Apple: iOS 15 já está instalado em quase 90% dos iPhones mais recentes
Ao ser um sistema dedicado apenas a um conjunto bem definido de hardware da Apple, o iOS consegue ritmos de atualização muito mais interessantes. Comparado com o Android, este sistema garante que muitos mais utilizadores aderem a estas novas versões.
O iOS 15 é atualmente a versão mais recente que está a uso e os números de atualização mostram uma realidade muito interessante. Os dados mais recentes, da própria Apple, revelam que esta versão está prestes a ser usada em todos os iPhones mais recentes.
Apesar de não ser muito adepta da apresentação de números de utilização, a Apple revela sempre os dados de adesão aos seus sistemas. Esta é uma informação que ajuda os programadores a seguirem a sua linha de desenvolvimento e, por isso, é importante.
Os dados mais recentes, partilhados pela Apple, mostram que agora são quase 90% os iPhones com menos de 4 anos a usar o iOS 15. A informação anterior, do início do ano, colocava este valor nos 72%. A versão anterior, o iOS 14, está agora nos 10%.
Se olharmos para os modelos mais antigos do iPhone a realidade é ligeiramente diferente. Os números aqui são de 82% em todos os dispositivos que têm já o iOS 15. Segue-se o iOS 14 que, curiosamente, tem uma adesão que é precisamente de 14%, tendo depois 4% com versões mais antigas.
A Apple também revelou agora uma atualização dos números do iPad. No caso do tablet da Apple, os números apontam para 79% em todos os iPads lançados nos últimos quatro anos. Temos também 18% que ainda corre o iPadOS 14 e três por cento estão ainda numa versão anterior do iPadOS.
No geral destes equipamentos, temos 72% de todos os iPads, mesmo os lançados há mais de quatro anos, com o iPadOS 15 instalado. Existe ainda 18% que correm o iPadOS 14 e 10% estão ainda com uma versão anterior do iPadOS.
Com o iOS 16 e o iPadOS 16 a surgir já na próxima semana, vai finalmente ser possível ver as novidades que a Apple tem a ser preparadas para breve. Há alguns rumores que mostram que esta será uma versão que vai consolidar muito, mas que certamente trará novidades na interface.
Este artigo tem mais de um ano