Apple vai acabar em breve com os seus equipamentos Wi-Fi
A Apple tem estado lentamente a mudar a sua posição em diversas áreas. A ideia principal é eliminar as que não estão a conseguir produzir novidades e lucros, focando-se apenas nos seus produtos principais.
A área de produtos Wi-Fi poderá estar prestes a desaparecer, tendo o processo de re-alocação das equipas dentro da empresa já sido iniciado.
Ainda não é uma informação oficial, mas a Apple deverá estar prestes a descontinuar toda a sua linha de equipamentos Wi-Fi. Diversas fontes dentro da empresa, que quiseram manter o anonimato, revelaram que, desde o ano passado, os engenheiros que estavam afectos às equipas de desenvolvimentos destes produtos começaram a ser re-alocados noutras áreas.
Estes equipamentos, que comportam maioritariamente as Time Capsules, os AirPort Extreme e os AirPort Express, já não têm qualquer actualização desde 2013. A Apple tipicamente melhorava estes seus equipamentos para terem acesso às mais recentes tecnologias, mas estes parecem agora ter parado no tempo.
Com a saída desta área a Apple dá continuidade a um plano que tinha já iniciado em Outubro deste ano e em que deixou de produzir monitores, tendo estes passado para outros parceiros como a LG. Com o fim destes routers Wi-Fi, a empresa termina também esta área onde não estava a conseguir criar novos equipamentos.
Os lucros desta divisão têm sido muito reduzidos nos últimos anos, estando englobados na categoria "Outros produtos", onde se inclui o Apple Watch e a Apple TV, apenas geraram 11,1 mil milhões de dólares em 2016, o que representa apenas 5% das vendas dos produtos Apple.
A Apple não deve cortar de forma total com estes equipamentos uma vez que tem ainda de lhes dar suporte durante alguns anos, para manter os seus produtos a conseguirem manter as funcionalidades actuais.
Com esta saída do mercado, os utilizadores têm agora de procurar alternativas noutros fabricantes, que actualmente conseguem ter soluções melhores e mais interessantes, na relação preço/qualidade.
via:
Bloomberg
Este artigo tem mais de um ano
“eliminar as que não estão a conseguir produzir novidades”… assim ficaria sem nada!
Exacto. Já há muito tempo que não apresentam novidades em nada. É sempre mais do mesmo.
“apenas geraram 11,1 mil milhões de dólares em 2016”
Linda frase.
” 5% das vendas”
que culmina com “que representa apenas 5% das vendas “
Ou seja, 222 mil milhoes de Dólares no total.
A muito tempo que só produzem branco com cantos redondos…
A nível de routers, os da Apple sempre foram demasiado caros para as funcionalidades que permitiam. Ainda gerarem lucro é que é esquisito. Foi um segmento onde a empresa nunca conseguiu nada de interesse, pois pagar 300 euros por um router que se obtinha de outro fabricante por 104 com mais funcionalidades, dá para tapar a cara. Nos monitores aconteceu o mesmo, estarem a vender monitores por 1500 euros, quando existiam iguais no mercado por 475, onde só faltava a maçã ratada, acabaram por saltar fora, porque os clientes começaram a ver que estavam a pagar demasiado, pela mesma coisa.
A versão de 300 euros vem com 2TB de espaço para fazer backup com os aparelhos da Apple. Funciona lindamente com o Time Machine. É um daqueles produtos com a filosofia “it just works” que na minha opinião valem a pena para quem investe muito no mundo da Apple.
Para além disso, até agora foi o único router que usei em que as impressoras wireless funcionam sem qualquer problema de sincronização.
Tem menos funcionalidades? Sim. Mas às vezes as pessoas procuram este tipo de equipamentos por funcionalidades específicas. Bem, eu vou encomendar mais um de 3TB antes que seja descontinuado.
+1
Totalmente verdade, mas enquanto os comprarem e lhes derem lucro, essa realidade será uma das essências da marca. Cabe mesmo ao consumidor decidir onde quer aplicar o seu dinheiro.
Gostei do pormenor dos “4” 🙂
Por acaso é mentira, claramente desconhecem o mercado. Os routers quando equiparados a routers semelhantes ficavam sempre ligeiramente mais baratos, de notar que a Apple foi das primeiras a introduzir PoE para as massas a preços acessíveis, ainda nem o comum dos mortais tinha ouvido falar em PoE semelhante fez para a Lan a gigabit em routers e preços acessíveis, assim como foi a primeira a avançar com norma G, norma N (draft) assim como AC. Os routers apenas pecavam por serem demasiado fechados e não teres controle nenhum sobre nada do router, ficando sempre limitado às emissões reguladas de cada país, também com os airport extreme iniciaram um “movimento” de streaming de música via wireless para todas as divisões a um preço completamente imbatível, já as TC, quando saíram, tinham um preço muito competitivo, onde compradas um disco de rede para backups e praticamente vinha de oferta um router wireless.
Para os monitores, IPS, onde a marca a quem eles comprava as telas (LG) vendia monitores exactamente iguais pelo valor que a Apple vendia monitor + computador (iMac) onde tudo o que era profissional e fotografia ou video ia comprar o iMac por ser um monitor IPS a um excelente preço e com oferta de um computador.
É preciso saber o que se está a comparar para fazer afirmações dessas.
P.S.: Not an Apple user, just a technology know-it-all 😉
Os mesmos monitores vendidos pela LG custavam cerca de 1200€??? Desculpa mas não acredito. E os monitores da Apple não são nem nunca foram de gama profissional. Para foto/video, há muito poucos fabricantes que fazem monitores considerados profissionais. LaCie, NEC, eizo e acho que nenhuma mais. Tudo o resto, Apple incluido, são monitores para “aficcionados”.
Lol. A Apple nunca teve outro tipo de monitores que não fossem IPS.. Informem-se antes de virem comentar essas asneiras.
Os routers da Apple eram bons por serem fáceis de configurar.
Os monitores da Apple funcionavam como dock para os computadores da Apple e eram competitivos na altura que saíam, o problema é que o hardware não era actualizado com muita frequência e os preços não desciam significativamente com o tempo.
Mas é mesmo essa a política da Apple, vender equipamentos a preço exagerado, e tem tido sucesso, como não sei
Comparar o comparável sff. A comparar coisas dentro do mesmo segmento, até há pouco tempo valia o dinheiro. Hoje em dia, com os avanços da Microsoft com o Windows 10 e os fabricantes a apostarem cada vez mais em R&D para a construção de equipamentos, cada vez faz menos sentido um mac.
Vão eliminar tudo que é wifi e criar mais e mais adaptadores xddd. Queres tecla ESC? Paga uns 100€ xddd ahh espera nao tem porta usb, paga mais uns 100. Joke xd
Aos entendidos, que produto há no mercado para substituir o airport express?
Obrigado
Sonos.
Não sei se a Apple deixaria de produzir o airport express, já que tem um papel importante na oferta de funcionalidade AirPlay para outros equipamentos. Acho que a intenção é mais para os seus outros routers.
O problema dos routers da Apple é o seu preço exagerado perante a concorrência, no entanto gostava bastante da Time Capsule, tanto pelo design como pela facilidade de backups. Mas lá está, hoje em dia por menos dinheiro já se compra um NAS jeitoso e um router com suporte para DD-WRT.
Já agora aqui fica mais um bug que afecta o iOS desde a versão 5 até a 10, incluindo as betas mais recentes
https://www.theguardian.com/technology/2016/nov/22/iphone-prank-video-apple-smartphones-crash-bug-miaopai
já testei no iPhone 6S Plus da Maria e ficou todo marado