PplWare Mobile

Apple recomenda que não se usem cabos USB-C dos Android para carregar o iPhone 15

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Joao Luiz says:

    Ainda bem que tenho um cabo C do fone de ouvido da Sony, logo, posso usar #ironia

    • Castro says:

      A questão é que há vários Android de marcas chinesas que usam cabos USB-c com normas proprietárias para carregamento e isso pode dar problemas. Basta ler várias notícias de há alguns anos atrás.

    • Aves says:

      “Cabo android” foi o nome que o site Mobile China News lhe deu. Inclui toda a sucata à venda na China.
      O que a Apple diz é:
      “Pode carregar o iPhone com um cabo USB-C e um adaptador de corrente compatível com a norma USB-C, incluindo USB Power Delivery, como o cabo fornecido com o iPhone. Estes cabos e adaptadores de corrente são amplamente disponibilizados pela Apple – e outros fabricantes”.
      No LIghtning a Apple implementou a certificação MFI (made for iPhone/iPad) para os cabos de terceiros, são os que uso. No USB-C não há certificação (nem o chip que muitos garantiam que o iPhone 15 trazia para discriminar os cabos).
      Se os pinos nos cabos USB-C de terceiros estiverem ligeiramente desalinhados – aquece no carregamento

      • Rui says:

        A apple fez o MFI só para ganhar dinheiro era só os chineses pagarem a norma e já podiam vender à vontade ninguem verificava os cabos ahah O engraçado é que com isto apple ainda engana uns quantos parolos ahah
        Aquece? ahahah se com o “fast charging” do iphone aquece imagina com um fast charging a sério ahahhah

        • Aves says:

          Obtém-se a certificação MFI antes de iniciar a produção. Se é uma produção de terceiros não é exatamente o mesmo que a certificação pela Apple dos seus próprios produtos. Mas a Apple sempre garantiu que a certificação MFI era praticamente idêntica a “certificado pela Apple”. As marcas com cabos com certificação MFI sempre garantiram que era um processo exigente (também têm interesse nisso). E com isto, o que não faltou foi cabos Lightning fiáveis de terceiros.
          Obtiveram certificação MFI marcas conceituadas, umas mais conhecidas que outras como a Anker, Belkin, Amazon, Nomad, Griffin e outros.
          Se tivesse que comprar cabos USB-C era dessas marcas que continuava a comprar.

  2. francis Marcos says:

    Eu vou usar cabos do chinês 🙂 são tão finos e os telemóveis costumam carregar rápido

  3. Gerardo says:

    Eu faço ainda melhor e não uso o iPhone inteiro que é para evitar qualquer incompatibilidade

  4. TSSRK says:

    O cabo android faz aquecer o iphone? enquanto que o apple não? Grande treta do »tim cuck«

  5. iDespairing says:

    Eu uso carregamento wireless a anos e nunca fritou ovos.

  6. Hugo Santos says:

    Penso que é um alerta.para a maioria das pessoas, existem apenas cabos e para alguns se forem bonitinhos e auto enrolam melhor ainda. O cabo USB,tal como o HDMI ou de rede obedece a especificações que se tornam mais importantes a partir do momento em que mais energia conduzem quer seja para carregar ou transferir dados. Obviamente que à partida QQ dispositivo comprado na união europeia e importado regularmente traz acessórios conformes,mas a sucata que vem via AliExpress de marcas chinesas já trazem acessórios duvidosos, aliás até é aí que se vê a maior poupança de custos. Portanto faz sentido o alerta.

    Importa dizer que os acessórios de má qualidade tal como cartões de memória, baterias, carregadores,contribuem para danificar a experiência de utilizar o dispositivo e muitas vezes leva o consumidor a responsabilizar a marca do mau funcionamento, quando foi por uso de acessórios sem qualidades.

    Ainda me lembro dos PC do e-escolas que rebentavam as baterias porque os miúdos perdiam os carregadores e os país compravam daqueles universais manhosos.

    Dito isto,a Apple que inclua a bosta de acessórios nas caixas e deixe -se de tretas.

  7. Zé Gato says:

    Nada melhor que o MagSafe, e assim não há problema de cabos ser deste ou daquele.

  8. Lopes says:

    Deviam criar uma empresa de distribuição eléctrica para venderem i-electrons com a garantia de compatibilidade com os iPhones.

  9. Hugo Sousa says:

    Mas nem um pouco de técnica é mencionado???

    Os pinos de um cabo USB-c têm todos a mesma configuração, apenas varia em que uns não incluem os fios todos…

    Ou seja dos 24 pinos / fios possíveis, há de facto cabos que não incluem todos estes fios/ligações…

    Mas a configuração dos pinos é fixa….

    Mais uma maneira de gastar 20 a 30€ num cabo da marca com margens de 1000%…

  10. LR says:

    E cabos USB do WIndows, podem ser usados?

  11. Grunho says:

    Se os apple são assim tão frágeis e vulneráveis que nem um cabo USB-C genérico aguentam, então a solução é mesmo não comprar.

  12. Carlos says:

    aqui falam de Iphones… mas o meu pixel 6A nem do cabo do samsung galaxy anterior gosta e recusa-se a carregar com ele!

  13. Eduardo Silva says:

    Todos os posts de problemas no iPhone vêm chinês…deve ser só coincidência

  14. Luis Henrique Silva says:

    Até nisto há racismo empresarial…..

    • Aves says:

      Hã? Não sei o que entendes por “nisto”. Do que se sabe, numa ou mais lojas da Apple na China recomendaram a compradores de iPhone 15 que, se tivessem de comprar cabos USB-C, comprassem os da Apple, à venda na loja. Não conheço nenhuma loja em que os empregados não tentem vender o que têm na loja.
      Quanto à Apple não vai sai do registo que transcrevi acima: “Pode carregar o iPhone com um cabo USB-C compatível com a norma USB-C, como o cabo fornecido com o iPhone – e outros fabricantes”.
      Qual é a parte do racismo nisto? Só funcionam os cabos brancos?

  15. Oh says:

    Realmente não convém.. depois do smartphone pode começar a transmitir dados e a carregar muito mais rapidamente do que a porcaria dos cabos que metem nas caixas.
    Não convém.

  16. Victor says:

    Com a obrigação de ter USB-C, a venda de “dongles” e “cabos especiais” vai cair a pique.
    Como a ganancia de extorquir até ao ultimo cêntimo é obvia nesta nesta marca, não é de admirar que “convenientemente” apenas os cabos que vendem são bons, quando na verdade são iguais aos outros.

  17. Joaquim Santos says:

    Vamos deixar-nos de teorias e vejam a prática. Mais uma brilante desculpa da Apple. Já há um youtuber que fez teste a isso. Pesquisem! Há aqui muito leitores que têm medo da prática e alimentam-se em questões teóricas

  18. Pedro António says:

    A Apple gosta de complicar! Deve-lhe dar estatuto, exclusividade, não me toques que me estragas!

  19. Angelo says:

    Tanta preocupação com o ambiente, que nem incluem carregadores na caixa de telemóveis novos de mais de mil euros. Mas fazem questão que não se aproveitem cabos que os clientes possam já ter, lá vão ter de comprar mais e assim consumir mais recursos e produzir mais lixo…

    • Aves says:

      Diz isso à UE. Cabos Lightning é coisa que os utilizadores de iPhone têm em abundância – e que vão para o lixo porque obrigaram a mudar para USB-C (o que alguma vez tinha que acontecer, até porque a Apple já usa USB-C nos Mac e iPad há anos).
      Quanto ao carregador. Já tenho carregador USB-C para Mac há largos anos, dá para o iPhone 15 – para que queria outro? Carregadores com portas USB-A também é coisa que não falta, é só por-lhe um cabo USB-A/USB-C, que a esta altura também já é coisa que não falta. Quem quiser mais carregadores que os compre e pague à parte.

      • Angelo says:

        Está a por em causa que ter as coisas standardizadas poupa em dinheiro e recursos ambientais? Ou evitar monopólios pode ser melhor para a carteiras das pessoas?

        Quanto ao carregador, não contesto que já não faça parte do pack inicial do telemóvel. Contesto é a falta de coerência: querem poupar no carregador, mas não querem que nós poupemos nos cabos. E com os Pro incluem um cabo que será inútil para a maioria das pessoas, levando-as a ter que comprar outro cabo. Só não querem é que vamos comprar a outra marca ou utilizar um que já tenhamos.

        • Aves says:

          A porta USB-C 3.2 dos Pro permite velocidade de envio de dados de 10 Gbps – mas para isso exige que o utilizador compre um cabo compatível separadamente – da Apple ou de outro fabricante . Não estou a ver a maioria das pessoas a precisar dessa velocidade. Para a (larga) maioria é suficiente o cabo USB-C 2 que vem na caixa.

          • Angelo says:

            Por essa lógica, a larga maioria nem precisa da versão Pro… E quem precisa, de certeza que maior velocidade e carregamento mais rápido são expectáveis. Vão ter uma bela surpresa com o cabo fornecido. A Apple foi algo ardilosa: publicita que com o Pro, têm USB 3, mas nada dizem que o cabo só suporta USB 2.

            Os que acharem estranho a fraca performance, ficarão a saber que precisam de comprar mais um cabo. E é aí que entra a recomendação da Apple em não utilizarem outros cabos, que não as da Apple ou por ela certificadas. A Apple poupa um pouco no cabo fornecido (é tudo a multiplicar por vários milhões de vendas) e ainda quase que obriga os seus clientes a terem de comprar outro cabo. Não será em nome do ambiente esta estratégia, certamente.

            Não vejo como isto possa sequer ser defensável.

  20. João Pedro says:

    A apple tenta sempre achar alguma forma para “vos” meter a mão no bolso.. é por estas e outras que já fizeram.. que não tenho nem irei ter nenhum equipamento deles…!
    Já vi que existem queixas de elevadas temperaturas dos novos iphone 15 sem terem cabo nenhum ligado..
    Mais uma vez levaram com o barrete da apple e vão continuar a levar..!
    E quanto ao ambiente… outra treta.. bom é ver que há gente muita tapadinha e acredita.. na minha terra se diz que o cães nascem cegos.. mas é só quando nascem..! 😛 Já agora com isto não quero dizer que sou fã boy do Android.. eu sou fã boy é da minha carteira..!

  21. Rui Carriço says:

    Não sei o que é um cabo “Android”, aliás a sigla USB começa por Universal.

  22. ZERTO says:

    Mais uma anedota Apple. Bem se o ipad carrega a anos com os alegados cabos Android porque é que o iPhone é diferente?
    Das duas uma ou a Apple não cumpre o padrão ou então está a tentar com a venda de cabos culmagaf as perdas nas vendas já vistas no iPhone 15.

    Já agora se calhar é melhor não comprar equipamentos maxe in china como o próprio iPhone para não correrem riscos de serem enganados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.