Apple diz que recebeu ordens para retirar o WhatsApp e o Threads da App Store da China
Os utilizadores da Apple na China já não poderão encontrar e fazer download do WhatsApp e do Threads na App Store. A empresa disse que retirou as aplicações para cumprir as ordens que recebeu da Administração do Ciberespaço, o regulador da Internet da China, com base nas suas preocupações com a segurança nacional.
Apple é obrigada a seguir as leis dos países onde opera
De acordo com o The Wall Street Journal e o The New York Times, a empresa explicou que é "obrigada a seguir as leis dos países onde opera, mesmo quando não concorda".
A grande Firewall da China bloqueia muitas aplicações e tecnologias não domésticas no país, levando os habitantes locais a usar VPNs se quiserem aceder a qualquer um deles.
O Facebook e o Instagram da Meta são duas dessas aplicações, mas o WhatsApp e o Threads têm estado disponíveis para download, até agora.
A ordem do regulador chinês surge pouco antes de o Senado votar um projeto de lei que poderá levar à proibição do TikTok nos EUA.
O raciocínio da Administração do Ciberespaço - de que as aplicações são uma preocupação de segurança nacional - até ecoa o argumento dos legisladores americanos para bloquear o TikTok no país. Na versão atual do projeto de lei, a ByteDance terá um ano para alienar o TikTok, caso contrário a plataforma de partilha de vídeos curtos será banida das lojas de apps.
Espera-se que a Câmara aprove o projeto de lei, que faz parte de um pacote que também inclui ajuda à Ucrânia e a Israel. O Presidente Joe Biden afirmou anteriormente que apoia o pacote e que assinará imediatamente os projetos de lei.
Leia também:
“A grande Firewall da China bloqueia muitas aplicações e tecnologias não domésticas no país, levando os habitantes locais a usar VPNs se quiserem aceder a qualquer um deles”. Isso não é assim tão simples.
“Algumas VPNs realmente funcionam na China, mas não é possível ter localizações de servidores VPN no país, a menos que você siga as regras do governo. E mesmo que isso seja feito, existem problemas com os serviços de VPN.
A Grande Firewall adapta-se constantemente. As táticas da China são sofisticadas e encontram novas formas de limitar o acesso dos cidadãos à Internet. É por isso que os padrões do que funciona e do que não funciona em termos de VPN são inconsistentes e difíceis de detectar ou analisar. O maior problema é que dá para distinguir o uso da VPN do tráfego normal. Então, isso se tornou uma batalha constante entre provedores de VPN e o governo chinês” (Surfshark, Martynas Klimas em Tudo sobre VPN, Censura na internet, 2023, agosto 18)
?
Tanta coisa para dizeres que já é sabido a anos?
Para quem visita a China, procurem em lojas eles vendem uns cartões já com um tarifário de VPN que funciona sem problemas, em qualquer loja de smartphones se perguntarem eles indicam quem vende muita população usa VPN.
Nas lojas vendem as VPN autorizadas pelo governo. O post fala em habitantes locais a usar VPNs para fugir à grande Firewall. Com as VPN autorizadas pelo governo – não fogem de certeza.
Não fales do que não sabes, estou a falar por experiência própria, chegas a uma loja de smartphones e perguntas eles se não tiverem dizem logo onde comprar, todos tem um amigo ou familiar que usa é o novo normal na china.
Normalmente é ofuscado (https) em TCP 443 da última vez que usei vem um QR code para instalar a APP e a APP tem chinês e inglês.
Também podes usar um eSIM no entanto se for viagem de negócios precisar de um número local para instalar apps da China que obrigam a esse número local por isso os locais não optam por eSIM e alguns smartphones chineses bloqueiam eSIM.
A Apple na China com as restrições de não deixar de instalar nada no iPhone sem ser na App Storage da China está a perder o mercado chinês, os liberta essa restrição fazendo o mesmo que fez aos residentes na União Europeia ou vai perder o grande mercado chinês, pois quem compra um Androide com uma vpn pode instalar aplicações sem ser da App da Google chinesa .
Tarifário? Basta teres uma vpn com obfuscacao, isso das lojas deve ser para noobs.
Hoje em dia até serviços mais populares de vpn já funcionam por obsfuscacao, se recuares uns anos é que as coisas eram diferentes.
A maioria curiosidade da great firewall of china e tambem o golden shield só foram possíveis com décadas de consultoria dos americanos, primeiro da cisco, depois fizeram um mashup com cisco e bluecoat e depois a bluecoat vendeu-se aos chineses e conseguiu um dos melhores produtos do mercado devido a todo o esforço em desenvolver features a pedido da china, hoje têm uma solução própria home made mas todo o trabalho de arquitectura e engenharia feito é americano.. funny at least
Não há “Google chinesa” (a Google Play).
Diz a NordVPN:
Alguns dos sites bloqueados na China: BBC, CNN, Facebook, Gmail, Wikipedia, Instagram, OneDrive, Pinterest, Twitter (X), Spotify, Wall Street Journal, New York Times, WhatsApp, YouTube, Snapchat.
“Oficialmente, o governo chinês proibiu o uso de VPNs não aprovadas pelo governo: as VPNs devem fornecer o acesso backdoor do governo para serem aprovados, o que as torna inseguras. Os cidadãos chineses descobriram que a criação ou venda de VPNs não aprovadas receberam multas e sentenças de prisão em qualquer lugar de três dias a mais de cinco anos, mas estas são aplicadas de forma inconsistente.”
Muita população usa VPN? E usa as que estão à venda nas lojas para fugir à grande Firewall? É arriscado.
(As VPN aprovadas têm os servidores na China. As outras, como a ExpressVPN e NordVPN têm servidores em países vizinhos)
Há muitos anos atrás ofereci a uma jornalista chinesa uma vpn gerida pelo meu servidor em minha casa para ela ter acesso à comunicação social do mundo ocidental.
A famosa muralha da firewall chinesa foi facilmente ultrapassada, e como era uma vpn (caseira) nunca teve problemas com as autoridades chinesas.
O que mais me impressiona é haver tanta gente que apoia ditaduras como a china comunista ou a da Rússia nazi-estalinista, essa pessoa deveriam ser deportadas para esses países com ditaduras.
Ela disse-te que usou? Foi simpática.
Tem razão no no Android na China não ha Google play na China. Mas se comprar um smartphone fora da China já vem com o Google Play instalado e com uma vpn pode aceder a todas as App do Google Play.
Não foi preciso dizer que usou, no meu servidor tinha o histórico de acesso as minha vpn e portanto usou a minha vpn durante vários anos , quem foi muito simpático fui eu não ela e nunca tive problema de só tenho 40 anos de experiência informática e já desde 1988 que uso e abuso da internet quando 99% dos portugueses nem sequer sabiam que existia internet.
A internet em Portugal só foi ligada em Dezembro de 1991, eu comecei a usar em 1994, mas boa tentativa de disseminar mentiras.
Monta lá um vpn server que é algo complexo e passa para um chinês usar nos dias de hoje, good luck.
40 anos de vaporware
o Luís deve pensar que andamos todos a comer gelados com a testa! lol