AirTag funciona com Android? Só por NFC e para ajudar os utilizadores Apple
A Apple apresentou ontem os seus AirTags. Pequenos dispositivos que podem ser acoplados aos seus objetos pessoais, para que os encontre com facilidade. As chaves do carro, a carteira, até a bicicleta... ou qualquer outro objeto suscetível de ficar esquecido ou de ser roubado pode ter ganhar uma AirTag para ser encontrado de forma mais célere e com grande eficácia.
Então e é compatível com Android? Não, mas a interação é possível.
O AirTag é um dispositivo relativamente simples que funciona integrado no ecossistema Apple. Para achar um objeto poderá utilizar o sinal sonoro emitido pelo dispositivo, ativado através do smartphone. Se não resolver, poderá então utilizar o sistema de Localização exata.
Basicamente, trata-se de um "GPS" que, através de uma seta que surge no smartphone, vai indicando o caminho a seguir até ao objeto perdido. O AirTag usa a tecnologia de banda ultralarga para mostrar a distância e a direção precisas.
No entanto, esta localização exata é apenas compatível com os modelos do iPhone 11 e iPhone 12, com chip U1.
A ajuda de outros utilizadores de equipamentos Apple
Estas duas formas de encontrar objetos é útil apenas para quando está próximo deles. Mas então, e quando se esquece de alguma coisa no ginásio ou num restaurante?
Nestes casos, o AirTag dispõe de tecnologia Bluetooth. Assim, permite integrá-la na rede Encontrar composta por milhões de dispositivos iPhone, iPad e Mac em todo o mundo.
De forma segura, sem expor dados de nenhum utilizador, o AirTag envia um sinal Bluetooth que pode ser detetado pelos dispositivos da rede Encontrar. Estes dispositivos, por conseguinte, enviam a localização do AirTag para o iCloud. Só precisa de abrir a app Encontrar e ver o objeto perdido no mapa.
E com Android, é possível usar o AirTag?
A resposta mais simples é não. O AirTag está desenhado para o ecossistema Apple. No entanto, um utilizador Android pode ser uma ajuda fundamental para quem perdeu o objeto.
Ao configurar o AirTag para partilhar os seus dados de contacto com quem o encontrar, a pessoa, com smartphone Android com tecnologia NFC, poderá ter acesso a estes dados. Assim, posteriormente, pode contactá-lo.
Esta é uma funcionalidade que está associada ao Modo Perdido. Além disso, neste modo, poderá receber uma notificação automática, assim que for detetado pela rede, tal como acontece com outros dispositivos Apple.
Este artigo tem mais de um ano
sinceramente pergunto me se as pessoas perdem assim tanta coisa dentro de casa ahah eu tenho sempre as chaves na mesinha à entrada de casa, nao vejo nenhum objeto onde pudesse colocar isso a nao ser coisas que possa mesmo perder ou roubadas tipo bicicleta ou carro mas nesse caso acho que será muito dificil o airtag encontrar alguem com bt ligado e partilhar nestes casos o curve da vodafone é algo muito mais util
O cão e o gato perco com frequência, nunca sei onde andam.
Mas com o Home Pod mini já é possível chamá-los em qualquer divisão.
Não se aplica só a coisas dentro de casa, aplica-se a qualquer lado em que te encontres, com a possível ajuda da rede da Apple para encontrar caso o objecto não esteja perto – encontrar uma bicicleta não seria assim tão descabido quando há outras pessoas com iPhones que se podem ter cruzado com o objecto (não é preciso que haja um iPhone ao lado no exacto momento que tu procuras), há aliás uma fabricante de bicicletas que vai incorporar o serviço da Apple.
A bateria do curve da Vodafone dura relativamente pouco tempo para ser prático com certas coisas, o que significa que o mais certo é esqueceres-te de carregar a bateria, ou deixar de ter bateria para conseguires encontrar.
Obviamente cada um saberá o que é útil ou não.
Mais uma estupidez da Apple…
veio cá comentar para destilar ódio…
Estupidez é dizer que é estupido quando não sente falta pelo serviço produto…
Lá por querer dizer que “não me serve” não quer dizer que não sirva para os outros…
Btw, não estou a defender o produto por ser Apple (tenho zero produtos da marca)…
Uma questão de tempo as outras marcas vão ter a sua propria versão de Airtags e vão se vender muito bem…
Hoje em dia utilizadores de iPhone, iPads etc têm sempre o Bt ligado seja por causa do Apple Watch, AirPods, etc… a probabilidade de um air tag perdido detectar o sinal de BT de um equipamento Apple não é assim tao reduzida. Para qualquer lado que se vá há sempre alguém com algum produto Apple.
Exacto; o ecossistema da Apple vai ajudar muito ao funcionamento dos airtags.
Poderíamos usar no carro num local bem escondido para localizar o veículo em caso de roubo?
Em principio sim, mas:
Esta tag vai sempre depender dos equipamentos que estão à sua volta para partilhar a localização. Ou seja, vai necessitar de estar em espaços com iphones 11 para cima (pelo que percebi em alguns vídeos) por causa da tecnologia de banda de frequência que os mesmos terão. Pelo que percebi, os Iphones têm um Chip igual às airtag’s e são eles que fazem a comunicação. Em locais com densidade populacional, ou em locais como aeroportos parece plausível que funcione bem, mas de resto não irá funcionar como um localizador de GPS com e-sim ou tecnologia similar.
Se o objecto (exemplo carro) estiver numa zona remota, ou numa zona rural, a probabilidade de ter algum destes equipamentos diminui (pelo menos em volume ou proximidade).
Não é preciso um iPhone 11 ou melhor para localizar ou ajudar na partilha de localização. Qualquer iPhone com a versão mais recente do sistema pode utilizar estes Airtags.
Boa tarde.
Eu apenas comentei o que li no site oficial.
“Each AirTag is equipped with the Apple-designed U1 chip using Ultra Wideband technology, enabling Precision Finding5 for iPhone 11 and iPhone 12 users. This advanced technology can more accurately determine the distance and direction to a lost AirTag when it is in range. As a user moves, Precision Finding fuses input from the camera, ARKit, accelerometer, and gyroscope, and then will guide them to AirTag using a combination of sound, haptics, and visual feedback.”
Já agora deixo a fonte:
https://www.apple.com/newsroom/2021/04/apple-introduces-airtag/
A questão do iPhone 11 é para uma funcionalidade extra, o “precision finding”. Mas não é preciso essa funcionalidade para ter uma localização aproximada e para partilhar a localização.
Myilo get the keys
https://www.youtube.com/watch?v=H-m4gVvJJjk
Esse AirTag da Apple é reinvenção de um chaveirinho que existia na década de 1980 que você assoviava ou batia palmas e ele respondia com um bip. Nem precisava do smartphone para achá-lo, era bem mais prático. Alguém lembra desse chaveirinho?
Tenta bater palma e assoviar a 10 km de distancia e veja se este chaveirinho vai responder… rs
“Se você encontrar um AirTag ou um item perdido com um AirTag anexado:
Toque e segure a parte superior do seu iPhone ou smartphone compatível com NFC [leia-se, Andoid] do lado branco do AirTag.
Toque na notificação que aparece. Isso abre um site que fornece informações sobre a AirTag, incluindo seu número de série.
Se o proprietário o marcou como perdido, você pode ver [no iPhone e no Android] uma mensagem com informações sobre como entrar em contacto com o proprietário. ”
Já tenho encontrado objetos perdidos que não sei o que lhes fazer. Acho que o AirTag facilita. Uso iPhone. Mas se encontrar um futuro “AndroidTag” com a mesma funcionalidade do AirTag, terei todo o gosto em devolver os objetos perdidos que encontrar.
Oportunidade perdida.
É um item que só podia tirar proveito de estar disponivel no maximo de dispositivos possivel para potenciar o próprio funcionamento.
E se proporcionassem uma experiência excelente em android para além de pontos de detecção adicionais poderiam abrir a porta a utilizadores android decidirem experimentar algo apple pois tiveram uma boa experiência com aquela app da tag que os ajuda a não perder coisas.
Não é um mau argumento, contudo o serviço está integrado num leque de funcionalidades dos aparelhos da Apple, e envolve questões de segurança. É muito mais fácil para a Apple manter este tipo de serviço focado no iPhone do que está preocupada em encontrar soluções seguras para poder servir no Android e iPhone ao mesmo tempo. Podes também olhar para a Samsung e ver que têm um serviço/produto semelhante, e também não funciona com aparelhos que não sejam da Samsung.
Algo deste gênero tem muito mais potencial no SO Android, ja que há mts mais utilizadores android do que aifone
Não estás errado,mas os utilizadores iOS também não são assim tão poucos.