Apple afunda no maior mercado do planeta! Já nem surge no top 5 das marcas mais vendidas
Não é segredo nenhum que as vendas da Apple estão a abrandar. Os seus resultados financeiros do início do ano já mostraram isso e várias empresas de análise de mercado também o mostraram. Agora surge mais uma, que coloca a Apple numa situação complicada. Na China, o principal mercado do planeta, a Apple e o iPhone caíram de tal forma que desapareceram do top 5 das marcas.
Apple afunda no maior mercado do planeta
As remessas de smartphones na China totalizaram 63,3 milhões de unidades no primeiro trimestre, o que se reflete num aumento de 1% relativamente ao ano anterior. Antes disso, as entregas vinham a diminuir constantemente há 11 trimestres.
Dados divulgados pela organização de pesquisa TechInsights mostraram que a Apple tinha apenas 13,7% de participação de mercado no primeiro trimestre de 2024. Isso leva a que a criadora do iPhone caia do top 5 e fique colocada atrás de marcas como a Oppo (onde se inclui a OnePlus), Honor, Huawei, Vivo e Xiaomi.
Oppo, Honor, Huawei e Vivo conquistaram participações de mercado semelhantes. A Oppo vendeu 10,7 milhões de unidades no primeiro trimestre, liderando o mercado chinês de smartphones com uma participação de mercado de 16,9%. As remessas da Honor aumentaram 1% ano a ano, para os 10,6 milhões de unidades, com uma participação de mercado de 16,7%.
Já nem surge no top 5 das marcas mais vendidas
As remessas da Huawei aumentaram 118,8% relativamente ao ano anterior, para 10,5 milhões de unidades. A sua participação de mercado atingiu 16,6%, ocupando a marca o terceiro lugar. Vivo e Xiaomi ficaram em quarto e quinto lugares com quotas de mercado de 16,1% e 15% respetivamente.
A TechInsights velou ainda mais dados sobre o primeiro trimestre das vendas na China. Em concreto, os seis principais fabricantes de smartphones correspondem a 95,1% da participação de mercado. Este valor está acima dos 93,7% registado há cerca de um ano.
Este cenário acabou por ser confirmado pela própria Apple na sua apresentação de resultados para o primeiro trimestre de 2024. A marca declarou um abrandamento de vendas do iPhone que se situou nos 10%, mostrando de forma clara que há um abrandamento nas suas vendas nos principais mercados, entre eles o chinês.
É natural. Eles na China também têm excelentes smartphones a nível “premium”. Mesmo os outros mais baratos são espetaculares.
O problema e o SO, chines não vale nadinha
Depende.
– TechInsights (post): Oppo 16,9%, Honor 16,7%, Huawei 16,6%, Vivo 16,1%, Xiaomi 15%, Outros 18,6%
– Canalys: Huawei 17%, Oppo 16%, Honor 16%, Vivo 15%, Apple 15%, Outros 21%
– Counterpoint: Vivo 17,4%, Honor 16,1%, Apple 15,7%, Huawei 15,5%, Oppo 15,3%, Xiaomi 14,6%, Outros 5,5%
– IDC: Honor 17,1%, Huawei 17%, Oppo 15,7%, Apple 15,6%, Vivo 14,6%, Outros 20,1%
É tudo Q1 2024. Escolham o que mais vos agradar.
Resumindo… em todos fica claro que a Apple está a perder (muito) terreno na China e que está a vender cada vez menos no maior mercado do planeta.
“Está a vender cada vez menos” pressupo~çoe que está a cair há bastante tempo. Desde quando? É que no 4º trimestre de 2023 e no total do ano foi a marca que mais vendeu na China:
– IDC (Q4 2023): Apple 20,0%, Honor 16,8%, Vivo 15,7%, Huawei 13,9%, Oppo 13,7%, Outros 20%
– IDC (2023): Apple 17,3%, Honor 17,1%, Oppo 17,6%, Vivo 16,5%, Xiaomi 13,1%, Outros 19,1%
Pelo menos desde o início de 2024, como temos noticiado.
É verdade, a 9/1/2024 publicaram um post: “Vendas de iPhones na China caem 30% só na primeira semana de 2024”.
A IDC diz que, comparando as vendas do 1º trimestre de 2024 com as do 1º trimestre de 2023, as vendas da Apple caíram 6,3% … já está a recuperar 😉
Bem feita, ninguém manda os EUA bloqueadar a melhor marca do mundo a Huawei para proteger a Apple.
Eu se fosse chinês nem comprava era mais nada vindo da América( quer dizer da China na mesma, só que com software EUA). O fim da Apple está próximo… So foi adiado pela América… Se não em 2024 a Huawei era top mundial. Nunca vou esquecer o meu velhino Huawei P9, melhor telemóvel que tive.. Melhor que este iPhone 13 que tenho agora, que foi obrigado a comprar por causa do bloqueio dos serviços Google.
😀 😀 😀 , ou seja, nao havia outros Smartphones Android e foste obrigado a comprar um Iphone 😀 😀 😀 essa é boa.
Felizmente a Apple não precisa da China para sobreviver. Só com o mercado dos EUA, Canadá, Europa e Japão vendem bastante bem.
Não é bem assim, no que toca à Europa. Recitas e Lucros caíram entre 2% a 4,5%
Normal em relação preço qualidade nada bate a Huawei e OPPO nas gamas médias e superiores.
Este vai ser o novo normal no mundo ver marcas chinesas a bater em qualidade/tecnologia marcas da Europa e América.
Para quem quiser ver outra análise sobre o assunto:
https://www.youtube.com/watch?v=-GYWAOjbSqg
Deixou de haver inovações depois de Steve Jobs. A Apple simplesmente foi acompanhando a tendência de mercado. Agora pimba
Sucata chinesa, com SO’s de bosta e já cheios de bicho? Não obrigado.
nota-se que nunca tiveste um huawei e que tens mentalidade de ignorante
Não tive e não quero! Sucata será sempre sucata, nem que tenha 1 tera de memoria
E além disso é teimoso!
Caro rapaz! Se puderes compra um iPhone. Felicidades
Comentario do Xavier, “escrito no meu Iphone Made In China, designed in California”. lol
Senão conheces a diferença entre um e outro, só me resta ter pena de ti. Felicidades
Puseste esse comentário através de uma “sucata chinesa”. LOL!!!
á um dia: “iPhone 15 Pro Max bate a Samsung e torna-se o smartphone mais vendido do mundo”
São coisas distintas.
Na minha modesta opinião, o Iphone passado algum tempo cansa, compra um novo e parece que estas sempre com o mesmo e difícil de personalizar e com algumas limitações para trabalhar.
Não e um brinquedo, para brincar tens android. Eu compro iphone exatamente para não andar preocupado com as mil e uma maneiras de customizar, so quero que funcione bem. O android falha no basico, ate a app de email da samsung deixa de receber emails so porque sim. No ios nunca falha
Então é igual, se não procuras configurar nada e apenas trabalhas com o básico é igual, o problema é quando queres fazer mais que o básico ai na minha opinião o Iphone fica curto.
Os topos de gama são todos magníficos tlf, escolhas a marca que escolheres SO que quiseres, se falares em entrada de gama, ai sim a Samsung é das piores que há, a Xiaomi da 15 a 0 a Samsung em tlf de entrada de gama.
Deve-se ao facto da inovação caminhar a passo de caracol (volta Jobs), ao abuso sistemático de manobras para extorquir e criar dependência e ao status que já não funciona, já não é algo único, de luxo. Lentamente o mundo começa a acordar.