PplWare Mobile

Como recuperar espaço no Windows 10 depois da Atualização de abril


Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. Joaquim says:

    Bom dia,

    Após a atualização, o meu PC passou a mostrar uma partição (F:) com 500Mb de dimensão e diz ter apenas 45Mb livres. Devido a isso, sempre que ligo o PC diz que este tem uma partição quase cheia. Realizar esta operação resolve o problema?

    • Tens de identificar para que serve essa partição e entender se a deves ou não manter.
      Que ficheiros estão ai dentro? Para que serve? Quem a criou?

    • Vasco says:

      Essa partição foi originalmente criada durante a instalação do windows e contém ficheiros essenciais para o arranque do windows. É a partir dela que o windows faz o arranque e também é essencial para quem usa a encriptação do disco. Não estava visível, porque não tem letra atribuida. A actualização acrescentou informação na dita partição e despoletou os avisos de falta de espaço tendo atribuido uma letra à partição por esse facto. A unica hipótese de fazer desaparecer o aviso, é expandir a dita partição, mas só se existir espaço livre no disco que não esteja atribuído mas logo a seguir à dita partição. Se tentar encolher a partição de sistema para libertar espaço para essa partição reservada, não vai conseguir expandi-la. A unica opção de momento, é desactivar os avisos de falta de espaço e voltar a esconder a partição. A unica hipotese de se livrar disso verdadeiramente, é fazer uma instalação limpa num disco previamente particionado e formatado para que a instalação do windows carregue os ficheiros essenciais do arranque na partição de sistema em vez de criar essa partição reservada.

      • Ask Me says:

        Não é necessário formatar para resolver a situação dessa partição.
        Basta seguir estes passos (fiz nos meus 3 PCs da loja e no PC de casa):
        CMD –> Run as admin
        diskpart
        list volume
        select volume n (n = whichever number correlates to the extra drive)
        remove letter=R (Where R is the letter assigned to that disk)

        • Vasco says:

          Mas remover a letra da unidade impede o windows de continuar a emitir os avisos de falta de espaço na partição? se ele emitir o aviso não vai atribuir de novo a letra à unidade?

          • Ask Me says:

            Ele deixa de aparecer esse aviso após a remoção da letra e não provoca nenhum problema no sistema operativo.

    • Ask Me says:

      Para ocultares essa partição basta seguires estes passos:
      CMD –> Run as admin
      diskpart
      list volume
      select volume n (n = whichever number correlates to the extra drive)
      remove letter=R (Where R is the letter assigned to that disk)

  2. Joaquim says:

    Ah…. E realizar esta operação, infelizmente não liberta nada na tal partição F: apenas no disco C:

  3. José Ferreira says:

    Comigo tenho outro Problema, depois de fazer a actualização, ao reiniciar o computador fica com a tela preta e não reinicia mais,podem ajudar sobre este problema, estou farto de formatar o computador e o problema continua a persistir. obrigado ajuda por favor

  4. Tiago E. says:

    Como coloco as aplicações na mesma janela?

  5. Alberto Jesus says:

    Existe também a possibilidade de executar a “Limpeza do disco” e escolher a opção “Limpar ficheiros do sistema” e “Limpeza do Windows Update”

  6. maria vieira a atriz says:

    estou cheio de problemas com essa atualizacao especialmente nos jogos da steam solucao voltei a anterior problema resolvido

  7. Belmiro says:

    O W10 update de abril cria uma nova particao, maior, da particao protegida/recovery se a anterior for pequena. No meu caso em 2 PC com 256 e 512 GB SSD respetivamente, o SSD já tinha antes do update a particao EFI + C: (80 GB) + D: (com o restante feita por mim. Mal comprei os PC mudei o C para 80Gb e meti o restante no D:) + RECOVERY (800 Mb)

    No meu caso o update nao mudou nada que nao “comer” 26 GB ao fazer backup do W10 anterior por segurança.

    Minha sugestao:
    – reiniciar o PC
    – correr o Ccleaner
    – correr o Disk Cleanup (Limpeza de Disco) e escolher “limpeza de ficheiros de sistema” e escolher todos os items. Em HDD costuma demorar imenso… (nos meus SSD demorou uns 8-10 min)
    – reiniciar o PC
    – se continuar a apararecer a particao essa “F” ou “E” (= recovery nova):

    start a CMD console with admin rights and enter mountvol E: /D (onde o E: é essa drive nova)

    Em principio quando essa particao ficar escondida o Windows nao alerta para falta de espaço. O Windows só costuma falar de pouco espaço em partições visíveis.

  8. boss says:

    E eu fiquei sem o grupo doméstico e ainda não vi onde partilho a impressora que tenho no outro PC

  9. Paulo says:

    https://www.reddit.com/r/Windows10/comments/8gaewu/windows_10_freezing_post_april_update/

    Não esquecendo isto que é bem mais grave. Fiz clean install. Mas algo não está bem. Drivers atualizadas.

  10. HH says:

    Boas, esta atualizacao sera melhor fazer o download da iso e instalar de raiz ou usar o windows updatE?

  11. Diogo says:

    Ontem fiz a atualização sem qualquer problema, mas hoje já me apareceu por três vezes! um blue screen… Alguém sabe se está relacionado com a atualização e o que se pode fazer? Só mesmo formatando o pc resolvo esta situação, ou há outro método?
    Obrigado

  12. Agostinho Almeida says:

    Sou utilizador de sistemas operativos da Microsoft desde o Windows 95 e nunca falha, torna-se necessário fazer uma instalação de raiz do Windows 10 no mínimo uma vez por ano, devido aos updates da Microsoft e ao software de aplicação que é instalado em segundo plano, sem o meu consentimento. Já me aconteceu um pouco de todos os fenómenos estranhos que poderiam acontecer, desta vez não conseguia aceder a unidades de rede mapeadas, e não tinha permissões para aceder a Pastas em que deveria ter controlo total, assim como não era permitido por exemplo, guardar um documento de texto na pasta “Documentos”. Após verificar esses problemas, antes da intervenção, crio uma Pen USB de arranque com a versão mais recente disponibilizada pela Microsoft, e compro Keys em sites como por exemplo no Ebay ,onde comprei uma Key para o Windows 10 Pro por 2.5€ no ano passado , e desta vez comprei uma chave para o Office Professional Plus 2016 por menos de 2€!Contudo, como são Keys OEM, só podem ser utilizadas uma vez.

  13. João Chambel says:

    Boa noite,

    É normal o windows instalar automaticamente o local experience pack em Português de Portugal, visto o meu unico idioma ser Português de Portugal???

    Obrigado

  14. Mac says:

    Existe alguma forma de parar definitivamente com estas tentativas de actualização?
    HP Envy com Win10 Home V1703 compilação 15063.1058 está há 2 meses diáriamente a comer recursos tentando instalar a actualização mais recente e no final só diz ” algo correu mal 0x8004005 ” ou outros erros… Já usei o services e parei as Wupdates… também uso regularmente o Win Update Stop V1.3 Disable, mas repetidamente aparece a folha branca a dizer que o Win precisa das actualizações mais recentes e nunca conclui. WTF rrrrrrrrrr

  15. João Terra says:

    Também funciona procurando pela Limpeza de disco, eu faço a limpeza dessa pasta por ai e elimino outros ficheiros que não interessam

  16. HH says:

    o meu unico problema e algumas coisas ficarem meias desfocadas, sera por o ecra ser full hd?

  17. Alvaro Campos says:

    Uma outra forma de fazer a coisa e de até entender o que é feito:
    https://www.petri.com/free-disk-space-in-windows-10-automating-disk-cleanup

  18. Daniel says:

    O meu portátil passou a arrancar e de seguida ecrã azul. Tive de desinstalar

  19. Democrata says:

    “…Como recuperar espaço no Windows 10 depois da Atualização de abril…”

    É fácil, mude para o Linux.

  20. Pedro Costa says:

    O meu problema não foi solucionado…
    O que acontece é que eu formatei o pc (deixando os ficheiros pessoais intactos mas eliminando todas as aplicações) e este que antes só tinha 500 GB de 1T continua assim…sendo que os jogos todos do meu pc forma eliminados(era um bom número de jogos…todos acima de 20 GB).
    Como é que foram eliminados e mesmo assim não libertou espaço?

  21. CÁTIA CALADO says:

    mmm com essas respostas e comentarios ja estou assustada … pois com o ccleaner fiz ua analize de disco (pois nao via ficheiros) e puff apagou :(….. acabei de dar cabo do pc?

  22. Carla Diogo says:

    Bom dia, após um backup no meu pc renovo devido a um erro de actualização do próprio sistema a reinstalação do Windows 10 não avança dos 64% há 24 horas. Alguém me pode ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.