7 funcionalidades que o El Capitan “roubou” ao Windows 10
O OSX El Capitan chegou anteontem e promete surpreender os utilizadores Mac. Esta é uma reinvenção que a Apple fez do seu sistema operativo com o objectivo de oferecer melhores funcionalidades e também garantir o melhor desempenho.
Há algumas novidades muito interessantes no novo OSX, mas que os utilizadores Windows já conhecem há algum tempo. O OSX El Capitan teve inspiração no Windows 10 e isso pode ser visto facilmente!
É por demais óbvio que muitas das novidades que a Apple colocou no OSX não são mais do que uma interpretação muito própria de funcionalidades que podemos ver já no Windows 10 desde que as primeiras versões foram lançadas, ainda no programa Insider.
Vejamos apenas 7 dessas funcionalidades, que rapidamente vão conseguir encontrar no Windows 10 e até em versões anteriores.
Visão unificada do Task View
Nesta versão 11 do OSX 10 a Apple apresentou algo de diferente no que toca ao acesso às aplicações lançadas. O Task View permite que com um swipe, usando os três dedos, tenhamos acesso às aplicações abertas, dispostas de forma inteligente.
Mas não conhecemos já isto do Windows? Há quanto tempo o Alt + Tab nos fornece tal visão? E a versão do Windows 10 foi até melhorada e apresenta as janelas das aplicações, para uma melhor identificação.
A pesquisa inteligente do Spotligh
A pesquisa no OSX foi elevada a um nível de usabilidade e de informação muito superior. Com o Spotligh podemos agora pesquisar ficheiros e informação dentro do nossos sistema também procurar tudo na Internet. Basta escrever e ele mostra os resultados.
A proposta da Microsoft neste campo vai mais longe e é até mais simples de usar. Com a Cortana basta ditar o que queremos pesquisa, quer esteja dentro ou fora ad nossa máquina. E se não pudermos usar a Cortana, como no caso português, temos sempre a pesquisa acessível, que nos dá os mesmos resultados.
Email, várias são as melhorias
No campo do email a Apple trouxe várias novidades à sua aplicação. Confiram a possibilidade de automaticamente serem importados novos contactos ou eventos, de eliminar mensagens com um simples gesto ou vê-las em ecrã inteiro. Tudo dedicado a tornar ainda melhor esta aplicação e a sua utilização.
Mas se passarem por um Windows vão ver estas funcionalidades todas presentes no Outlook. Algumas delas até em versões anteriores à que recentemente foi lançada.
O Windows tem ainda uma vantagem. Como corre em máquinas com ecrã sensível ao toque, nem precisamos de usar o rato para fazer a maior parte dessas funções, basta passar o dedo.
As direcções nos mapas já podem ser enviadas para o iPhone
A partir da aplicação Mapas podemos agora enviar as direcções para o nosso próximo destino com um simples clique do botão. Esta funcionalidade é muito interessante.
Mas existem aqui problemas caso pretendamos usar transportes públicos ou informação mais detalhada de algumas cidades, o que limita e muito a utilização dos Mapas.
No Windows, e directamente no telefone, só temos de usar a Cortana ou simplesmente escrever onde queremos ir e de que forma. Toda a informação é detalhada, existe de forma real e pode ser usada.
Um tema negro para ser usado
A mudança na imagem do OSX deu-se em várias frentes e a presença de um tema negro é agora uma realidade. Podemos adaptar o OSX para uma utilização em ambientes de menor luminosidade e assim proteger a vista.
No caso do Windows, e muito antes da Apple ter apresentado qualquer uma destas ideias, temos um tema completo e que não se limita à barra de menus e à doca.
O Safari tem agora acções dedicadas aos separadores
A nova versão do Safari foi também alvo de melhorias e da adição de novidades. Sabia que pode agora fixar um separador ou "calar" uma janela que esteja a emitir som?
Se usa outros browsers para além do Safari deve estar a recordar-se que já viu estas novidades noutros navegadores. Sim, o Edge e até o Chrome têm estas funções.
Na verdade a Microsoft até tem muito mais, como a possibilidade de prender um separador não no browser mas directamente ao novo Menu Iniciar, de onde pode ser usado sem ter de abrir o browser.
Split View e a arrumação das aplicações
Para facilitar a utilização de várias janelas das diferentes aplicações o OSX traz agora uma novidade. O Split View permite que arrumem duas janelas lado a lado e que as usem de forma independente.
Esta novidade é algo que vinha a ser pedido há já bastante tempo pelos utilizadores Apple, que querem controlar melhor as janelas que têm visíveis, sem terem de as estar a arrumar.
Mas... O Windows tem isso há já bastante tempo e com a particularidade de não estar limitado a apenas 2 janelas. Podemos ter 4 por ecrã e em múltiplos ecrãs.
Estas são apenas sete exemplos de novidades que a Apple apresentou e que afinal a concorrência directa, leia-se o Windows 10, tem há já algum tempo e a funcionar de forma mais útil.
É provável que se procurarem um pouco melhor esta lista crescerá bastante e mostrará muitas mais funcionalidades que podemos encontrar noutros sítios.
Não se pode afirmar que foi uma cópia, mas a verdade é que surgem apenas agora nesta nova versão, depois da Microsoft as ter já apresentado ao mundo.
Este artigo tem mais de um ano
Ainda bem para melhorar o mac, o quer dizer que essas funções são boas e úteis, e melhoram a funcionalidades dos sistemas.
Agora vem aí a guerra do costume.
O que não se percebe é que pelo menos 4 dos itens já existiam em versões anteriores do OS X.
Acho que o tema negro realmente já existia no Yosemite – mas acho que não funciona tão bem como no windows 10 no ambiente em geral.
O task view existia mas não com esta organização mais eficaz.
O Spotlight é realmente muito bom, mas só existia dentro do sistema.
Podemos também afirmar que os múltiplos desktop virtuais foi novidade no w10 e no OSx já existia há muito (tal como nas distros Linux).
Que quatro coisas te referes que já existiam?
O tema negro já existia na versão anterior do OS X, simples
O que quer que se tenha quer dizer do Mission Control não será certamente que copia o Windows 10. A nova organização não se assemelha à do Windows em que todas as janelas são reduzidas à mesma altura e apresentadas em linha. A nova organização é aliás semelhante ao Exposé em versões mais antigas, apenas mais inteligente na posicionamento relativo.
O spotlight já fazia pesquisa dentro de documentos (há muitos anos) e na internet – é o que é mencionado.
Mapas já fazia o que é dito.
No safari não será certamente o Windows que é imitado, e há anos que se podem colocar links de páginas da internet nos mais variados sítios no interface.
Não só no MAC, mas alguém que usa o compiz no Linux já tinha estas opções, não vi quase nada de novo no windows, é só a midia que da visão demais aos proprietários, ou então é mal informada sobre a tecnologia.
As coisas que viste no novo Windows… também já existiam em Windows!
Se dizeres que antes eram coisas feitas no Windows por programas de terceiros, concordo. Agora dizer que não existiam em Windows é “estar mal informado sobre a tecnologia”…
ja tenho virtual desktops desde o tiger não e nativo mas e so instalar a app
nem mais… e há certas melhorias que não passam de melhorias!! o osx já tem as funcionalidades bem antes que o windows 10… vai é acrescentando parâmetros..
mas lá está.. é a mesma guerra.. no entanto só percebe quem já usou windows e mudou para osx..
o resto fala sem saber!!
Kkkkkkkkkkkk esse aí eh noooob, mission control comparação de alt +tab kkkkkk até a função alt e tab tbm tem no Mac OS desde Ac kkkkkkk morto com a matéria
essa do alt+tab (cmd+tab) só pode ser para rir…. isso já existia nos anos 90 no macOS…. o mulitask foi invenção da apple…
A realidade é: o multitask é invenção do linux que é o que osx é. nem mais nem menos.
Ai o OSX é linux? Essa é boa lol
Vai ver o que está por trás do OSX. Vai ver a história. Até tens artigos no pplware sobre isso. Procura. O que se enquadra no “essa é boa” é a coisa do multitask ser invenção da apple. Essa foi a piada do mês de Outubro para mim, e ainda só começou “agora”.
Estás a defender que o OS X é Linux?
Não há qualquer ligação do OS X ao Linux. A origem do OS X é anterior à criação do Linux.
Vai tu ler um pouco sobre a história do(s) Unix, BSD, etc. E depois lê sobre a história do Linux. E depois vem cá responder.
Baseado em Unix, neste caso BSD é diferente de ser baseado em Linux…
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/cd/Unix_timeline.en.svg/850px-Unix_timeline.en.svg.png
Quem não sabe é como quem não vê.
OS X é UNIX, não Linux.
You don’t say! Mint também não é Ubuntu.
O OS X vem do NextStep que surgiu alguns anos antes do Linux aparecer. Usa um kernel diferente do Linux, a compatibilidade POSIX não tem nenhum código vindo dalgum sistema Linux. Explica onde é que isto torna o OS X em linux?
OS X é baseado no BSD, passa longe de ser Linux.
A questão aqui é que ambos são filhos do mesmo pai. Nothing else. Ninguém afirmou que OSX é Linux. Lel.
Ninguém? Por duas vezes pões em causa alguém dizer que o OS X não é linux.
E cada um ter determinada compatibilidade com código POSIX, não os torna filhos do mesmo pai – um é BSD outro é GNU. O seu desenvolvimento foi independente um do outro, não vêm do mesmo código.
2 vezes? lmao interpreta como quiseres. E sim continua a contra argumentar contra algo que nem percebeste à partida.
Descreves muito bem a maioria dos users da Apple. Veneram a marca mas vivem na ignorância que todo os sistema operativo que usam se deve a um senhor chamado Linus Torvalds.
Por isso e muito mais, muitos de nós não percebemos, como há pessoas que compram esses overpriced products.
Atenção, se o teu argumento for “eu gosto”, ai tudo bem. Gostos não se discutem. Mas factos já não. E como ainda por cima não estas informado (e tu também, e tu também, …) mais calado devias estar…
https://pt.wikipedia.org/wiki/Linux
Até te dou um ponto de partida para te informares. Prepara-te para concluíres que 90% das “invenções da apple” já existiam bem antes da apple “inventar”. Branding is a hell of a machine.
desde quando é que o OS X se deve ao Linus Torvalds?
O OS X é UNIX não Linux. O seu kernel não tem nada a ver com Linux, as suas origens são anteriores à criação do Linux.
Eu entendo que sejas um pouco revoltado com a vida, mas para começar essa ordem de ideias está incorrecta. Aproveita algum tempo livre e lê sobre a história do Unix, BSD, e sobre dois senhores chamados Ken Thompson and Dennis Ritchie.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/cd/Unix_timeline.en.svg/850px-Unix_timeline.en.svg.png
Vim aqui em 2017 direto do Brasil pra dizer que o macOS não tem NADA a ver com o Linux! O macOS é baseado em UNIX!
Pensei que trouxesse grandes mudanças, mas nem por isso!
Sinceramente até gosto, melhorar o que está em vez de andam a inventar e dar m*rd*.
mais inovações
*cópias
Sarcasmo não detectado! xD
turnSarcasmON();
quem me conhece bem pelos comentários de outras notícias sabe que estava a ser sarcástico :p
Ao windows 10 ou ao linux? É q boa parte dessas já uso há algum tempo em linux. Não acho mal que utilizem, se são uma mais valia num sistema não deixan de ser boas por serem usadas num sistema duferente do que usamos.
Também já usei por diversas vezes a dock “à lá Mac” em linux.
Gnome 3:
Task View»Activities
Gnome Maps
KDE 5:
Spotlight»KDE-Ballon (index disco, Favoritos Firefox)
KDE-Connect ” direcções nos mapas já podem ser enviadas para o iPhone”
SplitView»Plasma Workspace
Siri/Cortana » Sirius
http://sirius.clarity-lab.org/downloads/
+1000
isso em linux é mato nada como pegar em cenas de borla e por as pessoas inteligentes a pagar
Eu pouco uso OS X, e acho bem 🙂
A imitação é o melhor elogio que se pode dar! Ambos têm o seu mercado, e nada melhor do que concorrência para tornar a evolução mais rápida.
Quando é a Apple a imitar, é elogio. Quando são os outros a copiar, é botar fogo nos gajos…
Double standards. Double standards everywhere
Pergunta estúpida?!o swipe com 3 dedos já existe desde o snow leopard…a diferença é ser inteligente?!!!
Sim, que comece a festa! Fanboys Windows de um lado, fanboys apple do outro… e claro que também têm de vir outros dizer que Linux é que é!…
95 pessoas de um lado
4 pessoas do outro
1 pessoa vestida de pinguim.
Eu não sou amante dos produtos da apple mas não percebo porque insistem em usar as palavras “roubou” e “Copiaram” . Acho perfeitamente normal basearem-se nas ideias da concorrência. Não se trata de nenhuma cópia, no máximo podem ter-se baseado nas ideias da concorrência. Copia são aqueles equipamentos que até copiam os logos……
Nossa!! Inovou a Apple. Agora sim, estão a começar a ter um sistema operativo em condições.
Volta Steve, pelo menos ias ser original, nem quero ver comentários que vão passar aqui.
Tou só a espera que saia o Surface pro 4, próxima aquisição.
‘Original’ não é equivalente a ‘bom’.
Estas novidades referidas foram apresentadas no Mac os X 10.10, bem antes da apresentação Windows 10. Com a excepção do Split View, que foi apresentado depois do Windows 10
agora não dizem que a apple copia. se fosse a samsung a fazer algo. era só comentários. 😀
no meio daquela lista toda só uma das coisas é que se pode dizer que a Apple copiou do Windows. O resto ou já existia no Mac, ou no iOS, ou numa aplicação de terceiros no Mac.
Mais de metade já existe no Mac bem antes de 2012. Quem copiou quem agora?
+1
?Visão unificada do Task View?
Onde é que isto apareceu primeiro no Windows? Será que nunca viram o Exposé e o Mission Control no Mac ao longo dos anos? E quem é que chama a isto task view no Mac?
A mudança que houve apenas retorna a organização do Mission Control à lógica do Exposé em versões mais antigas do OS X.
?pesquisa inteligente do Spotligh?
outra coisa que não se percebe, o que é descrito como novo já era feito pelo Spotlight em versões anteriores.
?Um tema negro para ser usado?
Outra coisa que já existia antes na versão anterior ao El Capitan. E não tem nada a ver com proteger a vista mas para reduzir a interferência na percepção de cores em programas de imagem ou video.
?O Safari?
se se vai falar em roubo, não será certamente ao Windows
?Mapas?
Não se percebe o que é que querem dizer que foi copiado. E as direcções já podiam ser enviadas para um iPhone logo desde o Mavericks.
e relativamente a dizer que o Windows permite ainda mais como prender um link no menu iniciar, isso é uma coisa que se pode fazer há anos no Mac.
No windows 10 um link metido no menu inicar como tile, este torna-se dinâmico se a webpage for dinâmica (p.ex., actualiza o tile com noticias).
O osx não tem tiles nem é dinâmico, portanto, não faz isto.
Se quiser informação dinâmica posso ter widgets, quer no dashboard (onde até posso manter uma secção duma página actualizada, para além doutros widgets), quer no centro de notificações.
E a função mencionada no Windows pode nem sequer funcionar na página, tornando-se somente um link
Também se instalares o Windows 10 num Mac ficas com tiles…
Há cada um
Widgets? Aquele lixo?
O quê?
Por acaso sabes quais são as diferentes opções que se tem para ter informação no OS X sem ter que ir a um site ou usar uma aplicação?
Mikes
lixo? encontras muitos widgets úteis, até tenho pena que alguns criados para o Dashboard comecem a deixar de ter suporte. E para quem quiser pode também usar o sistema de notificações para ir recebendo informação de forma dinâmica.
Sabes quantos uso no imac?
Zero.
Widget para mim é igual a inutilidade.
Isso será por nem sequer te dares ao trabalho, provavelmente por nem sequer usares como máquina pessoal, pois há muitos e de qualidade no Mac.
Eles são demasiado cegos para ver isso, não percas tempo…
Pessoalmente, estou satisfeito em ver estas imitações, quer no software com o OSX El Capitan, quer no hardware com o iPad Pro. Só mostra que a Microsoft continua no rumo certo ao apostar tudo em primeiro lugar na produtividade e deixar-se de andar atrás de tendências “cool” dos SOs mobile. Fiz a escolha acertada em continuar como cliente do ecossistema da Microsoft, inclusive do Windows Phone, mesmo no período entre 2011-2014 (final do reinado do Ballmer), em que todos davam a Microsoft como morta e enterrada. Que continuem assim.
+1 muito contente com o meu lumia. E com estas apostas da Microsoft. Que grande ecossistema.
Para quando a review ao xperiaz5? Ate a Deco proteste lançou uma review.
Quando à parte do swipe para ver todas as apps abertas isso já existe no mac os x pelo menos desde do mountain lion. Por isso, não entendo como foi “roubada” do windows 10. Quanto à parte do split view, isso nem é do windows 10 que o ubuntu pelo menos já tem isso há uns anos.
Nem entendo o porquê do swipe com 3 dedos ter sido considerada um “inovação” do el capitain quando já existe há tanto tempo no OS X
Esta do “roubou” deveria estar entre aspas, por várias razões. Uma delas, e como é evidente, a Apple quanto muito poderia ter evoluído um sistema que há muito tempo que está desenhado desta forma e não mudou nada ao estilo “radical”, como fez a Microsoft do XP para o Vista e do 7 para o 8… onde no primeiro “buscou” aquela ferramentazinha para o ambiente do Vista, com as horas, etc., que no OSX existia desde “o século passado” denominada Dashboard. Para o 8 criou uma “view” do ambiente de trabalho inspirada na apresentação das apps do Mac quando se fechavam 3 dedos no trackpad…
Enfim, a Apple não só não criou nada de novo baseado no Windows 10 (ou noutro WIN qualquer, como o argumento faz querer, mas o contrário, como é sobejamente sabido. Mas vamos por partes: Algum dia o “Outlook” tem a ver com a forma como o “Mail” está estruturado e ainda por cima em rede com o iPhone? Se alguém o confirmar uma certeza eu tenho, nunca utilizou o “Mail “da Apple. Depois, o OSX, que contém ferramentas de edição de imagem desde a “pré-história”, “obrigou” a Microsoft, não a uma evolução, mas a um retorno à estabilidade com o WIN7 que pouco ou nada tem a ver com o seu Homólogo da Apple, o poderoso OSX Snow Leopard! Mas existe comparação de um com o outro? Onde estão as múltiplas capacidades de printscreen que o OSX tem ao tempo? Onde está o leitor de PDF!!! integral, que é apanágio do OSX desde que adquiri o primeiro em 2003 e só surgiu no WIN8 através de uma aplicação muito manhosa… Há quanto tempo eu gravo vídeo do ecrã em streaming num OSX! Há quanto tempo eu instalo aplicações no OSX arrastando simplesmente para a pasta de Aplicações! Voçês falam do Spotlight? Mas algum dia se pode comparar o Spotlight do OSX com a porcaria do Windows Search, que demora uma eternidade a procurar seja o que for enquanto que o Spotlight não só é uma flecha como também separa tudo por tipo de ficheiro? Como é que é essa história do ALT+TAB? Deixem-me rir! O ALT+TAB no Windows coloca uma barra com as aplicações no ecrã – algo que o OSX também faz, mas nunca se pode comparar com a divisão das aplicações por todo o ecrã! Nem o “Aero” nuunca conseguiu fazer isso! E se agora se pode ver essa novidade (!) num Windows é porque eles a copiaram do OSX.
Se uma entidade “roubou” de uma forma descarada a outra, desde sempre, foi a Microsoft! Se bem que a Apple também roubou – essa sim, deliberadamente – a Xerox, com o GUI e o UNIX, mas isso é outra guerra…
E já não vou falar nos ficheiros temporários que o Windows “cria” e o OSX não (cria-os sim, mas não permanecem, que é o que interessa). A Apple faz computadores meus senhores. Cria conceitos. São a vanguarda na edição de vídeo, tratamento de imagem, som, etc. A Adobe por exemplo nasceu para a Apple! Nem existia sequer para o Windows, que por essa altura corria no MS DOS!!!!!
A Microsoft se quis acompanhar a Apple teve de correr isso sim. E apanhar tudo o que podia! O Windows é ainda um sistema operativo quase obsoleto comparativamente com o OSX. A forma como formatamos um disco, a forma como criamos partições, que são autênticas dores de cabeça num Windows, a forma como instalamos vários sistemas operativos na mesma máquina sem recurso a máquina virtual, já são histórias para o OSX que o Windows ainda não conheceu…
Só deixo uma questão para terminar: Será que alguém utiliza o Internet Explorer no Windows? Fruit for thought!
Já não usas windows há quanto tempo? Para aí desde o xp?
No caso da Apple são obrigados a usar o Safari, pois ele está protegido. Coisa que a união europeia proibiu a Microsoft de fazer com o IE… Em troca a Apple ofereceu 3400 Ipads e 6000 iphones aos membros do parlamento europeu. (nisto a Microsoft terá de melhorar…)
Por outro lado, os sistemas Apple, só precisam de ser configurados para 3 arquiteturas de hardware… obviamente, tem de estar mais funcionais e aperfeiçoados do que um sistema que tem de suportar mais de 87 milhões de periféricos diferentes.
E o que falas como sendo “novidades” da Apple, já existiam nas várias versões do Windows… Só que, lá está, é impossível a Microsoft poder ter ferramentas que falas, porque não podem ser maleáveis a funcionar com milhões de arquiteturas. A Apple monta o sistema para funcionar com 3 arquiteturas diferentes… podem testar TUDO, pois só 3 tipos de hardware vão usar aqueles serviços. Também é por isso que qualquer aparelho Apple adquirido tem um valor de 143 dólares para o sistema operativo e a sua manutenção pelo menos para 3 anos de utilização. (tem estado a permitir 5 para os equipamentos móveis e 8 para os Imac)
Ninguém é obrigado a usar o Safari no Mac.
E o que a União Europeia fez à Microsoft foi por esta ter sido condenada pela prática de abuso de posição dominante.
E essa da Apple ter oferecido iPads e iPhones, donde é que desenterraste essa ideia? talvez isso explique o resto do que dizes
A Microsoft tambem não obrigava a utilização do IE.
Não vou estar para aqui a recontar a história das condenações da Microsoft na Europa e nos Estados Unidos. Tens muitos sítios onde poderás ler o que a Microsoft fez para prejudicar a concorrência, entre eles a Netscape, sendo que nada do que aconteceu tem paralelo com a Apple ter um browser seu no seu sistema.
E muito sinceramente, relê os comentários…
Não podes remover o safari no IOS, ora tenta lá. O IE pode ser removido por qualquer utilizador do windows, só que ninguém o faz, porque não existe browser mais completo e que funciona a 100% em qualquer site. Sou utilizador do firefox e o IE é utilizado todos os dias, devido à compatibilidade com todos os sites.
Que eu saiba estamos a falar do Mac.
Quanto a remover o Safari do iOS, não não podes, mas todos podem usar a tecnologia por detrás do Safari nas suas aplicações e o Safari tem quase todo o seu código disponível para outros verem. E ter lá o Safari não impede de usar outro browser.
E se falas em iOS então não digas que podes remover o IE pois isso não é possível no Windows Phone
Olha ai o que os utilizadores do iphone fazem quando recebem o seu iphone novo. É a primeira pasta a ser criada.
https://instagram.com/p/8Wv5MrEbev/
A MS foi obrigada a meter um menu de opções de browsers. No OSx esse menu não existe.
A diferença é que o OSx só tem para aí 5% de share, o que se torna irrelevante.
vai ler a história dos casos na Europa e Estados Unidos para perceber o motivo! A diferença não está só no OS X ter 5% e a Microsoft ter posição dominante, mas naquilo que a Microsoft fez e que foi considerado um abuso dessa posição, desde pressão aos fabricantes, ocultação de informação importante do sistema a aplicações Windows concorrentes, etc. Era uma prática generalizada da Microsoft que não foi só com o browser
JBM… acho que andas a misturar coisas diferentes.
O caso do IE da Microsoft é simples de explicar, e nada tem haver com pressões sobre fabricantes ou ocultação de informação. Foi simplesmente pelo facto do IE vir por defeito instalado no Windows e por defeito ser o programa que abria weblinks. Isso fez com que a Microsoft fosse obrigada a ter um menu para a escolha de um browser.
está tudo ligado
https://en.wikipedia.org/wiki/United_States_v._Microsoft_Corp.#Judgment
E tu róis-te de inveja, não?!
Que tentes justificar o porque de pagares um valor completamente inflacionado pelos produtos da apple é uma opção tua,mas pelo menos não uses argumentos ridículos e tão falsos como os implantes mamarios de muitas mulheres para tal coisa.
hmmmm
Num só comentário… tanta barbaridade. É incrível!
Astro…tens de sair de órbita e voltar à terra. Tas com falta de oxigênio. Quando cá chegares experimenta uma coisa chamada Windows 10.
Roger that Censo 😉
Nunca li tanta porcaria num só comentário, parabéns !
Com tantas coisas “roubadas” ao win10, este sistema operativo só falta também roubar os problemas com as atualizações e instalação da malta da Microsoft. E ainda bem que o cortana funcionou bem com o CEO da Microsoft, já tinha saudades destes episódios!
Um pouco mais de cuidado na escrita de artigos ajudava. Porque 4 dessas funcionalidades já existiam antes do Windows 10, que talvez tenha ele copiado o Mac OS, que nesta versão viu apenas melhorias e ajustes. Insinuar que o Mission Control é cópia do windows 10, quando já existe antes de no Windows o CTRL-TAB mostrar algo de jeito é confundir os leitores. Um pouco mais de pesquisa e cuidado em dizer que x se baseou em y, quando como já referido, muitas destas coisas já existiam no Linux muito antes de sequer haver Windows 10, que se recorde, foi lançado depois de o El Capitan ser anunciado com estas funcionalidades já….
Alt+Tab – windows 3.0 – 1990
Mission Control – Antigo Exposé – Mac Os 10.3 – 2003
Just saying…
O mission control não é o Alt+Tab
Se fizeres o Alt+Tab no Mac não vais parar ao Mission control apenas transitas rapidamente entre aplicações.
No windows o “mission control” é o alt+tab,,, ou o Win+tab
e? Isso torna o Mission Control o Alt-TAB?
Alt-TAB foi criado para transitar entre aplicações
Exposé foi criado para transitar entre janelas, podendo apresentar todas as janelas de todas as aplicações abertas.
“Alt-TAB foi criado para transitar entre aplicações
Exposé foi criado para transitar entre janelas”
Isso não é a mesma coisa!?
E no WinVista, se não estou em erro, com o ALT-TAB já se via todas as janelas e não só os icons.
JJ
acho que fica bem explícito como não é a mesma coisa. Num só serve para saltar entre aplicações, no outro pode servir para saltar entre janelas da mesma aplicação. E isto sem falar da função que é mostrar janelas miniaturizadas para ajudar como referência visual.
Win Vista? Fazes ideia quando é que apareceu o Exposé no Mac? 3 anos antes do Vista
Quem nasceu primeiro? A Apple ou Windows? Quem veio imitar cá para o mundo?
Janelas da mesma aplicação?
Continuou a não ver a diferença.
Sempre que se faz Alt+Tab, se tiver dois docs do word abertos, mostra os dois.
Qualquer das formas para mim é indeferente que fez isso primeiro.
ricardo M.,
antes da Microsoft ter o Windows ou até o DOS já a Apple andava a criar sistemas operativos e a vender computadores com esses sistemas.
JJ
O alt+tab foi criado para saltar entre aplicações – recordar que antigamente documentos numa aplicação corriam dentro de janelas na janela da aplicação. O que tu podes fazer hoje no Windows com o ALT+TAB não altera isso, e conseguires ver miniaturas de todas as janelas é muito mais recente no Windows do que no Mac.
JBM… até podias estar apresentar bons argumentos, mas com este comentario perdes cerdibilidade…
“antes da Microsoft ter o Windows ou até o DOS já a Apple andava a criar sistemas operativos e a vender computadores com esses sistemas.”
A Microsoft fundada em 1975, a fazer interpretadores BASIC para o Altair 8800. A Apple foi fundada em 1976 com o seu Apple I.
No aspecto de quem nasceu primeiro no desenvolvimento de sistemas, aqui foi a Microsoft. Se disseres que a Apple começou com os sistemas user friendly primeiro, sim é verdade, mas mesmo assim não ganhou assim tanto mercado.
JJ
nada do que a Microsoft fez no Altair é considerado um sistema operativo, por isso sim, antes da Microsoft ter um sistema operativo já a Apple tinha criado o seu.
Só em 1980 é que a Microsoft teria o seu primeiro sistema operativo.
O windows foi anunciado/apresentado no ano passado 😉
O el capitan foi anunciado já o Windows 10 preview tinha mais de 630 versões.
E as funções de que falas, foram criadas muito antes de o IOS existir.
O alt+tab foi a novidade… no Windows “só” há 25 anos atrás. Ainda nem era um sistema operativo. Tem evoluído nos sistemas Windows e foi copiado pela Apple. (ao ponto de terem tentado patentear a mudança de aplicações usando 2 teclas em simultâneo em 2007… deve ser por isso que dizes que eles é que inventaram isso, felizmente o gabinete de patentes mandou-os mudar o nome pois era algo que já existia e não podia ser patenteado.)
O autor desta notícia provavelmente usou um OSX pela primeira vez depois de ter o Windows 10, porque se usasse um Mac, digamos desde 2004, teria uma opinião contrária!
O autor desta notícia usa o OSX diariamente desde 2008 e não quer outro sistema operativo, mesmo tendo acesso ao Windows 10 desde as primeiras versões.
É também utilizador do OSX El Capitan desde as primeiras versões beta públicas e conhece bem a forma como este sistema tem evoluído. Já o tinha sido com o Yosemite, com a mesma boa experiência.
Por isso está perfeitamente capacitado para escrever este artigo ou outro qualquer que diga respeito ao OSX, de forma isenta e esclarecedora.
Por essa razão não se revê nessa crítica e nem em qualquer outra que façam.
E já agora, se o virem por aí avisem-no disso!
Bem respondido.
Ultimamente todos os que escrevem artigos no pplware em que a noticia é Apple , android ou microsoft são acusados de imparcialidade ou de falta de rigor.
Já era altura de mudarem de cassete quando não gostam do que é dito, com conhecimento de causa.
My 2 cents.
a minha pergunta é como é que há coisas que são ditas neste artigo que já existem no Mac há anos.
A maneira como funcionam e como evoluíram são bastante Windows 10
desculpa? onde é que o Mission Control tem alguma coisa a ver com o Windows 10?
Onde é que o tema negro tem alguma coisa a ver com o Windows 10, se apareceu antes do Windows 10 ter sequer sido apresentado?
Spotlight, mapas já faziam tudo o que é indicado no texto antes de existir o Windows 10. etc
acho que não é preciso responder. Podemos encontrar os factos errados num artigo do PCWorld, até fazem o mesmo engano em chamar Task view ao Mission Control
São nomes diferentes para a mesma funcionalidade.
É a mesma coisa que a Apple chamar ao se stylus do ipad pro de Apple Pencil – marketing e a mania de terem nomes diferentes para a mesma coisa.
A questão é que implicaram por, suponham eles, a Apple ter agora ido copiar o nome usado pela Microsoft entre outras coisa; o que obviamente não é verdade mas coincide com o mesmo erro que é feito aqui.
Como foi apontado aqui há no artigo “novidades/ roubos ” que não passam de evoluções no OS X
Acho o artigo bom mas o titulo um disparate brutal.
Mas quem sou eu para mandar a boca que só uso o OSX desde o Tiger em 2007 e Windows desde 1996 ….
Hahaha…. top.
O autor desta notícia nao devia postar comentarios onde mostra a falta de imparcialidade e apoio corporativo.
É estranho esse juizo quando eu apenas me limitei a descrever e mostrar a minha experiência…
Sou imparcial porque uso Mac e estou a ser acusado de não o fazer? Estranho!
Quanto ao apoio corporativo… Então eu escrevo “contra” Mac e sou utilizador Mac? Dupla personalidade a minha? Estranho.
Pronto… diz lá que a Apple inventou a mudança de aplicações usando 2 teclas em simultâneo. Foi um pouco mais tarde do que dizes, talvez saibas que essa soberba invenção da Apple, apresentada em 2007, afinal já existia nos computadores… em 1991. Com a única diferença que começou num programa de ambiente que dava pelo nome de Windows e funcionava em ambiente DOS. Simples pormenores…
O que a Apple criou foi o Exposé (diferente do Alt+Tab) em 2003, que permite visualizar todas as janelas abertas e transitar entre elas de forma mais fácil por referência visual dos conteúdos das janelas.
O Alt+Tab no Mac já tem mais de 15 anos, no mínimo, por isso nem se entende essa da Apple em 2007 ter inventado algo que já existia
Isso é exactamente o mesmo que faz o Alt+Tab, simplesmente com uma apresentação diferente. Resumindo… é a mesma função, executada de forma diferente. Agora, não se pode dizer que são coisas diferentes!
O ponto aqui é: a quanto tempo existe esse tipo de função no MAC? É que no Windows existe desde o 3.0.
Para mim, isso é irrelevante!
Só acho parvo, andar a dizer que eu fui primeiro que o outro, quando muitas vezes as coisas já existem (de maneiras diferentes) em ambos.
Mesmo?
então explica como é que tu consegues com esse teu ALT+TAB visualizar somente as janelas abertas duma única aplicação?
E explica como é que o ALT+TAB fazia o que dizes no Windows 3 se não havia janelas separadas para cada documento numa aplicação?
O Mission Control/Exposé tem funcionalidades diferentes e mecanismos diferentes do ALT+TAB.
E se queres insistir que faz o mesmo só porque são formas de transitar dum lado para o outro, então podemos começar a falar das formas que o Mac tinha de transitar dum lado para o outro antes de surgir o Windows
Não tinham um titulo mais sensacionalista ? ahah
problem ?
Se não gostas dos títulos, pelo menos lê o conteúdo. 🙂
Das que mais ansiava no OSx era mesmo o split view – que muitos ifans negavam a sua utilidade.
Desde o w7 que sinto falta desta função no OSx.
Espero é que no OSx funcione bem – mas já li que nem por isso e não é tão fácil de usar como no windows (ainda não instalei o Capitão, estou com algum receio de dar cabo do imac e é uma máquina de trabalho que nao me dá jeito ter problemas – já bastaram o do yosemite que agora está tão estável)
arranja um bom disco externo ou cria outra partição no computador para instalares e experimentares o novo sistema. É a melhor forma de perceber se o sistema não cria problemas, sem estragar nada.
A verdade é que noto que o OS X é actualmente o melhor sistema operativo. Na minha profissão trabalhos com poderosos programas, como o AutoCad, Adobe Premier, Autodesk 3ds Max 2016, Photoshop, illustrator, etc… e em todos os programas que correm em Windows e OS X, o Mac da uma abada ao Windows e olhem que o desktop Windows é bem recente.
Portanto, isso deve-se a um grande trabalho da Apple a preparar o seu SO.
Eu uso praticamente isso tudo em ambos os sistemas e não noto superioridade do mac.
Para mim, e para muitos designers, essa ideia é actualmente um mito urbano.
Importante é ter o Windows bem tratado, a máquina bem optimizada e o rendimento é identico.
Lá por ser um desktop Windows recente, não quer dizer que esteja preparado para correr esse tipo de programas!
Um desktop Windows capacidade para correr esse tipo de programas, tem um desempenho tão bom como um MAC.
E quem gasta 1500€ num MAC para trabalhar com esse programas, mais ou menos pelo mesmo preço tem um desktop Windows com capacidade trabalhar com esses programas de igual forma.
Essa de dizer que o desempenho de um MAC nesses programas é melhor… já não resulta actualmente. Até porque começam a surgir mais empresas que estão apostar em postos Windows para trabalhar com esse software.
A máquina com Windows tem ssd ?
Mentira…
Até os programas de produção de áudio, que há uns anos só funcionavam bem em MacOS, já correm melhor em sistemas Windows.
Antigamente as empresas de software ligadas a multimédia mesmo que tivessem software para Windows, não o optimizavam como o faziam para OSx.
hoje em dia as empresas já optimizam o software para Windows e ate a pensar em versões especificas, p.ex., updates específicos para Windows 10.
Desde que as empresas de software abriram os olhos e perceberam que estavam a deixar de fora 80% de potenciais clientes, perceberam que se calhar ficarem presos a uma plataforma pequena era erro e, vai daí, começaram a optimizar e a desenvolver versões para Windows também.
Hoje em dia temos inclusivamente as marcas de hardware a lançar produtos direccionadas ao mercado profissional Windows.
Longe vai o tempo em que o Final Cut era o melhor editor de vídeo.
Prontos, és tu e que és diferente. Tenho vários amigos arquitetos, e todos eles trabalham no Windows. E dizem todos os mesmo, que se quisessem umaç Mac com a performance que tem no windows, iam ter que pagar o dobro. Eu olho para o computador dele e ate me passo, tem la 8 gpu a funcionar ao mesmo tempo, para renderizar mais rápido. Num Mac oa ter que pagar o dobro. E faz tudo sem problemas e fluido, pudera! Com uma configuraçao daquelas!
A Microsoft inventou a pesquisa e a Apple copiou! LOL
O artigo não diz isso. A pesquisa do windows evoluiu para uma pesquisa abrangente a várias fontes, ou seja, para a mesma palavra a pesquisa dá resultados para o encontra internamente no sistema, na loja e na Net – e se não te apetecer escrever, basta chamares a Cortana (o windows 8.1 já fazia isto em parte, mas com resultados menores e menos integrado).
A versão anterior do OS X também já fazia pesquisas em várias fontes (loja, Net) e tudo integrado. A diferença é que agora se consegue obter resultados ainda mais granulares
É impressão minha ou o Spotlight só está a funcionar dentro do sistema? Por aqui nada de sugestões ou pesquisa web! Talvez na imagem fornecida no artigo apareça o “pplware” pelo facto de estar no histórico do safari! De resto, julgo que em Portugal o spotlight continua igual sem qualquer novidade!
https://discussions.apple.com/thread/7251021?start=0&tstart=0
Acresce a observação de um eventual “bug” a confirmar pelos restantes comentadores.
Quando no “task view” se adiciona uma nova “secretária” (vulgo ‘desktop’), ocorre inúmeras vezes o seguinte problema. Ao criar um novo desktop e, no imediato, mudar para esse novo ambiente de trabalho, a barra de menus superior deste novo espaço surge apenas com os ícones à direita e sem qualquer texto na parte esquerda (“finder”, “ficheiro”, etc.). Só carregando nessa zona da barra é que o texto aparece (ou fazendo o gesto no trackpad para abrir a task view). Nem sempre isto sucede à primeira. Por vezes ao criar um segundo desktop aparece tudo ok mas se de seguida criar um terceiro ou quarto o problema já aparece!
Isto ocorre com mais alguém?
Volto a comentar! A função SWIPE com 3 dedos está disponivel desde o snow leopard!!!não sou defensor do OSX mas essa é uma das funções mais simples que existem desde essa versão!
Organização das janelas
No Mac, visualização organizada das tabelas está disponível desde 2003, designando-se na altura por Exposé.
No Windows, visualização semelhante somente a partir do 10
No Mac, Desktops virtuais existem desde 2007, na versão 10.5. Chamava-se Spaces.
No Windows, novamente, está disponível apenas no 10
Tema
Claro que o Windows permite alterar o tema há muitos anos. No entanto, mais uma vez, o artigo encontra-se errado pois este tema já existe desde 2014.
Pesquisa
No Mac, uma pesquisa eficaz para servir de launcher existe desde 2005. No entanto estava limitada, primeiro à própria maquina e, mais tarde, a outros Macs na rede. A partir de 2014, o Spotlight passou a pesquisar na web.
No Windows, uma pesquisa do género chegou mais tarde com o Windows 7 (ou terá sido com o Vista?). Em todo o caso, penso que somente no Windows 8 permitiu funcionar realmente como launcher de aplicações pois só aí a rapidez para apresentação dos resultados se aproximou da do spotlight. Quanto à pesquisa online, confesso que não sei quando tal funcionalidade foi incluída no Windows.
Funcionalidades do Safari
Não é muito correto referir aqui o Edge pois este foi disponibilizado poucos meses antes da última versão do Safari. Não me parece que seja correto considerar uma cópia
Split View
Esta sim uma excelente adição ao Mac e umas das funcionalidades mais úteis do Windows (desde o 7). No entanto, a possibilidade de fazer split em quatro partes só foi introduzida no 10, mas espero que a próxima versão do Mac a copie também 🙂
Pronto… mais um… nem vou falar dos outros pontos, mas aqui estragas logo tudo:
“No Mac, Desktops virtuais existem desde 2007, na versão 10.5. Chamava-se Spaces.
No Windows, novamente, está disponível apenas no 10”
Desde do Win95 é possível ter desktops virtuais. O ponto é que isso era possível através de programas de terceiros. Portanto, no máximo, o que se pode dizer é que a Microsoft só incluiu essa funcionalidade de origem, no 10. Mas ela esta disponível desde do Win95.
A Microsoft nunca precisou incluir determinadas funcionalidades, porque sempre teve uma boa comunidade a produzir software com essas funcionalidades. Ao longo dos anos, foi incluindo essas mesmas funcionalidades, por uma questão de mercado, visto que muito desse software de terceiros deixou de evoluir e os hábitos dos consumidores também se alteraram.
Pedro Simões, se como diz é utilizador OS X a tanto tempo, nao percebemos o titulo “7 funcionalidades que o El Capitan roubou ao Windows 10″…
É que pelo menos o Yosemite já nem recuo mais no tempo, já possuia estas funcionalidades!
Não quero ser ruim, mas é questão para questionar…será que este artigo foi patrocinado pela Microsoft? Não tenho nada contra, mas é estranho.
Bom trabalho! Abraço
Caso o artigo fosse patrocinado pela Microsoft garanto-lhe que não iria ser escrito a mostrar o que os outros copiaram deles. Ia ser sim a mostrar o que eles têm de positivo.
artigo PCWorld
Esqueceram-se de pôr o “Siri”
Só vejo Sherlocks nos comentários a investigarem o nascer das Features em diferentes SO. Bom artigo de comparação. E já agora aos Sherlock: sejam mais humildes. Nenhum SO é melhor que outro
Será que o novo El Capitan também já tras a funcionalidade mais antiga da Microsoft, mais propriamente Windows: “O programa deixou de responder”..algo que acontece em praticamente toooodos os programas windows, se não todos mesmo!
Nem se compara um sistema com o outro quanto mais “roubar” funcionalidades Windows..se a Apple adiciona funcionalidades que até já existiam em Windows é porque roubou ideia..se a Microsoft adiciona funcionalidades que já havia no OS X já é uma excelente ideia porque o sistema está a ser complementado com coisas que já existiam, úteis e que faziam falta..cresçam sff, antes de publicarem artigos ridículos com títulos destes..
Sempre é melhor receber essa mensagem que o programa boquear e não sabermos – apenas vemos aquela rodela irritante às cores a andar à volta (como acontece no OSx).
Aqui se vê o pessoal com as coisas do costume. A realidade é simplesmente uma: a apple sabe fazer marketing de uma maneira que, quem tem coisas da companhia continua cego e numa realidade diferente, e ainda consegue apanhar mais alguns. Pega em coisas que já existem, dá-lhes outro nome e cores e chamam de inovação. Mas quando vão apresentar isso, sabem enganar e levar as pessoas bem levadas. Começo a pensar que na apple devem trabalhar os políticos a nível mundial, ou então tiveram formação no mesmo sítio. É o poder do marketing bem feito, minha gente. Mas como tudo, só cai quem quer. E pelos vistos há muitos a cair e a chamarem todos os nomes e mais alguns a quem tem os olhos abertos e não quer cair.
Pois é isso onde encontras um computador com este design etc até os usuários do Windows na altura andavam a correr para as lojas da Apple só para comprar o rato.
https://www.apple.com/imac/
O sabonete? Aquela inutilidade?
Tenho o meu arrumado na gaveta… queres? 50€ e é teu.
Se usasses um Mac saberias que a maior parte do que é dito aqui já existia no Mac.
+1
JBM Não ligues eles ainda tem aqueles Pcs torres cheios de ventoinhas para não aquecerem e cheios de luzinhas que é para o enfeite.
Explica-me lá qual a diferença de hardware que encontras em um mac ou numa “torre cheia de luzes com ventoinhas”? Eu posso dar-te uma ajuda até,nas torres com eólicas e luzes de estádios de futebol paga-se metade e tem-se o dobro ou triplo de hardware.
Microsoft enganou se no nome quando lançou o windows 10 porque o nome correcto era Windows X
Kwindows X…
E a MS rouba aos outros também. ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão
Não sei então porque anda a apple constantemente em tribunais com a samsung,sempre podiam seguir esse pensamento,oh wait..
Eu digo mais! Eu tinha um comodore amiga que fazia isso tudo nos anos 80. Esta geração nova é que copia tudo! São tudo uns copiões é o que é!
Revolucionari… wait what?!
Deixando a “pêra e batatada” Windows versus Mac com Linux à mistura, alguém notou verdadeiros aumentos de perfomance? Alguém usa Unity3d 5 no mac com o esta ultima versão do El Cap. e notou alguma diferença?
Esta artigo está…todo ao contrário, ou então é a piada do ano!
Não sejas fanático.
Vira o monitor ao contrário.
Agora peçam a alguém que utilize linux ou osx há mais de 3 dias para reescrever o “artigo”.
Este artigo foi escrito claramente por alguém que nunca utilizou OS X.
1 – Task view unificado – apelidado de Mission Control, surgiu em 2010 com o OS X Lion, sendo uma junção do Exposé (que permitia saltar entre janelas) e Spaces (que permita criar ecrãs virtuais).
Alt + tab não tem nada a ver com o Mission Control, pelo menos no Mac. Uma função que utilizo desde sempre quer em Windows, quer em OS X (embora tenha uma implementação ligeiramente diferente – no Windows salta todas as janelas, no OS X salta por aplicação).
2 – Pesquisa inteligente no Spotlight – se por pesquisa inteligente considerarmos o “uso da escrita natural para realização de determinadas tarefas”, então isto já existe há imenso tempo noutros sistemas operativos (Android, iOS, Windows Phone e agora Windows 10) e outras aplicações (Google Now, Alfred, Quicksilver, etc.).
3 – Todas as funcionalidades apresentadas na Mail.app já existiam no iOS. A nova actualização só vem fazer aquilo que a apple está a fazer desde 2010 – paridade de características entre o iOS e o OS X.
4 – As direcções nos mapas já podem ser enviadas para o iPhone – isto já existe desde 2013, com o Mavericks.
5 – Um tema negro para ser usado – existe desde o Yosemite. Agora ter temas diferentes é roubar do Windows 10? Posso enumerar um conjunto de sistemas operativos que fazem o mesmo, antes do próprio Windows 10. Aliás, o Macintosh OS 9 (década de 1990) já tinha um sistema de “theming” no sistema operativo onde os utilizadores podiam criar o próprio tema a própria Apple geria temas de 3rd parties.
6 – O Safari tem agora acções dedicadas aos separadores. Funções foram roubadas do Chrome. O Chrome não faz parte do Windows 10. Logo, não foram roubadas do Windows 10 (lógica da batata).
7 – Split View e a arrumação das aplicações – única das funcionalidades que concordo que foi roubada do Windows.
Só reforçando, a maioria dos recursos já existia com outros nomes, feitos de outras formas ou integrado por programas de terceiros. O Daniel disse por exemplo as abas do Safari “roubadas” do Chrome. Na verdade para aqueles que utilizam a internet desde os primórdios, sabe que o Netscape Communicator já tinha isso.
Acho engraçado os comentários da treta… Seja de raiz ou por software de terceiros quase todas as funcionalidades já podiam ser feitas em Win, iOS, Linux ou algo que o valha… Agora este copia aquele… Todos copiam alguma coisa, se é bem feita acho bem que seja copiada ou adaptada ao ecossistema que representa, seja ele qual for.
Pedro Simoes tens algum problema em aprovar críticas?
É que se for para escreveres aquilo que queres nos artigos deixa de o fazer 😉
1ª mensagem: “Artigo é ridículo do início ao fim”.
2ª mensagem Artigo/autor ridículo!
Dizer mal só por dizer é censurado.
Tenta ser mais construtivo nas tuas criticas e provavelmente os teus comentários serão aprovados.
🙂
Estou abismado com esta notícia… Realmente quem não sabe é como quem não vê…. Estas funcionalidades já existiam nas versões anteriores do OSX, qual o espanto? Comparar OSX com Windows??? É comparar alhos com bogalhos… Só há uma coisa que “invejo” no windows é a organização das janelas, mais nada! Enfim, são as chamadas “notícias para o barulho!”
Olhando para as features apresentadas apenas o slipt view é que foi copia.