Apple já permite pagamentos externos em apps como Netflix ou Spotify
Ao longo dos últimos anos muito se tem falado da forma como as empresas como a Google a Apple gerem os pagamentos de apps através das suas lojas, arrecadando uma boa fatia de comissões, principalmente depois do caso Fortnite. A pressão exercida pelos programadores, utilizadores e autoridades tem trazido mudanças importantes e há agora mais novidades.
Depois de a Google ter anunciado testes com sistemas de pagamento externos através do Spotify, a Apple chegou-se também à frente e já permite pagamentos externos em apps como Netflix ou Spotify, integradas na categoria de apps de "leitura".
Netflix, Spotify e outros serviços semelhantes agora poderão adicionar um link nas suas apps para iOS, direcionando os utilizadores aos seus próprios sites de forma a gerir as contas e respetivos pagamentos.
Apple permite pagamentos externos em apps como Netflix ou Spotify
Segundo a Apple, as denominadas "reader" apps (ou aplicações de leitura), são aquelas que "fornecem conteúdo adquirido anteriormente ou assinaturas de conteúdo para revistas digitais, jornais, livros, áudio, música e vídeo".
Há que recordar que, no ano passado, a Apple já o havia permitido em apps relacionadas com imprensa adicionassem estes links de gestão das subscrições e pagamentos, como parte de um acordo com a Comissão de Comércio Justo do Japão. A medida anterior era limitada a alguns serviços, mas agora a Apple abre essa possibilidade a todas as apps que considera serem de leitura.
Para tal, os programadores das apps terão que solicitar acesso ao programa de autorização de conta de link externo, antes de poderem adicionar links na app.
Embora esta alteração dê aos programadores uma forma de evitarem dar à Apple as comissões de 15 a 30%, a empresa ainda receberá comissões por compras dentro da própria app, caso o serviço o ofereça.
De recordar que há uma semana a Google iniciou também um programa de testes com sistemas de pagamentos externos através do Spotify.
Este artigo tem mais de um ano
Pois é….
Agora, já conseguem ver resultado do processo da Epic vs Aplle? Para os que diziam que não sabia do que falava ou estava doido…. Os resultados começam a aparecer. A ação e reações da Epic nunca foi para ganhar no emediato, mas sim para fazer” brain storn” e dar os resultados que ja se notam e irão ser mais acentuados ainda.
Muito antes da ação da Epic já se podia pagar à Netflix ou à Spotify e a apps e-reader (e outras) diretamente, sem pagar comissões à Apple.
Procedimento: através do browser, ir ao site da Netflix, Sopify ou e-reader, fazer a assinatura /pagar o e-book e o streaming corre normalmente / decarrega o e-book na app.
O que muda agora, para esses apps, segundo o post: “poderão adicionar um link nas suas apps para iOS, direcionando os utilizadores aos seus próprios sites” – via browser ? – “de forma a gerir as contas e respetivos pagamentos.”. Ou seja em vez de se abrir o browser para ir ao site, a app tem o link para o respetivo site.
Isto para apps de streaming de audio e vídeo. Nada tem a ver com apps de jogos ou outras.
MUIT mesmo que o impacto do processo da Epic vs Apple seja só esse já é enorme para este tipo de aplicações, tu não fazes ideia das limitações que a Apple coloca neste tipo de apps, por exemplo a Linus Media Group tem uma plataforma de streaming Floatplane eles falam várias vezes durante o Wan Show sobre as limitações que a Apple lhes impõe para a app ser aceite, por exemplo quando instalas a app tens apenas um formulário para fazer login, não podes colocar uma opção para criar conta porque senão tens que usar o método de pagamento da Apple, não estás autorizado a colocar nenhum link na app para o site ou explicação de onde podes aderir ao serviço.
Se houver algum problema com o pagamento da mensalidade não podes mostrar nenhuma mensagem que refira directamente que o problema está relacionado com a falta de pagamento, também não podes colocar nenhum endereço ou link onde o cliente possa obter mais informação sobre o que se passa ou como resolver o problema, por exemplo uma simples mensagem “Existe um problema com a sua conta, verifique em floatplane.com/conta” vai contra as regras da empresa.
MUIT esse procedimento era possível, o que não era possível era indicação ou informação desse procedimento.
Temos o exemplo da App da wordpress, onde a Apple só permitia a criação e compra de domínios um domínio caso fossem pagos os 30% de comissão; não era permitido informar que se podia comprar domínios fora da App.
So falta agora permitirem o iPhone receber pagamentos como se fosse um terminal mb contactless como o Android ja permite ate com apps portuguesas como o myPOS Glass.
Será que desce o preço em proporção com a taxa que era dada à Apple nesses casos?
Nesses casos já não eram pagas comissões à Apple.
ah…ok