Apple quer mudar a forma como chamamos a Siri para ser ainda mais simples de usar
A Siri é uma ajuda para todos os utilizadores do ecossistema da Apple, não se limitando ao iPhone. Esta ajudante virtual estará para receber algumas novidades em breve, para ser ainda mais simples de usar.
Para além de agilizar a sua utilização, a Apple quer que estas melhorias possam dar à Siri mais funcionalidades. Este é um trabalho que está a decorrer e que em breve poderá ser visto por todos os utilizadores.
Grandes mudanças da Apple
Com a Siri é possível aos utilizadores do iPhone, do iPad e até dos Mac darem comandos, pesquisar informações e até realizarem tarefas. Com uma simples instrução de voz, todo o processo torna-se rápido e dispensa qualquer intervenção física do utilizador.
Com uma simples chamada "Hey Siri" tudo acontece, acordando a assistente virtual, colocando-a em escuta. Daqui em diante basta verbalizar o que pretendemos. É precisamente aqui que a Apple estará a trabalhar, para tornar ainda mais simples este comando.
Comando mais simples para a Siri
Do que é avançado, a mudança passará por remover parte do comando, passando de "Hey Siri" para apenas "Siri". Esta poderá parecer uma alteração simples, mas que requer alterações profundas do lado da Apple, em especial no que toca à inteligência associada.
Além desta mudança, com o remover de parte do comando, a Apple quer também que seja possível dar comandos encadeados. Estes dispensam estar sempre a invocar a assistente, tal como a Google já o faz no seu assistente pessoal.
Dar ainda mais a esta assistente
Por fim, a Apple parece estar a querer alargar a presença da Siri fora do seu ecossistema, tornado-o capaz de se integrar com outro hardware e com outras apps. Aqui a ideia é aumentar a possibilidade desta assistente ser usada noutros contextos e com outros fabricantes.
Estas melhorias na Siri estão agora a ser desenvolvidas, apesar de não estarem ainda prontas a ser usadas, sendo testadas pelos funcionários da Apple. Espera-se que sejam tornadas públicas durante 2023 ou no ano seguinte, dependendo da sua maturidade.
Este artigo tem mais de um ano
No caso de português de Portugal, está esquecido!
Nem vale apena.
Era isso que ia comentar. Além de que a Siri será hoje em dia provavelmente a pior das assistentes virtuais! E já foi a melhor, mas o abandono por parte da Apple relegou-a para uma das piores senão mesmo a pior!
Concordo plenamente. Tenho aqui 2 homepods e estão configurados em inglês e sinto-me ridículo a falar para essa inutilidade numa língua que não é a minha.
No inicio o assistente SIRI era a melhor opção mas depois a qualidade tem vindo a decair com o passar dos anos.
E nem falar de quando há actualizações do iOS que parece que fica cada vez pior e perco uma parte dos meus atalhos!
+1
Alexa também poderia aprender comandos encadeados. É complicado ter que chamar ela 3x, quando poderíamos dar um comando só explicando tudo que ela precisa fazer.
Não lhe dou uso absolutamente nenhum, não quero usar em inglês, e em pt-br, não me soa nada bem.
lamentável que ao fim de tantos anos, ainda não tenha português de Portugal
Portugal é mercado insignificante para a Apple.
Não é assim tão insignificante. Essa insignificância está mais na cabecinha de algumas pessoas que pensam pequeno!
Google assistant, Cortana, Siri… Não sei que diabo têm os respetivos fabricantes contra nós – parece que o nosso dinheiro é diferente, sei lá – mas nenhum dos assistentes funciona devidamente em Português de Portugal. E ninguém parece incomodado com esse facto.
A sorte deles é que no que respeita à cultura e à língua nós portugueses somo demasiado “mansos”. Inclusive a Bixby também não está em português de Portugal, mas sim no horrível português do Brasil. E o mais caricato desta situação é que embora o mercado brasileiro seja maior do que o nosso, o poder de compra dos portugueses é muito superior à média brasileira.