Apple, o que se passa com o AirPower?
Ontem à tarde a Apple apresentou três novos iPhones e o Apple Watch Series 4 no seu evento especial de lançamento de hardware. Durante as duas horas não mencionou iPads, Macs, AirPods nem o AirPower.
Há um ano, também no dia 12 de setembro, a Apple mostrou-nos o AirPower pela primeira vez; um carregador Wireless e uma solução elegante que permite carregar vários dispositivos simultaneamente. Mas afinal onde é que ele está?
Onde está o AirPower?
Já passaram doze meses desde que a Apple nos falou no AirPower e desde então tem adiado sucessivamente a sua chegada ao mercado. Segundo se sabe, o projeto tem-se revelado mais exigente do que aquilo que inicialmente se esperava.
Não há dúvida que a Apple está interessada no carregamento Wireless. Aliás, os novos iPhones têm carregamento wireless. Por isso, neste momento, é da responsabilidade da Apple fornecer uma solução prática e rápida aos utilizadores dos produtos que estão preparados para esta tecnologia. Mas, ainda não chegou ao mercado.
Existem muitos carregador wireless por aí, é certo. Mas o que a Apple está a tentar com o AirPower é bem mais complexo e não passa apenas por colocar vários carregadores Qi num tapete. Para além disso, esta é a solução que todos os utilizadores dos mais recentes produtos da Apple procuram: simplesmente pousar os dispositivos todos juntos sem ter que fazer mais nada.
Tanto tempo…
Sem a Apple dizer nada acerca do AirPower é impossível perceber por que é que o dispositivo está a demorar tanto tempo a chegar ao mercado. Carregadores wireless de outras marcas continuam a aparecer e cada vez mais se vê dispositivos de grande qualidade. Com todo este atraso, a Apple está a ficar para trás e a perder algum terreno.
Tendo em conta o desafio que o AirPower está a revelar ser, faz sentido que a empresa de Cupertino esteja a ser mais cuidadosa. Claramente, a Apple anunciou o dispositivo sem ter uma visão clara dos obstáculos que ainda seria necessário ultrapassar antes de colocar o dispositivo no mercado.
Para além disso, no final do evento de ontem, a Apple apagou do seu website quase todas as referências ao AirPower. Esta foi a única que conseguimos encontrar.
Conclusão
É possível que a Apple fale do AirPower ainda este ano; talvez num evento em outubro, onde se espera que a empresa apresente um novo iPad Pro, MacBook e Mac Mini. Mas, para já, parece que a Apple não quer falar do AirPower e pretende que o público se esqueça que alguma vez o viu.
Este artigo tem mais de um ano
Concordo… é algo que com o Jobs possivelmente não aconteceria. Divulgar produtos e não ficar disponível em tempo “útil”. Possivelmente estão a ter lacunas, e sendo asssim mais vale nem sequer venderem. Mas, algo se passsa com esta “solução” Apple que não chega. Não me faz falta e dificilmente compraria, mas que é estranho é.
Estão à espera que outros gastem o necessário para desenvolver a solução que lhes agrade para depois copiarem, quer dizer, melhorarem… E no fim ainda dizem que foram os primeiros porque já está anunciado há mais de um ano 😀
Tens o exemplo do Samsung Wireless Charger Duo
Outro exemplo é a novidade de última hora do dual sim standby.. novidade da apple, é mais isso..
A Apple ficou em 2012, é la que os seus fanboys se sentem confortaveis.
Se a apple ficou em 2012 como ficariam as outras marcas?
“simplesmente pousar os dispositivos todos juntos sem ter que fazer mais nada.”
Mas eu já faço isso há uns 2 anos!!! Que cena… incrivel…
Essa coisa de que a Apple está a preparar algo nunca antes visto, etc., etc., é uma balela pegada.
Como alguém já disse, a Apple está à espera que as coisas evoluam nesta área, que surjam novas empresas com tecnologia nova nesta área. Depois, compra a empresa e diz que inventou o sistema.
Se não conseguem meter nada de inovador no mercado, podiam muito bem meter uma base simples com 2 ou 3 luzes a piscar. Os isheeps compravam na mesma e iam desenvolvendo a idea da tal base “nunca antes vista” com o tempo.
A Apple não mete uma base À venda porque está a borrifar-se para o consumidor. Lança equipamentos com a tecnologia e depois não fornece os acessórios necessários?!? Que treta de empresa é esta?!
Seja como for, eu já carrego o meu iphone com uma base, mesmo que a apple lançasse esse produto fantástico não o ía comprar na mesma, porque no fim, será apenas uma base de carregamento como as outras.
Curioso é escutar os fãs da marca a dizerem que são inovadores e que isto câmaras muitas câmaras, resoluções, montes de RAM e cores são coisas do Android e a Apple não precisa disso. Uns anos depois a Apple faz o mesmo. Talvez o carregamento sem fios apareça em 2020…lol
x2
Carregas todos os teus dispositivos juntos ha uns 2 anos? Que dispositivos (plural) tens??
A malta que critica a RTP é a mesma que de bom gosto paga à operadoras para ver a CM e Sport TVs e ainda se acha com moral superior. É para rir!
Muito bom comentário, e dentro do tema… foi bom para rir um bocado
Até nisto a Apple copia os outros… mormente a LG! Ahahahah…
essa pergunta devia ter sido desde 2012 ate agora o que se passa afinal com a Apple
Enquanto utilizador Apple (no iPhone), tenho de dizer que me parece que a Apple está a ficar algo desorganizada. Ontem assisti à Keynote (não por ser fanboy, simplesmente por interesse, fiz o mesmo com a apresentação do Note 9, e com outros dispositivos android) e fiquei com a sensação que praticamente ninguém estava preparado para os discursos. Via-se claramente eles a lerem tudo, aliás, houve inclusive momentos em que a câmara apanhava os ecrãs com os textos que eles estavam a ler. Acho isso muito mau, estar a falar do orgulho de se fazer algo, e como se pretende inspirar, e ser preciso ler isso… Soa a falso.
Um grande problema da Apple, neste momento, é que o iPhone é responsável por mais de metade dos seus rendimentos… E isso é um erro colossal, nenhuma empresa pode estar dependente de um só produto. E acho que se tem vindo a notar um maior nervosismo da Apple. E depois, lança-se um iPhone que, a meu ver, tinha todo o potencial (Xr), a um preço, por cá, semelhante a um Huawei P20 Pro, por exemplo, e com um ecrã com resolução pouco superior a 720p, com uma densidade de pixeis igual ao meu 6s (embora seja Liquid Retina, bla, bla…). A sério? 879 euros (preço base, 64gb de armazenamento)??
No ano passado fiquei com a sensação que o iPhone X foi lançado à pressa, uma vez mais, pela pressão da Apple em renovar a imagem do seu produto essencial para a sua facturação, e o Airpower é mais um exemplo de toda essa urgência: tiveram simplesmente que anunciar, uma vez que toda a gente já andava a falar de carregamento sem fios.
É só a minha opinião.
A Apple tem estado cada vez menos dependente do iPhone e isso tem sido um trabalho brilhante de Tim. Quanto a preços, estão dentro do costume e com certeza vao ter o mesmo sucesso de vendas.
Criticam a organização, a falta de atenção ao detalhes que antes tinham, etc. mas a verdade é que continuam a comprar tudo o que deitam cá para fora custe o que custar.
Os OEMs Android idem, gozam com o Notch, com a ausência do Jack, etc. mas depois espetam as mesmas caracteristicas nos seus equipamentos.
É por causa destas massas que a Apple ocupa a posição que ocupa e tem a fama de visionária (mesmo que vá buscar coisas que em outros SOs eram realidade em 2013 e até antes – o Focus posterior nas fotos, Driving Mode, Dark/Light Mode, etc). Mesmo na actualidade, chegando depois ficam rapidamente com a fama de “inventores” – quantas pessoas lembram-se que o Essential Phone tinha Notch antes do X?!
Conseguem transformar tudo na Next Big Thing, e os adversários tratam logo de realçar essa fama errada apostando em força no processo de cópia.
A única coisa que lamento é observar que a industria funciona como um todo, e com a Apple sempre a definir novos tectos de PVP nestes equipamentos e os outros a copiarem nos seus FlagShips, em 2020 deveremos ter equipamentos a 2500€ impedindo o comum dos mortais de ambicionar um FlagShip.
Pior, os preços continuam a subir quando continuamos sempre a ter mais do mesmo estando constrangidos sempre à mesma UX. Temos melhores camaras, mais processamento mas continuamos sempre presos naquele “pequeno” ecrã.
A Apple continua a inovar e vai apresentar fast charging com os ipads em outubro
Para a próxima é que vai ser! Fé!
Como ó Sporting … lol
Fast charging? Nunca ouvi falar, isso é mesmo o que? a Apple deve andar a trabalhar em segredo nisso.