Apple prepara novos MacBook Pro e Air para este ano
Há muito que se espera que a Apple renove a sua linha de portáteis, dando-lhes hardware mais actual e até novidades a outros níveis. Os rumores apontam vários caminhos, mas até agora é apenas especulação.
Uma nova informação dá agora conta de que as novidades estão para breve e que vão incidir sobre os MacBook Pro e Air. E estas novidades não vão ser as únicas.
Um relatório muito completo da Bloomberg vem agora dar conta de várias novidades no mundo da Apple. Estas vão incidir sobre os portáteis da linha MacBook Pro e Air. Também o iPad vai ver novidades e até os monitores da Apple vão ser renovados.
Os novos MacBook
As primeiras novidades podem surgir já em Outubro e vão chegar na forma de novos MacBooks. A linha Pro e Air vão ser renovadas, com o objectivo de os tornar ainda mais finos, no caso do Pro, e com portas USB Tipo C, no caso do Air.
Para além disso espera-se que os novos teclados tenham um display LED sensível ao toque, no lugar das teclas de função, e que esta zona possa ser configurada para teclas de atalho ao gosto dos utilizadores. Vão ainda existir mudanças grandes no hardware utilizado, para dar a estes Macs ainda maiores capacidades.
Melhorias no iPad
Mais do que melhorar o hardware do iPad, algo que se sabe que irá acontecer para o ano, a Apple quer dotar o seu tablet de software ainda mais funcional. Para isso espera conseguir que o Apple Pencil possa passar a funcionar em qualquer lado e não apenas em algumas aplicações preparadas para o efeito. Esta novidade só deverá estar disponível no próximo ano.
Um novo monitor da Apple
Para além destas novidades, é esperado que a Apple lance também em 2017 um novo monitor para ligar aos seus equipamentos. Este deve ser criado em parceria com a LG e deverá ter uma resolução de 5K. Segundo a Bloomberg, este monitor terá sete vezes mais pixeis que uma televisão com 1080p.
Estas são as novidades esperadas para os próximos tempos para a Apple. Com o lançamento do novo iPhone já no próximo dia 7 de Setembro, terá então de surgir um novo evento, mais para o final do ano, para apresentar estas novidades das linhas MacBook.
Este artigo tem mais de um ano
Uau! Um ecrã touch no teclado… Gimmick!!!!
E que tal um ecrã principal com touch e com suporte para o pencil? Já não era sem tempo?!
Provavelmente continuaremos nos anos 10’s…
Também se poderia dizer que o ecrã principal com “touch” naquilo que é o MacBook Pro seria Gimmick. Só começa a fazer algum sentido quando o teclado deixa de estorvar e se pode usar o ecrã em ângulos mais naturais para “touch”, e claro com interface gráfico devido
O problema do MacOs eh mesmo esse, nao ter interface grafica para o touch, por isso eh que nem fazem ecras touch. Coisa que deveriam pensar nisso nao eh?! Mas como nao querem arriscar e vendem mais do mesmo…
A questão é que já têm sistemas operativos e aparelhos bem adaptados a ecrã Touch e não lhes faz muito sentido misturar no Mac isso.
No Mac o que faz mais sentido é optimizar o interface para ecrãs verticais, desktop/laptop, o que nem sequer exclui que se possam usar ecrãs com suporte para caneta para aplicações profissionais, quer seja da Wacom ou até o próprio iPad Pro.
*é
Por acaso parece-me bem essa solução. Teclas programáveis, com (possivelmente) icones o que pode ajudar em termos de produtividade, em especial, se detetar qual a aplicação que tem o foco e se ajustar de acordo.
Os ultrabooks windows com touch e o que? Gimmick. Alguma vez o touch screen e melhor que um touchpad da apple…nop
@MBP User, ainda gostava de perceber para que é que um utilizador de um portátil quer andar a borrar o ecrã com dedadas! e continuar a olhar para aquela imundice enquanto trabalha…há coisas idiotas e essa dos ecrãs dos portáteis com touch é o exemplo perfeito.
se fôr num tablet, em que se toca para passar uma apresentação ou registar um elemento numa aplicação e depois facilmente se limpa de imediato porque não há teclados a estorvar, ainda tem toda a lógica
Acho interesante ter essa possibilidade de touch e caneta. Eu finjo ser um DJ part-time com o meu Mac e há alturas que penso o jeitão que o touch me dava…
Mas espera… segundo @MLopes se calhar o MacBook é para apenas fazer de máquina-de-escrever… Se sujar o ecrã de dedadas, limpa-se! O cozinheiro não lava os utensílios após confeccionar a comida? Pelo amor da santa… Tens olhar um pouco mais fora da caixa.
Não percebo isto de quererem tornar tudo mais fino, qual quer dia andam com uma folha de papel na mão, ou isso desaparecem de vez
tornar tudo mais fino e leve tem alguma lógica desde que isso não seja feito à custa da funcionalidade ou, por exemplo, da autonomia.
agora fazer como nos telemóveis (novo iphone 7 por exemplo), em que se diminui sistematicamente a espessura de dispositivos já de si super finos ao invés de colocar baterias maiores para ter mais autonomia, já acho ridículo.
Tenho um lenovo X1 carbon com teclado touch oled… e detesto. Assim como todos os colegas que teem um.
No teclado querem-se teclas reais…
Não sei se percebi mal o teu comentário mas a zona touch é apenas uma pequena barra por cima do teclado, não é o teclado todo 🙂
Se a Apple aplicar o mesmo género de tecnologia usada no trackpad dos Macbook poderá continuar a dar a sensação táctil de comportamento mecânico. É esperar para ver.
Nem a sensação táctil simulada tem nada a ver com a de uma tecla (excluindo trackpad) nem a principal questão é essa, uma vez que é impossível simular o relevo das teclas, verdadeiramente importante para quem usa um teclado.
Confusa a primeira parte do teu comentário, dizes que a sensação não tem nada a ver mas excluis o trackpad da análise? Se dou o trackpad como referência para a sensação mecânica e a única implementação do género a este nível e com bons resultados, não tens ponto de referência alternativo para a tua afirmação tão taxativa contra a hipótese de usar tecnologia que a Apple aplicou no seu trackpad, ainda mais num portátil em que as teclas têm pouco “travel”. Tal como disse, é esperar para ver como sai.
Quanto ao relevo, sim é também uma questão importante na usabilidade, embora seja complicado imitar o relevo normal duma fila de teclas não é impossível criar algum tipo relevo que distinga as teclas. Ao longo dos anos têm aparecido patentes sobre esse género de questão.
Tenho um surface pro 3 (com ecrã “touch”) e um lenovo x1 carbon (sem ecrão “touch”). Gosto muito do lenovo, mas sinto muita falta do ecrã “touch”. Consigo trabalhar mais rápido com o ecrã “touch”, para além de ser muito mais confortável por exemplo interagir com algumas aplicações, para ler documentos e artigos na net…
Iphone 7 e novo Macbook venham eles! A guita está de lado já
Acho muito bem, dar todos os anos pelo menos 1000€ para isso, ganha-se bem em Portugal
1000 euros,”P” ?? Você deve estar é doido !! Só num novo iPhone são logo 700 euros e num novo MacBook são logo 1500 euros,pelo menos !! À partida,quem quiser comprar 2 “brinquedos” novos como estes bem pode dizer adeus a 2200 euros(mais de 440 contos na moeda antiga !!). Livra,só mesmo para quem não tem que fazer ao dinheiro !!
Primeiro não tens nada a ver com o dinheiro que ele gasta, o dinheiro é dele, logo o “ganha-se bem em Portugal” é desnecessário;
Segundo não sabes se ele compra todos os anos ou se o computador atual dele já tem anos e o iPhone também.
Terceiro só um Mac é mais de 1000eur, por isso não é pelo menos 1000eur, é bem mais do que isso (tendo em conta Macbook + iPhone).
Last month ESET researchers wrote an article about a new OS X malware called OSX/Keydnap, built to steal the content of OS X’s keychain and maintain a permanent backdoor. At that time of the analysis, it was unclear how victims were exposed to OSX/Keydnap. To quote the original article: “It could be through attachments in spam messages, downloads from untrusted websites or something else.” During the last hours, OSX/Keydnap was distributed on a trusted website, which turned out to be “something else”. It spread via a recompiled version of the otherwise legitimate open source BitTorrent client application Transmission and distributed on their official website.