iOS 12 – 20 novidades que ficaram “escondidas”
A Apple apresentou na segunda-feira passada o novo iOS 12. Pode ter parecido que foi apenas um leve "lavar de cara" em relação ao iOS 11, contudo, a realidade diz-nos o contrário.
Depois de instalarmos e usarmos o novo iOS 12 developer beta, deixamos 20 novidades que não foram mostradas ou que não receberam a atenção devida na keynote.
A Apple, no seu evento para os programadores, WWDC 2018, deixou muitas novidades de software nos seus vários sistemas operativo e nota-se, claramente, que a empresa está a criar em cada dispositivo a capacidade deste ter "vida própria" em termos de desenvolvimento. A separação por categoria, o desenvolvimento de sistema operativo dedicado e loja de aplicações, mostram bem o caminho que a empresa de Cupertino quer para o seu ecossistema: mais oportunidades para os programadores.
No final do evento ficaram disponíveis para download as novas versões em beta preview e há novidades que têm que ser destacadas.
Estas são as novidades iOS 12
1 - Alternar entre apps no iPhone X
Nesta versão do novo iOS 12 a alteração entre apps é feita da mesma forma, mas agora para as fechar já não tem de clicar (no iPhone X) para aparecer o sinal de proibido .
Agora o processo é igual em qualquer smartphone Apple, basta passar o dedo para cima na pré-visualização da app para a fechar.
2 - Nova gestão e apresentação das notificações
As notificações no iOS 11 (e anteriores) eram de difícil gestão porque não estavam agrupadas. Além disso, a sua leitura requeria uma permanente atenção. No iOS 12, felizmente, nada disso continua.
Agora, além de ter agrupadas as suas notificações, pode exercer sobre elas várias ações. Pode remover uma lida, pode gerir, silenciar e desativar uma app.
3 - Novas vozes Siri
Nos EUA, há novas opções de vozes para a Siri. Uma das novas vozes traz um sotaque irlandês e sul-africano em ambos os géneros, masculino e feminino. Para nós por cá é indiferente (embora seja uma prova de que a Apple continua a enriquecer este serviço), até porque está a demorar demais a colocar a Siri a funcionar em português de Portugal.
4 - Múltiplos rostos na identificação do Face ID
Na versão anterior do iOS, um utilizador do iPhone 5s até ao iPhone 8 Plus poderia adicionar até 5 impressões digitais. Essa possibilidade permitia que existissem 5 possíveis pessoas (5 dedos diferentes) a ter acesso ao equipamento. Já não acontecia com o iPhone X e com a sua tecnologia Face ID. Apenas uma era permitida.
No novo iOS 12, a Apple colocou a possibilidade de "Configurar uma aparência alternativa". Neste caso temos duas opções possíveis: pensada para as pessoas que possam mudar radicalmente de aspeto, ou para ter pelo menos duas pessoas com acesso permitido ao iPhone X via Face ID.
5 - Função Tempo de ecrã
A Apple adicionou uma nova função nas Definições > Tempo de ecrã. Basicamente, esta nova opção permite exibir gráficos e detalhes do tempo que o utilizador passa no iPhone ou iPad. Quantas horas gasta em cada aplicação e o número de vezes que o ecrã é desbloqueado.
Além disso, esta opção oferece ferramentas para controlar melhor o uso dos dispositivos. O utilizador poderá definir limites de utilização, pode colocar, por exemplo, um tempo máximo de uma hora de utilização das redes sociais. O sistema irá enviar uma notificação a informar quando esse tempo estiver próximo de ser alcançado.
Outra opção dentro desta ferramenta é a possibilidade de gerir igualmente a "Família" que esteja debaixo da alçada da sua conta. Poderá saber, por exemplo, quanto tempo os seus filhos passam no YouTube, no Safari ou nas redes sociais. Pode inclusive determinar limites de utilização por categoria de aplicações.
6 - Chamadas de Grupo no FaceTime
Outra opção das muito solicitadas tem a ver com as chamadas em grupo no FaceTime. Finalmente, a Apple permite que se coloquem até 32 pessoas a falar em grupo através do FaceTime.
Esta opção irá estender-se por vários recursos do iOS e macOS, o que iremos ver, por exemplo, ser possível espoletar este tipo de reuniões em vídeo a partir de uma mensagem de texto. Mas há mais, isto porque o FaceTime está cada vez mais integrado nas ferramentas da Apple.
A Apple também vai deixar o utilizador colocar Animojis e outros filtros de foto estranhos no rosto quando estiver a usar FaceTiming com muitas pessoas. Uma função certamente mais lúdica.
7 - Atualização de software
O iOS 12 apresenta uma opção para ativar as atualizações automáticas de software em Definições > Geral -> Atualização de Software. Isso atualizará a sua versão do iOS automaticamente quando uma atualização estiver disponível.
Contudo, tem também possibilidade de não querer esta atualização automática, bastando gerir neste novo botão colocada na opção.
8 - Atalhos de Mensagens
As mensagens também receberam melhorias, depois de ter havido a integração no iCloud (na versão iOS 11.4), outras opções surgiram para o iOS 12.
Agora, se o utilizador tocar no nome de uma pessoa na app Mensagens, verá atalhos para iniciar uma chamada de áudio do FaceTime, iniciar uma chamada de vídeo do FaceTime ou obter informações sobre o contacto. Aqui É também assim que as chamadas do FaceTime de grupo são iniciadas na app Mensagens.
9 - Novos gestos para o iPad
A Apple ajustou os gestos no iPad para melhor corresponder ao iPhone X. Agora, deslize para baixo a partir do canto superior direito do iPad para abrir o Centro de Controlo e no canto superior esquerdo para invocar as notificações. Agora o deslizar de baixo para cima, no ecrã, serve para sair de uma app e voltar ao ecrã inicial.
10 - Barra de Menu do iPad
A barra de menu na parte superior do iPad foi redesenhada, e parece que a Apple está a abrir espaço para um entalhe que será incluído nos próximos modelos do iPad Pro que terão o ID Facial. A hora, o dia e a data estão localizados no lado superior esquerdo do ecrã, enquanto à direita mostra a ligação Wi-Fi ou LTE, o Bluetooth e a duração da bateria.
11 - Palavras-passe
Há uma nova API do Gestor de palavras-passe que pode mostrar senhas do 1Password e apps semelhantes na barra de sugestões do QuickType quando o utilizador insere informações de login. O iOS 12 também adiciona sugestões de palavra-passe do iOS a apps de terceiros, como o Porta-chaves no Safari.
A Apple acompanhará as palavras-passe que foram reutilizadas e irá sugerir ao utilizador que crie novas.
12 - Leitura de Códigos QR no Centro de controlo
Há um novo atalho no Centro de controlo que permite ir direto ao leitor de códigos QR. Mais simples e muito mais prático.
13 - Wallpaper iOS 12
É verdade que não é uma grande alteração, muito menos estrutural, aqui trata-se de colocar uma imagem marcante da cara dos dispositivos e o iOS 12 traz um novo papel de parede. Definições > Papel de parede.
14 - Sugestões da Siri
A Siri está mais inteligente no iOS 12 e há uma nova configuração para permitir que as sugestões da Siri apareçam no ecrã bloqueado.
O utilizador também pode ativar os Atalhos no menu Definições > Siri > Os meus atalhos, embora os atalhos ainda não estejam disponíveis totalmente e venham por meio de um conjunto de aplicações que ainda serão lançadas num futuro próximo.
As sugestões Siri no ecrã de bloqueio pode ser ativado numa base por aplicação.
15 - Opções de ecrã bloqueado
Existem novas opções para desativar o acesso à app Wallet e Acessórios USB quando um iPhone está bloqueado. Com os Acessórios USB desativados, o utilizador necessita primeiro de o desbloquear para permitir que os acessórios USB se liguem quando já se passou mais de uma hora desde que o seu iPhone foi bloqueado.
Essa configuração dificultará o acesso das autoridades legais (e de hackers) a dispositivos bloqueados com ferramentas USB, como a caixa GrayKey.
16 - Dictafone
Agora que o gravador de áudio iOS também está presente no iPad e no Mac e traz suporte iCloud. Poderá ajustar as configurações para o Dictafone dentro nas Definições. O utilizador pode escolher quando excluir as gravações de voz, escolher a qualidade de compressão de áudio e definir um nome de gravação predefinida.
17 - Cores de marcação
Há muito mais cores disponíveis ao usar a ferramenta de Captura de ecrã. Agora tem um leque grande de opções que poderá usar para marcar uma captura de ecrã, numa marcação de imagens, edição de PDFs e muito mais.
18 - Ícones nos separadores do Safari
Há uma opção que pode alterar nas Definições para ativar os Favicons nos separadores no Safari. Este novo recurso do iOS está também presente no próximo Safari para macOS.
Há também vários novos recursos no WebKit experimental que a Apple está a testar.
19 - Livros da Apple
A app iBooks foi renomeada para Livros. Está diferente, traz mais opções e há várias novas funcionalidades que podem ser aplicadas dentro da área Definições > Livros.
O utilizador pode ativar as opções de sincronização para o recurso "Ler agora" para acompanhar a leitura seja ela feita em que dispositivo for. Pode começar a ler no iPad, passar para o iPhone, que esta aplicação irá sincronizar a sua atividade.
20 - Informações da bateria
Por último, mas seguramente das mais interessantes, está a novidade que a Apple colocou na app Bateria. Vá a Definições > Bateria e veja a qualidade dos gráficos que a Apple disponibiliza para lhe dar conta do consumo de bateria quer ao nível individual quer mesmo ao nível geral.
O gráfico de uso da bateria mostra o uso nas últimas 24 horas ou nos últimos 10 dias, em vez dos últimos 7 dias que existe no iOS 11 e anteriores. Há também mais informação detalhada e apresentada graficamente que pode explorar, pode, por exemplo, saber utilização média do ecrã ligado e a utilização média do ecrã desligado.
Em resumo...
Estas são algumas das muitas novidades que a Apple apresentou, mas ainda há muitas mais, muitas ligadas à privacidade. Não foi, como erradamente alguns pseudo-comentadores referiram, um "pequeno lavar de cara", nada disso, houve alterações de fundo quer na estrutura de segurança, na estrutura própria arquitetura e claro, uma alteração estética profunda em muito do software nativo iOS.
Com o tempo de utilização iremos seguramente perceber a evolução de algumas outras ferramentas e daremos esse feedback.
Este artigo tem mais de um ano
Atualização de software – onde já vi isso. hummm.
Mais de metade desta lista vem tudo do Android. O resto é so encher palha.. dizer que uma imagem de fundo nova é uma alteracao num SO ja se chama encher chouriços na noticia. Sempre ouvi dizer, se queres ver o proximo iOS usa um Android com 1 ou 2 anos e poderas usar as novidades de amanha do iOS
Claro que há sempre os ‘vistas curtas’, reduzindo o que foi apresentado aquilo em que se assemelha a alguma coisa no android… Podemos reduzir tudo ao mínimo denominador comum e ficamos por aí… Dá para fazer e receber chamadas, navegar na internet e mandar e receber SMS… Também corre apps, o resto são detalhes sem importância.
O mais interessante, é o meu iPhone 5s, com 5 anos correr a última versão do meu sistema operativo de eleição.
Por outro lado os meus telefones Android mais recentes ficaram agarrados ao SO que traziam. Ou seja, cada vez que há uma versão nova de Android há que comprar telefone novo… o Android é gratutito? Mais ou menos…
Mas no final, o dinheiro na minha carteira é meu e gasto-o como bem entender. Se nos achamos mais importantes/inteligentes/… que todo o mundo apenas pelos equipamentos que escolhemos… somos muito tristes. Gastamos demasiado tempo nestes espaços de comentários em ‘guerrinhas’ sem sentido 🙂 Happy choices!
Melhor comentário de sempre
+1
É só dor de cotovelo
Hoje tenho um IOS pelo fato de ter meu primeiro iphone 7, e é um ótimo sistema e baita celular. Porém, é um fato que o Android (tops de linha) são muito superior. No dia a dia do Iphone notamos várias coisas que eu fazia no Android e de repente teu dedo fica vagando e “Cadê?”.
Detalhes que fazem o IOS superior no meu uso rotineiro: Câmera foda em todos aplicativos.
Atualização de longo suporte do sistema.
AirDrop (porra q parada foda na moral – Sei q existe bluetooth e tal no android, mas o AirDrop é muito bem feito)
Superioridades no Android: Todo resto. Principalmente uma coisa q deveria ser banal mas me irrita muito. É a seleção precisa do cursor entre os caracteres (do IOS é uma merda e tem q usar o 3D touch pra chegar no caractere certo, porém no Discador essa merda não funciona – Sim o 3D touch é uma merda que não serve pra nada).
Assim como essa bosta de animoji que querem botar. Porra que lixo.
E também IOS não tem teclado Swipe nativo.
Favicons no Safari…19 anos depois do IE, Chrome…tristeza
Nada disso. É uma inovação Apple
Ahahah ahahah, Chrome e Ie/Edge…
Quando é que o chrome vai ter modo de leitura? Sabes sequer o que é isso?
Quando é que os dois vão dar para ver todas as tabs abertas?
https://www.howtogeek.com/wp-content/uploads/2017/02/img_58990c85828e9.jpg
Tristeza!
No android já o tem…sim trsteza 19 anos dps…..lol
Já te disse tenho um ipad pro, sempre tive ipads, ipad 3 , air 2 e agora o 10.5….e adoro o modo leitura do safari. Qt aos favicons, a Apple podia adotar há mts anos, no ios 12 a opção vem desligado por padrão. Há quem goste, há quem não goste. Qual é o problema?
E tu deves conhecer de certeza que mta gente usava o chrome no Ipad e Mac por o Safari não usar os favicons. Eu adoro a Apple mas não ando a dormir como tu, na concorrência existe mta coisa tb com mta qualidade. Empresas tecnológicas não são clubes de futebol….
Se é para estares a defender uma marca/empresa ao menos que utilizes factos verdadeiros.
Nao existe a necessidade que andar a mentir só para defender a Apple, nao te preocupes, eles continuam a ganhar muito $$$ na mesma
Ahahahah ahahah.
Mas afinal estás a falas de iOS?
E o Edge para PC também tem isso que estás a referir
É inovação para o safari no iPhone, no mac já existe há imenso tempo, sabe ler????
Já bomba no meu c, estou a notar bastantes melhorias , ex: o measure, qr code, etc estou a gostar. Bastante fluido!
Quanto aos comentarios depressivos, um único comentário: o tuga quando não tem desdenha! A minha galinha é melhor que a da vizinha .
Este tuga tem 1 ipad pro 10.5…. só acho que foi tempo demais.
Um c? Fraquito… Desdenhar isso?
https://youtu.be/igmIkt2wSSM
No meu só a app Skype não funciona. De resto não me revejo no que ele diz. O bluetooth com o meu carro está tal como estava no iOS 11.4, com o HomePod e AirPods está tal e qual como o iOS 11.4 mas claro, tem um ou outro bug sim, normal, mas nada do que ele refere.
A cena das passwords é um must. Até se enviarem sms com pin preenche automaticamente.
E o dark mode será que aparece na versão final?
Sempre que venho a esta área de comentários parto-me a rir com a defesa de cada um à sua “equipa”, sempre usei Android e ainda uso.Mudei de ROM vezes sem conta e testei as mais variadíssimas specs.
Mas como amante de tecnologia decidi comprar um iPhone para experimentar algo diferente e conseguir dar uma opinião tendo em conta uma experiência minha.
E de facto são experiências diferentes.
Basicamente é isso são experiências diferentes, com Pros e cons para ambos os lados. Mas muitas pessoas pensam que ser diferente é igual a ser mau quando não existe relação nenhuma.
O de cada um defender a sua “equipa”, não consigo compreender como alguém pode ter gosto a defender grandes corporações estrangeiras multi milionárias e como se a sua vida dependesse disso.
Bom dia ,
A história de copiar daqui ou dali , deveria na minha opinião nem sequer ser um assunto de discussão , o que é importante é que os 2 grandes sistema móveis continuem a inovar e a melhorar a experiência de utilização.
Quem gosta de tecnologia como eu gosto tem de apreciar as melhorias implementadas, depois cada um verificará qual das opções lhe assenta melhor , até porque na minha modesta opinião , a Europa já deveria ter um sistema operativo móvel e também para Pcs , dependermos dos USA completamente e dos Chineses para o Hardware é um erro histórico, por outro lado convenhamos que termos só 2 sistemas operativos móveis não é nada saudável para a concorrência, assistimos aqui a uma concorrência bicéfala que nada me agrada, até por uma parte da noticia deste post , nenhum dos assistentes tem a língua Portuguesa Europeu e só isto até me revolta os fígados.
Isso tem que ver com outras questões, que são sobretudo culturais. Nós já tivemos os nossos tempos aureos (não só os portugueses, como também os espanhois, ingleses, holandeses…). Inventámos instrumentos de navegação, arriscámos, pensámos em grande.
Os colonos que foram para a América arriscaram muito. Tiveram de se separar do mundo da altura numa terra sem nada. Além disso tinha por lá as diferentes raças de indios que o único que tinham em comum era que gostavam de arrancar os escalpes aos inimigos.
Mas um mundo sem nada também trouxe a vantagem de não ter de “evoluir”, começaram logo com a técnologia de ponta da aventura. Depois separaram-se dos ingleses e fizeram uma constituição que lhes permitisse crescer e em que os Estado ficasse reduzido ao essencial, sem se meter demasiado na vida das pessoas. Por isso se chamava o ‘Sonho Americano’, porque era uma terra onde se queriam pessoas que não tivessem medo de crescer e pensar grande, que não estivessem à espera do Estado para tudo e onde o Estado não era um ‘cortador de pernas’.
Nós por cá fomos na direcção inversa. Quisemos viver à custa das conquistas passadas, demos lugar ao ‘social’ e á ‘distribuição de riquesas’, entramos pelo caminho da inveja (se o outro tem, eu também quero ter), sem querermos saber do esforço que custou ao outro ter o que tem; arranjamos desculpas manhosas para a riquesa dos outros e assim desculpar a nossa inveja… Caímos que nem patinhos nas doutrinas sociais e socialistas, que usou (e usa) a estratégia do dividir para dominar.
É claro que não são TODOS os europeus assim, mas como a maioria vai nestas cantigas e elege políticos e políticas do género que temos… Pois aqui não há lugar para grandes aventuras.
Mas pessoalmente não me preocupa que ‘dependamos’ dos chineses ou dos americanos. Nada é certo e seguro. Se os ingleses à meia duzia de anos tivessem feito algo de grande tipo um Android ou Apple, agora com o Brexit ia-mos levar uma lixadela também. Eu tenho alguns sentimentos patrióticos/nacionalistas, mas apenas o suficiente (sardinhas, fado, lingua… e pouco mais).
Trabalho numa tecnológica e adoraria poder fazer parte de uma mudança de paradigma mas dificilmente acontecerá.
Estamos na fase final de uma mudança cultural, de ideologia fortemente socialista que vai num sentido completamente oposto ao que é necessário para o desenvolvimento técnológico.
Hoje em dia Portugal é bom e forte e vamos avante à frente dos oitros paise todos, somos melhor em tudo, somos conhecidos no mundo todo, porquê? Cristiano Ronaldo! Nem precisamos de inventar nem desenvolver nada nem ser inteligentes, nem ser corajosos, nada!!! Viva o futebol!!! -.-‘ bahh
Na realidade não inventamos instrumentos de navegação do nada, aperfeiçoamos e fizemos alterações… tal e qual as empresas de hoje. 🙂
pois… eu quando usava Android dizia o mesmo da apple. depois passado 1 ou dois anos o telefone comecava a arrastar… era instalar novas roms, estar constantemente a limpar a memoria, certificar que o disco nao enchia mais de 75%… era uma aventura. Foi assim com os meus dois ultimos telefones, o HTC One M7 e o Oneplus 5.
Uma das coisas que me fazia pender para Android era a liberdade que dava a nivel de costumizacao, ou mesmo de instalar apps de outras fontes.
o que tenho agora é o X, e sim, ha semelhancas muitas das coisas que ja existem em telefones Android.
A verdade é que nada disso importa pelo facto do telefone ser super fluido, nao crashar, está sempre operacional! gerir o X por gestos tb eé uma maravilha. mais contente nao podia estar.
Agora sim, e voltando ao inicio, algumas das features ja existem noutros SO, mas a verdade é que o que vai ser adicionado, so torna melhor o que ja é, para mim, perfeito! o resto sao cantigas.
dizer que um eé melhor que outro nisto ou naquilo vale o que vale, é so conversa de quem quer um e quem nao tem mais nada que fazer 🙂
Yaaaa, mimimimi, “android nunca mais” tive o samsung galaxy s7 e agora o s9+ e nunca nenhum se arrastou, crashou, ficou lento ou me importei em limpar a memória ram ou o espaço ocupado, tenho 64gb mais um cartão micro sd de 64gb memória é o que não me falta, zero crashes, bugs ou lentidão, e se procurar comparações online o s9+ bate o iphone x em desempenho à vontade…. mimimimi
Sempre tive Android depois que fui para o iOS cara não sou fanboy mais a diferença é perceptível é igual a carro automático quem tem não volta para o manual e ainda mais quem tem carro grande não quer voltar para carro pequeno é fato
E o contrário não acontece?
Que fixe!! “Android nunca mais!!”
Em alguns lugares vi o ecra bloqueado do iPhone a dizer o tempo. E eles promovem o iOS 12. Eu instalei o iOS 12 no meu iPhone X e não encontrei essa função. Alguém me sabe dizer se realmente vai ser possível ter o estado do tempo no ecra bloqueado do iPhone como widget ?
Welcome to 2014
Acho que grande parte das pessoas ainda não perceberam bem o alcance da funcionalidade do Scren Time. Se tiverem uma familia com crianças, não só podemos monitorizar a activade delas, mas também limitar o uso de apps, jogos, etc.. Depois de andar meses à procura de apps para isto que não usassem VPNs e/ou que não fossem uma renda, esta feature caiu-me do céu!
Lá está, uma coisa que a Google podia implementar era contas para menores…
Efetivamente alegra-me em ver que a atualização tem em consideração os aspectos quando o telefone está bloqueado. Uma coisa fazia me imensa impressão e que achava uma falha fulcral era o facto de, se eventualmente perdêssemos o telefone não havia maneira do encontrar. Passo a explicar: se tivéssemos a internet móvel ligada, bastaria baixar à central de comando e desligar a net para perder completamente o rasto. Se agora bloquearmos essa opção, ninguém vai poder desligar a internet e por conseguinte, vai ser muito mais rápido identificar onde está o telefone.
Parece que quem gosta dos iPhones gosta mais do que os outros sistemas, e…
Parece que quem gosta dos Andróides gosta mais do que os outros sistemas… Isto é que é normal…
Nunca percebi muito bem o que move as pessoas a pensar que só elas é que estão certas e os outros errados. Existe sempre esta “guerra” quando há novidades em smartphones, porque será???
Eu sou utilizador de ambos os sistemas e há coisas melhores no iPhone do que no Android e vice-versa…
Parem este disparate das rivalidades sem sentido…
Melhorou no seguinte, AppleCarPlay, já funciona com o WAZE