Apple processada por violar patentes usadas na câmara do iPhone X
A utilização de tecnologia de ponta tem o risco de quebrar patentes e ideias de outras empresas. A Apple está, por norma, envolvida em processos deste género, na maioria dos casos do lado de quem se queixa.
Desta vez o cenário inverteu-se e é a Apple que se irá sentar no banco dos réus, por violar patentes na construção da câmara fotográfica do iPhone X e do iPhone 8 Plus.
As duas lentes que equipam a câmara do iPhone X não são uma novidade que a Apple lançou. Já outros modelos da empresa traziam este conceito e usavam esta tecnologia.
De acordo com o processo que está a decorrer em tribunal, a Apple terá usado no iPhone X e no iPhone 8 Plus a tecnologia que empresa Corephotonics patenteou para a utilização de lentes duplas numa câmara fotográfica.
Este é um caso que já vem a arrastar-se há alguns anos, desde que a Apple lançou o iPhone 7 Plus, onde estreou as duas lentes nos seus equipamentos.
A nova queixa da Corephotonics tem por base uma nova informação. A empresa terá tentado reunir com a Apple, no sentido de se juntarem para desenvolver esta tecnologia, evitando assim o confronto em tribunal.
Segundo a Corephotonics esta reunião aconteceu, mas sem o resultado esperado, tendo a Apple negado de forma total toda e qualquer parceria. Com esta resposta apenas restou à Corephotonics alargar o processo que já decorria ao iPhone X e ao iPhone 8 Plus, tendo por base a violação da patente.
O curioso deste processo é que a Corephotonics apenas conseguiu a atribuição desta patente em janeiro deste ano, muito depois do primeiro processo e da Apple lançar os seus novos modelos. Este poderá ser o argumento da empresa de Cupertino para anular este processo de forma total.
Este artigo tem mais de um ano
demasiadas noticias da apple para a quota de mercado q detem
No site da Corephotonics ao abrir o menu, o logo do facebook tem um X em cima xD
ahahha confirmo 😀
haha
É um “pequeno bug”, na realidade o link está por baixo (com um z-index inferior) do “X” que na realidade é um botão para o menu! Se removerem o botão depois de inspecionarem os elementos ficam com acesso ao link do facebook, mas não deixa de ser uma feliz coincidência 🙂
“O curioso deste processo é que a Corephotonics apenas conseguiu a atribuição desta patente em janeiro deste ano”
O importante legal disto é quando foi iniciado o processo e nao quando foi atribuida: o processo é submetido a análise e pode demorar vários meses.
Outro grande problema a nível mundial, em especial nos USA:
– é que muitas vezes pequenas empresas apresentam ideias inovadoras a grandes empresas porque iriam trabalhar com elas
– as grandes empresas em paralelo mandam os seus advogados investigar se a ideia que é boa está já patenteada e se legalmente podem “roubar” a ideia sem pagarem direitos
– se a ideia nao foi patentada desistem mas aproveitam-se da ideia sem dar um tostao à empresa pequena
Isto infelizmente acontece imenso, daí espionagem e direito empresarial serem áreas fortíssimas nas grandes potências mundiais. Nos países (demasiado) desenvolvidos a boa fé, honra, etc nao interessam para nada, interessa sim se legalmente se pode roubar / esconder / fugir aos impostos. Depois essas empresas apresentam lucros gigantes mas no entanto os trabalhadores poucos direitos tem, fadiga, burn-out, mortes no trabalho, suicídio, hipotecas, processos legais em cima (ainda por cima…) etc.
Eu conheco de perto a área e daí que países assim nao me atraem, quem quer capitalismo e andar pelos tribunais, psiquiatras, sem fins-de-semana ou férias sem estar agarrado ao telefone e pc, força.
nos estados unidos como em qualquer outro pais ou negocio!
até a padaria do ze, que pode ter uma tosta mista muito boa, pode ser roubada e melhorada pela pastelaria do alberto!
Ahahah, boa sorte… os advogados é que ganham…
Tem piada, se fosse outra empresa que estivesse em questão vinhas para aqui criticar 😉
bam bam bammmmm!!! como eu adoro o jeito da apple! “take what you need” thats it.