Quantcast
PplWare Mobile

Apple admite que alguns dos seus utilizadores estão mesmo a mudar para o Android

PUB

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Ru says:

    Nada de anormal… Uns mudam para IOs, outros para Android. E há quem nunca mude.
    Para mim o grande problema da Apple é mesmo o sistema operativo, por não ser open source e não dar para instalar sem serviços deles. Mas também conheço quem ache isso uma grande vantagem.
    O que importa é haver concorrência, para ambos se desenvolverem.

    • Tadeu says:

      e tens essa preocupação quando compras um Samsung, Huawei ou Xiaomi? Apagas o sistema operativo com que vêm para instalar outro 100% open source? Ou fazes como quase todos e usas o sistema original com muito software proprietário?

      • Manuel da Costa says:

        Com “esses perigosos SO” podes instalar qualquer app, sem seres obrigado a pedir 7000000 autorizações e receber 870000000000000000 anúncios, da Apple, para poderes fazer o download e instalar… obrigatoriamente da shop da empresa.

      • Galo says:

        No que ele escreveu está a resposta à tua questão…

        • Tadeu says:

          Será!? Vejo muita gente a invocar open source quando falam em Android e, no entanto, vai se a ver e usam o Android original do smartphone que incorpora imenso software proprietário, quer nos serviços da Google, drivers do hardware, ou software do fabricante! De modo que o que ele disse não responde à pergunta!

          • Galo says:

            Obviamente não existe nada 100% open source. Mas é indiscutível que Android é muito mais aberto, em termos de personalização, serviços, etc que IOS. Mas como ele diz, e bem, o que para ele é uma desvantagem na Apple, para outros é uma vantagem.
            Do mesmo modo que ele diz: “Uns mudam para IOs, outros para Android. E há quem nunca mude”.

            Por isso quando tu perguntas se ele tem essa preocupaçao com aquelas marcas que apontas, a resposta ja está dada. Mesmo que ele nao o faça, pode fazer se quiser. Tem essa liberdade. Obviamente que nem ele nem ninguem falou em trocar 100%… dependendo da marca, comunidade, etc, a troca pode aproximar-se mais ou menos desses 100%.

          • Tadeu says:

            A questão colocada é sobre usar open source como argumento, quando na prática a maioria das pessoas não consegue ter só software open source no smartphones Android, e quando se repara que o sistema da Apple até incorpora muito software open source.

      • ivan says:

        eu por acaso tenho quase sempre custom roms e o mais clean possivel nao me interessa ter nada da marca e so tenho o que preciso no tlm se isso te responde a questao, mas sim concordo contigo quando dizes que ha gente que diz isso e deixa estar o tlm como vem de origem cheio de programas muitas vezes duplicados (google + aplicacoes da marca) para a mesma funcao. mas o que e que isso interessa no final? as pessoas compram o que querem e as empresas vao lucrando

      • Ru says:

        Tenho SEMPRE essa preocupação, quando compro um telemóvel novo. Se não der para desbloquear o bootloader e instalar LineageOs sem Gapps, não compro. Esclareci a tua dúvida?
        É que não uso absolutamente nada de serviços cloud, google, apple… Pura e simplesmente não preciso disso para nada, nem os quero nos meus aparelhos.
        Tal como tinha dito acima, conheço quem ache isso uma boa coisa, tal como quem não os queira. E volto a repetir, o que importa é haver concorrência para ambos se desenvolverem. E continuar a haver a possibilidade de usar aparelhos sem serviços proprietários, nem que seja só de um SO.

        • Tadeu says:

          respondeste perfeitamente à pergunta!
          Resta saber é se consegues fugir às drivers proprietárias no LineageOS! Ou fugir ao software proprietário do baseband. Imagino que não!

          • Ru says:

            Essa parte é que é lixada… Espero que um dia existam alternativas decentes aos firmwares proprietários, e tal. Mas para já espero sentado, e mexo no que posso. Obviamente não adianta muito, para proteger os meus dados/privacidade. Mas sempre é muito menos mau do que ter um S.O. minado.

          • Tadeu says:

            Ru, é compreensível o que dizes, mas no fundo é uma questão de confiança!

  2. Bro says:

    Há muito mais oferta android. Vários modelos de vários preços.
    O problema dos telemóveis android estarem constantemente a travar, é agora um mito nos dias de hoje.
    Os topos de gama android são, normalmente, muito mais evoluídos tecnologicamente que os demais iPhones.
    Há vários motivos para que se verifique essa transição de IOS para android. No entanto, há sempre quem mude de android para IOS também. Vai ser sempre assim

    • Manuel da Costa says:

      O maior problema do IOS é que obriga os utilizadores a terem contas no Itunes e a só instalarem coisas que a Apple permite. Se há uma app que não está disponível no país onde a pessoa está, fica bloqueada e não há hipóteses de usar nos equipamentos da Apple. No android há muitas formas de dar a volta. Uns dizem ser mais perigoso, outros que é uma liberdade que tem, para escolher o que querem ter instalado, sem estar a pagar (com publicidade), depois de já terem pago pelo equipamento.
      Por alguma coisa as receitas da shop e publicidade, da Apple, dispararam quase 1800000% nos últimos 3 anos.

      • David Guerreiro says:

        O iOS é um sistema operativo que serve para qualquer nabo, ou seja, foi feito para ser tão simplista que até o maior nabo facilmente se adapta. Já o Android com as 1001 definições e confusão, acaba por complicar a vida a quem não entende nada de tecnologia.

      • Rodrigo says:

        concordo que ‘e chato uma app nao estar disponível em certos países para iphones. Mas pode se sempre instalar um VPN num iPhone e instalar assim. Tem a mesma dificuldade em procurar o APK no google e instalar num android.

        • Tadeu says:

          Imagino que é ainda possível criar uma conta Apple ID noutro país… eu pelo menos tenho! A única coisa que não se pode ter é um cartão associado e fazer compras, mas desde que a app seja “gratuita”…

      • Jon says:

        Pode crer eu não gosto da aple e já tive um iPad por me sentir preso ao que eles disponibilizam…. Enfim quero instalar o que me apetecer não o que eles deixam ou não

    • iDroid says:

      Dizer que os telemóveis Android topo de gama são muito mais evoluídos que os iphones é uma falácia.

      Podem ter características melhores nuns aspectos e piores noutras, mas a diferença não é definitivamente gritante.

      • ToFerreira says:

        A Apple adotou finalmente o oled há quanto tempo? 2 anos? Praticamente 10 anos depois de ter comprado um sgs 1 já com oled. Quantos anos vai demorar a tirar o notch ou a torná-lo insignificante? Não falando sequer no atraso “gritante” que é o se.

        • iDroid says:

          O OLED apareceu primeiro no iPhone X, em 2017, portanto há 4 anos atrás.

          O notch existe porque alberga o FaceID, uma tecnologia segura de identificação facial que os fabricantes Android ainda não conseguiram/quiseram implementar.

          O SE é um telemóvel com hardware de topo (processador e memória) num chassis antigo, para proporcionar um telemóvel mais barato. Não vejo nenhum problema nisso.

          • ToFerreira says:

            Afinal foram “só” 4 ou 5 anos, que no mundo da tecnologia é uma eternidade, nada “gritante”, portanto… Como também não é “gritante” um telemóvel em 2021, por quase 500 euros com bordas de há 5 anos atrás e sistema de câmaras da mesma altura. A única coisa “gritante” aqui parece ser a tua cegueira ideológica.

          • Rodrigo says:

            @ToFerreira
            Agora mede-se a qualidade dum telemóvel pelo tamanho das bordas ou quantas câmeras tem?? Ta bom.
            Já agora esse telemóvel de €500 vale mais do que um android equivalente. E valerá mais daqui a 5 anos. Correrá melhor do que qualquer telemóvel equivalente daqui a 5 anos.
            Mas isso não interessa pq tem bordas certo?

        • Rui Machado says:

          Em por acaso o meu iPhone X é óleo e já tem bem mais de dois anos.

          Reconheço que foi bem depois dos Samsung mas nada estranho quando o Oled e da Samsung .
          Quanto ao notch sem dúvida que devia desaparecer.

          Mas iPhone durante muito tempo para mim foi sinónimo de inovação, qualidade e segurança.
          Valia bem a pena.

          Agora inovação tem pouca, qualidade os outros estão perto e segurança continua líder.
          Talvez por isso continuo bater android parta telefone de recurso e ainda nenhum modelo me tenha convencido a trocar o X Apple incluída.

          Mas se o sistema operativo não me permite a liberdade do android permite ter por lá as aplicações dos bancos e dormir sossegado.

          Já no android não durmo tão sossegado.

          Mas isso é apenas a linha opinião e o android cada vez está melhor bem como os telefones android que tecnicamente ficam bem a frente dos iPhones actuais….

      • joaobarroso says:

        Não é qualquer falácia e a apple tem demonstrando isso ao longo do tempo. Outras empresas desenvolvem e anos mais tarde a apple aplica, normal.
        O importante aqui é os utilizadores comprarem o que lhes apetece sem que sejam julgados por isso, podem querer status, liberdade de utilização, bateria, fotografia, etc etc.

        Deixem de ser fanáticos em relação aos outros, não há melhores ou piores, não há mais seguros ou menos seguros, é tudo uma ilusão. A segurança são vocês mesmos, a utilização são voces que decidem e a carteira é vossa.

    • Rodrigo says:

      Pessoalmente conheço muito mais gente (mas muita mais) que passaram dum telemóvel android para iPhone. Ao contrário so conheco 2 pessoas que passaram para android.

  3. miguel says:

    Com xiaomis com specs de topo por 200 paus fica difícil segurar os utilizadores, e então os mais novos sem muito cheto ainda pior.

    • joaobarroso says:

      Nem tudo é tão simples como estás a dizer, sou utilizador xiaomi há 7 anos. Realmente compras mais barato um xiaomi com boas specs, mas isso não é tudo e à xiaomi falta muita coisa, especialmente atenção ao cliente e ao software. Quanto ao software tens apenas Apple, Samsung ( a partir dos modelos de media gama ) e Google a fornecerem atualizações a longo tempo. Depois de ler a politica de updates, o meu próximo será samsung, iphone não porque acho que nenhum telefone vale os valores que estão a pedir, mais de 1 ordenado mínimo.

    • David Guerreiro says:

      Specs de topo, e problemas de topo… Esses Xioami não são bons exemplos para nada. Software achinesado, cheio de bugs que nunca mais são corrigidos, mau desempenho geral e em fotos. Até um iPhone 6S faz melhor trabalho que esses Xiaomi “de topo por 200 paus”

      https://www.gizchina.com/2021/05/09/users-complain-about-bugs-in-miui-12-which-xiaomi-is-in-no-hurry-to-fix/

  4. lapizazul says:

    Quando há no mercado mais barato e melhor, com mais escolha e controlo sobre o equipamento é normal a malta mudar… E muda-se sempre para melhor

  5. Filipe C says:

    80% de Retenção pelo que percebi, numa empresa deste tipo até que é algo muito bom. Nunca esquecer que todos os meses saem produtos novos de diversas marcas e ha sempre aquele publico que gosta de comprar o que é novidade independentemente do SO.
    Quase que diria que ha 20% ou pouco mais que não valoriza o ecosistema nem tirou proveito dele então muda facilmente não porque Android seja melhor ou pior. Dificilmente veremos alguem que tenha varios produtos Apple a deixar a Apple. Quando se entra no ecosistema ja muito dificilmente se sai e é isto que ‘retem’ os utilizadores do iOS.
    Quando se sai do mundo dos blogs e internet percebe-se que uma boa parte das pessoas que compram telemóveis estão-se a marimbar para fluidez, para poder instalar mais ou menos apps, se é Apple, Samsung, OnePlus, Xiaomi, chegam a uma loja pedem um telemovel com x caracteristicas e é-lhes recomendado o que há. O mundo geek é muito insignificante por muito que hajam youtubers, influencers e blogs a falar mais ou menos de x produto ou x marca. E a Apple só nao vende mais e mais por causa do preço, porque se Apple tivesse produtos desde os 200 ou 300 euros com qualidade, provavelmente dominava isto tudo. Um dos fatores que se assiste nas lojas é mesmo este, quero um telemovel xpto e dps apresentam varios modelos, uns de 300, outros 500, outros 700, e dps iphone a 900… quem vai pagar 900 se pode dar 300 ou 500? E isto justica pq a samsung vende tanto na gama media, pq a xiaomi vende cada vez mais etc

  6. pedro says:

    aqui no Japão você só vê japa usando IPhone

    • Galo says:

      Então poderás confirmar que no Japão o salário minimo é superior a 2000€, e que como se isso não bastasse, o preço dos iphones aí é inferior ao resto do mundo.

    • David Guerreiro says:

      O Japão e os EUA são os maiores utilizadores de iPhone. Na Europa o Android ainda é rei. Há alguns países europeus onde a taxa de utilização de iPhone é um pouco superior, mas o Android continua a dominar.

  7. Luis says:

    A grande vantagem do Android é mesmo a possibilidade de escolha. Quer a nível de equipamento, quer a nível de OS. Há para todos os gostos e bolsas, para o bem e para o mal. Não comparo o ecossistema porque nunca usei nada da maçã. (mas nunca se sabe o dia de amanhã pois não sou fundamentalista).
    Comecei no OnePlus e agora adquiri um Pixel. Extramente satisfeito com ambas e sem precisar de partir o mealheiro, o que também há que ter em conta.

    • David Guerreiro says:

      Boa transição. Eu tenho um Oneplus, mas a marca está cada dia pior, cada vez mais “always settle”. O meu próximo smartphone será de outra marca. O Pixel 4a seria uma boa opção, mas não gosto do sensor de impressões digitais na traseira.

  8. sdfg says:

    pessoalmente gosto da politica actual da apple, embora goste mais de liberdade do android

  9. lapizazul says:

    Desde que dei o meu iPhone que não quero saber da Apple para nada. Antes tinha sido o iMac, o MacBook e depois foi o iPad que foram saindo de casa. Posso dizer que agora tenho equipamentos não só mais baratos, como mais rápidos e eficazes para o que faço. Ecossistema? Não gosto de ter tudo numa só pasta partilhada com a China e EUA…

  10. N1ldo says:

    Motivos pelo qual nunca possuí um aifone

    O sistema é uma bosta, nenhum pouco pratico de se usar, um simples “voltar” tenho de usar as duas mãos pq não dá pra segurar e levar outro dedo lá em cima no canto superior, e nem todos app tem o botão lá em cima de voltar o fica ainda pior.
    Não ter opção de teclados é uma uma treta.
    Design horrível e ultrapassado, não me vejo com aquilo na mão.
    E por último, é inadmissível terem lançado o 12 com apenas 60hz, quem nunca teve um smartphone com 90hz ou mais tá tudo certo, mas quem já viu 90, 120 ou 144hz fica difícil aceitar menos que 90, ainda mais pagando a bagatela de um rim.
    Agora, ninguém pode negar que o hardware é sem dúvida top, imaginem um aifone 13 com o M1 ou um suposto M2?

    • Rui Valdez says:

      Tenho um ipad pro com 120hz e um hp omen com 144hz e não noto qq diferenca num smartphone em ter 60hz. Mesmo gaming no portatil ponho a 60hz a maior parte das vezes para não aquecer. Isso dos 120hz ser melhor num smartphone faz lembrar quando os androids tinham ecras 4k…depois la perceberam que a apple tinha razao em ter menos resolucao.

      • N1ldo says:

        De 60 pra 120 tem e muita, os dois ao lado parece que o de 60 está com lag, rola aos arranquinhos o ecrã.
        Nem preciso dizer que por exemplo, nem todos os jogos suportam mais que 60hz, então nesses casos não vai notar mesmo.

    • Rodrigo says:

      Ai essa inveja do aifone rapaz! ‘E tao feio falar de algo que nao percebes nada…mas td bem!

      • N1ldo says:

        Como sabe que não percebo nada?
        Convivo com aifone desde o 7.
        Meu filho teve o 7 plus, o 11 pró e agora tem o 12 Pro max.
        Não havia uma única razão de ele trocar do 11 pro 12, mas o “status” de ter um aifone de última geração fala mais alto.
        E ainda ficou com dois uns 20 dias até conseguir vender o 11.

        • Tadeu says:

          o que disseste demonstrou muito desconhecimento:
          – “Não ter opção de teclados é uma uma treta.”
          Falso
          – ” tenho de usar as duas mãos pq não dá pra segurar e levar outro dedo lá em cima no canto superior”
          o sistema tem uma funcionalidade que permite temporariamente baixar a imagem para se poder interagir com o topo da aplicação
          -“nem todos app tem o botão lá em cima de voltar o fica ainda pior.”
          muitas aplicações suportam o gesto de navegar para a “janela” anterior sem necessidade de botões!

          • N1ldo says:

            Pode me dizer qual teclado usa?
            Há uns 40 dias tentei encontrar um teclado na loja do aifone 8 plus da minha cunhada e não encontrei nenhum teclado.
            “temporariamente baixar imagem e bla bla” resumindo, gambiarra, nada melhor e prático do que gestos nativos.
            “muitas apps suportam gestos…”
            Muito diferente do sistema ter como já disse aí, nativo.
            Não custa nada simplesmente nada meter gestos.
            Aliás se não me engano há versões iOS Jailbreak com essas funções.

          • Tadeu says:

            há cada um!
            e que tal fazeres uma pesquisa na internet sobre teclados no iOS?
            Vais ao google e pões “iOS keyboards”, vais ver uma lista com vários desde teclados da Google à Microsoft.
            “nada melhor e prático do que gestos nativos.”
            o que disse é um gesto nativo para “baixar” o ecrã, para se poder usar com uma mão só tudo e mais alguma coisa. É até algo que o Android faz também
            “Muito diferente do sistema ter como já disse aí, nativo”
            mais uma demonstração da ignorância pois o que eu falei é uma função nativa do sistema! Mas as aplicações podem não integrar-se na funcionalidade.

    • PTO says:

      Coitado de ti!

      Vê-se a léguas que tu percebes menos do iOS do que de motores de aviões e tenho sérias dúvidas que percebas alguma coisa de motores de aviões, por isso já vez onde quero chegar.

      Nem digo mais nada senão o mais provável é baralhar-te esse cérebro.

  11. Rui says:

    Tendo um iPad e gostando era natural que mais cedo ou mais tarde comprasse um iPhone. Aconteceu este ano e comprei o iPhone 12. Só consegui aguentar 1 mês. Vendi para comprar um S21. Tal como o iPad é muito superior no mundo dos tablets o S21 é muito superior ao iPhone 12. E foi uma surpresa agradável as atualizações da samsung sempre a horas. Até chegam antes de chegarem aos pixels. Claro que não estou á espera que seja assim daqui a 5 anos. Mas daqui a 5 anos já não estou com o S21…

  12. jorge says:

    Muitas vezes se comentam coisas sem as conhecerem, sejam elas sobre o android ou ios, ou sobre cartoes de credito, tenho instalada num iphone a aplicaçao do covid19 de Portugal, tenho uma aplicaçao para pagar estacionamento e nao me aceitou o cartao de credito da visa português, e no pc nao consigo abrir certos videos porque nao estao disponiveis para o meu país de residencia, e todos os serviços portugueses nos aceitam os numeros de telemoveis estrangeiros, nao resido na ue.

  13. PTO says:

    Nada mais natural.

    Este tipo de notícias são as chamadas “não notícias” porque de facto apenas relatam algo que é perfeitamente normal na sociedade atual.

    Tive iPhone quando foi lançado e fui utilizador durante os 4 anos seguintes. Depois mudei para o Windows Phone e lá estive mais 4 anos. Seguidamente decidi experimentar Android e usei-o durante mais 4 anos. E neste momento estou de volta ao iPhone novamente.

    Ninguém ficou a perder e eu muito menos. Conheci em profundidade todos os SO’s móveis e fui fazendo as minhas opções. Isto não quer dizer que vá ficar agora para sempre no iPhone, provavelmente voltarei a mudar quando sentir que isso me interessa, seja por saturação, seja por alguma evolução apelativa noutro SO móvel.

  14. João Ferreira says:

    Como programador de APPs posso dizer que Android é muito mais aberto e versátil, baseia-se em Linux, tem muito mais programas na sua loja e podes instalar mesmo apps fora da loja (com cuidado). Eu por exemplo tenho uma APP YouTube pirata para ver vídeos do youtube sem publicidade. O meu pai tinha uma APP pirata para ver os jogos do Benfica (não defendo pirataria, apenas saliento que é mais aberto). Além disso, claro, o preço. Falamos das mesmas funcionalidades e de uma máquina semelhante, e consegues um Android por metade do preço, então se for Xioami ou Huawei ainda menos. Além disso o sistema operativo iOS pode correr legalmente apenas em dispositivos Apple, enquanto a Google licencia o Android a imensos fabricantes. Tal estimula a concorrência e a diversidade.

  15. Ramed Ahcor says:

    Sempre fui adepto do SO Android, muito por “culpa” da SAMSUNG e da sua fabulosa gama GALAXY, sobretudo topos de linha.
    Nada se compara a um smartphone ou tablet SANSUNG Galaxy S ou Note.
    Tenho sempre os modelos mais recentes!
    Loucura? Talvez não.
    Não fumo, não bebo (e sim, faço bem o “resto”…) e não frequento bares ou cafés…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.