Huawei Mate 20 lite – tudo o que precisa saber… pelo menos para já!
Foi durante a IFA que a Huawei aproveitou o evento de lançamento do Kirin 980 para apresentar um novo smartphone que antecede o lançamento da linha Mate completa.
A marca lançou o Mate 20 lite, um modelo de gama média que tivemos em testes durante os últimos dias. Hoje trazemos-lhe uma análise preliminar a este modelo com tudo o que precisa saber... para já.
O Huawei Mate 20 lite foi apresentado ao mundo no último dia de agosto, num evento onde a marca quis surpreender e levantar um pouco o véu àquilo que será a próxima linha Mate. Os "lite" da Huawei são sempre smartphones de enorme sucesso e, talvez por isso, a marca tenha optado por colocar este modelo já no mercado.
Um design de excelência, fotografias de grande qualidade, Inteligência Artificial, ecrã realmente "infinito", são apenas alguns dos atributos que a Huawei trouxe à gama média com este novo smartphone.
No título refiro "tudo o que precisa saber... pelo menos para já!". O porquê desta indicação prende-se com o facto de hoje não trazer uma análise completa, uma vez que a questão do desempenho, da experiência de utilização real e de testes à bateria, não serem contemplados ainda.
A justificação prende-se com o facto deste ser um modelo de testes, que nos chegou ainda com uma versão da EMIU (8.2) instável, e de ter ainda alguns problemas que, dada a experiência em análises anteriores, sabemos que vão ser corrigidos muito em breve e que a experiência de utilização deverá melhorar substancialmente.
Ainda assim, depois de vários dias de utilização, existem já muitos aspetos que valem a pena partilhar.
Especificações gerais
O Huawei Mate 20 Lite vem equipado com um enorme ecrã de 6,3 polegadas, com resolução FullHD+ e uma proporção de 19,5:9. O seu processador é o Kirin 710, desenvolvido pela Huawei para os seus modelos de gama média, já adaptado à tecnologia de Inteligência Artificial. A GPU é uma Mali-G51.
Está disponível com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, sendo que é possível expandir este armazenamento através de cartão microSD até 256 GB. A utilização de um cartão microSD implica que não seja possível tirar partido da funcionalidade dual-SIM uma vez que o slot para cartões é híbrido.
O Mate 20 Lite traz consigo 4 câmaras, sendo que, tanto na frente como na traseira, a segunda câmara tem um sensor de profundidade, utilizado na captura de imagens em modo retrato e em realidade aumentada. Na frente vem um módulo de 24 MP (f/2.0) + 2 MP e na traseira um módulo de 20 MP (f/1.8) + 2 MP.
A bateria é de 3750 mAh, com tecnologia de carregamento rápido, que, para já está a durar um dia. Vamos ver se se mantém. Vale ainda a pena referir que vem com Wi-Fi ac, tem Bluetooth 4.2, NFC, interface USB Tipo-C e também jack de áudio de 3,5 mm, algo que já não se encontra na gama alta da Huawei. Vem com Android na versão 8.1 e a EMIU na versão 8.2, não apresentando alterações face aos modelos já analisados no Pplware ao nível de imagem e utilização.
Na caixa
- Huawei Mate 20 lite
- Adaptador de corrente
- Cabo USB/USB Tipo-C
- Auricular com fios e jack 3,5mm
- Manual de instruções rápidas
- Clip para abrir slot de cartões
Quem fizer a pré-reserva até ao final do dia de hoje ainda recebe uns Active Noise Canceling Earphones 3. Saiba mais:
Construção e Design
A estrutura do Mate 20 lite é em metal com as laterais boleadas e a frente e traseira são em vidro com acabamento 2.5D. O Modelo que temos em análise é o "Azul Safira", uma cor que torna o smartphone muito elegante, mas também está disponível em preto e ouro platina.
Na frente encontramos o ecrã de 6,3" com cantos arredondados (o primeiro da linha Mate com esta configuração) e com recorte que alberga as duas câmaras frontais, os sensores de luminosidade e proximidade, e o altifalante, com um pequeno LED de notificações por baixo da grelha. Ao contrário dos P20, o Mate 20 Lite não tem nenhum botão à frente, nem inscrição da marca, fazendo com que o espaço do ecrã esteja muito mais bem aproveitado… aliás, este é um aspeto que caracteriza a linha Mate.
Nas laterais encontramos a configuração típica dos modelos lite: slot para cartões híbrido à esquerda; botões de volume e power à direita; altifalante, microfone, porta USB Tipo-C e jack de áudio de 3,5mm em baixo; e microfone auxiliar, em cima.
Na traseira, as câmaras surgem destacadas numa faixa central vertical, com o sensor de impressões digitais abaixo, seguido ainda da informação comum relativa à câmara dupla. O flash LED encontra-se à esquerda das câmaras. Em baixo ao centro, a inscrição da marca Huawei.
O Mate 20 Lite tem para mim desde já um aspeto menos positivo. Não traz som em stereo, sendo o mais recente modelo da marca, ainda que não pertença à gama alta, merecia uma melhor qualidade de som. Dentro da gama onde se insere não deixa de ser bom.
Ecrã
O ecrã, apesar das margens e do seu notch, está muito bem integrado em toda a estrutura e dá, finalmente, uma verdadeira sensação de ecrã “infinito”. Com uma excelente definição de contornos, com um “camuflar” do notch perfeito, quando se está a assistir a conteúdo multimédia e com uma exibição de cores muito boa.
Mas nem tudo é bom... Em ambientes com incidência de luz direta existe alguma dificuldade em ver os conteúdos do ecrã.
Fotografia
A fotografia rouba as atenções ao Mate 20 lite. Uma vez mais, a marca quis mostrar que, mesmo sem tecnologia Leica, é capaz de oferecer ao utilizador algo muito bom, com especial foco nas fotografias com a câmara frontal.
A câmara frontal é dupla, com um sensor de 24 MP e abertura 2.0 e outro de 2MP apenas destinado ao efeito de profundidade. A câmara traseira é de 20 MP com abertura f/1.8, o que lhe garante uma maior captação de luz. A segunda câmara traseira tem também senso de profundidade de 2 MP.
Em vídeo, o Mate 20 lite grava a 1080p a 30 fps, contando com estabilizador eletrónico de imagem, que funciona relativamente bem. Na câmara frontal, grava a 720p.
A grande novidade nesta câmara, além das melhorias ao nível da Inteligência Artificial, agora com mais cenas reconhecidas e ajustes adaptados automaticamente a cada um deles, é a introdução da Realidade Aumentada.
Realidade aumentada
O Mate 20 Lite na aplicação câmara tem agora um novo modo de captura que é o Realidade Aumentada. Neste modo, pode-se optar por criar Emojis com a nossa expressão facial adaptada a diversas figuras, desde peixes, a coelhinhos ou robôs. Tem ainda efeitos, ao estilo daquilo que conhecemos do Snapchat ou Instagram Stories. Tem imagens de fundo onde a câmara de profundidade ajuda a fazer este trabalho, e, por fim, efeitos 3D, que colocam pinguins à nossa frente.
Estes efeitos 3D mereciam um pouco de mais imaginação, mas os outros efeitos, estão bem conseguidos. De notar que além de fotos e vídeos é possível criar GIFs com estes efeitos.
Retrato - Efeito 3D e Boken
A Apple com o seu iPhone X introduziu nas suas fotos de retrato alguns filtros que jogam com a luz da fotografia e a Huawei recriou algo do género com os efeitos 3D. Conta assim com efeitos de: Iluminação suave; Borboleta; Dividida; Iluminação de Palco; e Clássica.
Ainda neste modo retrato é possível ativar o Boken, ou melhor, o efeito desfocado no plano de fundo das fotografias.
Estes modos estão disponíveis para a câmara frontal e para a câmara traseira. A captação de fotos com ambas as câmaras é muito satisfatória, mas a câmara traseira consegue captar mais detalhes e uma cor mais realista do que a frontal. Eis alguns exemplos. As primeiras foram captadas com a câmara frontal e as seguintes com a câmara traseira.
Em ambos os casos é notório que o "boken" consegue um efeito muito bom, principalmente, nesta gama de smartphones.
Inteligência artificial
Ligar e desligar o modo de AI é bastante simples, já que marca incluiu agora um atalho direto para ele, sem ter que se aceder às definições da câmara.
O Modo AI ativado reconhece cenas e adapta as suas definições às mesmas. De uma forma geral, os resultados são bons, mas há uma tendência para que a foto ganhe demasiada saturação, ou seja, as cores podem ficar ligeiramente mais fortes do que são na realidade.
No caso de fotos captadas à noite, como se vê no exemplo abaixo, a AI consegue melhores resultados que o modo automático, no entanto, o Modo Noite é imbatível. Qual é o problema? O Modo Noite exige a utilização de um tripé, ou então uma estabilidade tremenda por parte do utilizador, o que para captar os momentos mais rápidos se torna pouco prático. Já no caso da AI, a captura não é tão exigente.
Ao nível da fotografia existem ainda os outros modos de captura como modo Abertura para a câmara traseira, onde é possível ajustar o nível de desfoque e o ponto focado; o câmara lenta; time laps, panorama, noite… e tantos outros.
Veredicto
Ainda sem explorar muito a questão do desempenho, algo que será esmiuçado num próximo artigos. O Mate 20 lite está a comportar-se à altura de um modelo de gama média, mas onde (ainda) são notórios alguns problemas de instabilidade, que, tal como em modelos anteriores, deverão ser resolvidos entretanto.
O sensor de impressões digitais, bem como o reconhecimento facial, são parte integrante deste modelo e estão a funcionar de uma forma muito eficiente sem falhas a apontar. A autonomia encontra-se dentro daquilo que é o esperado, durando a bateria para um dia inteiro de utilização.
O ecrã do Mate 20 lite surpreende pela qualidade mas deixa ainda a desejar em ambientes com muita luz e o quanto ao som... a gama média já merecia som em stereo.
A qualidade fotográfica está à vista, com resultados muito bons em diferentes ambientes, onde a AI atua bem em muitas situações, mas noutras exagera na saturação da imagem. Já o modo retrato, com efeito desfocado apresenta bons resultados nas duas câmaras.
O Huawei Mate 20 Lite já está oficialmente disponível em Portugal, com um preço a rondar os 400€. Ainda se encontra em fase de pré-venda (a terminar hoje), podendo aproveitar a oferta dos Active Noise Canceling Earphones 3.
Caso tenha alguma dúvida em relação ao Mate 20 lite, deixe a questão nos comentários, que todas as questões serão respondidas no próximo vídeo.
O Pplware agradece à Huawei a cedência do Huawei Mate 20 lite para análise.
Este artigo tem mais de um ano
Bem mais apelativos que os novos iPhones.
Eu prefiro o sistema limpo do Android, se é android tem de ser o sistema deles e não mascarar como acontece no huawei e no xiaomi
e na Samsung, LG, Alcatel, Sony
esqueci-me dessas marcas, ainda por cima estão cheias de blockware a consumir o armazenamento todo, sem espaço para mais nada
Comprei o huawei mate 20 lite,estou arrependido,pois é uma autentica Mer…a, não deixa escolher aquilo que desejamos, vendo por 50% do preço.
160€?? 😀
Estou muito feliz com o meu
Boa noite.
eu fico te com ele.
cumpts
Iphone nem dado!!!!
Não, efetivamente!
Só mesmo pagando…
E no que diz respeito ao video? Incorpora a tecnologia super slow motion? Obrigado
Não ta mal, não senhor, mas mm assim continuo a “preferir” o meu velho le pro 3, na gama média também com som stereo e gravação de video a 4k 60fps, com firmware modificado… Claro que o ecrã não tem notch ou 20:9, mas em comum, à incidência de.luz solar, também não se vê grande coisa (especialmente de óculos escuros)… Mas custa o telefone cerca de 120€… Ainda em 2018;)
Perdão.. 220€.
Grava 4K 60fps com estabilização?
A maior parte dos sensores consegue ser “puxado” às 60 fps só que para tal têm:
1) o sensor aquece muito e a longo prazo queimar algum “pixel”
2) aumentar a sensibilidade a modo que ficas com muito ruído
3) perdem a estabilização ótica e eletrônica o que traz IMENSO solavancos
Pelo tanto, se tal é o caso até podia gravar a 600 fps que não é utilizável.
Tenho vários videos 4k com estabilização activa e vêem-se fluidamente em 4k na TV (tb 4k). Nunca tive problemas de aquecimento… Ainda o soc está em underclock para poupar bateria… Mas sei lah se fizer um video de 1h em 4k com estabilização, se o sensor não aquece em demasia… Não tentei, mas tb ainda n precisei 🙂
Nem consegues … 4k está limitado entre 5 a 10 minutos em todos os telemoveis que suportem.
Jakim, mais uma boa razão para preferir então um modelo mais antigo, sem o ecrã tão 2018, mas mais barato, não?
Lite com 6.3 de ecran. lol
Lite em especificações 🙂 A linha Mate é sempre muito grande… mas a construção deste modelo está muito bem conseguida.
Adquiri hoje um e só posso dizer maravilhas.. Não me pareceu ser tao mau assim a luz do dia..
Muito fluido, rápido, estável, não é largo demais, nem espesso demais… Esta no ponto para um aparelho desta gama e deste tamanho.
Falta-me ver a autonomia.. Mas pelo que vir, não me vou arrepender…
Boas sabe me responder o mate lite não traz calculadora
Trás calculadora!
Será com a vinda do huawei mate 20 e o pro, o huawei mate 10 pro irá abaixar o preço (pelo menos até aos 400€)? é que agora continua a um preço muito alto, e ando a namorar-lo, porque não me apetece gastar 800/900€ nos mate 20…
Comprei há dois dias por 339 espero não me arrepender
Top =)
Não percebo 2 aspectos neste modelo. Porque razão a câmara frontal é de 24M e a traseira de 20? não deveria ser o oposto? Em relação à gravação de vídeos, já vi alguns testes no youtube e em termos de estabilização é muito fraquinho. Não chega aos calcanhares do Pro. Não deveria este modelo de gama média já apresentar um estabilizador competente?
Compra uma camera profissional, não irá reclamar de nada, o povo quer comprar uma aparelho de 1500 reais e quer magica, compra a lina A,B,C,D,E,F e por ai vai da Samsung ou motolixo, q é bem melhor, quanto a camera da frente ser maior, justificasse q o celular vem de fora ela as pessoas fazem mais self e aqui fica tirando fotos de tudo na rua.
Não percebo a nóia de se querer ter som estéreo. Querem ouvir música em alta-voz? Ou é só para fazerem chamadas e verem algums vídeos de vez em quando? Nem os topos de gama da Samsung têm. Ou será que os novos iphones já trazem juntamente com o dual sim?
O meu le pro 3 elite tem som stereo e não é noia… Tb estava habituado a não o ter, mas realmente faz diferença por exemplo no YouTube, ou em qualquer outra utilização que utilize o altifalante… Perdão os altifalantes.
Estou em duvida, entre o P20 ou o Mate 20 Lite!
A diferença no processador é 2.3ghz no P20 e 2.2ghz no Mate Lite, será importante esta diferença?
Tudo o resto o Mate Lite é superior No display a resolução é 429 ppi 1080X23400 para 409 ppi 1080X2240 no P20
A resolução das cameras, no Mate Line é 5160X3872 pixel contra 4000X3000 pixel no P20 (uma grande diferença)
A bateria do Mate Lite é 3750 contra 3400 no P2
Mas a maior diferença é no preço, mesmo a ter em conta os 64gb e os 128gb!
Não será o emblema Leica a tornar o P20 mais caro?
Justifica-se por uma pequena lente Leica, uma diferença tão grande de preço!?
Se alguém me poder ajudar na escolha?
Obrigado
José Carlos Pratas
(fotojornalista)
2.2 para 2.3Ghz não faz grande diferença.
Estou satisfeitissimo com este aparelho!
Quando é se chega o Android Pie e EMUI 9?
Boa tarde, a qualidade da câmara é melhor do que a do lg g4? Eu tenho o Lg G4 e a câmara é muito boa e não queria estar a ir para pior. Obrigado.
Mais vale pegar em 440 e pagar o mi8 128gb .. amoled display e último processador e uma câmara que bate esse aí … Igual ao p20( não p20 pro)
Mais vale pegar em 440 e pagar o mi8 128gb .. amoled display e último processador e uma câmara que bate esse aí … Igual ao p20( não p20 pro)
Specs não são tudo!!
Que te interessa teres um amoled se comparando directamente não notas diferença?!
Ou o último processador, e que se comparando directamente não notas diferença?!
optimização de software em dispositivos identicos!
specs… como se fosse o mais importante..!
Olá boa noite
Entre huawei mate 20 lite vs Samsung A6+ qual considerias a comprar?
Ou então qual smartphone sem ser essses que considerias comprar?
Tem IP67 ou IP68?
Boa noite. Apenas para deixar a minha experiência; vou hoje à Worten no espaço de 7 dias, devolver pela segunda vez o 2º aparelho em apreciação. Tudo parece correr às mil maravilhas, até que o menino começa a desligar sozinho e a pedir o PIN original… Os técnicos da Worten dizem que deve ser problema da ROM… e antes que digam alguma coisa, não, não tenho nada instalado de complicado ou esquisito. É pena pois pelo que pude ver, pareceu-me um aparelho muito bem conseguido. Infelizmente não há bela sem senão. Espero que a minha má experiência, tenha sido um (dois) casos isolados!
Tenho o Mate 20 Lite e nunca tive qualquer problema com o aparelho e devo dizer que estou satisfeitissmo!
Já actualizaste o aparelho?
Tentaste fazer reset ao mesmo?
P.S.: Contacta a Huawei directamente.
Tenho o meu à 1 semana e estou satisfeito. Relação preço /qualidade adequada ao mercado e à qualidade do aparelho.
Entre o mate 20 lite e o xiaomi mi8 qual o que mais compensa em relacao desempenho e camara
Boas João!
De facto entre um e outro e não esquecendo a diferença de preço o MI8 em termos de desempenho vem equipado com o poderoso processador Snapdragon 845 que faz com que o aparelho seja muito veloz e corra qualquer aplicação ou jogo com facilidade. O Mate 20 Lite vem equipado com um kirin 710 que sendo um ótimo processador não acompanha a rapidez do Snapdragon. No caso do desempenho das câmaras aí o Mate 20 destaca-se pela positiva ficando ligeiramente á frente do Xiaomi.
Nunca na vida fica a frente do mi8 em matéria de câmaras ainda porque na melhores câmaras ainda está em nono .. não e mau mas não e melhor .. mas o mate e mais bonito ao menos:p
Boas Hugo! Respeitando a tua opinião permite-me discordar. Já tive a possibilidade de testar os 2 equipamentos e embora sejam ambos muito bons as câmaras do Huawei são de facto melhores. Permite-me dizer-te também que em relação ao Display (Tela) o Mate 20 tem 409 ppi (densidade dos Pixels contra 402 do Mi8, a resolução da mesma é de 1080 x 2340 pixels no Mate 20 contra 1080 x 2248 pixels no Mi8. Referenciei a tela porque tem influência na forma como se vêm as fotos, na sua nitidez. Em relação ás câmaras o Mate 20 tem Dupla câmara frontal com 24 Mp mais 2MP sendo que esta serve basicamente para potenciar o efeito de profundidade contra 20 MP do Mi8. As câmaras traseiras 20 MP mais 2 no Mate 20 contra 12 mais 12 no Mi8. Em relação á resolução da imagem (e aqui peço que prestes atenção) temos 5160 x 3872 Pixels no Mate 20 contra 4000 x 3000 Pixels no Mi8. São de facto diferenças que consubstanciam depois uma melhor performance do Mate 20.
Mas atenção, não estou a dizer que o Mate 20 Lite no conjunto de todas as valências seja melhor que o Mi8. Até porque o Mi8 tem na minha opinião juntamente com o Kirin 780 o melhor processador da actualidade. ( Para não ser injusto tenho de referenciar o Poderosíssimo Bionic A12 do Iphone Xs que é de outro planeta =) ) Cumprimentos
A diferença em relacao à camara é assim tao notoria? E a diferença de velocidade na navegação ou na resposta da abertura de um programa/app
Boa noite João! Olha em relação á Câmara vê a resposta que dei ao Hugo Miguel e penso que ficarás esclarecido. Permite-me dizer-te que estes 2 equipamentos estão em segmentos diferentes. O Mate 20 Lite no segmento médio e o MI8 no segmento médio alto ou mesmo alto. Depois dizer que são dois belíssimos equipamentos. Se me pedisses para apontar defeitos ao Mate 20 Lite eu diria que merecia som stereo e um pouco mais alto com graves audíveis. Poderia referenciar aqui mais um ou outro aspecto mas estaria a ser injusto atendendo ao seu segmento. O MI8 tem o poderoso processador snapdragon 845 Octa-Core a 2,8 Ghz contra o Octa-Core 2,2 Ghz do Mate 20 Lite, tem também 6gb de Ram contra 4Gb de Ram do Mate 20. Aqui, de facto a performance do MI8 é superior sendo um regalo a fazer tudo aquilo que referencias bem como a jogar qualquer jogo, mesmo sendo pesado. Não quero dizer com isto que o Mate 20 Lite seja lento, que não é mas óbviamente se o principal objectivo é a rapidez aí claramente o MI8 está á frente.
Cumprimentos,
CS
Alguém me pode dizer se a porta USB C é compatível com adaptadores UsbC – UsbA, para conseguir conectar uma pen ou um rato e teclado. Obrigado
Até ao momento, o huawei mate p20 lite mostra um bom desempenho? Costuma crachar? Torna-se lento?
O dispositivo demonstra um desempenho excelente para o preço, não cracha (salvo extremamente raras excepções) e não notei quedas de desempenho ou duração de bateria desde dezembro do ano passado.
Olá boas, gostava de saber como ligo o dados moveis…já andei de frente para tras e também de tras para frente e não consigo ligar dados moveis…ajudem-me pf
Boas. Não consigo receber smiles no sistema de mensagens normal como posso resolver isso alguém me pode ajudar?
Boas camaradas..
Será nos dias de hoje ainda justifica comprar este telemóvel? A Vodafone no clube viva está a 170€.. Estou indeciso.. Referências?? Experiências??
Eu não comprava. Esperava que saísse no mercado o mate 30. Isso quer dizer que por exemplo o mate 20 pro iria descer de preço e mesmo assim já se encontram novos a pouco mais de 400€. O pro dá 15 a 0 a este lite em tudo, nas câmaras, processamento, memória, etc.
Obrigado camarada pela opinião.. Vi que nem traz o Android 9 sequer mas pelo preço tambem parecia uma boa opcao se realmente tivesse neste ano vida provado a sua existencia ser uma boa aquisiçao..
Eu não comprava. Esperava que saísse no mercado o mate 30. Isso quer dizer que por exemplo o mate 20 pro iria descer de preço e mesmo assim já se encontram novos a pouco mais de 400€. O pro dá 15 a 0 a este lite em tudo, nas câmaras, processamento, memória, etc.