Apple bloqueou a instalação do Linux nos seus novos computadores com o chip T2
Foi no final do mês passado que a Apple deu a conhecer as suas mais recentes novidades no campo dos computadores. Em particular o MacBook Pro e o Mac Mini foram as estrelas deste evento.
Uma das novidades é a presença do chip de segurança T2, que garante uma proteção ainda maior. O problema é que este chip T2 esta a bloquear a instalação do Linux nestas máquinas novas.
O chip T2 foi desenhado para garantir uma segurança completa nos novos Macs, impedindo o acesso ao disco de arranque e garantindo a criação de uma zona segura para o arranque do sistema operativo.
Para o garantir, a Apple bloqueou o arranque de sistemas operativos que não o seu, tudo assentando no arranque seguro, que se certifica de que apenas é carregado um sistema operativo legítimo e de confiança durante o arranque.
Ora é precisamente o arranque seguro que parece estar a trazer problemas que antes não existiam nos Mac Mini, que sempre foram usados para a instalação do Linux como o seu sistema operativo base.
A Apple parece ter criado uma exceção com o Windows 10, mas impõe que este seja instalado não diretamente nos discos destes computadores, mas sim através do Boot Camp.
Para se defender desta posição, a Apple argumenta que um dos certificados da Microsoft, usado também para validar a UEFI de outros sistemas operativo, não apresenta confiança e por isso não foi incluído.
As primeiras informações que existem dão como certo que o arranque seguro pode ser desligado, eliminando assim as validações de arranque do chip T2. O processo aparentemente não é simples de realizar, mas qualquer utilizador o pode fazer, na área de Recuperação do macOS.
Outras informações existentes revelam que, mesmo com o arranque seguro, o chip T2 continua a avaliar o arranque do sistema operativo e a impedir a instalação e utilização do Linux.
É estranha esta posição da Apple, uma vez que uma grande maioria dos Mac Mini que são vendidos são colocados em centro de dados a correr Linux nas suas muitas distribuições.
Até agora esta limitação não existia, mas com o T2, tudo parece ter sido alterado e agora é impossível correr o Linux nestas máquinas.
Este artigo tem mais de um ano
Só desabilitar o boot seguro que da pra rodar Linux
Isso era o que se pensava, mas parece que não é assim tão simples. Vê o último link.
É melhor fazer um update no post.
– “Out the box”, o T2 não impede a instalação só do Linux – impede a instalação de qualquer SO não autenticado pela Apple
– Mas o T2 introduz só uma medida de segurança, gerida pelo utilizador. Desativando o “arranque seguro”, qualquer SO que possa arrancar, arranca sem restrições.
https://www.omgubuntu.co.uk/wp-content/uploads/2018/11/apple-Startup-Security-Utility.png
Lê o segundo link. Tens lá quem se queixe que esse método não funciona e que “changing the Secure Boot option makes no difference” (https://unix.stackexchange.com/questions/463422/2018-macbook-pro-tb-1tb-ssd)
Portanto 1 pessoa afirmar que não funciona é suficiente para ser noticia ?
Nem sei se é verdade que o T2 está a bloquear , mas fazer uma noticia com base no que diz 1 pessoa ???
Abc
Só depois do modelo estar mais distribuído é que começam os testes. 99,99999% dos early users são pessoas que nem sabem instalar um sistema operativo (a grandíssima maioria desses nem sabe usar a recuperação do sistema). Se 1 já descobriu que aquilo não funciona, ainda há só teorias sobre o resto. A maioria dos que dizem que dá, não o testaram. Desactivaram o arranque seguro e acham que já dá para tudo. ..
Miguel, a sério que disseste isso? Quer dizer, basta um dizer que não dá, para ter a certeza que não funciona, mas os que dizem que dá, é que estão a mentir e que nem sequer experimentaram, nem sabem instalar um sistema operativo. E que tal não tirar conclusões precipitadas e esperar por mais resultados? Gosto muito dessa tua maneira de pensar…
O maior medo das empresas é o Linux crescer mais do que devia, ele já domina os servidores, IoT, imagina se começar a dominar o desktop.
Por isso que a Microsoft se juntou ao Linux, a fim de no futuro destruí-lo.
“O maior medo das empresas”
Só há uma empresa com medo do Linux e isso é a Microsoft; literalmente mais nenhuma empresa tem problemas com o Linux pois não lhes afecta o negócio. Talvez aqueles que só tenham desenvolvido software para Windows, mas isso que sirva de lição para não ficarem sentados 6 anos sobre os louros a pensar que um cliente dura para sempre.
Nem mesmo a Apple tem problemas com isso pois sabe que quem compra hardware Apple não o faz para depois ir a correr instalar Linux, e mesmo assim a venda já está feita portanto.
Dito isso: “Por isso que a Microsoft se juntou ao Linux, a fim de no futuro destruí-lo.”
How can you destroy that which you cannot touch?
A Microsoft faz, e bem, tentar “incluir” Linux no mundo Windows. Atrair pessoas em vez de as alienar, principalmente porque sabem que quem trabalha no lado de Linux são geralmente pessoas mais dedicadas a IT e conseguirem ter estas pessoas com uma melhor perceção do Windows é uma benesse – MAS – Não se vão poder dar ao luxo de tentar usar a tactica da cenoura pendurada à frente dos olhos do burro porque a maior parte destas pessoas não foge do Windows por pensar que é um bicho papão, mas sim porque funciona de uma forma com que eles não concordam e tem certas coisas em falta que estão presentes com mais força no lado Linux.
Se a Microsoft tentasse juntar as duas coisas, apenas para depois atirar Linux fora, a maior parte destas pessoas simplesmente voltava a largar Windows e voltava para o mundo que a Microsoft simplesmente não pode controlar.
vocês têm uma visão tão redutora da coisa… jeeez
Como destruir? Adaptar, estender e extinguir. E os documentos de Halloween provam que de boazinha a M$ não tem nada
O Linux estava a morrer… sem fundos não há sistema. Se os fundos financeiros (uma distro custa mais de 2000 milhões de dólares a montar, testar e disponibilizar) avançam, é porque podem usar o sistema para obter lucros… tal como a microsoft e a apple.
O quê??? Tens a noção que o Linux foi feito sempre sem grandes fundos! Essa dos 2000 milhões de dólares para montar, testar e disponibilizar, até me dá vontade de rir. Claramente, deverias pesquisar mais sobre o Linux.
https://www.linux.com/publications/estimating-total-cost-linux-distribution
Tu acreditas mesmo que a malta trabalha de borla, que não existem custos a suportar, etc?! LOL
off topic: Não se fala da desvalorização da Apple e da queda do valor das acções? São os 1ºs a falar dos resultados positivos mas tardam em falar das “más noticias”. É po essas e por outras que depois os acusão de imparcialidade.
Não considero o pplware um blog de informação financeira, e a desvalorização em bolsa em nada influencia a tecnologia da empresa. Para análises financeiras e de mercados há blogs mais específicos para o assunto.
Tu podes não considerar mas se publicão sempre os resultados positivos, as metas alcançadas, os numeros extraordinarios que a Apple consegue, também deveriam noticiar o posto.
Mas é suposto estarmos a discutir como funciona a bolsa com alguém que escreve “acusão” e “publicão”?
Malditos corretores ortográficos, que são estúpidos…!
Sim, realmente dei duas calinadas imperdoaveis. Não tem a ver com correctores nem ha outras desculpas. Mas que tem isso a ver com o assunto?
Nem eu discuti bolsa nem é preciso escrever portugues correctamente para o fazer. Há mais idiomas no mundo e tu não sabes se português é o meu idioma materno. Duvido que consigas escrever tão bem outra lingua como eu escrevo português.
Respondendo à tua pergunta, não é suposto tu discutires com ninguém enquanto não ganhares um pouquinho de maturidade nessa cabeça oca, Crow- (bueda fixe o teu nick).
E agora pergunto eu, és capaz corrigir de forma constructiva ou a necessidade de te sentires superior é assim tão grande?
Arranja mas é um@ namorad@ que isso passa…
Fala de maturidade, manda a boca por causa do nick e manda arranjar namorada… Genial.
@Zé João, não conheces a expressão combater fogo com o fogo?
https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Apple-T2-Blocks-Linux-UEFI
“Update: According to Apple Support it may be possible to disable the Secure Boot security in full when booting to the Startup Security Utility in the macOS Recovery mode. This may allow Linux to then load on the device albeit without any boot security but by default / out-of-the-box the T2 chip will indeed prevent Linux distributions from booting.
Update 2: It looks like even if disabling the Secure Boot functionality, the T2 chip is reportedly still blocking operating systems aside from macOS and Windows 10.”
O linux ja nasceu morto, se fosse um bom sistema, estava montado de inicio nas maquinas não seriam preciso logicieis de terceiros, o andar ca com distros não leva o linux a lado nenhum, a microsoft se juntou a linux para acabar com ele o mais depressa possível.
AHAHAHAHAHAHAH acorde pra vida, Jorge.
O mundo da informática está acente no Linux. A tua afirmação é totalmente descabida.
Só espero que ele não use Android.
Só espero que ele não use Android.
Mais um burro que ainda não percebeu que tudo o a microsoft pôs no windows vem do linux.
ahahahahahah
Essa afirmação mostra muitissima desinformação.
Isto não é nada de novo…
Tenho um laptop ASUS de 2012, originalmente com Windows 8, e também tenho de desligar o Secure Boot para poder fazer boot de Linux em vez de Windows.
É um novo paradigma, no mínimo fantástico: vendem equipamentos por preços pornográficos e depois ainda se impõem aos adquirentes, como se continuassem a ser donos de cada um e de todos aqueles que venderam. É sem dúvida uma forma abusiva de fazer negócio e para evitar isso, as entidades competentes tem de agir na def Sá dos consumidores. Como? Impondo a essas empresas tecnológicas comportamentos que sejam justos e aceitáveis. Se tal não for feito, há sempre ia tribunais e para diminuir a diferença de grandeza e poder entre as partes, as associações de consumidores têm de agir.
Lembram de um tal fabricante de software que impunha o seu browser com o sistema operativo? Acabou por deixar de o fazer e o IE veio por aí abaixo.
ainda bem que o so, não é nada limitado……
é por cenas destas que deixei a apple de vez em tudo, incluindo iphones ….. estava farto de ser prisioneiro da marca e ser obrigado a aceitar tudo que eles impõem aos clientes !!!