Runtastic, o Kit completo para uma vida desportiva saudável
As mentalidades estão a mudar, o culto da boa forma física tomou conta do corpo e hoje, novos e menos novos, praticam desporto porque querem ter qualidade de vida, querem saborear os prazeres de uma disponibilidade física maior. Contudo, há que monitorizar o exercício, saber os limites, acompanhar de forma criteriosa o nosso desempenho, para sabermos até onde podemos ir e se devemos ir.
A tecnologia aí é soberana. O exemplo que hoje apresentamos em análise é o Kit de actividade e saúde e fitness Runtastic... digamos que é um conjunto que vale a pena ter como parceiro no seu dia-a-dia!
A convite da Cleverhouse, vamos hoje mostrar 3 dispositivos que, em conjunto, permitem monitorizar vários parâmetros da sua vida, quer quando está nas tarefas do dia-a-dia, como quando está em exercício.
Hoje em dia tudo gravita em torno do seu smartphone, assim e para começarmos, sugiro que sejam instaladas 3 aplicações:
Runtastic Orbit
Este é um dispositivo para o acompanhar em todas as alturas. É como se fosse o "gravador de actividade" da sua vida. Quer isso dizer que vá onde for, faça o que fizer... ele contabiliza dinamicamente essa acção. Sim, mesmo que esteja a dormir, o seu corpo tem actividade e essa actividade é também monitorizada pelo Runtastic Orbit.
Características
- Monitorização 24 horas: controla as suas actividades, ciclos de fitness e sono
- Usabilidade versátil: use-o no seu pulso, cinto ou num local mais discreto
- Veja os seus passos e distância percorrida, calorias queimadas, duração do sono, etc...
- Definia e atinja metas pessoais, use a vibração e alarmes para receber as notificações do seu progresso diário
- Integra-se com o Runtastic Me app e com a sua app GPS Runtastic para corrida, ciclismo e outras actividades de fitness
- Resistente à água até 100m
Para que serve o Runtastic Orbit?
Boa pergunta mas, de facto, só usando é que conseguimos perceber a sua importância. Ele desafia-nos, ele obriga-nos a ponderar algumas opções do nosso dia-a-dia para nos conseguirmos superar constantemente. Na verdade, tudo o que é monitorizado serve para calcular a nossa actividade física e com isso puxar mais por nós, mantendo um equilíbrio saudável entre o que fazemos e o que devíamos fazer.
Então, para responder à questão, o Orbit serve para desafiarmos o nosso próprio limite saudável. Vamos perceber como.
Runtastic Me
Mais uma vez é a app que gere o que o dispositivo, que está no pulso ou noutro sítio qualquer no acessório clip, recolhe. São muitas as informações recolhidas. Podemos ver no pulso que o Orbit recolhe os passos que damos, as calorias queimadas, a distância percorrida e o tempo que esteve em repouso.
Mas há mais, a app depois compila toda esta informação para lhe dar gráficos bonitos que pode partilhar, por exemplo, com os seus amigos no Facebook ou Twitter. Sim, porque faz parte do desafio... desafiar os outros!!!
Orbit em si
Orbit Runtastic é um dispositivo para monitorizar o seu dia, as suas 24 horas permanentemente. Sim, mesmo quando está a dormir. Este pequeno dispositivo com vários sensores incorporados, pode ser acoplado ao seu corpo numa bracelete com cor à sua escolha ou num acessório clip que o pode prender onde lhe der mais jeito.
Este dispositivo, depois de sincronizado com o seu perfil que a app irá providenciar, irá monitorizar actividades diárias, aprender mais sobre os seus hábitos de sono, estabelecer metas pessoais e colocar-lhe desafios para que não deixe a preguiça ganhar. O Runtastic Orbit fornece informações sobre passos dados, distância percorrida, calorias queimadas, duração do sono e ciclos e permite ao utilizador definir e alcançar as suas metas pessoais.
O dispositivo traz um mecanismo de vibração para o notificar quando estiver demasiado parado e quando estiver a partilhar consigo os momentos de glória, quando bate os seus próprios recordes. Orbit também possui modos Hora e Alarme (3 alarmes). o que permite que deixe os outros relógios e pulseiras em casa.
Basicamente, a aplicação é fundamental, o ecrã do dispositivo é muito básico, muito mesmo, e se quer algo mais avançado, mais completo, então só mesmo recorrendo à app. Não estamos de forma alguma a colocar este dispositivo no segmento dos smartwatches, atenção!
O dispositivo tem um sensor de luz ambiente integrado (para rastreamento avançado do sono). Traz um cabo USB com um conector próprio para carregar a sua bateria. Bateria essa que dura e dura e dura graças à gestão inteligente da iluminação do ecrã (sim, também não é um ecrã grande) e devido a ter sincronização Wireless via Bluetooth 4.0.
Onde o posso usar?
Em todo o lado. Pode ir correr com ele, pode ir nadar, sim nadar, este dispositivo é à prova de água até 100 metros e contabiliza o seu esforço dentro de água.
O que vem dentro da caixa?
A que recebemos e a que vai encontrar nas lojas onde está já disponível, traz duas pulseiras (Runtastic azul e preto básico), bem como um clipe (preto básico) para uma utilização versátil. Vem com um guia rápido de utilização e, como já referimos, um cabo USB com uma ligação própria de carregamento do Orbit.
Em resumo...
Devemos começar por actualizar o firmware do Runtastic Orbit pois a versão que vem no dispositivo está já ultrapassada, mas isso a app toma logo conta. Depois, veja se tudo o que o seu perfil diz sobre si está correcto, preencha o que faltar e active a sincronização, caso tenha iOS, com a app da Apple Saúde.
Quanto custa e onde pode ser adquirida?
O preço não é nada que não esteja à espera. Custa 120 euros e pode ser comprado na Fnac, El Corte Inglês ou através do site da CleverHouse.
Runtastic Heart Rate Combo Monitor
Este é um acessório importante. Temos de controlar os nossos limites e o esforço cardíaco deve ser sempre monitorizado, mesmo que com estes dispositivo não tenhamos um rigor médico. Contudo, já nos ajudam a perceber como reage o nosso coração ao esforço físico, os picos a que o submetemos, e outras informações que devemos conhecer.
Segundo as informações que podemos recolher do site da marca, o Runtastic Heart Rate Monitor de Combo utiliza a mais recente tecnologia sem fio Bluetooth inteligente para transferir os dados de frequência cardíaca para as várias aplicações que são compatíveis.
É interessante pois, actualmente, e ao contrário do passado, este já não necessita de um adaptador que se acoplava ao smartphone.
O que informa o Runtastic Heart Rate Monitor de Combo
Além de acompanhar a velocidade, ritmo, altitude, distância e duração, os dados fornecidos por este equipamento de treino, fará estatísticas de treino de uma forma mais útil e confiável. O monitor de frequência cardíaca também tem um sinal de 5,3 kHz, o que lhe permite trabalhar com mais equipamento de cárdio no ginásio (por exemplo, passadeira).
Características
- Compatível com Bluetooth 4.0
- Suporta dispositivos Android que executam o Android 4.3 ou versões mais recentes
- Compatível com iPhone 4s / 5 / 5s / 5c / 6/6 Plus
- Compatível com dispositivos Windows Phone que executem WP 8.1, ou versões mais recentes
- Permite a transmissão de dados de pulsação cardíaca sem adaptadores adicionais através da tecnologia sem fio Bluetooth4.0
- Muito baixo consumo de energia
- Tecnologia Smart Bluetooth tecnologia e transmissão na frequência de 5,3 kHz
- Cinto elástico ajustável lavável
- Bateria pode ser alterada de forma independente
Pesa 89 gramas, nos testes que fizemos teve uma ou outra leitura discrepante quando usada em aplicações diferentes do leque Runtastic, mas quando usada com a app Runtastic portou-se à altura. Usámos também noutras apps, de desporto e funcionou igualmente muito bem.
Quanto custa e onde pode ser adquirida?
Esta "banda cardíaca" custa 70 euros e pode também ser encontrada na FNAC, El Corte Inglês e no site CleverHouse.
Runtastic Libra
Vêm aí as férias e é nesta altura que as pessoas tomam mais atenção ao peso, que poderá estar acima do desejado. Uns treinam que nem doidos semanas antes de irem para a praia, outras pessoas são mais rigorosas e mantêm um plano de treino e boa alimentação, sem nunca deixarem de estar atentas e monitorizarem alguns indicadores sobre o seu organismo. O peso, o índice de massa corporal, entre outros.
A Runtastic Libra vem, nesse sentido, ajudar as pessoas a ter um histórico sobre vários aspectos que influenciam o seu peso e o seu bem estar.
Características
Medições:
- Peso global
- Gordura corporal
- Percentagens de água
- Massa Muscular
- Massa óssea,
- IMC, TMB TMA (calorias queimadas)
Utilização:
- Até 8 utilizadores
Sincronização da Libra com a app
Depois de abrir a embalagem, colocamos as 3 pilhas AAA na balança e utilizamos a app Runtastic Libra para sincronizar a balança ao software que vai gerir todos os dados recolhidos. Na parte de trás da Libra encontra-se um botão que permite sincronizar com o smartphone, onde tem a app já aberta à espera de sincronização. Esta sincronização é feita via Bluetooth 4.0 o que garante excelente comunicação e uma gestão equilibrada do consumo de baterias.
Histórico de recolha de dados
Depois é-nos solicitado que seja introduzido o nosso perfil, até porque a balança permite gravar até 8 históricos de utilizadores. Para uma família actual, chega perfeitamente. Cada membro da família introduz as suas 3 iniciais e fica na app tudo devidamente guardado por utilizador.
A aplicação é muito completa, até permite, por exemplo, se tiver um iPhone com as mais recentes versões, depositar estes dados na App da Apple, na app Saúde, que no fundo compila um vasto leque de dados recolhido por muitos dispositivo desportivos e de saúde.
Falando mais concretamente da app Runtastic Libra, esta recolhe o peso, o índice de Gordura corporal, o índice de massa muscular, o índice de massa óssea e o índice de tecido. Além do mais, recolhe dados sobre a hidratação, colocando uma escala que nos informa a percentagem de água no corpo.
O resultado desta recolha ajuda-nos a perceber se estamos abaixo do peso, com um peso saudável ou acima do nosso peso. Tudo isto para nos reforçar a ideia que devemos fazer mais exercício.
Estes dados são fidedignos?
São especulativos, digamos! São baseados num cálculo que tem a ver com o que a app sabe de si, da sua actividade e pelos dados que introduziu no seu perfil. Depois a placa de vidro é revestida com eléctrodos de ITO (Indium Tin Oxide). Além disso, há sensores electromagnéticos que recolhem também algumas informações. Mas poderá, por vezes, receber leituras ligeiramente diferentes, o que nos mostra e muito bem, que estes valores servem para nos dar uma ideia aproximada e não serem considerados "exactos" ao ponto de nos focarmos demais neles.
Materiais de construção
A Runtastic Libra é feita de excelentes materiais. O plástico rijo que envolve os sensores electrónicos é de óptima qualidade. O vidro na parte de cima é de alta resistência e mostra um ecrã LCD com a informação bem explicita.
Quanto custa e onde pode ser adquirida?
O preço deste equipamento é de 130 euros e pode ser adquirida na Fnac, El corte inglês e no site da CleverHouse. As cores disponíveis são em preto e em branco.
Em Conclusão:
A Runtastic está de facto a apostar forte, mas tem razões para isso, o material é bom e presta um serviço completo ao utilizador. Há vários "embaixadores" a mostrar as potencialidades destes equipamentos, ilustres como é o caso de Raquel Henriques, José Canossa e agora também Manuel Melo... mas isso não explica tudo. Há um conjunto completo para servir o atleta ou o futuro atleta, há um vasto leque de apps que podem ser úteis no smartphone e criar um histórico das suas actividades. Pode não servir a todo o tipo de utilizador, sim, é verdade, mas cada vez mais é uma tendência sabermos o que fazemos em termos um histórico.
Assim, se somarmos o valor destas 3 peças, os 120 euros do Orbit, os 70 euros do Heart rate monitor e os 130 euros a da balança Libra, temos um conjunto fantástico ao preço de 320 euros, aproximadamente. Será caro? Será barato? Bom, tudo depende do que pretende monitorizar. Em relação à concorrência, o conjunto (sem esquecer as aplicações) está a um bom preço, mas poderá escolher apenas aquele que realmente lhe faz falta.
Este artigo tem mais de um ano
e beber muita agua
tambem ha uma app para isso,ou uma garafa.para nao te esqueceres disso lolol
Por esses preços, honestamente, acho preferível um FitBit Charge HR, ou ainda, para alguém mais dedicado, um Polar M400 (mais uns trocos) já com GPS incluído.
Da parte da runtastic creio só querem vender através do nome que “conquistaram” nas apps, porque sem dúvida não vale os 130 que pedem por isso..
Just my 2 cents..
Já agora, o Charge HR tem a vantagem de não ser preciso andar com a strap a volta do peito, já que a medição é no pulso.. 90%s exactidão em relação à strap, mas 20x mais cómodo e pratico..
Os melhores sem ter de andar com essa fita incomoda (ainda mais quando acabam as pilhas).
São os da Mio (que inclui) o Apple Watch.
99% de exactidão face a um electrocardiograma.
Não é bem assim, conheces o material? Depois estás a comprara coisas diferentes. Onde está o GPS nestes dispositivos? Aqui são segmentos diferentes. O Polar M400 nem é grande coisa quando comparado com outros da sua gama, como pro exemplo so da Garmin ou da TomTom 😉 Lá está, não podemos comprar.
Neste segmento, a Polar não tem como concorrer com a Runtastic. E mais, tenho um Heart Rate Monitor da Polar e é incrível a velocidade com que come pilha… já o meu da Garmin… muito mais duradouro. Ambos de nível diferente deste (tecnologias diferentes), que emparelha muito bem com os modernos smartphones. Lá está, coisas diferentes 😉
O fitbit é exactamente a mesma Gama, simplesmente melhor bangforthebuck.
Em relação ao Polar, sim, não é a mesma Gama, nem se calhar o mesmo segmento, no entanto, utilizar so um dispositivo (relogio+banda) em vez de depender do smartphone, parece me bem mais prático, mas é discutível, pois eu levo sempre o telefone atrás.
Em relação a duração, eu tenho 293h no h7 da polar com uma pilha nova (não é a de origem) kms são muitos mas é sempre bicicleta. se uma pessoa andar uma hora TODOS os dias, um ano parece me mais do que bom, correcto?
Não são da mesma gama, exacto. E lá está, cada vez mais levamos o smartphone connosco. Por isso é que estes dispositivos da Runtastic podem fazer a diferença pois precisam do smartphone e complementam.
Quanto ao rendimento da pilha no teu… não tenho essa leitura, tenho muito menos, bem menos! Mas se o teu tem essa autonomia, sim é bom… eu não consigo essa autonomia no meu Polar WearLink… sim já tem uns anos, mas é um “comilão” de pilhas.
Vítor tens um Polar, se não tens aplica-se igualmente que não devemos falar se não temos conhecimento. Eu tenho um polar M400 tenho-o à 2 meses e só o carreguei 2 x. Quando dizes que o Polar não tem como concorrer com o Runtastic não é totalmente verdade, pois a Polar ganhou reconhecimento pois é usado por atletas de renome de todo o nome e por equipas de futebol, posso afirmar que a Polar é a Ferrari da coisa 🙂
Conceito interessante, mas desembolsar 200€ por dois equipamentos não acho boa estratégia. Podemos ir à farmácia ter a mesma informação da balança 200 vezes e ainda sobram 20 euros. Se o fizeres 1 vez por semana, como normalmente se faz, dá para 4 anos.
Não é bem a mesma coisa. Mas…
O que quero dizer é que são produtos com valor demasiado inflacionado para o que proporcionam. Possivelmente encontras uma balança que faça o mesmo (menos a conectividade) por menos de metade do preço.
No fundo estás a pagar “premium” por algo q não vale o que pedem. Uma das estratégias de meter um produto no mercado é ser competitivo, se metes uma balança 5 ou 6 vezes mais cara que as que já estão à venda que oferece pouco mais que as que já estão no mercado, quem vai aderir são os “amigos” do costume que vão em modinhas ou os entusiastas pelas coisas novas (muito na onda dos Iphones).
Mas cada um faz o que quer, ima rite.
Provavelmente. Já agora, dá um exemplo de uma balança que faça isso. Uma balança com esta qualidade e que tenha um ecossistema assim.
Eu tenho uma outra e é bem mais cara 😉 que faz umas outra coisas, como medir a qualidade do ar, mas não tem uma app tão bem desenvolvida, por exemplo. Mas tem, por outro lado, a possibilidade de interagir com outros dispositivos médicos. O preço, como referi, é que é mais caro.
Grande obrigado pela dica RuiP, de facto não faz sentido dar 200€ por estes equipamentos. São demasiado caros quando termos alternativas.
E estes equipamentos se chegarem a 4 anos é uma sorte por serem chinesices.
Só funcionam com as apps da marca ou deverão dar com outras apps de controlo de saúde?
No caso da banda cardíaca usei com outras apps e funciona, mas confesso que o funcionamento com o Runtastic foi melhor, mas sim, funciona. No caso do Orbit só funciona com a app Me, da Runtastic. A Libra, só mesmo com a app desenhada para gerir todos os parâmetros previstos.
Concordo. Não tenho nenhum gadget, mas usos as aplicações e são 5 estrelas. Penso que a Runtastic tem trabalhado muito bem no sentido de oferecer um bom segmento de aplicações e gadgets para o desporto.
Prefiro Fitbit.
Esses valores são um pouco surreais …
Os valores são aleatórios, é tal como ganhar o Euromilhões…
A qualidade paga-se 😉 mas é como tudo, há um trabalho por trás, no que toca a software, que está bem presente nesta oferta.
Se quiserem poupar uns trocos em vez de comprarem um HRM por €70 e a dizer runtastic compram um igual a dizer decathlon e por €25.
Foi o que fiz e funciona exactamente igual (já que é igual, excepto o branding lá está)
E as apps, por exemplo. Mas não falta material por aí, há muito sim.
Hummm foi no parque da rabada a foto?
Não sei porque mas parece que os moderadores não gostam dos meus comentários. a ver se à 2ª passa
Se quiserem poupar uns trocos em vez de comprarem um HRM por €70 e a dizer runtastic compram um igual a dizer decathlon e por €25.
Foi o que fiz e funciona exactamente igual (já que é igual, excepto o branding lá está)
Vejo o teu comentário presente. Os bons comentários estão sempre publicados Pedro.
Infelizmente tenho de discordar… É um bom complemento sem dúvida, mas para desporto ainda não está grande coisa. O tempo o dirá, mas um Garmin/Polar/Suunto/TomTom e mais uns quantos que estão mesmo virados para isso a preços mais baixo.
Agora, como pacote smartwatch+fitness tracker+complemento smartphone, deve ser um bom combo, mas até o moto 360 creio estar melhor aproveitado e “preçado” xD
comprei a balança há coisa de 1 mês e é fabulosa.
Antes tinha a da withings mas avariou e decidi trocar para uma mais moderna.
Esta é muito mais rápida e eficaz que a minha anterior.
É cara? É realmente podia custar menos, mas… Cá em casa a família já não a dispensa, falta só o medidor de tensão arterial.
A mim só me falta… correr!
Podem fazer o mesmo para o FITBIT?
Gostava de ter uma comparacao em PT 🙂
Tenho à muito a app para iOS da Runtastic e acho a melhor, já testei muitas mas acabo sempre na Runtastic. Ligo uma HRM de marca branca e também funciona 5*.
Como hoje trazemos o smart phone sempre conosco é importante uma app para o exercício com a vantagem de podermos ter sempre os nossos dados disponíveis.
Tenho muitas horas de Runstastic e sempre impecável.
Esta balança da Runrastic é idêntica a da BEURER BF 800, marca alemã, conhecida por ter um leque alargado de equipamentos médicos. Há pouco tempo estava na Mediamarkt por 99€, são menos 30€ de diferença! (https://www.beurer.com/web/pt/products/weight/diagnostic_scales/BF-800-white)
São realmente muito idênticas sim. Eu vi a 112 euros esse equipamento, mas é praticamente a mesma coisa. O que difere é a qualidade do software, o da Runtastic é muito superior, contudo o da beurer dá tudo como a outra, apenas de forma mais “feia”.
Encontrei a versão BEURER BF 700 por aproximadamente 70€, para além da qualidade do software, que diferenças mais podem existir, para com esta?
São muito idênticas, acho que a diferença está mesmo na qualidade do software e do trabalho feito com os dados recolhidos. O material é bom.
Polar RC3 GPS com sensor HRM e Cadência. .. Simplesmente top
Bateria em modo relógios 120 dias. Em desporto contínuo com todos os sensores e GPS já fiz mais de 12horas e nem sequer estava perto do fim da bateria.
Aguém já testou qual a distância máxima que este HR monitor transmite? Tenho um Polar M400 + H7 com mas apenas transmite 30/40 metros no máximo… Precisava de algo até 70/80 metros para evitar o uso do relógio no pulso durante um jogo de futsal, podendo ter o relógio na bancada…
Pessoal, eu estou a pensar dedicar-me ao running (há quem ainda lhe chame corrida) e portanto estou a ponderar adquirir uma pulseira/sports watch de forma a poder monitorizar as minhas metas.
Tendo em conta que não estou a pensar gastar mais de 200€ e que quero essencialmente ter dados sobre a distância percorrida e ritmo cardíaco, e já agora que gostava que a pulseira tivesse uma precisão igualmente boa nas medidas esteja eu a correr na rua ou numa passadeira no gym, que equipamento me aconselham?
Estava a ponderar comprar um Garmin, mas os de gama alta parecem-me demasiados caros e os de gama baixa não sei até que ponto têm um desempenho satisfatório. Aceito sugestões 😉
Bom dia,
Estou comprando o “Runtastic Heart Rate Combo Monitor” e gostaria de usar para praticar meu futebol, minha duvida é, quantos metros o bluetooth deste produto alcança ? Posso colocar meu aparelho ao lado do campo e o mesmo irá funcionar normalmente ?
Obrigado.