Quantcast

Apple está a testar um assistente de compras com IA

4 Comentários

A Apple está a dar os primeiros passos na integração de Inteligência Artificial (IA) na sua App Store. Um número reduzido de utilizadores já parece ter acesso a um assistente virtual que promete ajudar em tudo, desde comparar produtos até calcular o valor de um trade-in.

Há cerca de um mês, surgiram indícios de que a Apple estaria a preparar um assistente de compras alimentado por IA para a App Store, disponível em iPhone e iPad.

Esses rumores confirmaram-se agora, com a funcionalidade a chegar a utilizadores selecionados, sob a forma de uma Early Preview (em português, uma pré-visualização antecipada).

Conforme contado pela imprensa internacional, quem tem acesso à novidade repara que o ícone de pesquisa habitual, no canto inferior direito da app, foi substituído por um ícone em forma de balão de fala.

Ao tocar nele, o utilizador é levado a um ecrã onde pode continuar a pesquisar produtos da forma tradicional ou iniciar uma conversa com o “assistente virtual de compras”.

Como funciona o assistente de IA da Apple

Ao abrir o chat, o assistente explica que pode ser questionado sobre produtos Apple, encomendas existentes, ligação a um especialista, entre outros temas, e sugere alguns pontos de partida para quem não sabe bem por onde começar.

Entre as sugestões apresentadas encontram-se perguntas como:

  • Produtos Apple mais recentes;
  • Calcular o valor do meu trade-in;
  • Explicar ofertas de operadoras;
  • Ajudar a escolher um Apple Watch;
  • Pagamentos mensais do iPhone;
  • Comparar a gama de iPad.

Na prática, trata-se de uma ferramenta pensada para acompanhar todo o processo de compra, desde a descoberta de produtos até questões mais práticas, como planos de pagamento, promoções de operadoras ou o acompanhamento de encomendas já feitas.

Privacidade e limitações

Nas informações apresentadas na App Store, a Apple esclarece que o assistente virtual de compras é alimentado por IA e pode dar respostas com imprecisões.

Além disso, avisa que ele poderá utilizar e guardar registos das conversas para garantir a qualidade e o desempenho do sistema, bem como para monitorizar situações de fraude.

Para já, o acesso ao assistente não é universal. Trata-se de uma Early Preview, disponível apenas para um grupo restrito de utilizadores, sem qualquer indicação sobre quando a funcionalidade poderá chegar a todos.

 

Produtos Apple com descontos


Produto

Beats Studio Pro

Auriculares sem fios Bluetooth com cancelamento de ruído – Áudio espacial personalizado, compatível com Apple e Android – Cinza Arena.


Produto

Apple Rato Magic Mouse

Recarregável, com ligação Bluetooth e Compatível com o Mac e iPad; Branco, Superfície Multi-Touch (USB-C).


Produto

Apple Pencil (USB C)

Precisão milimétrica, baixa latência e sensibilidade à inclinação para fazer anotações, desenhar e assinar documentos. Acoplado magneticamente e carregado por USB-C.


Produto

Apple AirTag (2.ª geração)

Permite localizar chaves, carteiras e muito mais; função de localização com som; até 1,5 vezes mais alcance em busca de precisão.


Produto

Apple AirTag Pacote de 4 ​​​​(2.ª geração)

Permite localizar chaves, carteiras e muito mais; função de localização com som; até 1,5 vezes mais alcance em busca de precisão.


Produto

Apple Magic Keyboard

Teclado em português.

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Mais slop da Apple.
    Esta cada vez pior isto da Apple, ou o Ternus da a volta a isto ou não sei onde vao parar

    1. Avatar de Feliz100você
      Feliz100você

      Isto, a Apple vai já caiu em desgraça

      1. Avatar de Vítor M.

        Verdade. Eu já ouço que a Apple vai cair em desgraça, que vai falir… quê??? Há uns 20 anos? Por aí… todos os anos há uma mão cheia de “Nostradamus” a vaticinar o futuro da empresa. E, na verdade… estão sempre certos, como um relógio avariado, duas vezes ao dia. Estão certos quando se calam e quando bebem água. 😀

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          A Apple conseguiria aguentar-se 50 anos mesmo que fosse tudo um flop, a verdade é que não vai acontecer nada a Apple, mas esta fase é a pior fase da Apple desde a compra da next, não em hardware mas em software, parecem mortos, tenho usado cada vez mais os SDKs e Xcode e é uma vergonha ver que é impossível seguir a visão do Steve Jobs com o lançamento do iPhone porque pura e simplesmente limitam-se a manter lixo com 20 anos para construir apps, e isso ve-se na quantidade de devs que saltaram fora para a meta, Anthropic, OpenAI e ate xAI, saíram milhares nos últimos anos e não foi por causa de salários