PplWare Mobile

6 Apps para iPhone e iPad que servem os Designers

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. el cora says:

    excelente artigo mais uma vez 🙂

  2. Pinho says:

    E porque não fazerem um artigo igual mas com apps para android?

  3. El Lentinho says:

    Obrigado pelo artigo!

    Uso e abuso do goodnotes! Parece-me bem mais completo que o penultimate!

    Cumps.,

    • Tiago Dias says:

      O Goodnotes é muito, muito bom, mas é diferente do Penultimate.

      Este último é mais para tirar notas, só. O Goodnotes é mais para trabalhar com PDF’s (pelo menos é para isso que o uso). É muito bom para tirar notas, sublinhar, marcar, etc em PDF’s.

      O Goodnotes é concorrente mais do GoodReader, e não tanto do penultimate. Uso os 2, e tenho há algum tempo artigos na cabeça para escrever, tenho que ver se os lanço 😉

      • El Lentinho says:

        Uso para notas principalmente por acaso! 🙂 Repara que podes usar para notas sem ter aquela “lupa” para escrever.

        • Tiago Dias says:

          Sim, tens razão. 😛

          Quando disse que GoodNotes compete mais com o GoodReader é no sentido de ser bem mais avançado que o Penultimate. É outro campeonato. O Penultimate para quem algo simples para tirar notas, o GoodNotes para quem quer algo mais à frente, mais avançado mas também mais complexo (não que seja difícil de usar).

          No fundo o Goodnotes é “pau para toda a obra” 😀

  4. ChumChum says:

    Muito bom o artigo, estou a pensar em adequerir uma tablet e o iPad até então tem sido o que mais me cativa devido a sua vasta lista de aplicações.

    Gostaria que os utilizadores deste site dessem a sua openião quanto a isto..
    Não tendo nenhum computador em casa e agora que a minha irma mais nova foi para a escola básica irá muito certamente necessitar de um, qual será a melhor escolha um computador portatil ou uma tablet? Eu tenho preferencia pelas tablets pois como não dão tanta liberdade como os portateis em termos de software requerem menor assitencia tecnica e estão menos susceptiveis aos virus. Mas será que irá servir as necessidades dela?

    • João Dias says:

      Tudo dependerá da real necessidade que ela teria com um portátil no ensino básico, uma vez que, a meu ver, qualquer tablet aqui funciona como um substituto ainda mais portátil.

      Não há manuais em Português para iPad ainda. Mas há imensas aplicações didácticas que ensinam as crianças a fazer contas, por exemplo. Nesse sentido, um bom tablet Android ou um iPad seriam um auxílio precioso. Mas disso dependerá também o orçamento.

      • ChumChum says:

        Na minha perspectiva a real necessidade seria fazer os trabalhos de escola, umas pesquisas e tambem tirar proveito de umas aplicações que explicam materias escolares enquanto joga. Em termos de manuais é verdade que portugal carece desses conteudos mas não é uma prioridade.

        A minha preocupação é quanto a impressão, talvez traga alguns problemas visto que não pode ligar uma pen as tablets.

    • Serva says:

      O Ipad não te substitui para já o portátil , espera mais um pouco para veres o que sai com Windows 8 em tablets , provavelmente poderá ser uma opção .

      Cumprimentos

      Serva

      • Tiago Dias says:

        Concordo perfeitamente, um Tablet (não só o iPad) para já não substitui, nem de perto nem de longe, um PC.

        No entanto para uma criança é bem possível que sirva. A maior dificuldade podia ser na impressão, visto que nem qualquer impressora serve.

        Mas como o Serva disse, com o Windows 8 (versão PRO), tudo pode mudar.

      • ChumChum says:

        Serva e Tiago Dias, podem me explicar porque que uma tablet não subestitui um portatil?

        A meu ver pode subestituir dependendo do tipo do utilizador e no caso em questão consigo ver a tablet a subestituir o portatil sem grandes problemas.

        E quando falo em tablet não me refiro só ao iPad (apesar deste ser o meu favorito a par do Nexus 7), mas pra já estou a ver o que o mercado tem para oferecer…

        • Tiago Dias says:

          Sim, tens razão, pode de facto substituir um computador para utilizadores que o usem para tarefas simples.

          Por exemplo, navegar na internet, facebook, leitura, PDF’s, Mail, Calendário, Contactos, Jogos, Mapas, alguns filmes etc, é excelente!

          No entanto eu não conseguiria viver apenas com um iPad (ou outro tablet).

          Exemplos:
          – A gestão de ficheiros, mesmo no Android (visto que no iOS não existe, ou melhor, é feita App a App), não se pode comparar a um computador.
          – Trabalhar com vários ficheiros em simultâneo, ou até mesmo trabalhar activamente com o Excel, num tablet é, no primeiro caso, impossível, e no segundo muito difícil.
          – Armazenamento: mesmo com 64 GB, quando se têm umas fotos, uns videos/filmes, mais as apps/jogos, e mesmo que dê para colocar cartões, é sempre curto se tivermos unica e exclusivamente o iPad.

          Mas isto tudo numa utilização acima do básico. Para mim, por exemplo, seria impensável. O iPad dá para muita, muita coisa. Facilita-me a vida de inúmeras formas, mas não substitui o computador.

          Já para alguém que o use para coisas mais simples e tenha menos “necessidades digitais”, ou para uma criança no início da sua carreira escolar, sem dúvida que um iPad é excelente (tenho um destes exemplos em casa). Para uma pessoa que nunca tenha usado um computador, por exemplo, é soberbo (internet, apps de notícias, um processador de texto simples, jogos simples, youtube e pouco mais são o suficiente para estes utilizadores).

          Espero ter ajudado 🙂 Cumps

          • ChumChum says:

            Boa explicação obrigado, ajudou bastante acredita. 😉

            Sendo assim eu não estava muito enganado, uma tablet vai servir perfeitamente para ela sem eu ter de me preocupar se ela esta a conseguir lidar bem com a coisa ou não. Visto que só vai precisar de um processador de texto, google e de umas poucas apps.

          • Tiago Dias says:

            Ainda bem 🙂

            Apenas para completar o texto acima, a verdade é que por menos dinheiro se compra um computador com muito mais possibilidades/potencialidades, mas nem de perto nem de longe algum computador oferece a experiência de utilização que um tablet oferece.

            Então para crianças e pessoas sem qualquer contacto anterior com computadores, não há nada que bata um tablet.

            No iPad tens diversas vantagens. A fluidez, o suporte, as Appe melhor trabalhadas para tablet. Outra faceta é o facto de ser relativamente mais seguro que os computadores (em termos de “lixo”, virus, spyware, etc) e tablets Android, pois estamos limitados à App Store, que lá vai tendo uma ou outra App mais manhosa e que não faz bem o que diz, mas que 99% das vezes é fiável. (No caso de uma criança basta ela não ter a pass da Apple Account, e então é um mundo completamente sem preocupações).

            Processadores de texto simples há muitos (e com o CloudOn até se consegue ter um “quase” Office). Um teclado físico dará jeito, pois embora o virtual seja excelente, tudo o que seja mais de 10-15 min a escrever é desconfortável e pouco viável, não só por ser uma superfície plana, mas pelo menor espaço que fica no ecrã quando se começa a ter um texto grande.

            Não sei se actualmente já se distribuem PDF’s a partir do ensino básico, mas há ferramentas excelentes para trabalhar nos PDF’s (ler, anotar, sublinhar, marcar), mais práticas até que as de Windows (Tens o Goodnotes, de que falo noutro comentário aqui neste post, que é excelente).

            Cumps 😉

        • ChumChum says:

          Ora nem mais, partilhamos a mesma openião. Eu gosto especialmente de teres de utilizar o iTunes para passar coisas para o iPad. Assim não tenho de controlar se o Ipad esta cheio de lixo, mantem a coisa limpa e organizada.

          Enfim, mais uma vez obrigado Tiago Dias 😉

  5. João Dias says:

    “Paper by FiftyThree” para o iPad é a app que uso para todo o tipo de rabiscos para aplicações, ideias, workflows.

    Para além do excelente design e UX, a app torna-se rapidamente o conhecido Moleskine para o iPad. (também é útil para rabiscar enquanto se passa o tempo).

    URL:
    http://itunes.apple.com/us/app/paper-by-fiftythree/id506003812?mt=8

    Todas essas das paletes eu já experimentei. A única que realmente falta é o Kuler, da Adobe, para iOS.

  6. S. Costa says:

    Bom artigo e para que os leitores não sejam induzidos em erro a aplicação Adobe Ideas tem um custo de 7.99€.
    Abraço!!!

  7. Rui Jesus says:

    Gostaria de me tirassem uma dúvida a aplicação apresentada em cima IMockups cria apenas os layouts de apps, por exemplo ou cria tb pequenas as próprias apps de uma forma mais fácil?
    Obrigado

  8. The man says:

    Penso que falta ai o “Paper” by fifteen

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.