Apple pediu desculpa e define melhorias para a privacidade dos utilizadores na Siri
Durante as últimas semanas têm surgido informações de violações de privacidade das grandes empresas de tecnologia. Estas estão há anos a ouvir as conversas dos seus utilizadores, muitas vezes sem o seu conhecimento ou autorização.
A maioria delas agiu de imediato, interrompendo estes processos, mas sem dar mais informações. A Apple reagiu agora e pediu desculpa aos utilizadores. Definiu também novas regras para a recolha destes dados pela Siri.
Do que se sabe, era prática na indústria a recolha e processamento das conversas que os utilizadores têm com as assistentes virtuais. Estas eram usadas para melhorar os seus sistemas, tanto na interpretação como nas próprias respostas.
Novas regras de privacidade para a Siri
O problema, para além da privacidade, estava também no facto destes dados serem ouvidos e transcritos, muitas vezes por funcionários de empresas contratadas. Estes não têm nenhum vínculo e obrigação com a empresa que recolheu os dados.
A forma que a Apple encontrou para controlar esta situação e garantir a privacidade foi agora revelada. Esta empresa compromete-se a eliminar todas as gravações da Siri, usando apenas as transcrições. Estas passam também a ser feitas de forma automatizada e sem a intervenção humana.
Além disso, a Apple garantiu que apenas os seus funcionários vão ter acesso às gravações dos utilizadores, procurando eliminar as escutas inadvertidas. Da mesma forma, também apenas os utilizadores que o pretendam é que vão participar neste processo.
A Apple pediu desculpa aos utilizadores
A Apple admitiu também o seu erro e pediu pode isso desculpas aos utilizadores. Segundo a empresa, e depois de avaliar o processo, perceberam que não estão a cumprir os seus padrões de privacidade. A empresa vai manter o programa de classificação parado por agora.
Com estas medidas a Apple parece garantir ainda mais condições para a privacidade dos utilizadores. Ou seja, são adições a outras já conhecidas da Siri, que impedem o envio das mensagens para fora dos dispositivos ou o envio das comunicações sem dados pessoais e anonimizadas.
Este artigo tem mais de um ano
“What happens on your iPhone, stays on your iPhone”
É o que dá as pessoas acreditarem de forma cega naquilo que qualquer empresa/corporacao afirma.
Eles podem dizer o que quiserem que os tolos comem e ainda batem palmas.
(Isto é para todas as empresas, seja Apple, M$, Google, Amazon, etc)
Tal e qual.
Como tenho dito muitas vezes por aqui, há muito por onde pegar pela Apple e estas questões são caso disso.
To late.
Para quê?
Para alterar um comportamento que outros nem se dignam a alterar?
A… A…. Ap… “Apple pediu desculpa”?
A Apple não pede desculpa aos seus clientes. Pedir desculpa é admitir erro. A Apple não admite erros. Para a Apple, o erro reside sempre no utilizador.
Mas neste caso o erro é 100% do utilizador. O utilizador cometeu o erro de confiar numa grande empresa.
Tens estado desatento.
A Apple já pediu desculpas várias vezes, quer literalmente quer desculpas indirectas, através de mudanças de comportamentos, que deixa implícito um reconhecimento de culpa.
Contudo, pelo menos alteram comportamentos de acordo com a revolta do público. Nisso a Apple está a milhas da maioria da maioria das outras corporações e é enganador perpetuar o mito do contrário.
O problema é a malta não ver a realidade e desviar o assunto.
O assunto não é a Apple pedir desculpa ou não. O assunto é que não deveria sequer de ter de pedir desculpas, principalmente num comportamento que contraria toda a posição pró-privacidade que têm tomado ultimamente.
Isso deveria deixar claro que é como diz o Toni da Adega, confiar num fabricante, qualquer ele que seja, é culpa do utilizador.
Mudanças de comportamento não é um pedido de desculpas.
Isto é um pedido de desculpas:
“(…) Samsung Electronics, shared detailed results of the investigation and expressed his sincere apology and gratitude to Galaxy Note7 customers (…)”
Uma press-release da Apple deste gênero não é um pedido de desculpas, é sim, deixar de omitir já que foram apanhados…
Comparar o Note 7 a isto – não é demais???
No Note 7 recolheram as baterias, porque andavam a explodir. Recolheram-nos, substituíram as baterias, devolveram-nos – mas continuaram a explodir.
Tiveram que fazer uma segunda recolha e destruí-los. Para alguém que não os tivesse entregue, fizeram uma atualização de software que os tornou inúteis.
E a questão é a diferença entre “sincere apology” (Samsung) e “we apologise” (Apple)?
Quem trouxer o Note 7 à baila tem que pensar duas vezes 😉
Esquece o caso Note 7 em específico. Isto foi meramente um exemplo que onde numa press-release há um pedido de desculpas. Posso te arranjar mais exemplos de casos pequenos. Ex: https://www.lg.com/us/public-notices/mobile/lg-mobile-optimus-facebook-posting
Se a gigante bilionária Apple sublinha claramente a sua posição face à privacidade e é apanhada assim, não é de admirar que a mesma toma estratégias defensivas.
O teu ponto continua a ser erróneo. Estás a reforçar que a Apple nunca pediu desculpas, o que não é verdade. E para isso estás a comparar com desculpas de outros fabricantes que, após desculpas, nem sequer mudam comportamentos, pedem desculpas e continuam com as mesmas práticas.
De toda a forma o ponto maior aqui é de que a Apple, no grande plano de asneiras, é mais correcta que muitos outros, fazem asneira e alteram comportamentos.
Contudo, não quer isso dizer que sejam uma empresa modelo. Apenas são menos más que as outras. São todas trastes.
Mas onde é que está o pedido de desculpa (“we apologize”)?
O que a Apple diz (link do 5º § do post) é:
“Sabemos que os clientes ficaram preocupados com os recentes relatos de pessoas ouvindo gravações de áudio do Siri como parte de nosso processo de avaliação da qualidade da Siri – que chamamos de classificação. Ouvimos as suas preocupações, suspendemos imediatamente a classificação humana das solicitações do Siri e iniciámos uma revisão completa de nossas práticas e políticas. Como resultado, decidimos fazer algumas alterações no Siri “.
Quando se vai ao encontro das preocupações dos clientes, o que qualquer empresa deve fazer, está-se a pedir desculpa ou, apenas, a dizer que se vai fazer melhor?
Está bem explicito: “As a result of our review, we realise we haven’t been fully living up to our high ideals, and for that we apologise.”
O.K.
Fica-lhe bem. Resolver o assunto ficou melhor.
Mas como é que acham que se fazem os assistentes pessoais ? Como acham que são aprimorados de forma tão rápida? Não conhecem os fundamentos da informática e depois queixam-se da privacidade. A privacidade está no utilizador. A partir do momento em que dela abdica (o tal sim a tudo que o aparece no écran) o utilizador expoe-se e aí acabou.
+1
Isso são duas associações de ideias não relacionadas.
O modo como o utilizador abdica da sua privacidade e o modo como os assistentes virtuais funcionam são duas coisas distintas, não relacionadas. Ou seja, uma não valida a outra.
E é perfeitamente válido que os usuários dos iPhones ainda menos tivessem feita uma associação dessas, devido à constante publicidade da Apple em que, dizem, valorizar a privacidade. E até o fazem em muitos aspectos. Só que muito menos do que deram a entender.