Apple em testes para se tornar uma operadora virtual móvel
A Apple sempre foi uma empresa que procurou apresentar soluções inovadoras para os seus clientes. Desde os seus equipamentos até aos serviços, tem conseguido ser diferente da concorrência.
Algo em que pode investir e apresentar uma solução única é no ramo das telecomunicações, onde tem andado a fazer testes para se tornar uma operadora virtual móvel.
As mais recentes notícias dão conta que a Apple estará em testes para se preparar para uma operadora virtual móvel, garantindo aos seus utilizadores o melhor e mais barato serviço de telecomunicações.
Estas operadoras virtuais utilizam as estruturas das operadoras de telecomunicações para garantirem os serviços, fornecendo os seus serviços em cima destas estruturas.
A ideia de se tornar uma operadora não é nova e já no passado a empresa deu a entender que poderia enveredar por este caminho.
Os desenvolvimentos que fez no seu cartão SIM pode ser a porta necessária para apresentar um serviço universal, independente de qualquer operador e que a Apple controlará.
Esta liberdade permitirá que a própria Apple negoceie com os operadores os preços que quer praticar, conseguindo para os seus clientes as melhores condições, sem que isso tenha de ser tratado fora da rede.
Apesar de estar em testes, ainda só nos Estados Unidos, é pouco provável que a Apple lance este seu novo serviço tão cedo.
Esta ideia da Apple segue a mesma linha que a Google está a criar com o Project Fi, uma operadora virtual que está para já exclusiva para os clientes que têm o Nexus 6.
Estas soluções que agora surgem directamente dos fabricantes são ideais para aproximar ainda mais os serviços que têm disponíveis, agregando agora a voz e o acesso à Internet.
Ainda demorará a chegar à Europa uma solução da Apple, mas com certeza que num futuro próximo a empresa lançará mais este seu serviço, baseado nos seus equipamentos e com os seus cartões SIM.
Este artigo tem mais de um ano
não podem ver nada (google)
Sim, porque a Google inventou as operadoras virtuais!
Não é a primeira vez que se ouve falar duma coisa destas da Apple. Há vários anos atrás já se tinha falado nesta possibilidade.
O que é que a Google tem haver com operadoras virtuais? Não estarás a confundir o hangouts e essa treta? Que por acaso foi introduzido ao mundo após o FaceTime e iMessage.
https://fi.google.com/about/network/
fanboys não conseguem ver um palmo a frente do nariz, project fi anyone? Brains anyone?
@Miguel, nem leste a notícia.
“A Apple sempre foi uma empresa que procurou apresentar soluções inovadoras para os seus clientes. Desde os seus equipamentos até aos serviços, tem conseguido ser diferente da concorrência.”
“Esta ideia da Apple segue a mesma linha que a Google está a criar com o Project Fi, uma operadora virtual que está para já exclusiva para os clientes que têm o Nexus 6.”
Bem inovador mesmo!
O que é que de inovador têm esses projetos?
Para os USA, basta lhes por fibra à frente para eles começarem a bater mal…
Só digo uma coisa: Moto 360!
Fiquei com a ideia que a “Apple operador virtual”, tal como o “Project Fi” da Google não é os como os operadores virtuais tradicionais – em que cada um deles assente na infraestrutura de um (e só um) operador.
O Project Fi da Google e o que se diz da “Apple operador virtual” aponta para a seleção de diferentes operadores – no da Google o que lá está escrito é que permite a seleção entre dois operadores Wi-Fi/4G LTE e o que se fala da Apple é que permite a seleção, automática, entre vários operadores.
Resumindo, paga-se à Apple que trata de encontrar o melhor operador [é certo que no 4G (e não só), dependendo da localização, a rede de um operador pode ser melhor que a do outro e, noutro sítio ser ao contrário] e o seu cartão “Apple SIM” permite mudar automaticamente de operador.
A idéia é boa mas é pouco provável que os operadores adiram, pelo menos nos tempos mais próximos.
Podem não ter alternativa, com o poder da Apple. A Apple quer controlar por completo os seus clientes, vai construindo o seu poder em cima do que já tem consolidado, o que lhe garante sucesso praticamente certo, enquanto a base (a meu ver fragil) se mantiver.
lá vem a teoria da fragilidade, caída de paraquedas sabe deus como!
E claro que a Apple entrar no ramo das operadoras móveis virtuais só pode ser para controlar os seus clientes… não tem nada a ver com criar mais valias é só para controlar os clientes que não fazem ideia que os aparelhos também funcionam nas operadoras tradicionais!
Se as operadoras à partida já aceitam ceder através de contrato a rede a operadoras virtuais, não é uma questão de elas aderirem ou não ao que a Apple quer fazer! Será antes uma questão de custos e capacidade que a Apple consegue contratar. Haverá também uma questão de infra-estrtura/tecnologia que a Apple muito provavelmente terá de desenvolver para que seja possível saltar entre redes de operadoras sem problemas.
Não tendo nada a haver com o artigo e estando sempre a defender a impermeabilidade dos sistemas Apple em relação a vírus sugiro que investiguem “Thunderstrike 2” poderá vir a dar que falar nos próximos tempos..
TR, referes-te a isto (http://www.techspot.com/news/61615-researchers-demonstrate-stealth-firmware-worm-macs.html)?
Matéria em Português:
http://gizmodo.uol.com.br/worm-firmware-mac/
Andou na escola só para passear os livros?
Então e para quando um artigo sobre o afundanço das acções da Apple? O q
aqui neste “site”? aaachas.
+1
Então e para quando um artigo sobre o afundanço das acções da Apple? O que parecia ser bom “negócio da China” pode sair furado…
continuam a confundir o comportamento das acções com os resultados do negócio. Poucas empresas cresceram tanto quanto a Apple nos últimos meses.
e tu deves confundir tambem o tamanho das empresas com o preço das acçoes etc. A samsung por exemplo tem mais lucro que a microsoft e apple juntas.
Onde é que no meu comentário faço alguma referência ao tamanho? Falo em crescimento!
E a Samsung tem mais lucro em que país? É que só podes estar a levantar o caso dum país em particular, pois os lucros globais da Apple ultrapassam e muito os lucros globais da Samsung. Mesmo em rendimentos de vendas a Apple já ultrapassa significativamente a Samsung Electronics.
Se o Benfica pode ser um MVNO, porque não a Apple, que até é uma empresa tecnológica e não um clube de futebol?
A sério, ser-se um MVNO não é assim tão complicado…
Viva Carlos,
Tudo depende do que trata: light ou heavy MVNO.
Saudações Benfiquistas!
Solucao inovadora, diferente da concorrência… Em linha com a Google e o Project Fi…
Só é diferente da concorrência porque usam o iPhone em vez do Nexus! E inovação so se for um serviço pago e não gratuito como pretende a Google! A Apple é boa, mas não vamos atirar areia para os olhos!…
O serviço da Google é pago! Mínimo $20 sem pacote de dados.
A Apple já negou.
“Não discutimos nem temos qualquer plano para lançar uma MVNO , disse o porta-voz da Apple na 3.ª F.ª”
Mais desmentido é impossível (quanto ao outro rumor, do carro, nunca disse nada parecido, disse uma coisa do tipo “não confirmo nem desminto”).
http://www.cnbc.com/2015/08/04/apple-denies-it-plans-to-sell-mobile-services-directly-to-consumers.html