Apple apresenta Swift: uma nova linguagem de programação
Depois da apresentação do OS X 10.10 e do novo iOS 8, as atenções do evento da Apple desta tarde viraram-se para os developers, que actualmente são quase 9 milhões, 47% a mais que no ano anterior.
Para eles, e para os novos que hão-de aparecer, a Apple apresentou uma nova linguagem de programação, mais simples e intuitiva, Swift.
O WWDC é um evento que é normalmente dedicado ao software da Apple e aos seus programadores e, este ano, uma das novidades mais aplaudidas durante todo o evento foi, sem dúvida, a nova linguagem de programação que vem substituir o Objective C.
A Swift, apresentada pela voz de Craig Federighi, é uma linguagem mais acessível a novos developers de aplicações para iOS e OS X e que pretende colmatar algumas limitações do C e do Objective C, nomeadamente as restrições de compatibilidade encontradas no C.
Swift adopta padrões seguros de programação e adiciona características modernas para tornar a programação mais fácil, mais flexível e mais divertida.
É uma linguagem de programação mais eficiente, mais rápida que a antecessora e completamente interactiva, o que permite que o desenvolvimento seja avaliado constantemente à medida que se está a programar.
De notar que todo o código criado no Objective C pode ser reaproveitado para o Swift, pois existe compatibilidade entre estas duas linguagens de programação. Assim fica garantido que os programadores podem livremente transitar de uma para outra sem perderem nada do trabalho que realizaram antes.
Espera-se que, com esta nova forma de programar, surja uma nova vaga de developers com mais aplicações, mais estáveis e de melhor qualidade.
A Apple já disponibilizou um livro sobre Swift no iTunes, que pode ser adquirido gratuitamente aqui.
Homepage: Swift
Este artigo tem mais de um ano
Vão começar já a aparecer anúncios:
Precisa-se programador Swift, pelo menos 3 anos de experiência.
LOL…true story +++
Isso teria mais graça se não fosse verdade…
🙁
de preferência, para estagio não remunerado, com o detalhe de precisarem deles com urgencia
Bem visto 🙂
EU TENHO! hehe
Vão já começar a aparecer anúncios de emprego
Precisa-se programador Swift para App’s iOS. Mínimo 3 anos de experiência.
A PPLWare podia aprender esta linguagem para nos fazer uma nova app 😉
E qual o IDE que vamos utilizar?
XCode… what else?
Xcode 6
Não acho que traria algo de novo. A nova linguagem é mais fácil sim, mas o que é possivel no Swift é possivel no Objective-C.
O que é possível em Swift é possível em Objective-C, C, C++, Java… Desde que as linguagens sejam Turing completas são equivalentes.
Eu acho que ele estava a falar especificamente do facto do Swift usar o mesmo runtime que o Objective C, o ARC, e mais uma série de coisas comuns ao Objective C…
A Apple parece estar a querer vender a linguagem como mais rápida para programar, menos propicia a erros, mais rápida para visualizar o resultado, e criando aplicações mais rápidas.
Sim, é isso tudo que disseste, mas só é util para aplicações novas, visto que o seu desenvolvimento irá ser mais rápido, mas para aplicações já existentes so trás melhorias às que estão multo mal feitas e cheias de erros.
Não!
Swift is an innovative new programming language for Cocoa and Cocoa Touch. Writing code is interactive and fun, the syntax is concise yet expressive, and apps run lightning-fast. Swift is ready for your next iOS and OS X project — or for addition into your current app — because Swift code works side-by-side with Objective-C.
Podes misturar ObjectiveC com Swift.
Sim, mas continua a fazer o mesmo que uma app sem Swift. E visto que uma das grandes vantagens do iOS é a sua fluidez, para o utilizador nem se nota a diferença.
@ Ricardo
utilizador? é uma linguagem de programação, o principal efeito é junto dos programadores… invocar os utilizadores é entrar numa discussão acessória – se o trabalho do programador ficar facilitado, é provável o utilizador veja benefícios indirectos, mas isso varia de caso para caso!
Para o programador, mudar de linguagem não será do dia para a noite em projectos já estabelecidos, mas tem sempre a possibilidade de o fazer por fases, dado poder “misturar” código.
E se a linguagem poupar tempo no desenvolvimento, possibilita investir mais noutras coisas – tempo é dinheiro
@Nunes
Epa, eu não discordo de nada do que tu disseste, e o Swift trás vantagens para os developers.
Mas uma pessoa que já seja fluente na maneira “normal” de fazer apps para iOS e OSX se calhar consegue fazer o mesmo e com o mesmo tempo que outra pessoa com o Swift. Agora para developers menos experientes, claro que o Swift é uma grande melhoria.
Não digo que o Swift não serve para nada para developers experientes, só que nesse caso, como tu disseste “mudar de linguagem não será do dia para a noite”.
Eu digo isto porque sou developer (não de iOS e OSX) e sei bem que é complicado aprender uma linguagem nova quando já se consigo fazer tudo com a linguagem que uso.
:S
“maneira “normal” de fazer apps para iOS e OSX se calhar consegue fazer o mesmo e com o mesmo tempo que outra pessoa com o Swift”
Acho que não percebeste que não é esse o cenário mais provável para quem depois tenha experiência nas duas linguagens.
Há razões para a Apple querer deixar o ObjectiveC… não é das linguagens em que é mais rápido programar.
Pois não vai trazer nada que já não possa ser feito!
A diferença é que o Objective C foi inventado em 1983.
Muita gente, inclusive eu, em 1983… acho que os meus pais nem namoravam…
Apesar de estar modernizada, o seu aspecto é muito difícil de aprender hoje em dia, porque é bastante diferente de linguagens dos anos 90, como o Java do Android, e linguagens dos anos 2000’s, como o Python.
Isso é uma grande diferença, eu sei programar Android, porque já sei Java…
Para ObjectiveC, estou sempre a adiar, porque tinha de aprender ObjectiveC…
Agora não preciso…
Sim, é verdade, por isso é que noutro comentário disse que só é bom para quem está a comecar a programar para iOS, como é o teu caso, que já sabe Objective-C, é quase indiferente. Quase porque o Swift trás melhorias, mas não são visiveis para o utilizador final
mesmo argumentando que não traz melhorias directas ao utilizador (ignorando a possibilidade de aplicações mais rápidas), se os programadores perderem menos tempo a desenvolver cada parte do projecto, sobra tempo para fazer outras coisas, quer seja novas funcionalidades, mais atenção ao interface, melhor debugging, maior optimização do código, novos projectos, etc.
Isto é, há grande probabilidade de melhorias indirectas para o utilizador final, a acreditar no que a Apple diz.
Mas isso ainda vai demorar o seu tempo, imagino uma transição de mais de 2 anos, até o Swift ser usado em mais de 50% das aplicações, e isso é sendo optimista. O lado positivo é que já está pronta a ser usada
São visiveis na medida que vai ter mais programadores, e a trabalharem mais eficazmente, e mais “sangue novo” para a plataforma.
Tipo o “Go” da Google 😉
Sou Developer iOS e pelo que já li vais precisar de a mesma aprender a lidar com a framework Cocoa Touch. E como existem mais exemplos de código em Objective-C não penses que vais poder começar logo com Swift.
Só muda a linguagem, a framework continua exactamente igual.
Eu consigo ler os exemplos em objective C…
Precisamente por ter/poder utilizar a Cocoa Touch é que me interessa esta swift 😉
Claro o objective C é mt antigo, era mete-la no lixo… E ja agora acabava-se com C e o SQL. E demoravamos mais uns 10 anos a aperfeiçoar outra.
What?
Do you even lift bro?
Quem foi que disse que Python é dos anos 2000
Oh tá bem… vem este da Wikipédia…
O Python só começou a ser conhecido, e ainda é a versão mais utilizada, a partir da v2, logo, anos 2000…
Mais uma linguagem de programação que não traz nada de novo… Isto ao contrário do que a Apple quer vender, só cria facilitismo e por consequência redução de qualidade nos programas.
Resumindo, uma linguagem de programação para lerdos…
Esperava inovação por parte da Apple.
+1
+1
Let’s continue with the old , but gold, objective-c
LOL!
Quem não sabe do que fala…
A melhor novidade do comício…
Exato… Achei isto bastante interessante, muito mesmo, foi a única coisa que prestei atenção 🙂
O swift é o c# da Apple. Apesar que em certos aspectos podíamos fazer mais o paralelismo com o VB .net
Whaaaaaa…????
Não tem nada a ver pá! 😛
tem…
ele fez uma comparação.. a microsoft tem o vb.net (copia do c#) e a apple.. o swift que faz o mesmo que o objectiveC.. pelo que eu percebi…
vou continuar com o cocos2d-x que faço muito bem
Não têm lógica nenhuma o que acabaste de dizer. Primeiro, o C# é da Microsoft, tal como o VB e o VB.NET o são. Segundo, o VB.NET e o C# foram lançados ambos ao mesmo tempo em 2002. Ambas começaram a ser desenvolvidas ao mesmo tempo com o desenvolvimento do .NET framework 1.0.
Por acaso começou antes, começou quando a Microsoft contratou o Sr. Anders Hejlsberg à, na altura, moribunda Borland. O Sr. Heljberg já era famoso na altura, por ter sido o responsável pelo Turbo Pascal e pelo Delphi.
Errado! Anders Hejlsberg foi para a Microsoft desenvolver o J++. Apenas mais tarde é que ele comçou a trabalhar no C#.
Bem que diz uma coisa destas e porque nao sabe como funciona o .NET (nao a linguagem).
E o VB ja existia muito antes do .NET mas enfim…
O vb está para o vb .net, como o c para o c++
São linguagem completamente distintas, apenas partilhando alguma sintaxe.
Programei tannnntoooo em BASIC, não VB atenção, isso veio depois!!
Saudades… hehe
Já alguma vez programaste em VB? É que embora o nome seja parecido existem diferenças bem grandes, incluindo a nível de sintaxe. Esta, entre outras, é uma das razões que muita gente considera o VB.NET uma linguagem nova em vez de uma nova versão do VB.
Lol, mais um que realmente sabe do que fala…
O swift busca conceitos de linguagens funcionais e combina-os numa linguagem orientada por objectos, um pouco à semelhança do ruby, ou do que a oracle está a fazer com o java 8.
Linguagem “inspirada” em scala
Aqui fica o livro disponibilizado no iTunes em formato PDF:
http://ilyassm.com/Files/the-swift-rogramming-language.pdf
Obrigado pelo link
+1
With this crap even Taylor Swift!
Shared via Google+
Esclareçam-me uma coisa: Após uma leitura rápida, fiquei com a ideia que o Swift tem tipagem mais fraca do que o Objective-C, assim sendo, a performance não deveria ser inferior?
Pelos comentários que vou lendo é exactamente o oposto. Todas as variáveis têm que ser definidas antes de serem usadas, e restringe fortemente como podem ser usadas
Tens aqui um exemplo dum programador de um jogo que foi “portado” para Swift em poucas horas
https://news.ycombinator.com/item?id=7838454
Não, já estive a ver, não é de tiragem fraca, é só o compilador que infere automaticamente o tipo.
Uma linguagem extremamente parecida com Javascript 🙂
se fosse possivel desenvolver em windows com emulador ou assim e nao ter de pagar 1000€ para poder programar era perfeito
Boas tardes,
Eu trabalho diariamente com SWIFT mas trata-se de transmissão de mensagens, algo que já existe há bastantes anos na área da banca:
http://www.swift.com/index.page?lang=en
Cumprimentos
Bom dia Francisco , eu tenho uma empresa de CRM e queremos passar o nosso sistema para o IOS o unico problema é que nao sabemos como , pois a gente disponibiliza o arquivo Json para integrar ao IOS , voce sabe como funciona para colocar esse arquivo rodar no IOS ?
aguardo uma resposta !
Eu sei que ainda é uma linguagem em desenvolvimento, mas…
http://stackoverflow.com/questions/24101718/swift-performance-sorting-arrays
e agora
http://www.jessesquires.com/apples-to-apples-part-two/
Analisem somente uma coisa, qualquer melhora se torna significativa…