Antutu revela qual o iPhone e o iPad mais poderoso do momento
Apesar de se focar mais no universo Android, a Antutu não deixa de ter os equipamentos móveis da Apple debaixo do seu radar. Avalia-os da mesma forma e apresenta também os mais poderosos que podemos encontrar. A lista de julho de 2023 está disponível e mostra como estão distribuídos o iPhone e o iPad em termos de potência.
A Antutu também olha para o universo da Apple
Todos conhecem a Antutu e as avaliações que esta faz dos equipamentos. Foca-se no seu desempenho, elegendo os mais capazes e os que oferecem aos utilizadores o melhor desempenho geral, usando os seus testes e as suas métricas.
Se normalmente olhamos para as listas dedicadas ao Android, importa também recordar que estes valores surgem também para o universo dos equipamentos da Apple. Estes têm também um ranking, ainda que limitado à arquitetura que a gigante de Cupertino criou.
O iPad lidera destacado a lista de equipamentos
Para julho de 2023, a Antutu mostrou a lista dos equipamentos móveis mais potentes, tendo o iPad Pro 6 com SoC M2 de 12,9 polegadas no topo. Este reclama para si uma pontuação média de 1.389.538. Com 1.279.375 pontos, temos a seguir o iPad Pro 6 de 11 polegadas e com o mesmo SoC.
A lista segue depois, até atingir o seu meio, com o iPad Pro 5, nos modelos de 12,9 e 11 polegadas, terminando no iPad Air 5. Estes 3 tablets da Apple usam todos o mesmo SoC, o M1, ainda que atinjam resultados diferentes, graças à quantidade de RAM presente, entre outros fatores.
O iPhone segue-se com alguma surpresa nos resultados
O primeiro iPhone aparece apenas depois de todos estes tablets. Falamos do 14 Pro e 14 Pro Max, equipados com o mais recente SoC A16. A lista termina com o iPhone 13 Pro Max e 13 Pro, seguidos pelo iPhone 14, todos com o SoC A15 da Apple.
Estamos a poucas semanas da chegada do iPhone 15, que certamente trará uma nova tabela e uma mudança nas posições apresentadas. Dificilmente irá ultrapassar qualquer iPad, mas certamente que deixará para trás o iPhone 14 em todos os seus diferentes modelos.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Antutu
Neste artigo: AnTuTu, Apple, iPad, iPhone/iPod
O M2 tem 20 mil milhões de transístores. O M2 é o mesmo chip dos recentes McBook Pro, É quase o mesmo que comparar o iPhone com o MacBook Pro.
O A16 do iPhone 14 tem 16 mil milhões de transístores
A superfície de dissipação de calor é muito maior no M2. Diz a Antutu “Devido à diferença de tamanho e recursos de dissipação de calor, é realmente difícil para o iPhone utilizar totalmente o desempenho dos chips da série A”.
Não me parece que a comparação entre iPhone e iPad faça grande sentido. São equipamentos diferentes, com chips diferentes e não pode ser de outro modo.
… nº de transístores da CPU (integrada no SoC).
é o nº de transistores do SoC não do CPU no SoC.
Confirmaste?
Fiz a correção de SOC para CPU porque me apareceu várias vezes, como neste quadro, CPU 16 mil milhões.
Mas a Apple diz que é o SoC.
https://review-plus.com/en/apple-a16-bionic/
A Apple refere-se sempre ao SoC. Nem poderia ser a outra coisa pois o CPU é apenas uma pequena parte do SoC.
Se o CPU tivesse esse nº de transistores a sua densidade não faria qualquer sentido.
Assim à primeira vista, compensa mais comprar o iphone 13 pro que o iphone 14. Mais barato e melhor performance.
E não há mais diferenças nenhumas entre os modelos? Só a perfomance do chip?