Apple: Mais um trimestre único com novos recordes de vendas do iPhone e Mac
Seguindo uma tradição que vem a tomar há vários anos, a cada novo trimestre que passa, a Apple apresenta novos máximos nos seus produtos. Os valores acumulam-se tanto para o iPhone como para os Mac, iPad e outros serviços.
A apresentação dos resultados referentes ao início de 2022 mostram isso e a Apple teve mais um trimestre único com novos recordes de vendas do iPhone e Mac. Há quebras em algumas áreas, mas que facilmente são superadas por outras.
Trimestre traz novos recordes de vendas
Os últimos anos têm mostrado um crescimento único da Apple, a cada novo trimestre que passa. A gigante de Cupertino tem conseguido superar todas as limitações que o mercado atualmente tem e os números de produção não param de crescer.
Foi isso que o primeiro trimestre de 2022 trouxe, segundo a apresentação de resultados da Apple. Registou 97,3 mil milhões de dólares de receita no 1.º trimestre, o que é um aumento de 9% face ao mesmo trimestre do ano passado. Há ainda a registar um lucro de 25 mil milhões de dólares.
Estes números marcam recordes de receita no trimestre para suas divisões iPhone, Mac e Wearables / Home / Accessories. Os vários serviços da Apple cresceram para um novo recorde de 825 milhões de assinantes e as vendas do Mac continuaram a crescer. Apenas houve uma desaceleração nas vendas do iPad, que caíram ligeiramente.
iPhone, Mac e Serviços cresceram neste trimestre
Os resultados mais expressivos vieram mesmo de áreas onde a Apple já nos habituou a ter vendas elevadas, mesmo sendo seguidas agora de trimestres anteriores muito fortes.
- iPhone: 50,5 mil milhões, acima dos 47,9 mil milhões no mesmo trimestre do ano passado
- iPad: 7,6 mil milhões, abaixo dos 7,8 mil milhões do mesmo trimestre do ano passado
- Mac: 10,4 mil milhões, acima dos 9,1 mil milhões do mesmo trimestre do ano passado
- Wearables, Home e Acessórios: 8,8 mil milhões, acima dos 7,8 mil milhões no mesmo trimestre do ano anterior
- Serviços: 19,8 mil milhões, acima dos 16,9 mil milhões no mesmo trimestre do ano passado
Depois de ter antecipado um aligeirar dos problemas da cadeia de distribuição, a Apple acabou por ter de rever este cenário graças a novos problemas na China. Ainda assim, a marca conseguiu crescer em áreas como os Serviços, área que se destaca cada vez mais.
Novos desafios para o futuro da Apple
Estes valores agora apresentados surgiram num trimestre onde a Apple revelou várias novidades importantes. Tivemos o surgir do iPhone SE (terceira geração), as novas cores do iPhone 13 e iPhone 13 Pro, o poderoso Mac Studio e o monitor externo 5K Studio Display.
Além disso, a Apple vai agora entrar num novo ciclo de novidades, o que poderá elevar ainda mais estes valores agora apresentados. As novas versões do iOS, iPadOS, macOS, watchOS e tvOS vão surgir na WWDC em junho e as entregas dos restantes produtos devem acelerar.
Com vários desafios presente, a Apple terá em breve mudanças relevantes. As questões da App Store e do iPhone, podem obrigar a carregar apps de outras lojas, algo que a empresa vai certamente lutar contra e que poderá mudar este ecossistema completamente.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Apple
Neste artigo: Apple, iPhone/iPod, Mac Os, serviços, trimestre
Para quem andou a dizer que as vendas da Apple iam cair, isto cala o autor do artigo…
É que a Rússia já arranjou forma dos produtos Apple serem vendidos no país…
Quando quiserem perceber algo sobre a Apple, sigam os relatórios dos investidores…
O resto é treta.
A Apple só apresenta resultados menos positivos se quiser. Com tanta oferta, tantos mercados onde apostar, onde criar promoções, vendas cruzadas, só se quiser é que não bate recordes. Basta querer.
Não foi isso que comentou quando publicou uma “ notícia “ aqui mesmo, em que referia que a Apple ia reduzir a produção do iPhone SE 3.a geração e mais alguns produtos…
Assumir que erramos é nobre…
Pelo que vejo do Senhor, nunca assume que erra!
Mas a Apple não é apenas o iPhone caro Tiago 😉 pensar dessa forma é um erro crasso. A Apple tem muitos produtos para poder aumentar a receita, se eventualmente os números caírem de um qualquer segmento. Se o iPhone baixar, aumentam-se as vendas (com várias ações), nos Macs, nos iPads, ou noutro produto. 😉 eu não errei, porque números oficiais só a Apple os tem 😉
Óbvio que a Apple é todo um universo de dispositivos…
Sobre os números oficiais sobre a empresa, sendo uma empresa cotada em bolsa, os seus acionistas tem acesso aos dados das vendas, só assim a empresa valoriza…
E a Bloomberg não larga a empresa, e está constantemente em cima do assunto!
Tiago Rodrigues +1
Se algum dia “ esta gente “ que apenas partilha boatos que aparecem em sites ditos especialistas na área, lessem um relatório dirigido aos acionistas da Apple sabiam o que é o tal produto Estrela da empresa!
O iPhone representa quase 60% das vendas.
Afirmar que a empresa vai reduzir a sua produção, é o mesmo que dizer que os acionistas vão ter perdas enormes…
Mas também “ esta gente “, os tais especialistas em boatos, aposto que nem sabem o que é pegar numa ação de 900€ e dividir por 10…
A Apple tem feito isso nos últimos 10 anos, por isso detém um cash-flow invejável e é extremamente rentável investir na mesma!
Mas não vou dar aulas de macro-economia…
Obrigado Sr Márcio por me ter percebido!
Cumprimentos
Reduzir produção é o que a Apple faz todos os anos alguns meses depois de lançamentos. Reduzir produção é o que a Apple faz de vez em quando para ajustar a sua produção ao nível de procura, quer seja apenas para um determinado modelo quer seja no global, já que produzir para depois não vender acarreta muitos mais custos.
É fácil de ver que já houve anos em que as vendas anuais de iPhones cairam face ao ano anterior e mesmo assim isso não foi um problema para os accionistas. Há muito mais a afectar o preço das acções do que o nível de produção de iPhones em determinado momento, sendo que as vendas de iPhones, apesar de ser o que tem maior impacto, têm actualmente menos peso nas contas da Apple do que tinham há alguns anos atrás. Essa perspectiva revela uma maior diversificação de fontes de rendimento, o que altera positivamente a visão dos accionistas para o futuro, e por sua vez o mercado de acções.
Sim, tem razão…
Um dos produtos que tem sido a chave do sucesso da Apple nos últimos tempos são os airpods… as vendas dos mesmo são surreais…