App Store: publicidade a jogos de azar está a deixar os programadores irritados
A publicidade na App Store aumentou, contudo, o tipo de publicidade não está a deixar os programadores satisfeitos. As suas apps estão a ser associadas a anúncios a jogos de azar.
A maior questão é que surgem como sugestão a apps que têm como objetivo ajudar utilizadores a recuperar do vício a este tipo de jogo.
A nova publicidade na App Store
A Apple criou na sua loja de aplicações novos espaços publicitários. Entre eles estão as sugestões a apps relacionadas, onde passam a constar anúncios pagos a aplicações ou serviços que possam partilhar da mesma categoria ou temática.
Ora, se a publicidade para o utilizador acaba por ser desagradável, ainda que possa tirar partido de algumas sugestões, para os criadores de aplicações esta novidade da Apple está a trazer alguma insatisfação.
O programador Simon B. Støvring partilhou uma captura de ecrã de um anúncio de uma aplicação de um casino online que surge logo abaixo do seu editor de texto Runestone. Støvring refere que visitou a página da sua app 10 vezes e percebeu que anúncios de aplicações de jogos de azar surgiram em três dos acessos.
Foram muitos os relatos que se seguiram, nomeadamente, associados a apps que têm como objetivo ajudar utilizadores a recuperar do vício do jogo. Outros, surgem associados a apps de educação infantil.
A Apple dá aos developers a possibilidade de escolherem onde pretendem que os anúncios sejam feitos e é por isso que este tipo de publicidade está a aparecer em toda a loja, ao invés de ser direcionados por interesses, já que existe a opção de mostrara a app em "todas as categorias". Existem outras duas opções que se referem a categorias similares ou outras, mas é o anunciante que escolhe.
No futuro, segundo Mark Gurman da Bloomberg, a Apple deverá trazer publicidade para a app de Podcasts, Mapas e Livros. Até ao momento, a Apple ainda não explicou se terá planos para ajustar esta nova área de publicidade da sua loja de aplicações, de forma a responder às queixas dos programadores.
Este artigo tem mais de um ano
A não existência de publicidade nas Apps da Apple era uma das razão pela qual preferia os seus produtos ao invés de outras fabricantes.
Assim não sei não, deveriam existir mais opções no mercado.
Talvez seja altura de passarem a exibir anúncios em permanência no ecrã completo quando está em modo de espera, e quando a pessoa está a utilizar mostrar em permanência só na parte de cima do ecrã num rectângulo, deixando todo o resto do ecrã para a aplicação/ ambiente de trabalho.
Como é Apple, será iGiro e uma nova iFuncionalidade muito interessante, amada e defendida por muitos com unhas e dentes.