7 novidades do iOS 13 que a Apple conseguiu ir buscar ao Android
No WWDC deste ano a Apple trouxe muitas novidades. Mostrou as novas versões dos seus sistemas operativos e o que vai surgir nos próximos meses. Em destaque esteve o iOS 13 e todas as novidades que vão surgir.
Muitas delas foram apresentadas como algo único, como é normal na Apple. A verdade é que algumas estão já no Android e algumas há alguns anos.
O desenvolvimento dos sistemas operativos seguem uma linha que muitas vezes acaba por ser similar em todas as propostas. Há sempre um fator de novidade, mas acaba por ser repetido e adaptado pela concorrência.
O iOS 13 tem alguns desses casos, em que a novidade é, na verdade, uma repetição do que já conhecemos. Vamos ver 7 novidades apresentadas no iOS 13 que já andam no Android há algum tempo.
Modo escuro
O primeiro é o modo escuro. Ainda nenhum dos sistemas está a 100% com esta novidade, mas a Google tem já a grande maioria das suas apps com esta oferta. Espera-se que o Android Q seja o grande impulsionador, mas encontramos já no Android Pie muito do que será realidade.
Quanto ao iOS, apenas nesta versão 13 surgem as primeiras propostas. Resta saber qual é lançado primeiro, mas o Android aqui leva já uma vantagem.
Escrita deslizante no teclado
A Apple tem feito muito bom trabalho no seu teclado. Mais que isso, abriu o iOS a teclados de terceiros, algo que não se esperava. Mas ao apresentar a escrita deslizante no iOS, a Apple parece recuperar 10 anos.
Todos conhecem esta funcionalidade no teclado do Android há mais de 10 anos. Mais ainda, desde 2002 que o teclado Swype tem esta função nativa e muito útil.
Rodar vídeos dentro do iOS
A cada nova versão do iOS, a Apple melhora também a app de fotografias e as suas funcionalidades. Este ano não foi diferente, indo a empresa mais longe. Desta vez foi anunciado que passa a ser possível rodar um vídeo, diretamente no iPhone.
É sem qualquer dúvida uma melhoria, mas a que os utilizadores do Android já acediam, através da app Google Photos. Claro que existem também muitas mais possibilidades nas apps dos próprios fabricantes.
Imagens destacadas e memórias
Continuando no campo da fotografia, a Apple tem melhorias no iOS 13. Agora a apresentação pode ser feita ordenada por dias, meses e até anos. Esta é mais intuitiva para o utilizador.
Os utilizadores do Android vão com certeza reconhecer a inspiração desta novidade. Pode ser encontrada no Google Photos e até com mais funcionalidades. A IA da Google consegue criar montagens, filmes e muito mais. Há também alguns fabricantes, como a própria Huawei que já apresenta uma app nativa capaz de o fazer, sem tanta perspicácia, é certo. Mas que está disponível há já algum tempo também.
Look Around e outras novidades do Apple Maps
No que toca aos mapas, a Apple tem conseguido crescer. Está cada vez melhor e os problemas iniciais são já passado. Na apresentação surgiram excelentes novidades, que provam o trabalho feito.
Mas a verdade é que mesmo com estas melhorias o Apple Maps está ainda longe do Google Maps. Este serviço tem já 12 anos de imagens e está presente em (quase) todo o globo.
Lembretes inteligentes
A app de lembretes do iOS foi totalmente reescrita e está agora com muitas novidades. Muitos olham para essa app e conseguem ver as semelhanças óbvias com o Google Keep. Este não é nativo, mas é considerado um dos melhores.
A Apple mostrou as listas inteligentes, algo que já existe no Google Keep, e também os lembretes por local e data/hora, outra funcionalidade que o Keep tem nativa há algum tempo.
Assistente com voz "neural"
Por fim, para melhorar a Siri, a Apple mostrou as novidades no campo do text‑to‑speech. Este é agora mais fluído e natural, como se esperaria, sendo quase impossível distinguir de uma voz natural.
Claro que para a Google este é um campo onde empresa tem mostrado uma evolução acima do que seria esperado. As provas foram dadas e o Assistente da Google já faz uso de todas essas melhorias há algum tempo.
Como podem ver, as muitas novidades do iOS 13 na verdade estão já maduras no Android, onde existem há algum tempo. A Apple voltou a reinventar o que o mercado já em e mostrá-lo como algo novo. Este é um processo que tem feito repetidamente (em 2017 e 2018), mas que tem funcionado a seu favor.
Este artigo tem mais de um ano
Bem vindos a 2015…
Mesmo em atrasado é melhor que Android…..
É isso é… iSheep
Lembrem-se: concorrência entre marcas é bom para o consumidor!!
Agora é que disseste tudo.
+1
E os fanboys não são bons para ninguém.
Exatamente!
A notícia é: “7 novidades do iOS 13 que a Apple conseguiu ir buscar ao Android”, se fosse ao contrário, a notícia era: “7 novidades do Android que copiou do iOS 13 da Apple”!
Outra vez a apple a copiar e a dizer k inventou, tenho penas dos tapadinhos dos fan bois da apple.
Fake news!!
Embora esteja mal escrito e confuso, presumo que eles tenham querido dizer que o teclado que vem por defeito agora traga escrita deslizante. Posso estar errado, claro.
O android e iOs, tal como o windows, linux e macOS inspiram-se uns nos outros. Perfeito desde que o consumidor saia beneficiado
Comparar SO de PCs com SO de smartphones é genial… Quanto ao resto, inovação em iOS é coisa rara…
Excelente artigo.
Agora falta aceder aos ficheiros do telemóvel como num Android, então aí talvez faça alguma frente ao Android.
Mas não, é preferível fazer isso apenas para o IPAD OS.
+1000
O que existe no iPhone é de uma inutilidade estúpida.
É como o teu comentário.. e o iPhone dá para aceder a ficheiros, aos importantes que fazem falta aceder
Dar dá, mas é uma trapalhada, pouco intuitivo e sem utilidade.
Rodar vídeos acho que já era possível…
Porque raio coisas como um editor de fotos melhorado em que “consegues ajustar as sombras” tem que vir com o iOS inteiro?
aqui no android a app “google photos” atualiza e temos essas coisas todas novas sem andar coladas ao sistema e fazer grande drama com isso
“conseguiu ir buscar” LOL vcs sao demais.
Mais um iphone aki para mesa pplware pf!
Sim, também notei uma tentativa por parte da Pplware em fazer que o copianço por parte da Apple se torne como uma proeza e não como uma coisa negativa.
Então mas não eram o Android que copiavam constantemente o iPhone??
Lá se foi a lógica da batata…
É de saltientar que algumas das coisas mencionadas já existiam em iOS com apps de terceiros, estas “novidades” são do sistema. Há muito android por aí que não tem isso nativo. Mas claro como qualquer utilizador está habituado a ter apps de terceiros por isso, não é tão linear como fazem parecer. O Swiftkey por exemplo já tenho à muito tempo no meu iPhone, já o dark mode não tenho no meus androids de cá de casa (Huawei P10 e Huawei Mate 20 Lite). Quanto a comentários de copiar do android, isso é normal, o android também já o fez. Tudo que é bom serve de inspiração ou se copia, de forma descarada ou mais discreta 😀
*Salientar heheh
“A IA da Google consegue criar montagens, filmes e muito mais.” Voçês sabem que existe as memories nas photos do Iphone, onde semanalmente o Iphone cria filmes, montagens, etc… De resto o artigo tem razão tem muitas novidades que já vieram do Android e a Apple demorou tempo a adota-las, mas o Android também vai buscar coisas ao IOS, mas é assim que o utilizador ganha e as empresas evoluem tentando serem melhores umas das outras.
Sabem claro que o Google photos, maps, e keep, são apps não integrantes do SO ANDROID, e muito menos exclusivos dele, pois existem há muitos anos para iOS tb. Logo não percebo a comparação. O darkmode nativo também não existe no android ( vai existir no Q), apenas existe, em alguns modelos nas suas versões do ui, mas não nativo e sem integração com as apps
Epá… dizer q o iOS vai buscar ao Android é um pco abusivo!! Até pq o iOS já tinha mtas dessas melhorias através de aplicações de terceiros, o mesmo que o Android (penso eu). Falam mto das funcionalidades do google photos, no iOS essa aplicação tb está disponivel faz alguns anos e faz tudo o q faz no Android… falam tb do teclado deslizante, o iOS tb tem acesso a Swiftkey (é o q eu uso) faz alguns anos. O “Dark mode” do iOS já existia de forma incompleta e um pco rasca com o smart invert. O google keep tb existe para o iOS se não me engano… por isso nada disto é novo para o iOS, vai passar é a ser nativo, sem ter que depender de terceiros.
– Modo escuro: funcionalidade do MacOS
– Escrita deslizante do teclado: funcionalidade do SwiftKey
– rodar vídeo: funcionalidade do MacOS
– memórias destacadas: funcionalidade na no iOS (expandida)
– look around: google maps
– Lembretes inteligentes: funcionalidade já no iOS (expandida)
Sinceramente, nenhuma destas características é exclusiva de Androids. Todas elas são coisas genéricas que já estavam disponíveis noutros sistemas ou em third-party software. E metade delas (por exemplo modo escuro, look around) têm implementações muito específicas.
Parece que este post está baseado na ideia de que estas características foram inventadas e exclusivas dos Android. Falso
fanboy detectado
Disse alguma coisa que não seja verdade?
lul Dark mode… Não foi a apple que começou com isso no MacOs mesmo? Era uma questão de tempo para passar para o IOS…
E Siri em tuga de portugal? Neste momento desenrasco-me melhor com o Siri em inglês do que o Siri em brasileiro.
A Siri em português do Brasil é simplesmente horrível, realmente mais vale em inglês, já que a Apple se esquece de quem é e quem inventou o… português!!!!
A apple não se esqueceu nem está para ai virada, o que é importante para eles é que o mercado brasileiro é dezenas de vezes maior que o nosso.
Sim, pois é um país com mais população do que o nosso, mas também o é o México, ou a Argentina, mas o que é certo é que aparece a Siri em Espanhol de…. Espanha!
Há aqui qualquer coisa que não bate certo, pois são dois pesos e duas medidas e isso eu simplesmente não admito nem me conformo!
Não percebes mesmo a lógica?
Usam espanhol de Espanha porque a população de Espanha é grande o suficiente para justificar o investimento.
Portugal -> 10.3 Milhoes
Espanha -> 46.7 Milhoes
Brazil -> 209 Milhoes
Agora imagine se não fosse o Brasil tal como o conhecemos!
teria mesmo de se conformar com menos qualquer coisa.
Votos CCM
Oh Cortano, tu é que não percebes mesmo a lógica disto, então se no México são mais de 130 milhões e para mais é mesmo ao pé dos EUA, como vão dar preferência ao espanhol de Espanha? O que acontece é que a Espanha e os espanhóis souberam proteger a língua espanhola, já nós portugueses, deixámos que brasileiros dessem cabo dela e a maltratassem. Inclusive fizemos um acordo ortográfico do mais rasca e ridículo que apareceu até hoje. Uma amostra do que estou a escrever, é ver que vocês defendem e concordam com o que as empresas americanas (e não só) fazem à nossa língua, só porque os brasileiros são mais do que nós, embora sejam pouquíssimos os que têm poder de compra para adquirirem topos de gama. Enfim e resumindo, só temos o que bem merecemos!
Toni, falta ai o México com mais de 130 milhões, mas ainda voltando ao Brasil infelizmente com poder de compra devem ser o quê? 300 ou 400 mil?
MataRatos, se não fosse o Brasil? Atenção que quem descobriu o Brasil fomos nós, portanto era mais tipo se não fosse Portugal, ok?
Já reparou? Como é que um país dito tão “pequeno” já conseguiu deixar uma pegada no mundo e um país tão grande como o Brasil ainda não o conseguiu fazer? Afinal quem é o país grande? Ah pois é!
Também me desenrasco melhor com a Siri em inglês, é que em brasileiro não se percebe é nada!
Já o assistente da Google em português do Brasil é muito bom, eu uso já á mais de 2 anos, falo normalmente em português de Portugal e 99% das vezes funciona de forma perfeita. (Mas pode ser por causa do meu sotaque do norte, com o sotaque de Lisboa ou de outras zonas pode não funcionar tão bem)
Não consigo, até me dá arrepios, aquele sotaque… Jasus!!!
Para mim nada funciona com o Portugues de Portugal, S-Voice, Bixby, Siri, Google, nada! Ja experimentei quase todos com Portugues do Brasil e são todos horriveis. Ponho sempre em ingles, é mais facil para mim do que estar a fazer sotaque brasileiro.
Eu não me posso queixar, mas também só uso o assistente do Google, e é impressionante a precisão daquilo, e falo normalmente, sempre em português de Portugal. Nunca falha.
Esta notícia, é só o seguimento daquilo que eu mais critico na Pplware, a qual gosto bastante, mas neste quesito volta a falhar.
“7 novidades do iOS 13 que a Apple conseguiu ir buscar ao Android” Quem lê isto, fica com a ideia de que a Apple fez uma proeza ou algo do género. Agora pergunto eu se é só impressão minha ou isto é uma realidade e pelos comentários que aqui já li, há mais alguém que ficou com essa sensação.
Vocês lembram-se de o IOS não ter “seleção de texto e copiar/colocar” que o Android já tinha (e antes dele os “tweaks” para iOS)?
Ah, pois é, quando foi implementado no iOS deixou o do Android a léguas. O Android demorou bastante a lá chegar.
De modos que o “copia do Android”, em regra não significa que a Apple faz igual, mas sim que faz melhor 🙂
Mais um carneirinho!!! E eu a pensar que já não havia destes! Ahahahah
Mais um a apanhar caganitas!!! Bom proveito! Ahahahah
Não apanho nada, isso fazem-no vocês, pois tudo o que marca da maçã “caga” vocês comem! Eheheheh
“desde 2002 que o teclado Swype tem esta função nativa e muito útil.” como 2002??? Lá porque aparece na wikipedia não quer dizer que seja verdade, duvido muito que no nokia 3310 1220 etc tivesse um teclado Swype.
tens razão… a empresa é que existe (ou existia, pois a empresa original foi comprada) desde 2002 mas as aplicações só foram lançadas em 2010 ainda cheguei a usar no nokia 5800 e no nokia C7. em 2013 o google keyboard também passou a suportar esta função, desde aí já se passaram 6 anos e agora aparece alguém que apresenta isto como uma grande novidade… sinceramente eu acho vergonhoso e insultuoso para os utilizadores da apple virem agora mostrar isto como uma nova funcionalidade de destaque… mas a apple é que sabe até porque eles é que sabem o que os clientes querem… ou melhor os clientes não sabem que querem uma coisa até que a apple lhes mostre aquilo e aí eles passam a querer.
Eu tenho um apple,e quem diz q o android copia a apple e so estupido,a apple em mts coisas correm atras..diferencia entre um open system cm o android e um mais fechado com o ios
Não se pode confundir aplicações com funcionalidades nativas… foi o que aconteceu.
O iOS também já tinham várias apps que faziam o que o sistema operativo vai agora fazer… tal como o Android. Eram apps não o sistema em si…
O Gboard ri-se desse teclado da Apple…
Ao menos que a Apple permita mudar as definições da camera dentro da propria app da Camera porque é das coisas mais ridiculas uma pessoa para mudar por exemplo a resolução de video ter de sair da app da camera, ir as definicoes do telemovel, navegar por uma data de opcoes até lá chegar. Se o iOS soubesse realmente ser simples, mas a unica simplicadade que tem é ser um menu de icones
O Gboard ri-se desse teclado da Apple…
Ao menos que a Apple permita mudar as definições da camera dentro da propria app da Camera porque é das coisas mais ridiculas uma pessoa para mudar por exemplo a resolução de video ter de sair da app da camera, ir as definicoes do telemovel, navegar por uma data de opcoes até lá chegar. Se o iOS soubesse realmente ser simples, mas a unica simplicadade que tem é ser um menu de icones
O mais legal é que 6 das 7 da tavam disponíveis no Windows phone la em 2013. Ainda me assusto com como mataram o WP só pra não prejudicar a Google e a Apple. Surreal…
O Android nunca alcançara a magnitude do ios, devido à sua fragmentação e a alguns fabricantes lançarem 1 update em toda a vida do telemóvel.
Quanto aos fan boys, eu conheço alguns de Android que usam macbooks com osx.
enfim se não fosse a Apple de Steve jobs o android nunca sairia da imaginação.
Copiar e melhorar é sempre mais fácil do que fazer de raiz.
Adoraria era se metessem a Siri em português de Portugal… Mas nunca mais metem ela, só meteram em pt-br. No entanto tem Inglês australiano, britânico etc, e espanhol mexicano, de espanha, etc… E o português? Porque se esqueceram do Português de Portugal?