App Store da Apple é a mais recente vítima do cenário económico que atravessamos
Apesar de não ser uma das principais fontes de rendimento da Apple, a App Store da Apple tem uma posição importante para a empresa. Esta tem tido bons resultados financeiros ao longo dos anos, mostrando que os utilizadores da marca apostam nas apps e nos seus conteúdos.
Esta posição de crescimento parece estar a tomar agora um sentido contrário e a apresentar, pela primeira vez em muitos anos, um abrandamento no que toca ao seu lucro. Os dados mais recentes mostram que poderá ser a mais recente vítima cenário económico e terá perdido 5% no mês de setembro. Naturalmente que não é a única loja de apps a ter este comportamento.
App Store está a perder dinheiro
Os dados agora apresentados não são vindos da própria Apple, mas resultam de uma análise do conhecido Morgan Stanley. Esta entidade avaliou o comportamento da App Store e das suas apps, com informação da Sensor Tower, tal como tem feito desde 2015. Os dados recolhidos mostram um claro abrandamento no que toca aos lucros desta loja de apps da Apple.
A informação recolhida dá conta de uma perda de lucros na ordem dos 5%, uma das maiores desde que este fator é acompanhado desde 2015. O grande culpado deste tombo da loja da Apple é também conhecido e está nas apps de jogos e das compras associadas a estas. Tudo aponta para que esta tenha caído 14% em setembro.
Apple não é a única a traçar este caminho
Claro fica também que o cenário económico está a causar um abrandamento nas compras que os utilizadores realizam nestes ecossistemas. O primeiro a sofrer com estas preocupações agora existentes é precisamente as compras de apps e dentro destas, algo que acaba por ser natural.
Se este impacto está bem visível na App Store da Apple, o mesmo está a acontecer no universo Android. As perdas da Play Store também foram calculadas e são na verdade maiores. OS dados apresentados apontam para que a perda de receita dentro da loja de apps da Google se situe nos 9%, um valor também elevado, mas com um impacto menor para este ecossistema.
Economia é a culpada deste cenário
Desde o início da pandemia que a Apple parou de apresentar os resultados financeiros da Appl Store, sem que tenham sido reveladas razões para isso. Ainda assim, e com a informação existente, a Morgan Stanley prevê que o trimestre que terminou em setembro tenha sido positivo para a App Store, com um crescimento de 8% nos lucros.
A área de serviços, onde se inclui a App Store, tem sido essencial para a o crescimento da Apple. Esta está numa posição invejável e mostra taxas de crescimento elevadas. Na última apresentação de resultados, a Apple registou um crescimento de 12%, atingindo os 19,6 mil milhões de dólares.
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A perder ou a ganhar menos….
Muitas das Apps que tinham um valor de compra fixo seguem agora um modelo de subscrição e em grande parte delas a subscrição nem é feita obrigatoriamente via Apple Store. Por outro lado, a própria Apple alinhou nesta ideia e criou também ela uma subscrição gaming (Apple Arcade) onde este lucro deixa de entrar nestas contas da Apple Store. Ao mesmo tempo , com estes novos modelos o cliente tornou se mais rigoroso nas compras que faz porque é obrigado a adoptar um modelo de pagamento recorrente em vez de fazer uma compra singular.
Uma das razões é que a Apple reduziu as “fees” e passou a permitir operações exteriores… se usarem os serviços bancários da Apple.
Maioria das apps passaram a pagar meia dúzia de cêntimos mas, a Apple cobra pelos pagamentos feitos dentro das apps. Nessa parte os lucros dispararam algo acima de 200%. E a Apple fornece esses serviços a outras apps que usem qualquer outra loja (o Spotify europeu usa o Applepay como base para receber as subscrições e compras internas).
Empresas que valem Biliões, têm de alargar os cordões. Se a economia pesar naqueles que gastam o dinheiro nos seus produtos e se estas empresas continuarem a aumentar os preços como estão a fazer, então não desesperem….Ainda vai ser pior. Este último iPhone 14 tem um preço exorbitante aqui em PT. Eu sou fã da Apple, mas a continuar assim não compro mais nada desta marca e se todos o fizessem as coisas mudavam.
Gostava de perder €€€ como estas empresas. A sobrar €€ no final do mês (todos os meses, todos os anos) mas com 5% a menos num ano…
Tal como não foi preciso grande génio de marketing para aumentar os lucros de tudo o que era serviço digital (apps/streaming/etc.) durante a pandemia, também não é preciso procurar muito para perceber que acabando a pandemia esse pico de consumo desaparece ou reduz mesmo a valores inferiores ao início por exaustão ou redução de despesas…