Apple arrisca multa na China por publicidade enganosa
A publicidade da Apple aos seus produtos sempre foi muito cuidada e com propósitos bem definidos. É desta forma que consegue cativar e atrair os seus clientes.
A campanha de lançamento do iPhone 6S teve um slogan único e bem conseguido, o que pode agora valer à empresa uma multa por publicidade enganosa, na China.
Na apresentação dos novos iPhones a Apple introduziu um novo slogan para anunciar que estes seus novos smartphones, apesar de serem idênticos aos anteriores na forma, tinham dentro de si muitas novidades. A simples frase "The only thing that's changed is everything" ficou bem conhecida depois deste evento.
Mas esta mesma frase pode agora ser o motivo pela qual a Apple pode vir a ser multada na China. Em causa está um processo que um advogado chinês colocou em tribunal e que acusa a Apple e a China Mobile, o operador que no território chinês vende o iPhone.
Segundo este advogado a Apple a China Mobile estão a fazer publicidade enganosa e a enganar os consumidores com a frase do slogan dos novos iPhone 6S e 6S Plus.
Como base para este processo está a ideia de que estes novos iPhones não têm uma grande diferença face aos modelos anteriores e que ao usarem o slogan estão a violar a lei da publicidade, lançada em Setembro deste ano.
Esta lei recente determina que não podem ser usados termos superlativos, como "o maior" ou "o mais", na publicidade e caso o façam as empresas arriscam-se a ser multadas.
O advogado pede para si um valor de 2850 euros, como compensação e que o valor de 29.500 euros seria o valor justo a cobrar às empresas, na forma de uma multa.
Para se defender e amenizar o problema a China Mobile já retirou do seu site o slogan do iPhone 6S. Por outro lado, a Apple manteve tudo da mesma forma na versão chinesa do seu site, o que aumenta as possibilidades de ser multada.
O termo "tudo mudou" tem de realmente significar isso e as regras da publicidade chinesa assim o exigem, para que possa ser usado. É claro que esta não é uma verdade no caso dos novos iPhones e por isso a Apple terá de mudar o seu slogan.
Não existe qualquer declaração ou posição oficial da Apple sobre este caso, mas o facto do seu slogan se manter no site mostra que a empresa não está particularmente preocupada com este problema e com o que dele possa advir.
Este artigo tem mais de um ano
E eu a pensar que o sistema jurídico americano fosse uma andota..
+1
mas se fomos a ver, mudou praticamente tudo.. ecra com force touch … ram de 1 para 2 e de ddr3 para ddr4, novo cpu e nova grafica, etc por isso mudou quase tudo
“Praticamente tudo” não é “tudo”, daí estar a infringir a lei deles, que pelos vistos é muito literal
Se fosse assim, dava-te alguns exemplares que dizem algo e nunca cumprem…. por isso muita coisa ia à falência xD
Já que entramos com tecnalidades, pode afirmar-se que mudou tudo. A não ser que se consiga provar que algum componente de um iPhone 6 foi reutilizado para a construção de um iPhone 6s.
Mesmo que alguma coisa seja “igual”, continua a ser “diferente” pelo simples facto de não ser o mesmo objecto.
“Anedota” é o nosso sistema!
Mais nada..
uiiii que multaaa…
30 mil euros!!!
se esta na lei que nao podem usar não podem, isso aplica-se a todas as empresas, embora concorde que seja um bocado ridículo, mas é assim. ha piores de certeza
Agora deveriam por um slogan veridico:
same iPhone, new number, higher price, less space, be your best self.
^ pretty much
é mesmo 2850€ e 29500€??? ou faltam zeros ou palavras como milhões ou milhares ….
é que se for esse valor a Apple deve estar mesmo pouco preocupada.
As vezes os maiores problemas judiciários vêm não pelo que têm de pagar mas pela má imagem que transmitem, algo com que a Apple se preocupa sempre muito.
Não me parece que a Apple esteja preocupada com isso. A prova é que quem ficou incomodada foi a empresa chinesa e não a Apple. da mesma forma que não se preocupa muito com as noticias das miseráveis atitudes com os empregados não só na China mas em todo o mundo. Como diz o provérbio: quem não se sente não é filho de boa gente…
O que eu acho incrível nesta noticia… é a China ter uma lei de publicidade assim tão detalhada e tão rigorosa. Por um lado é bom, porque evita abusos e publicidade enganosa.
Pois é, mesmo rigorosa! E ainda bem! Assim evitam-se abusos e quem faz a publicidade tem de estar atento para que não engane ninguém.
No Porto, aqui à uns anos, todos (vodafone, tmn e optimus) tinham a melhor internet movel do porto e faziam publicidade (nomeadamente ‘outdoors’) a dizer isso mesmo, que eram os melhores! E eram!!! um era o melhor na cidade, o outro no distrito (velocidades) e o outro na maior área coberta… (se não era exactamente isto, era semelhante!)
Notoriamente publicidade enganosa, no mínimo, duvidosa.
Cá, já que não há “bom senso”, deviam fazer o mesmo e apertar com a regras e leis!!!
+1
Nós por cá, temos operadores a limitar o ilimitado 🙂 🙂
a microsoft tb deveria levar a mesma multa por andar a dizer que o surface é um tablet que substitui um portatil, nao é! nem um bom tablet pois n tem apps para isso, nem um bom portatil pois o teclado deixa mto a desejar..
Já agora Apple também, pela sua lógica, afinal de contas andam a dizer que o Ipad Pro vai subsituir um computador, neste caso ainda é mais gritante que o Surface…
O Surface é um híbrido, a quantidade de apps não define o que é um tablet e quanto ao teclado é a sua opinião, há que tenha outra…
Mas o equipamento está lá, mesmo que deixe a desejar
Tudo uma questão de opção e gostos eu já experimentei o surface Pro é gostei imenso, e a versão com o i5 substitui perfeitamente um Laptop (excepto em algo muito intensivo), ligado á docking station fica perfeito :).
Para quem gosta de híbridos existe muita escolha e muito boas alternativas muito mais em conta e mais ao estilo de laptop. A maioria das grandes marcas vendem.
Ricardo P = Microsoft hater.
Lamentamos, mas ao contrário do Ipod Pro o Surface PRO 4 é capaz de substituir um pc.
1) A Lei fala de factos, não de gostos pessoais. Que a ti te deixe a desejar, tudo bem, mas é um teclado. 2) O Surface que dizem substituir o portátil é o Pro, pelo que seria bom retirares o que disseste acerca das apps. 3) O conceito de tablet não implica um mínimo de apps na respectiva Store.
então se comprares uma torre de 2000 euros com um teclado de 2 euros dos chineses deixa de ser um computador porque o teclado nao presta? E os teclados dos surfaces, especialmente o ultimo está muito bom ate mesmo em comparação a muitos computadores portateis no mercado com teclados built in.
no topico do surface pro 4 já vistes as duzias de pessoas a contradizer te, e vens aqui dizer o mesmo…
es mesmo um Ricardo, teimoso como tudo, so é pena nao teres razão.
E depois? Fanboys Microsoft…
Então a parte que dizem que é 2x mais rápido que um MacBook, isso é que é publicidade enganosa!
Fez o mesmo que a Apple faz. Escolheu uma especificação favorável e apenas mencionou esta. Ou seja, aproveitou-se do facto de não existir um MacBook Pro 13″ com gráfica dedicada. Na realidade quando comparas a performance 3D de ambos em alguns casos é mais do dobro a diferença entre estes.
Pela sua lógica a Apple também devia ser multada. Aonde é que o IPad Pro poderá fazer o mesmo que um computador? Se na sua opinião nem o Surface o pode fazer… O Surface é um híbrido e não é a quantidade de apps que definem um computador nem o formato ou forma do seu teclado…
-1
Cerca de 650.000 Apps não te chegam? Ou o “problema” será não ter algumas das Apps que utilizas? Não me parece que a Microsoft pense nas “tuas” preferências quando desenvolve um produto…e só compra quem quer!!
no windows onde existem 650000 apps? A qualidade das apps do ios n tem comparacao com muitos programas velhinhos do windows…há coisas que no windows nao se faz e no ipad é simples e facil
O iPad pode ser rápido mas em termos de produtividade é muito limitado no futuro com alguma evolução talvez mas para já o iOS é a grande desvantagem.
Todas reviews dizem que iPad tem muitas limitações, nem os sites da especialidade (Apple) conseguem negar isso.
n disse que n era limitado, apenas muito eficiente naquilo que faz. Streaming de videos, gerir as clouds, ler pdfs, streaming de musicas e bem mais rapido no ipad que no windows. Eu como utilizador windows uso para trabalho, mas o ipad é um bom complemento e nao substituto. Ja o surface pro nao acho que seja os 2 em 1 que querem fazer querer pois nem é bom numa coisa nem outra e eu ja tive o pro 3 e vendi o por isso mesmo. pessoalmente acho um portatil deve ser leve e boa autonomia e vejo no macbook air o melhor nesse aspecto.
Mostra aí o procreate para Windows!
Ou alguma coisa boa e grátis como o GarageBand, que até já se sabe que foi usado no maior êxito da Rihanna!
Etc…
As aplicações para tablet para Windows são uma completa anedota, a qualidade é sempre péssima, e nunca há nada para fim algum!
O que lhe vale, é o passado.
OK ganhaste vou-me ver livre do meu Laptop e comprar um iPad que faz mais coisas e é mais em conta.
Anda aqui um gajo a perder tempo a trabalhar com teclado e rato a julgar que é produtivo e afinal vai-se a ver andei enganado.
Obrigado por me abrires os olhos.
O GarageBand usado pela Rihanna foi a versão do Mac.
E de repente era sobre a publicidade e já se fala de surfaces, Ipads, etc etc.. brutal.. deviam era de serem voçês todos multados
multado devias ser tu por dizer barbaridades, vai trabalhar
Ricardo estás a confundir duas coisas distintas. O Windows que corre no Surface é um SO desktop, o iOS é um SO móvel. Se queres comparar, compara Windows com OSX.
O termo “app” é um diminutivo de aplicação. Os desktops correm aplicações e os sistemas móveis correm apps, que são versões limitadas de aplicações “a sério”. Agora diz-me, quantas aplicações existem para Windows?
Raimundo essa do SO completo é 0 hoje em dia. O ipad n e para brincar com virtual machines mas é um excelente complemento para coisas simples que no windows sao mais lentas e penosas de fazer. No ipad air 2 tenho o spotify, safari e ainda edito um documento do office ao mm tempo…n preciso de mais e 99% das pessoas tb n.
Que estupidez!
“termo “app” é um diminutivo de aplicação. Os desktops correm aplicações e os sistemas móveis correm apps, que são versões limitadas de aplicações “a sério”. Agora diz-me, quantas aplicações existem para Windows?”
Estupidez porquê?
Que coisas é que o Windows não faz, que um iPad faz!? Fiquei curioso…
Pergunta é o que é que o iPad não faz, que o Windows faz: blue screens, cryptolockers, confusões de versões de divers, problemas no registry, internet explorer, etc…
Alguns reviews de sites da especialidade (Apple) imagina se fosse de sites isentos.
http://www.macworld.co.uk/review/ipad/ipad-pro-vs-microsoft-surface-pro-4-comparison-review-3629659/
http://9to5mac.com/2015/11/11/ipad-pro-review-roundup-bigger-is-better-pencil-is-great-for-drawing-ios-limiting-factor-as-pc-replacement/
Atraves do infuse vejo por streaming os filmes que tenho no NAS, no windows raramente aparece o NAS em lan, e quando aparece tem varios engasgos que no ipad n tem…vai la entender-se. Ate no xbmc o NAS as vezes n aparece no pc e no ipad nc falha.!
Também uso o Infuse3!
“no windows onde existem 650000 apps?”
https://www.wikiwand.com/en/Windows_Store até diz que tem mais mas eu sou da opinião que qualidade vence quantidade
” A qualidade das apps do ios n tem comparacao com muitos programas velhinhos do windows…”
Também é verdade que muitas apps do iOS não tem comparação com muito do software disponível para windows
“há coisas que no windows nao se faz e no ipad é simples e facil”
Podes dar um exemplo? Vejo muita gente a dizer isto mas nunca dão exemplos.
Até o simples abrir de um pdf no ipad é uma experiencia excelente, no surface tens o adobe acrobat muito completo mas para touch horrivel…no ipad tudo e fluido no surface anda aos solucos. Pessoalmente tenho ipad iphone e uso um um pc windows mas pondero um air skylake se vier com melhor ecra.
+1
Grande exemplo!
Resta-me apenas dizer que não tenho essa experiência de andar aos soluços com o adobe e que ainda não foi dito algo que o ipad faça que o um PC/tablet windows não faça.
Deve ser completamente impossível saber quantas aplicações existem para windows, as maioria do software nem deve estar na Windows Store. Eu já programei varias aplicações e não estão na Store.
Isso é como querer saber quantas aplicações existem para Linux
Mas essas não são para touch!
São aplicoes correm correm no surface não estou a ver qual é a dúvida ou confusão.
Até parece que mudou as vezes nem se sabe qual a versão que se tem e tudo a mesma coisa chapados uns dos outros. E até pode ter umas tecnologias novas mas não é por aí além, muito menos para esse slogan. Faz lembrar a Sony na linha Z sempre o mesmo ao menos até deu um salto bom este ano com o z5 mas é a mesma carcaça basicamente
Concordo.
Afinal nem tudo na China é mau!!!! Pelo menos em termos de marketing e publicidade não podem adjectivar os produtos como querem e lhes apetece …. senão multa com eles!!!
De certa forma até concordo para impedir que a publicidade seja enganosa como a que nós comemos todos os dias.
Vocês criticam a legislação por não terem um pensamento juridico. Apenas têm um pensamento meramente pessoal e moral. A Apple é muito agressiva na publicidade e deve ser responsabilizada por isso.
“apenas uma coisa mudou. tudo.” nossa que agressividade da apple, tem slogans bem feitos e a experiencia dos que usam e falam maravilhas…deviam era seguir o exemplo da samsung “Desempenho inigualável” e depois todos se queixam dos lags (que tem realmente e nao digam que n)
Em Portugal só há relativamente pouco tempo foi permitido fazer publicidade com comparações específicas. Mal foi possível foi o descalabro que se vê nas operadoras de telecomunicações e hipermercados.. entre outros.