensíveis, como as baterias e que podem ser hackados, se pode fazer o mesmo.
A política da Apple obriga a que apenas forneça peças originais aos centros de reparação autorizados. Com a aprovação de leis do “direito à reparação” teria de as fornecer, não só a empresas não certificadas, mas também a utilizadores – onde tem argumentado que os utilizadores ao querer reparar o botão on/off podem tornar o iPhone inutilizável ou que a substituir o ecrã podem cortar as mãos, ou que as baterias podem explodir. De modos que em vários Estados americanos esse tipo de “leis do direito à reparação” têm sido abandonadas. Provavelmente porque se considera que os “centros de assistência autorizados” são o melhor para os consumidores.
Isto das peças OEM, acho que é uma birra da Apple.
É possível hoje em dia, para quase todos os dispositivos, encontrar peças OEM, são mais caras que outro tipo de peças, mas a qualidade compensa
é por isso que nunca fiz um seguro desses. prefiro uma capa decente e ter sentido de responsabilidade. nunca parti nenhum telefone ou smartphone…
com certeza que não, ficas o dia todo a enfardar sentado no computador e a mandar postas de pescada no pplware…
Pois, mas aqui o problema é que os funcionários da Worten não informam que podem ser usadas na reparação peças que não são originais. Como ninguém está à espera disso, nem vai ler o contrato nas altura, deviam esclarecer. Depois cada um decidia. Assim – considero que estão a ser enganados. Pagar um seguro e depois ficar com uma espécie de iPhone não passa pela cabeça de ninguém.
Mas sera que a apple sabe isso ?
Pergunto isto porque colocaram me um ecran desses e paguem 100 euros nao fui informado que nao era original e agora esta a dar problemas quando o renicio e nao sei que fazer, ja tem 6 meses , mas dizem que a garantia disso sao 12 meses , agora tenho receio se inventam historias ???
Esses seguros de acidentes e roubo de telemóveis, hardware, consolas são uma banhada. Pagas por um serviço para seres roubado. Nós já temos muitos desses, a começar pelos bancos e acabar no IRS
A apple nao repara. Caso queiras recuperar dados de um iphone morto só recorrendo a terceiros. Vejam o canal youtube ipad rehab e luis rossmann…
Recuperar dados de um iPhone com os dados encriptados (e está encriptado qualquer smartphone com password de acesso logo que é bloqueado o ecrã) a Apple não tem como, porque não tem a chave de encriptação. O que tem isso a ver com reparação?
E quais são os terceiros já agora? É que se fala de o FBI ter conseguido (no caso do iPhone de S. Bernardino) mas terá pago milhões de dólares a uma empresa israelita.
… e está encriptado qualquer – iPhone – com password de acesso logo que é bloqueado o ecrã. A Google também se encaminhava para aí no Android – ficando também sem chave de encriptação, mas a encriptação não era automática, dependia do utilizador querer ou não, por ser menos eficiente e consumir recursos do smartphone.
MAs se a pessoa der o código é teoricamente possível recuperar dados dum iPhone “morto”, desde que o processador não tenha pifado.
Isso é falso.
A Apple Portugal já me entregou uma pen com todas as pastas que tinha no meu telemóvel (iphone 3) que se avariou e que me pediram mais de 300 euros para o repararem. Paguei 74 euros e picos, uma semana depois um estafeta entregou-me uma pen com as pastas todas que estavam no telemóvel dentro de uma caixinha da Apple… não dei o meu código de desbloqueio à empresa.
A realidade mudou, atualmente, estás a falar de um iPhone 3 😀 eheheh era fantástico mas não usava nenhuma encriptação.
Os modelos atuais, todos tem encrptação, se perderes o telemovel nao conseguem aceder aos teus dados, impossivel mesmo, nem o FBI consegue com facilidade.
A vantagem Apple e por isso pagamos mais, é nestas coisas, os exploits usados para aceder a esses dados vieram a publico passado umas semanas vai estar tudo corrigido para todos os telemoveis de à 5 anos para cá….por isso pagamos mais 😀
Isso foi há quantos anos, 7 anos? O sistema operativo e hardware mudaram muito desde então, a começar pelo nível de encriptação que leva a que a Apple não possa recuperar os dados sem que tenha o código.
Gratuita só se for em loja e para coisas simples. Porque ligando para a linha perguntam se tem o plano deles para ter apoio tecnico após o primeiro ano.
Eu sei porque trabalhei para a Apple em apoio tecnico e vendas.
Samsung reparou o meu portátil 1 ano após a garantia. E para aqueles que têm iPhone e dizem “se o meu avaria trocam por outro, nas outras marcas trocam a peça que está avariada”, o meu Huawei G6 estava avariado (nada de mais, era no microfone de gravar vídeo) e levei no último dia da garantia, deram-me um P8 Lite com 2 anos de garantia. Que vendi para comprar o P9 Lite.
Já tinha passado dois anos (mais uns quatro meses, pelo menos, depois da garantia) trocaram-me um iPod Touch por um novo (os iPod não têm reparação na garantia, são substituídos).
Que eu saiba a Apple, na prática, dá mais uns meses da garantia além dos dois anos. Também que eu saiba, várias marcas não são somíticas ao ponto de não esticar qualquer coisa aos 24 meses. Quando o período de garantia já acabou, embora não seja elástico, convém falar com o vendedor/marca para saber se aceitam fazer a reparação como se fosse na garantia.
Gratuita onde?
Tive o Iphone 3, quando tinha 27 meses, aquilo avariou. Fui à loja onde o tinha comprado, a Apple pediu-me 298 euros mais IVA para reparar o telemóvel. Acabei por pagar 74 para me darem uma pen com as informações que lá estavam gravadas.
Serviço de qualidade.
O valor era para te dar um novo, 298€ davam te literalmente um novo. Basta ires a uma loja tens la os preços tabelados, entregas o teu estragado pagas esse valor, dao te um NOVO.
É diferente das outras marcas, unica, embora nao seja perfeita, principalmente a partir do iphone 6 deram muitos problemas vidros partem com facilidade e retira a garantira.
a sempre um AMIGO que faz isso
A Apple tem razão, porque assim mantinha a qualidade dos seus aparelhos.
A realidade é que não disponibilizando as peças originais, os aparelhos acabam sendo reparados com peças sem qualidade.
Será que os tipos da Apple não conhecem o site iFixit? Há mais algum segredo para desvendar? Os preços dos materiais também são públicos, já fizeram RX aos processadores A qualquer coisa. Qual segredo há para desvendar?
O problema é que a maioria as peças android são não OEM, e com menor qualidade
Eu compro Apple exatamente por este tipo de políticas, jamais confiarei em reparações não oficiais.
Eu compro Sony porque nem preciso de politicas de reparação, simplesmente não avariam.
Ainda bem que os clientes continuam a entregar o seus produtos Apple para eu reparar. Exemplo orçamento Apple para reparar iPhone 6s ecrã 160€, eu faco por 105€.
Ecrã original?
Não existe ecrã original!
O que existe é vários tipos de qualidade A+++ e por ai fora…
“Ecrã original”, quer dizer ecrã LG, certo? Porque apple só de nome… 😉
O ecrã é mais do que o LCD. Tem o backlight, tem mais electrónica, tem o sensor touch, tem o 3D Touch, tem a laminação com o vidro, etc. Vários componentes integrados segundo o desenho desenvolvido pela Apple para os produtos.
@Antunes & @ Pérolas
Ecrã fabricado pela LG, pela Samsung ou outro, de acordo com múltiplas especificações definidas pela Apple e com controlo de qualidade da Apple – e diferente dos ecrãs que a LG ou a Samsung fabricam para outros smartphones.
Esse é o ecrã original de um iPhone. Essa de “Apple só de nome” parece que a a Apple compra o que houver … se não houver daqueles compra outros … Nada mais errado. Não fabrica hardware mas especifica o que quer.
Tendo em conta que várias empresas estão contra essa lei, a APPLE no título é só para gerar clics
Apple sem foi um absurno nos precos, onde eu compro 20 euros um ecra e mudo por mim proprio! youtube e melhor que livro de instrucoes
Compras um ecrã dum iPhone por 20 euros? Só se for um ecrã usado sem qualquer garantia.
http://ifixit.org/revolution