Apple: É melhor atualizar o seu iPhone ou Mac para evitar problemas de segurança sérios
A proteção que a Apple dá aos seus dispositivos, com o iPhone ou os computadores Mac é elevada. Ainda assim, com os muitos mecanismos presentes, não é imaculada e está sujeita a problemas de segurança.
Uma nova situação está agora a ser corrigida pela própria Apple e precisa dos utilizadores. Estes devem atualizar os seus equipamentos, como o iPhone ou os Mac, com a máxima urgência para estarem protegidos contra este problema.
Mais uma falha de segurança nos sistemas Apple
A Apple tem por hábito tratar das suas questões de segurança com a máxima urgência. Desta forma mantém os seus sistemas protegidos e longe de problemas, ainda que mantendo muita da informação longe do público e até dos potenciais atacantes.
Foi neste espírito que na passada segunda-feira lançou várias atualizações para os seus sistemas, enquanto apresentou também o iOS 16. Estas corrigem um problema grave e que permite aos atacantes executar código aleatório, com privilégios no kernel e sem o controlo do utilizador.
iPhone e Mac expostos a estes problemas graves
Tal como aconteceu em outras situações anteriores, a Apple não revela mais pormenores, para garantir que a maior parte dos utilizadores tem as atualizações instaladas. Em termos de versões, estas correções surgem no iOS 15.7 e iPadOS 15.7, macOS Monterey 12.6 e macOS Big Sur 11.7.
Há também uma lista de equipamentos que estão afetados com esta falha e que devem realizar a atualização com a máxima brevidade. Estes vão desde modelos mais antigos até as propostas muito recentes:
- iPhone 6s e posteriores
- iPad Pro (todos os modelos), iPad Air 2 e posteriores, iPad 5ª geração ou posteriores, iPad mini 4 e posteriores
- iPod touch (7ª geração)
- Mac que corra o macOS Big Sur 11.7 e macOS Monterey 12.6
Um acumular de situações ao longo de 2022
Com esta nova falha apresentada, a Apple soma já um registo bem visível para o ano de 2022. Ao todo são já 8 as situações em que a empresa teve de lançar atualizações ao longo deste ano, todas de grau elevado de criticidade e assim a necessitar de atenção especial dos utilizadores.
Nesta situação o cenário é idêntico e necessita que as atualizações sejam aplicadas com a máxima urgência pelos utilizadores. No caso dos dispositivos que suportam o iOS 16, os utilizadores vão ter acessíveis 2 atualizações diferentes. Nos restantes, será simples e muito direto.
Este artigo tem mais de um ano
iOS já não é o quer era…
Todos os sistemas operativos estão sujeitos a isso…
Conheces algum cofre inviolavel? Nao ne
Ainda bem =)
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/thumb/8/8a/IPhone_OS_1_screenshot.jpg/200px-IPhone_OS_1_screenshot.jpg
IOS tem caído segurança. Android 12 é mais seguro que qualquer versão recente IOS
https://clario.co/blog/ios-vs-android-security/
Era precisamente a isso que eu me referia…
A conclusão do artigo que colocastes-te :
Ultimately, what gave iOS the win was its ability to deliver frequent updates to almost all of its recent devices. While Android has had secure updates over the years, its ability to deliver those updates quickly is limited since update accessibility varies from device to device.
Abc