Apple prepara-se para eliminar 187 mil aplicações da App Store
As lojas de aplicações são uma das partes mais importantes dos ecossistemas dos dispositivos móveis. Em constante crescimento, são alvo de limpezas periódicas, para eliminar as aplicações mortas.
A Apple, com a chegada do iOS 11, poderá preparar-se para eliminar um número significativo de aplicações, mas a culpa será dos programadores.
Quando chegou a versão beta do iOS 10.3 a Apple mostrou qual seria o futuro das aplicações de 32 bits. Os alertas de fim de suporte eram claros e mostravam bem que estas aplicações teriam de ser atualizadas.
Espera-se que seja no iOS 11 que o suporte para as aplicações de 32 bits seja eliminado, o que levará a que estas aplicações deixem de funcionar nos seus equipamentos. Um estudo feito pela empresa Sensor Tower mostrou agora que esta mudança terá impacto em 187 mil aplicações, que simplesmente deixarão de funcionar no iOS.
Uma vez que os programadores não atualizaram as suas aplicações para os processadores de 64 bits da Apple, esta irá remover as aplicações
Este pode parecer um número muito elevado, uma vez que sempre são 187 mil aplicações, mas ele representa um valor muito baixo no universo das aplicações do universo da Apple. Na verdade este número representa apenas 8% das aplicações que a Apple tem na sua loja.
RIP 32-bit emulation mode in iOS 11? pic.twitter.com/byMFuJPuVN
— Peter Steinberger (@steipete) January 31, 2017
Depois da limpeza que a Apple fez em Setembro do ano passado na sua loja de aplicações móveis, este poderá ser mais um passo importante que a empresa faz.
Tudo estará nas mãos do iOS 11, que a Apple deverá apresentar em junho deste ano, durante a sua conferência WWDC.
Via Sensor Tower
Este artigo tem mais de um ano
Problema e se desses 187 mil são 5/6 das “principais” que uma pessoa use…
Talvez por haver a possibilidade de algumas ainda serem muito usadas é que a Apple está a avisar as pessoas, para que comecem a procurar alternativas, e assim a Apple poderá perceber quando é que será a melhor altura para modificar o suporte do sistema.
Exato, mas e se for uma app que guarde a informação, informação essa que depois desaparece por nao termos acesso à app? Vamos simplesmente perder essa informação? Deve haver muita gente que nao sabe ou não tem noção que isto vai acontecer… (digo eu)
A Apple não vai remover aplicação nenhuma do telemovel das pessoas, vai só tirar de venda.
Sim. Mas as App vão deixar de funcionar no iOS 11. Ou seja tens a informação no iPhone/iPad mas não tens acesso a ela.
Quintas, toda a especulação desta notícia vem por a Apple estar a avisar as pessoas quando abrem as aplicações afectadas na versão mais recente do iOS, de modo que serão poucas as pessoas que não ficam a saber de que a aplicação pode não funcionar no futuro, sendo que ainda não se sabe quando é que isso vai acontecer. É por isso que digo que a Apple poderá estar a querer perceber qual será a melhor altura!
Nao sabia que aparecia um aviso… Nesse caso apenas se for uma app que a pessoa nao abra (algumas pessoas tem apps que nao abrem durante bastante tempo) as pessoas sabem
Quintas, se não abrir durante meses não será uma das apps principais, havendo ainda muita coisa que pode suceder antes de chegar a esse ponto… Pode ser só daqui a mais de 1 ano, a pessoa pode ser avisada de que deixam de funcionar antes de instalar uma nova versão do sistema operativo, etc.
187 mil é mais que o numero de apps do Windows poney 🙂
Tens muita piada, parabéns!
O que tem piada é que é verdade…
Nao fales do que não sabes, em 2015 existiam mais de 500mil apps para wp, se juntarmows windowsphone e as apps para pc passava para 850mil, la por nao teres acesso a todas as apps em pt nao quer dizer que nao existam, experimenta mudar região para america
Alguma dessas 500 mil é o Snapchat? E o iMessage? E o Google Maps? E o YouTube? E o iTunes/Apple Music? E a App da Brisa? E do Continente? E da H3? E da Vodafone? Etc etc etc…
IMessage também não esta em Android. Ve-se mesmo que és o tipico burro cego que alimenta a apple.
Apps importantissimas
E preciso dessas apps para? Sim porque preciso IMENSO dessjas que referiste
o W10M é um SO feito para pessoas inovadores e inteligentes por isso só poucos conseguem usar
Ora bem
Grande pinta. Eh eh eh. A maior parte das apps só existe para leigos. A maior parte das vezes acabo por usar portais móveis porque as apps não tem. Usava Windows phone, agora uso android e há certas coisas que são ridículas! Mas há realmente algumas que uso como a app do banco que é leeeeeenta … e muitas vezes leva-me ao portal móvel (tal como fazia no Windows phone….) Daaah! Android é bom para brincar e o Windows phone não está ao nível. mas enfim, nada de novo!
Uma store que preza a qualidade e que as apps estão sempre atualizadas, afinal não é bem assim.
Das stores que tens disponíveis será a “mais assim”.
Sinceramente conheço pouco da Play Store, pois passo meses sem lá ir visto que não dou muita importância ao telemovel, o que lá tenho chega e sobra, só acho engraçado ler que 187 mil apps não foram actualizadas, como eu imaginava, não são diferentes do que os outros.
No Android tem aplicações com esta idade, ainda feitas para versões mais antigas, e ainda lá estão!
A maioria das Apps não está preparada para 64 bits sequer, e a ainda se vendem mais telemóveis Android 32 bits que 64 bits
sabes porque? para quem tem ainda telemoveis antigos nao seja obrigado a comprar um novo para instalar uma simples app.
Não, simplesmente porque os fabricantes vendem telemóveis novos com versões antigas, e os existentes, não lançam atualizações para comprarem um novo.
Não são diferentes dos outros? Como assim… primeiro dizes que não conheces os outros… e agora já não são diferentes.
O tuga é uma espécie incrível.
Só conheço do que leio e isto não devia acontecer na Apple, os programadores deviam logo actualizar as apps ou as mesmas serem removidas de imediato, pois é a Apple, a melhor do mundo.
Ah, mas então és daqueles que espalha que a Apple é perfeita. Então tiras as palas, não há sistemas perfeitos.
Afinal não é bem assim? Leste a notícia? Lol
Li, se eles não atualizaram as apps é porque então não são os melhores programadores, pois os melhores certamente atualizavam loooool. Este tipo de coisas só devia acontecer com Android e Windows, apps não atualizadas, certo? Loooool
Que conversa mais estapafúrdia… uma app não ser actualizada há algum tempo não quer dizer que não funcione, que não tem nenhuma qualidade, nem implica que a loja não remova aplicações periodicamente.
Sim, funciona, mas pelos vistos não funciona nos 64 bit, ou funciona? Se funciona então porque é que vão remover? Para mim é igual mas acho graça a vocês terem sempre justificação para tudo.
joao magalhaes, se nem sequer sabes se funciona ou como é, és capaz de explicar porque é que achas que a tua opinião tem algum valor?
E sim, as aplicações funcionam em aparelhos com processadores de 64bits, e ainda não se sabe quando é que aquelas aplicações de 32bits deixarão de funcionar, sendo que há cerca de 2 anos que a loja só aceita aplicações que possam correr a 64bits.
O iOS 10.3 vai trazer um novo sistema de ficheiros, o APFS. Entre outras vantagens, vem nativamente preparado para encriptação, e por isso permite que o sistema corra encriptado sem os problemas de performances associados, como acontece com os outros sistemas de ficheiros.
E agora parece que com o iOS11 a Apple vai eliminar todo o código legacy 32bits e passar tudo para 64bits. Se o iOS10.2 já é rápido, imagino a performance do iOS11 com estas duas actualizações.
O iOS 10 (e anteriores) já corre a 64bits. O código de 32bits é apenas invocado quando alguma aplicação de 32bits é lançada, por isso não é de esperar que se note diferença na performance para o mesmo uso, seria só mesmo com a pessoa a correr aplicações de 32bits.
É verdade que o APFS traz bons ganhos em performance, mas isso vem mais por estar melhor optimizado para o uso de memória Flash. A vantagem no suporte de encriptação no máximo será melhoria da robustez (e mais para o macOS do que o iOS) pois a performance na encriptação vem pelo hardware especializado que já usa.
Era tao bom que um décimo deste lixo da apple fosse para o w10m..nem um alarme de jeito ha
Mas há alarmes de horas
O meu costuma tocar a horas e com musica personalizada, fácil de o activar, suspender ou desativar.. provavelmente ainda és do tempo windowsmobile..
tu abusas da estupidez!!
What? O que tem de errado o alarme do Windows phone? nem app é… é uma função do smartphone.
Ainda se está longe de saber se o que especulam sobre o suporte no iOS 11 é verdade! A Apple ainda não disse nada sobre o assunto e a Apple costuma anunciar este tipo de prazos para as aplicações com alguma antecedência.
Recomendo vivamente está leitura sobre apps no Android (mas há aspectos comuns ao iOS):
https://blog.kaspersky.com/my-precious-data-report-one/14093/?_ga=1.260143243.723203555.1489745762
No iOS, isso das aplicações permanecerem activas mesmo quando o utilizador não as use, não existe, e logo o artigo não se aplica ao iOS.
Não é bem assim. Os números são “em média”, para o estudo que foi feito:
– Android, por mês: instalam-se 12 apps, apagam-se 10, ficam 2 a acumular. Por que é que no iOS seria diferente, não se acumulam apps/lixo que às tantas não se usa nem se faz ideia para que servem?
– 30% das aplicações não se usam
– Referes-te ao parágrafo seguinte. No Android anda-se com 66 apps que não se usam, mas que estão ativas e, dessas, 54 usam 22Mb de tráfego – por dia. No iOS, embora possa ser menos grave, também se pode, por exemplo, dar autorização para que uma app tenha acesso à localização quando não está a ser usada (ou seja pode “sempre” aceder ao serviço de localização) e fazer a transmissão desses dados – como é o caso do conhecido Waze (app de navegação da Google, para quem não saiba).
O problema não está no acumular de “lixo” per si, está no facto de muitas dessas aplicações que ficam esquecidas terem processos a correr sem ser preciso abrir a aplicação.
É significativamente mais complicado no iOS ficar com esses processos esquecidos, até porque não é de qualquer maneira que as aplicações correm em background, com o sistema a facilitar o controlo de forma centralizada sobre as aplicações, e principalmente porque uma aplicação deixa de poder correr em background quando for removida do multitask.
Definições > Privacidade > Acesso ao Serviços de localização
Opções do Waze: Nunca e Sempre
[Geralmente, as boas apps têm uma terceira opção: Ao usar]
Indicação da app para o Sempre: “O acesso à sua localização estará disponível mesmo quando esta aplicação se encontrar em segundo plano”. Com a explicação: “Para fornecer informações e alertas de trânsito em tempo real [leia-se, a todos os utilizadores do Waze, não é ao dono do equipamento se a app não estiver a ser usada], o Waze tem de aceder à sua localização”.
Mas a verdade é que o Waze pode ficar perfeitamente esquecida em segundo plano/muititask.
Com isto ainda é preciso dizer duas coisas:
– Não estou a cair em cima do Waze, longe disso, foi apenas um exemplo.
– Quem tiver minimamente informado em regra não usa o “sempre” na autorização de acesso ao serviço de localização. Mas a questão é que a larga maioria dos utilizadores, seja no iOS, seja no Android, não pesca nada destas definições (escusam de vir as inteligências do costume dizer que os que usam o Android são todos geeks e os do iOS uns nabos).
Nope, é raro que uma aplicação que a pessoa já não use fique esquecida no multitask passados vários meses desde a última utilização, pois o interface do multitask dá azo a muita gente fazer a sua limpeza de vez em quando, para além de que não é qualquer aplicação que pode correr em segundo plano e há limites ao que pode fazer – a pessoa tem que autorizar essa faceta.
Em segundo lugar o iOS ao informar a pessoa sobre pedidos de permissão de forma granular e dar informação visual sobre o uso do serviço de localização em segundo plano, etc, é muito melhor a educar a pessoa sobre a sua privacidade e a gerir o acesso das aplicações.
No Android a situação é muito pior, é muito muito mais fácil a pessoa não se aperceber do que se passa.
Nope, o Waze só corre em background se o iOS deixar, e para o iOS deixar, ele tem de usar poucos recursos, e o iOS só deixa em função de quanto tempo usas a App, se usares a App poucas vezes, ele corta.
deve ser as app lixo que tem na app store que n actualizam
acontece a tds (android,w,ios)
Lá o Android continua sempre com Apps de alta qualidade…
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.clearhub.wl
exemplo… seems legit…
queres mais?
https://itunes.apple.com/us/app/fan-cooler/id452976140?mt=8
Essa App é potencialmente perigosa? Mete os meus dados de e-mail, incluindo pass aí?
app inútil
De inútil a perigoso ainda vai um bocado
Em geral, a Apple obriga ao pagamento de 99 dólares por ano de inscrição como “developer”-
Quem não paga – as apps saem da App Store.
“Ah e tal, a Apple é uma exploradora … coitados dos developers”. Na verdade é uma boa vassoura para varrer as apps desactualizadas,se o developer não paga é bastante provável que as apps estejam abandonadas – e estão abandonadas é bastante provável que sejam inseguras e tenham aparecido bugs [Também é certo que um developer pode continuar a pagar e ter abandonado algumas ou todas as suas apps].
é apenas mais uma tentativa disfarçada da apple para forçar as pessoas com telemóveis mais antigos a os substituir por novos tal como as actualizações de IOS em telemóveis mais antigos que os deixa estupidamente lentos e constantemente a crashar.
Passaste pela sacristia? 😉
lol! que opinião tão cheia de conhecimento! PAra tua informação nada disto levará alguém a abandonar os telemóveis mais antigos, pois um aparelho mais novo não resolve em nada a questão, muito pelo contrário. Aliás tendo em conta que a Apple está a informar antecipadamente as pessoas que usam as aplicações, pode levar algumas pessoas a não comprar um aparelho novo, ou a actualizar para uma nova versão do sistema caso considerem alguma destas aplicações demasiado importantes.
Vai ver como é que se comporta o iPhone 5 com o iOS 10.3, que está perto de fazer 5 anos de idade!
Provavelmente ficará com menos 187000 Calculadoras…
Who cares!
Em resumo … quem tem um iPhone de 32 bits está … como sempre esteve, limitado !
És capaz de explicar essa afirmação?