PplWare Mobile

Apple ganha tempo no Brasil porque tribunal anula decisão imposta à App Store

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. O-das-CAldas says:

    A história está mal contada. De acordo com a decisão do Cade, a Apple, no prazo de 20 dias:
    “se abstenha, até a decisão final de mérito por parte desta autoridade antitruste, da aplicação das cláusulas (…) permitindo-se com isso, entre outros, que (…) : (d) desenvolvedores possam optar por distribuir seus aplicativos nativos para o sistema iOS por meio de outras ferramentas e mecanismos que não exclusivamente a Apple App Store, em especial medidas para viabilização de sideloading e inclusão de lojas nativas de aplicativos alternativas à Apple App Store, possibilitando ao consumidor escolher a forma que julgar mais conveniente para adquirir os aplicativos por eles desejados; (…)”
    Isto obrigaria a Apple a criar uma versão do iOS-Brasil tal como teve que criar uma versão do iOS-UE para permitir o “sideloading” – o que, além do mais, é impossível em 20 dias.
    O juiz classificou as medidas preventivas do Cade como “desproporcionais” e “desnecessárias”, afirmando que elas alteravam significativamente o modelo de negócios da Apple sem uma análise exaustiva das provas e alegações. Segundo o magistrado, as exigências impostas extrapolavam a finalidade de preservar a concorrência, funcionando na prática como uma decisão final antes mesmo de concluído o processo administrativo. Ele também argumentou que a inexistência de concorrentes diretos no ecossistema iOS, reconhecida pelo próprio Cade, enfraquece a justificativa de urgência para implementar as mudanças.

  2. O-das-CAldas says:

    Quem ler a Nota Técnica do Cade, ou saltar para as conclusões, para perceber que medidas preventivas tinha que aplicar a Apple em 20 dias, não fica nada surpreendido por um tribunal ter anulado a decisão administrativa do Cade:
    https://sei.cade.gov.br/sei/modulos/pesquisa/md_pesq_documento_consulta_externa.php?HJ7F4wnIPj2Y8B7Bj80h1lskjh7ohC8yMfhLoDBLddZGjmDYkx3_EXIVLLLrA_C3ojklC750gYvLk4Wjzp2CQAzNjE5yiDgT6lb0_1xdyihsVVs3J1xFcXVJMWUJOcf9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.