Apple: Muito mais do que um automóvel
No início de 2014, a Apple começou a trabalhar no “Projecto Titan”, que implicou a contratação de mais de 1000 funcionários em diversas áreas, entre eles alguns nomes da indústria automóvel.
Este facto, levou muitos a acreditar que o projecto estaria relacionado com a criação de um automóvel... Mas parece que é muito mais do que isso.
O insider Sam Shead descobriu recentemente um escritório secreto da Apple em Berlim que - segundo fontes citadas - é dedicado principalmente ao transporte. Os engenheiros que lá trabalham foram contratados de empresas de automóveis e alguns estão a trabalhar em projetos de mapeamento.
Estará então a Apple a trabalhar num carro ou não?
De acordo com o analista da UBS, Steven Milunocih, o setor dos transportes é gigantesco, envolvendo cerca de 5 biliões de dólares, superior ao setor das tecnologias ou mesmo de saúde, dois setores em que a Apple já está envolvida.
No futuro, a aquisição de automóveis irá cair em flecha com a massificação da condução autónoma e, com isto, tendo em consideração que a Apple está a adquirir conhecimento em tecnologias de sensores, condução autónomo e mapeamento, é possível indicar que o “Projecto Titan” não será um carro, mas sim toda a experiência envolvida.
A aposta no mercado automóvel será, sem dúvida, algo muito interessante para a Apple, que não pode ficar limitada aos mercados onde atua, sob pena de estagnar perante a concorrência.
A Apple estará com foco não apenas num carro, mas toda uma plataforma de transporte.
Qual o passo lógico?
Se os carros autónomos serão o futuro, o que fazemos, enquanto estes nos transportam? Teremos de nos manter ocupados e para tal necessitamos de entretenimento, comunicações e aplicações de produtividade. Para nos proporcionar tal experiência, o veículo terá de possuir sistemas de navegação, informação para navegação, Wi-Fi, conectividade... A Apple, de uma forma ou de outra, já possui todos estes sistemas.
O passo lógico, será não criar um veículo completo, mas uma plataforma completa de transportes que interligue todos os sistemas de um veículo.
Por outras palavras, a plataforma que a Apple terá em desenvolvimento poderá efetivamente ser uma interface para utilizador de um carro, não controlando apenas a condução autónoma mas todo o ambiente dentro do veículo. A Apple não necessitará de criar um carro em si, ou mesmo os componentes internos, mas criar uma plataforma, ou um sistema operativo dedicado, que controlará tudo. O mais provável é que o sistema seja como uma evolução do Apple HomeKit para automóveis.
Este artigo tem mais de um ano
“No futuro, a aquisição de automóveis irá cair em flecha com a massificação da condução autónoma”, para alem de ser previsível…eu concordo.
Aquele logo da maça no centro do volante assusta até o mais corajoso.
Se os carros autónomos serão o futuro, o que fazemos, enquanto estes nos transportam?
Uma vez que os smart-phone já eram, sou eu que o digo, mas alguem que supostamente sabe bem mais do que eu. Sugiro então algo que nunca passa de moda, “Meninos (a)”, alternativamente, fumar umas “brocas”, tabaco nao pois é proibido.
Video jogos !!! talvez, mas dao cabo da vista.
NAO sou eu que o digo, ERRO DE ESCRITA.
O que fazemos lá dentro?
Ahah!
iTunes, AppStore, macOS, Siri, etc.
Pensava que ias dizer sexo mas ok..
A Apple é muito grande!
Gosto do modus operandi deles, fazem tudo pela calada e só mostram quando está pronto. Já outros mostram tudo por fazer, depois nunca mais fica pronto…
A Apple ao pé do conglumerado que é a samsung é apenas childs play.
Sim, comparar um conglomerado com uma empresa é muito inteligente!
É como comparar uma família com uma pessoa individual!
Só te faltou acrescentar aí uma coisa, o marketing. Enquanto vai trabalhando gera especulação e apesar de no final a montanha acabar por parir sempre um rato, metade das pessoas fica com a ideias geradas previamente na cabeça, criando uma imagem boa da marca, suportada pelo empolamento dos fãs da marca sobre aquilo que acabou por ser lançado.
É no entanto um modus operandi fascinante pela sua eficácia.
Isso é que é conspiração. Quanto muito funcionaria ao contrário, criando desapontamentos às fantasias loucas que as pessoas vão especulando.
É a tua maneira de ver o mundo, mas não quer dizer que esteja correcta. E deixa-me dizer-te, não está.
Só se for para os haters, que menosprezam sempre…
FanBoy alert!
“outros mostram tudo por fazer, depois nunca mais fica pronto”
Tesla está a anos luz da apple!
Falam no carro da apple faz anos, agora não é um carro mas sim um sistema operativo, ACORDEM PARA A VIDA.
A apple nunca vai entrar no mercado automóvel. Porque? Porque os construtores nunca vão deixar.
Deve custar 10x mais só por dizer Apple e fazer menos que as outras marcas….
Parece que te incomoda.
Um artigo cheio de nada…
Olha então esta cena muito porreira para ti: http://bit.ly/2qh8MOk
Sou o único que vejo o interior de um Audi A4 mas com o símbolo da apple? :O
Não. Vês sim o interior de um Q5. A foto só serve para ilustrar o artigo, nada mais.
Pois pode ser o Q5 mas também pode ser do A4 de 2008 +/-
Não. É o Q5.
Quando comecei a ler o artigo fiquei muito interessado, fala de algo que transcende o mero carro, de todo o setor de transportes, e eu a pensar que a Apple se estava a preparar para um passo grande. Depois restringe a coisa apenas ao sector automóvel; acaba por dizer que afinal é só um software e não muito diferente do que já possui.
Como é que um componente do carro é muito mais que o seu todo?
Provavelmente porque será mais que só o software, será provavelmente o cerne no novo conceito de veículo eléctrico e autónomo.
Com o paradigma a mudar, qualquer marca pode comprar o hardware de um carro e colocar o seu desenvolvimento em dispositivos dedicados a uma melhor condução, a uma melhor segurança, melhor consumo, melhores serviços e integrar o veículo no design e ecossistema da marca. Pode ser por aí que a Apple queira enveredar e na Alemanha poderá ter encontrado o fabrico do hardware e prepara já o resto…. que é onde poderá haver diferença.
Vitor, as marcam não comprar hardware, as marcas desenvolvem hadware (motores).
Dai vem o resto, as centralina (software que controla os consumos etc…).
Têns noção de quantos motores há para cada modelo de automóvel?
Mais, tens noção de quantas marcas há?
Achas mesmo que um sistema operativo irá controlar isso? E achas mesmo que o fabricantes irão permitir?
“No futuro, a aquisição de automóveis irá cair em flecha com a massificação da condução autónoma” – porquê? vão ser de borla esses carros? Quem paga os custos de desenvolvimento?
Em vez de ter um carro para usar 10% do dia, o carro passa a estar partilhado e em uso 90% do dia em vez de 10%.
É difícil de ver?
É um taxi que não tens de pagar ao taxista!
Sim e o taxi é de borla?
Achas mesmo que os construtores andam a dormir? Daqui a pouco estás me a dizer que apple vai comprar a Mercedes ou a BMW, alias as duas.
O que é que a apple percebe da industria automóvel? R: 0%
O que é que o sector automóvel sabem e investem já em desenvolvimento autónomo! R: 50%
E aproveitarem para dormir? Parece-me uma excelente ideia. É o que muitos já fazem atualmente ao volante.
+1
Bem!!!!
Se a eu com um iphone tenho as credenciais de acesso aos Facebook, contas bancarias de alguns dos meus contactos ( problema reportado à Aple e resolvido se fim do me informaram após 1 mês de contactos” Axo eu” porque entretanto aderi ao Android porque me deixei de paneleirices ” ) possivelmente, se realmente chegar a haver alguma coisa que a aple venda como carro, nunca será do real proprietário, com tantos problemas qualquer um com (sorte) consegue o certificado e vai dar uma volta…