Análise: Xiaomi Redmi Pro
A Xiaomi apresentou, recentemente, o flagship da linha Redmi, que promete oferecer um desempenho de topo a um preço reduzido.
Durante as últimas semanas testámos o Redmi Pro e hoje apresentamos a nossa análise pormenorizada deste fantástico smartphone.
1 - Características gerais
O Redmi Pro é um auto-denominado flagship que vem equipado com um ecrã OLED 2.5D de 5.5″ FHD (1920 x 1080 píxeis), suportado por um processador deca-core Mediatek X20 ou X25, um GPU Mali-T880 MP4, 3/4 GB de RAM e um armazenamento interno de 32, 64 ou 128 GB, expansível através de cartão microSD. De notar que o modelo em análise é o de 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno.
Vem equipado com Android 6.0.1 (Marshmallow), personalizado com a interface MIUI.
Para fotografia conta com uma câmara principal dupla de 13 MP + 5 MP com PDAF e flash duplo LED e uma câmara frontal de 5 MP. Conta ainda com um sensor de impressões digitais frontal no botão Home, uma bateria de 4050 mAh, LTE e VoLTE.
Vídeo do Unboxing
Assista ao unboxing através do YouTube.
Especificações completas
-
Ecrã
- OLED 2.5D 5.5" (1980 x 1080 píxeis), densidade ~403 ppi
-
Processador
- Mediatek X20/X25
- Mali-T880 MP4
-
Rede
- GSM/HSPA/LTE
-
Sistema operativo
- Android 6.0(Marshmallow)
-
Memória
- 32, 64 ou 128 GB com expansão por microSD e 3/4 GB de RAM
-
Câmara
- Principal (Traseira): Câmara dupla 13 MP + 5 MP
- Secundária (Frontal): 5 MP
-
Dimensão e peso
- 151,5 x 76,2 x 8,2 mm, 174 g
-
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 b/g/n
- GPS com A-GPS e GLONASS
- Bluetooth 4.2 (BLE)
- USB tipo-C
-
Bateria
- Li-Ion 4050 mAh não removível
2 - Hardware e Design
No início da linha Redmi, todos os modelos eram construídos em plástico. Mais recentemente, com o lançamento do Redmi Note 3, a Xiaomi começou a apostar em melhores materiais de construção, começando a incluir o alumínio nestes modelos.
Um dos principais destaques que temos de referir na análise ao Redmi Pro é, sem dúvida, o seu design e a sua qualidade de construção onde se nota uma grande influência das linhas já observadas no Mi5. A evolução do Redmi Note 3 (meu smartphone pessoal) para este modelo é bastante significativa, permitindo que o Redmi Pro tenha um aspecto premium, mais sólido e mais elegante.
No painel frontal, o Redmi Pro possuí um ecrã 2,5D de 5,5" FHD que ocupa cerca de 72% do painel. Na parte inferior encontra-se o botão Home, onde está inserido o sensor de impressões digitais, e na parte superior e os tradicionais sensores de proximidade e luminosidade, o LED de notificações, o auscultador e a câmara frontal de 5 MP.
No friso lateral podemos encontrar, do lado esquerdo, o slot híbrido onde é possível colocar dois cartões SIM ou um cartão SIM e um cartão de memória microSD e do lado direito os botões para regular o volume e o botão de bloquear ou desbloquear.
Em baixo está localizado um altifalante, um microfone e uma entrada USB Tipo-C. Em cima encontra-se o jack 3,5 mm, o sensor de infravermelhos e o segundo microfone.
Na parte traseira, destaca-se a presença de uma câmara dupla de 13 MP + 5 MP que aproveita a estrutura utilizada no Redmi Note 3, acrescentando uma segunda câmara no local do sensor de impressões digitais. Adicionalmente, podemos encontrar também o logo da Xiaomi e o duplo flash LED.
3 - O que torna o Redmi Pro num flagship?
Processador Mediatek X20/X25
Em 2015, a Mediatek obteve bons resultados com o lançamento do seu SoC Helio X10, sendo este capaz de oferecer um bom desempenho a um preço relativamente baixo. Este ano, a marca chinesa apresentou o Helio X20, um processador que quase duplicou as pontuações em benchmark face ao seu antecessor e que se figurou como o SoC de topo da Mediatek para este ano.
Embora o modelo base do Redmi Pro venha equipado com este SoC, as versões com maior armazenamento vêm equipadas com uma edição especial deste SoC, o X25, que veio aumentar ainda mais o desempenho, para valores ligeiramente melhores face ao modelo normal.
Com a utilização deste SoC, o Redmi Pro oferece um desempenho fluído e sem quebras de desempenho, que o transforma num bom companheiro diário para os mais exigentes.
Construção premium
Se existe um ponto onde este modelo se destaca é na sua qualidade de construção. Ao longo do tempo, a gama Redmi tem evoluído a sua qualidade de construção, tendo atingido o pico neste novo modelo.
Embora a utilização do alumínio na construção de smartphones desta gama tenha sido inserida no lançamento do Redmi Note 3, nota-se uma clara evolução nos materiais usados, tendo este novo modelo uma construção mais sólida, mais agradável à mão e mais premium, fazendo lembrar um pouco o Mi5.
Ecrã OLED
O Redmi Pro é o primeiro modelo da Xiaomi a vir equipado com um ecrã OLED. Este ecrã permite bons ângulos de visão e uma boa qualidade de imagem, onde se destacam a vivacidade das cores e o seu bom contraste.
4 - Interface e desempenho
Como é normal na Xiaomi, o Redmi Pro vem pré-instalado de fábrica com a interface MIUI 7.3 China Stable baseada em Android 6.0. Logo após o iniciar do telemóvel estava já disponível a actualização para a nova versão MIUI 8. Sendo a versão 7.3 a ROM que acompanhou o lançamento deste modelo, continha alguns bugs que influenciavam o desempenho. Ao instar a MIUI notou-se uma melhoria significativa, tendo o AnTuTu sofrido uma evolução de 10 mil pontos.
Estando equipado com a versão estável chinesa da MIUI 8, o Redmi Pro apenas possuí a linguagem chinesa e inglesa, o que poderá ser um grande entrave para alguns utilizadores. Como aconteceu com a versão Mediatek do Redmi Note 3, este modelo deverá ser vendido em exclusivo no mercado chinês, não sendo esperado que seja disponibilizada uma ROM global. Para aqueles que pretendem a língua portuguesa, o utilizador pode instalar uma das muitas ROMs criadas pela grande comunidade Xiaomi espalhada pelo mundo, às quais são acrescentadas várias línguas como o português.
Outro dos problemas por ser utilizada a ROM chinesa, é a falta da Play Store como aplicação de fábrica. Embora o Redmi Pro venha configurado da loja com Play Store, ao mínimo restauro de fábrica, esta irá desaparecer.
Para a instalação dos serviços da Play Store é apenas necessário descarregar a app Google installer da mi app store, instalar e correr, como se de uma aplicação normal se tratasse. Esta aplicação irá instalar automaticamente tudo o que necessita para ter a Play Store a funcionar.
Embora muitos dos problemas de desempenho tenham sido resolvidos com a actualização para a MIUI 8, ainda existem uns quantos erros a resolver, contudo, tendo em consideração a política de actualizações da Xiaomi esses problemas deverão ser dissipados muito em breve.
Para os fãs de benchmarks, o Redmi Pro registou 87975 pontos no AnTuTu 6.2.1, 1544 pontos no teste de single-core e 4307 pontos no teste multi-core do geekbench. Comparativamente ao Redmi Note 3, verifica-se uma evolução bastante significativa, com este último modelo a registar 49046 pontos no AnTuTu, e 765 pontos no teste single-core e 2173 pontos no teste multi-core do Geekbench.
Um dos grandes problemas do Redmi Note 3 é o excessivo aquecimento que atinge durante uma utilização normal. Ao contrário do seu "primo", o Redmi Pro consegue manter uma temperatura mais baixa.
Já na questão do desempenho, reparei que se fizer dois ou mais testes de AnTuTu seguidos, com o aumento da temperatura do telemóvel a pontuação do teste vai baixando, podendo haver aqui alguma influência de throttling.
Mi Mover
Para aqueles que já possuam um smartphone Xiaomi, existe uma ferramenta fantástica que permite a migração de todos os dados e definições entre o seu Xiaomi antigo e o novo.
Dado que vinha de um Redmi Note 3, ao iniciar o Redmi Pro, a primeira ferramenta que utilizei foi o Mi Mover. Através de um processo de configuração simples, onde é estabelecida uma ligação entre ambos os modelos e são analisados os dados presentes no smartphone antigo. Após esta análise, é dada a hipótese de escolher quais os dados, programas, definições e outros elementos do backup que pretendemos transferir e a aplicação encarrega-se de configurar o novo modelo tal e qual como estava o antigo, incluindo a organização dos homescreen.
5 - Câmaras
Um dos grandes destaques deste modelo é sem dúvida a incorporação de uma câmara dupla na traseira do smartphone, característica que começa a ser uma presença habitual nos novos modelos de topo a nível global.
Esta câmara dupla é composta por uma câmara principal de 13 MP com sensor Sony IMX 258 e uma câmara secundária de 5 MP com sensor Samsung que serve para trabalhar a profundidade das fotografias. Numa utilização normal do Redmi Pro para fotografia é usada apenas a câmara principal, sendo preciso activar um modo específico para utilizar todas as potencialidades das duas câmaras.
Câmara dupla
Com uso da câmara dupla do Xiaomi é possível jogar com a profundidade nas fotografias. Para activar este modo é necessário abrir a câmara e carregar no ícone que se encontra acima dos botões de escolha de modos de fotografia e de tirar fotografia. Após activar esta opção, irá surgir um novo menu onde será possível escolher a abertura de lente que queremos, entre F0.95 e F5.6, originando diferentes níveis de desfoque.
O efeito aplicado neste modo parece, por vezes, muito artificial, notando-se bem a zona de corte entre a parte focada e desfocada da imagem.
De seguida são apresentados alguns exemplos de fotos captadas com este modo:
Um pormenor introduzido pela Xiaomi para as fotografias tiradas neste modo é a visualização 3D. Esta opção poderá ser encontrada na galeria nas fotos tiradas no modo de câmara dupla, introduzindo um efeito de movimento controlado pelos sensores do smartphone, como se pode ver no seguinte vídeo:
Esta opção, embora não encontre uma utilização prática para ela, acaba por ser engraçada, nem que seja para mostrar aos amigos.
Modo de fotografia normal
Para o modo normal de fotografia, o Redmi Pro utiliza a câmara principal de 13 MP com sensor Sony IMX 258.
Neste modo de fotografia estão disponíveis vários tipos de opções como panorama, manual, modo nocturno, temporizador, modo beleza, entre outros.
No desempenho em fotografia, o Redmi Pro mostrou-se um fiel companheiro para fotografias durante o dia com boa iluminação, conseguindo captar muito bem as cores e com um bom foco e boa definição. Quando passamos para fotografias com pouca luz, nota-se alguma fragilidade nesta câmara, embora tenha um desempenho bastante aceitável.
Deixo alguns exemplos de imagens capturadas com este modelo em vários ambientes:
Xiaomi Redmi Pro vs Samsung S7
Durante o período de testes, tive a oportunidade de fazer uma pequena comparação entre a câmara do Redmi Pro e do Samsung S7 de forma a perceber se existem grandes diferenças entre elas. Embora a câmara do Samsung seja claramente superior, especialmente na captação de cor, a câmara do Redmi Pro mostra as suas qualidades, não se deixando ficar muito para trás nesta comparação.
Gravação de vídeo
Na questão de gravação de vídeo, o Redmi Pro dispõe das opções de gravação de video normal com resolução máxima Full HD (1920x1080), gravação em câmara lenta e gravação em intervalo de tempo.
A gravação oferece uma boa qualidade de imagem, uma boa captação de cores e uma boa adaptabilidade às diferentes condições de luz.
Algo que notei em comparação com o Honor 8 é que tanto em modo vídeo como em modo fotografia, especialmente em ambientes com menos luz solar ao fim do dia, o Xiaomi apresenta uma imagem mais escurecida, não conseguindo fazer um aproveitamento tão bom da luz disponível.
De seguida, deixo um exemplo de uma pequena gravação feita em Full HD que poderá ser descarregada com qualidade original aqui.
6 - Autonomia
Um dos pontos negativos que é apontado várias vezes aos smartphones equipados com SoC Mediatek é a sua má autonomia. No Redmi Pro, a bateria aguenta-se perto de um dia inteiro, para uma utilização moderada de Internet, redes sociais, e-mail, mensagens e chamadas com os dados activos e modo equilibrado activo.
Em relação às horas de ecrã activo, este modelo da marca chinesa registou sempre valores entre as 4 e 5 horas, sendo considerado um desempenho bastante satisfatório.
Para carregar a bateria de 4000 mAh do Redmi Pro, são necessárias cerca de 2 horas de carregamento, embora possua tecnologia de carregamento rápido que permite carregar um carregamento inicial mais rápido permitindo um uso prolongado com pouco tempo de utilização.
7 - Veredicto
Quando a Xiaomi lançou a gama Redmi, desenhou-a para receber os modelos mais económicos da marca chinesa. Mas, com os sucessivos sucessos de vendas destes modelos, esta gama tem ganho algum destaque na estratégia da Xiaomi, levando a que a Xiaomi tivesse lançado o Redmi Pro, um auto-denominado flagship que alia a sua grande qualidade de construção ao seu bom desempenho.
Para o lançamento deste modelo, a Xiaomi decidiu incluir algumas novidades como o ecrã OLED e a câmara dupla, duas características que ainda não existiam na gama de produtos da Xiaomi, assim como uma qualidade de construção bem acima da média.
A nível de desempenho, o Redmi Pro nunca se recusou a correr qualquer aplicação, fazendo-o sempre de modo suave e sem qualquer lag. Como foi referido anteriormente, o aquecimento é muito inferior ao que era sentido no Redmi Note 3 equipado com o SoC Helio X10. Embora não influencie na utilização normal no dia-a-dia nem em jogos, ao fazer vários testes de AnTuTu seguidos, parece haver algum throttling à medida que o smartphone vai aquecendo.
Na parte fotográfica, a câmara dupla é um dos grandes chamariz deste modelo. Embora o resultado final da fotografia seja bastante positivo, nota-se que ainda existem alguns pontos a afinar, uma vez que existem fotos onde o desfoque parece muito artificial. A possibilidade de editar a intensidade e a posição da focagem na galeria é uma grande vantagem, assim como a opção do efeito 3D, embora, na minha opinião, careça de uma utilidade prática, acaba por ser um efeito muito original.
A nível de autonomia, a bateria aguenta praticamente um dia numa utilização moderada de navegação web, redes sociais, chamadas, mensagens e um ou outro jogo. Caso a bateria não aguente o dia todo, o carregamento rápido também garante que com poucos minutos de carga se consiga repor uma parte significativa da bateria.
Como ponto negativo, destaco a falta do idioma português na ROM oficial, a falta da banda 20 de LTE que impossibilita a utilização do 4G fora dos grandes centros populacionais e o facto da ROM oficial ainda precisar de algumas melhorias a nível de desempenho, que deverá ficar resolvido com as próximas actualizações.
Para concluir, este é um verdadeiro flagship dentro da gama onde se insere, notando-se uma grande evolução face aos antigos Redmi, especialmente na qualidade de construção que oferece.
O Redmi Pro pode ser adquirido na HonorBuy por cerca de 180€, com envio a partir de armazém europeu, evitando qualquer custo alfandegário. Está disponível um vale de desconto de 5€ que pode ser usado na compra, sendo apenas necessário inserir o código "PPLWARE".
O Pplware agradece à HonorBuy a cedência do Xiaomi Redmi Pro para análise.
Este artigo tem mais de um ano
o meu mi5 está sempre a abrir janela de publicadade do browser, alguem sabe como se resolve?
Se for só no browser tenta mudar para outro (eu recomendo o Firefox) e desistalar o que tens. Caso contrario, é possível que tenhas uma versão adaptada do MIUI (a Gearbest faz isto, por exemplo). nesse caso recomendava-te a tentares instalar a Global ROM da Xiaomi no telemóvel.
Se precisares de ajuda vai aqui: miui.pt. Ajudaram-me bastante nesse forum e quase que aposto que te também podem ajudar nisso.
Pode mesmo ser da ROM de origem como o LiTO disse. Recomendo sempre o uso de ROMs oficiais ou de comunidades como a miuiportugal ou a xiaomi.eu.
BOM DIA AMIGO DANIEL JESUS.
GOSTARIA ME INFORMASSE POR FAVOR O SEGUINTE: PRETENDIA ADQUIRIR UM “XIAOMI REDMI PRO”. MAS COMO O SOFTWARE É EM CHINÊS E INGLÊS, SERÁ POSSIVEL ADAPTA-LO PARA PORTUGUÊS? AGRADECIA SUA INFORMAÇÃO.
OBRIGADO
sim metes a global Rom mas p pt é br. se quiseres mesmo pt pt tens a Rom da Xiaomi.eu
Pedro a Rom globa versão developer já conta com pt-pt. É uma questão de semanas para que chegue à versão estável
voce sabe que troca rom dos xiaomi
Isso é porque tem de instalar uma ROM oficial ou por exemplo da xiaomi.eu.As roms que vem das lojas vem sempre cheias de coisas desnecessárias e adwares que no final faz exatamente isso.
O redmi 3 SD da minha namorada, cada vez que se desbloqueava, abria uma janela de pop-up. Bastou instalar a miui 8 global stable e resolveu. A versão anterior tinha muitas chinesisses.
há alguma loja física tp pc diga, worten etc. k venda estes smartphones sem uma diferença de preços muito grandes daquelas k se vêm nos sites k vocês recomendam?
não há, porque as lojas físicas terão de te garantir garantia de 2 anos, coisa que os sites n te garantem, garantem 1 ano, mas boa sorte em pedir garantia aos sites, é uma trabalheira…
As lojas teram de pagar os 23% de IVA + a taxa dos artista.
As lojas teram de pagar outros impostos para continuarem abertas, tudo isto e mais algumas coisas refletem-se no preço.
As poucas lojas nacionais que te vendem alguns smartphones de algumas marcas a preços mais em conta, é porque existe um distribuidor em Portugal ou na ESpanha que tem um acordo com a marca chinesas de distribuição, e que teram de fazer um certo número de encomendas.
pois já percebi, é k ouço dizer bem dos xiaomi mas comprar por sites não gosto
Olá Rui, falo por minha experiência própria.
E já é o 4 Xiaomi que compro…
Existem lojas Espanholas (poderão haver outras, noutros lados), que vendem Xiaomi, com Garantia E.U, 2 ANOS, e sem taxas…
Inclusive já tive um problema num Xiaomi (erro meu ) e eles repararam dentro do prazo, e sem pagar custos de envio. Indico uma onde estou satisfeito, (PowerPlanet), mas poderá haver outras… Abraço
e pelo k sei a miui é atualizada e com funções novas nas atualizações, coisa k por acaso dou valor é andar com um sistema operativo atualizado mas os nexus são um pouco caros
Fnac.pt
Já existem lojas físicas da Xiaomi em Portugal (também vendem outras marcas chinesas)…em Aveiro no Glicinias e sei que também tem no Porto. Ah e a fnac também vende xiaomi….
Os Preços é que também não têm nada a ver…..
as lojas Xiaomi em Portugal não são oficiais aliás a própria Xiaomi já está a tentar resolver isso em tribunal. Parece que usaram uma lei em que Portugal podes criar uma empresa com um nome de uma multinacional como acontece com a Microsoft que se chama Msft porque alguém criou uma empresa chamada Microsoft antes da própria ter aberto a sucursal em Portugal
Teram…
…enganou-se…
Eu pessoalmente já fiz duas compras no site da geekvida, armazem em espanha e estou muito satisfeito.Da primeira vez comprei um UMI Touch mas como não fiquei contente com ele, pedia a devolução do dinheiro para comprar outro, passados dois dias tinha o dinheiro na minha conta. Acabei por comprar o Redmi Note 3 PRO SD que é o meu actual e stou muito satisfeito, com tudo.
Preços não sei mas consta que abriu uma casa em Ermesinde (Porto)
a pc diga tem meizu’s (xiaomis não) mas não tem os preços k certos sites têm e há umas lojas cá k vendem esses smarphones k se vê nesses sites (não lembo o nome das lojas só pesquisando)
tenho de procurar mais
kepphones.com
é portuguesa e dao garntia
estive a ver esse site e pelo menos têm uma morada para se alguém ir lá por qualquer motivo( por exemplo se o telemóvel demorar muito a chegar e as pessoas começarem a achar k já é tempo a mais)
Portugal tens lojas fisicas a assismática em espanha tens a powerplanetonline . É uma questão de procurares sobre estas lojas. São 2 anos de garantia, mas claro que vais sempre ter de pagar algum extra por essa vantagem.
Há uma loja no centro comercial colombo que vende telemóveis xiaomi (naquelas lojas logo à saida do metro quem sobe as escadas à direita), mas os preços praticados são muito superiores ao mercado online.
Já comprei mais que uma vez produtos na honor buy e nao tenho nada a apontar já agora.
O outro dia estive no centro comercial glicínias em Aveiro, e vi uma loja que tinha vários artigos da xiaommi.
Essa loja serve apenas para ver os produtos em loja pois vendem a um preço bastante inflacionado 🙂
A Xiaomi tem uma loja no Dolce Vita Tejo. Não é um revendedor, é mesmo uma loja da Xiaomi, mas os preços são mais altos que via web.
Não é uma loja oficial Xiaomi, é uma loja que usa o nome da marca chinesa para dar visibilidade. Os preços são excessivamente caros quando comparado com outras alternativas.
fnac online diferença de 20 a 30 eur
corrijam o seguinte parágrafo:
“Para a instalação dos serviços da Play Store é apenas necessário descarregar este ficheiro (sdaskdsakdsajd), instalar e correr,”
nos contras dizem:
– LTE incompleto
– Sem ROM Global
n nos podemos esquecer que smartphone é pensado para ser vendido na china e para a china, por isso não considero como sendo um contra, apenas um factor a ter em contra, porque mais uma vez quem o comprar terá de ter em consideração que é um smartphone pensado em exclusivo para o mercado chinês e não para o mercado global.
Obrigado pelo aviso, está corrigido 🙂
Sim é verdade, mas sendo uma análise de um uso cá, acaba por ser um ponto negativo para o utilizador. Qualquer modelo lançado pela Xiaomi até ao momento, sendo vendido apenas na China ou globalmente, carece dessa compatibilidade. Mas percebi o que querias dizer 🙂
Mas podemos optar por pedir o desbloqueio do Bootloader e isntalar uma ROM multilinguagem xiaomi.eu
Sim , na questão da língua existe sempre essa possibilidade. Aliás, se este funcionar como o RN3, nem é preciso desbloquear o bootloader para flashar a ROM da xiaomi.eu
Segundo o site xiaomi.eu está bloqueadado.
http://i.imgur.com/WQbiDPM.png
Sim Miguel está bloqueado. Mas através do SP Flash Tools consegues flashar algumas ROMs sem desbloquear o bootloader 🙂
A única diferença, é que se não desbloqueares por OTA não consegues actualizar por OTA.
Atenção, já não é bem assim, neste momento o Redmi Note 3 Pro já tem uma versão a que chamam International Version, com uma ROM global, com vários idiomas, incluindo PT-PT. Mas não sei se irão extender a outros modelos. Aliás, até a caixa é diferente, com todas as inscrições em inglês, nadas em chinês, e já com código CE.
Era mesmo isso que eu ia dizer,é o mesmo que se ir buscar um carro ao UK e dizer que é um ponto contra ter o carro com o volante a direita lol
A falta de LTE é um problema geral de todos os modelos Xiaomi quer sejam exclusivos no mercado chinês ou global.
Para uma utilização cá, são pontos negativos, por isso estão mencionados. Mas em parte alguma eu critico a Xiaomi por isto, visto serem itens de importação.
Sem ROM global é um aparelho para ser simplesmente eliminado! Aliás, até porque qualquer português aceitar um aparelho sem ser na nossa língua não tem sentido nenhum! Se assim pensássemos a nossa língua teria mais força no mundo!
Existe um trabalho muito grande das comunidades europeias para trazer a multilíngua a todos os modelos Xiaomi, um trabalho esse que deve ser valorizado e apoiado pois estão ali muitas horas investidas para que a questão da ROM chinesa não seja um problema 🙂
Lol, vê-se que sabes do que falas.
Versão China é igual à global mas não tem traduções tão refinadas como a global.
Works the same 😉
Não concordo. Tanto o tablet como os 2 smartphones, sistemas operativos em computadores que uso diariamente tenho tudo em lingua inglesa. Qd compro um computador se vier com o SO em PT a 1a coisa que faço mesmo sendo original é mudar logo a li gua. Em tecnologia faz todo o sentido usar-se na lingua universal de tek que é o inglês.
Não é por isso que a nossa língua não tem mais força – isto é a excepção (MIUI) e não a regra (>90% das marcas). Se os portugueses se dessem ao obséquio de escrever e falar português em condições, isso sim era de valor. Mas não só muitos são verdadeiros assassinos da língua, como ainda reclamam e/ou chamam nomes (“grammar n#zi”) de quem os corrige. Isso sim, é um problema e tanto!
Não é verdade, já existe uma ROM Global Stable MIUI 8 para o Redmi Note 3, onde pode configurar o Portugues (Brasil).
Existe ROM global para o Redmi Note 3 Pro. Para a versão MTK existe um port não oficial da ROM global mas que está 100% funcional
http://en.miui.com/download-304.html
Era excelente para substituir o meu Xiaomi Redmi Note 2.
Offtopic: Gostei das imagens da Costa Nova 🙂
É um lugar bonito nesta altura do ano 🙂
Bonito todo o ano s.f.f. 🙂
Tendo em conta a melhor versão deste telemóvel com o x25 e o oneplus 3 ambos na casa dos 400€ e o mi5 que já custa perto de 500€ o melhor qual seria a melhor compra? Dou importância a autonomia, câmara para fotos e vídeos e de resto o uso normal do equipamento. Outro ponto para mim importante é a língua em português e garantias de actualização para novas versões do Android. Obrigado
se das importancia á lingua, oneplus 3
O Mi 5 actualmente custa em média 300€.
Boa tarde André,
Tenho um Xiaomi Mi5 com 128GB, como novo que posso vender. Estaria interessado?
M cump.
Boa tarde André,
Tenho um Xiaomi Mi5 com 128GB, como novo que posso vender. Estaria interessado?
M cump.
depende qual o valor?
E em relação ao gps ,como se porta , é rápido a adquirir ?
O GPS funciona bem e é preciso e rápido a fixar 🙂
Olá DANIEL JESUS , sou um contente possuidor de um Xiaomi Note 2 Prime.
Todavia estou a equacionar a breve troca por outro modelo. Este Redmi Pro tem uma câmara superior à do meu Note 2 ?…
Este telefone tem algum tipo de Protecção (Tipo Gorilla Glass) no ecrã ?
No geral, pela analise, parece-me algo superior ao Redmi Note 4… que me diz ? Obrigado.
Em relação ao Redmi Note 4, este é superior pois foi lançado para ser o “flagship” dos Redmi. Em relação à câmara, acho a do Redmi Pro superior à do meu Redmi Note 3. Não é uma diferença muito significativa mas é superior 🙂
É possível fazer desbloqueio de bootloader e root no redmi pro?
Sim claro 🙂
É q me disseram q por ser processador mtk, o root seria mais difícil.
Difícil não é impossível 😉
O procedimento difere se for MTK ou Snapdragon.
O procedimento de Root não é assim tão dificil quanto pintam 🙂
Daniel tente nos fazer um tutorial de como trocar a ROM do Redmi Pro, fazer root e fazer desbloqueio do bootloader, informações sobre o aparelho em PT são 0
Ontem alterei para a ROM da xiaomi eu… No meu caso a grande dificuldade foi utilização do twrp, a versão que flashei estava em chinês… Só consegui avançar com a ajuda do Google translate (opção de traduzir pela imagem)
Preciso de comprar um novo smartphone e estou indeciso entre Xiaomi Redmi Pro e um Huawei P9 Lite (sendo que com os pontos da operadora, este fica cerca de 50€ mais caro do que o RP). Qual será a melhor compra?
Outra opção é arriscar na Xiaomi mas investindo abaixo dos 200€… assim talvez o Redmi Note 4 ou o Redmi Note 3 Pro… Também ficaria bem servido?
Obrigado 😉
Existem algumas diferenças a começar pelo tamanho do ecrã, que para algumas pessoas pode ser decisivo. Em relação à comparação entre o Xiaomi e o Huawei, são dois bons modelos e de certeza que com qualquer um ficará bem servido. A nível de desempenho o Xiaomi pode ter a vantagem de pelo mesmo preço do P9 lite poder comprar a versão de 3GB de RAM mas depois também é penalizado por ter um sistema mais pesado.
O Redmi Note 3 Pro considero sempre uma aposta acertada porque possuí ROM global e tem um desempenho ainda bastante capaz 🙂
Olha que pelo que encontro à venda, o Xiaomi 3GB de RAM + 32GB é bem mais barato que o P9 Lite (comprado em loja física de operadora nacional)…
E quanto à questão de alterar a ROM que vem de origem por uma ROM global é um processo acessível a qualquer pessoa? É seguro?
Comprei um Redmi Pro 3Gb/64Gb e até agora tem-se portado muito bem.
Fiz o pedido de unlock ao bootloader através do site da xiaomi, após cerca de 2 dias recebi o SMS de autorização e com o software deles fiz o unlock ao bootloader.
Através do xiaomi.eu segui o tutorial para flashar a última rom do MIUI 8.0 (Unnoficial International MIUI) e está tudo em PT, sem o bloatware chinês que vinha de fábrica e com o google apps integrado.
Como “bom português” não li tudo antes de o fazer e saltei alguns passos, mas através do fórum consegui a ajuda necessária para o que me faltava, por isso mesmo tendo algum problema no processo certamente terá ajuda.
Não me consigo ligar ao software da Xiaomi (MiPCSuite), mas através do explorador tenho acesso ao armazenamento interno para aceder aos ficheiros.
Caso o compre, conte com uma rom Inglesa com muito chinês à mistura até a conseguir trocar, mas depois de o fazer, fica com a língua que quiser. (devem haver ainda alguns bugs nesta rom, mas pela minha utilização ainda não fui afetado)
xiaomi é muito bom, tenho 2 e sinceramente a relaçao preco qualidade e do melhor
Outro com ROM boa, vale a comunidade…
Visto que ando a olhar atentamente para esta marca uma vez que gosto de preço/performance como se compara este com o note 3 pro? Visto que tem melhores resultados que o normal, com suporte cyanogenmod e tudo, obrigado.
O Note 3 Pro não fica muito longe deste a nível de desempenho. Mas a grande vantagem do RN3 Pro é a existência de uma ROM Global e da grande comunidade que se formou, permitindo que ele já tenha CM14
No geral o equipamento parece razoável, atendendo ao preço. Contudo, na parte final do vídeo, para mim bastou-me ver a demora a abrir a aplicação do pplware para ter a certeza que para mim não serve!Esperava mais fluidez!
Mais, não ter banda 20 para mim é inaceitável, pois estamos a falar de um tlm, logo isso vai-se repercutir na navegação quando não estiver em grandes centros.
Penso que o problema não está no poder de processamento mas na otimização da ROM que ainda tem muito a melhorar.
Tenho o Redmi Note 3 pro com processador Snapdragon e a bateria dá à vontade para 2 dias ou mais. Utilizo intensivamente o Fb, e-mails,Internet e vídeo e estou muito satisfeito. Fiz root e já tem o Miu 8. No outro dia fiz uma viagem do Porto a benidorm com o GPS sempre ligado +/-9 horas, ainda fiquei com 30% de bateria. Nota: utilizei a nova App Sygic que permite navegar offline.
Pena não ser vendido em lojas fisicamente em Portugal (sem dúvida devido aos impostos gigantescos, taxas e racionas praticados em Portugal.
A Xiaomi tem uma loja no Dolce Vita Tejo, mas os preços são mais altos. Mas dá para ver os equipamentos, manusea-los, etc.
Não é uma loja oficial da Xiaomi,a Xiaomi simplesmente não vende oficialmente na Europa.
A Xiaomi tem bons dispositivos, mas já está a ficar como Samsung, ou seja a lançar muitos equipamentos semelhantes…
Bom dia,
Possuo um Xiaomi Redmi Note 3 MTK – 3GB/32GB que tem instalada a MIUI 7.0.22.0/estável.
No entanto, quando verifico as atualizações informa que não existem, mas quando consulto as páginas http://en.miui.com/download-301.html#449 ou http://en.miui.com/download-301.html#440 verifico que existem versões mais atuais da MIUI.
Já fiz o download das duas versões e tentei instalar pelo ficheiro, tendo obtido a informação que não é possível verificar da atualização.
Será que me podem ajudar na instalação de novas atualizações?.
https://pplware.sapo.pt/informacao/instale-o-miui-7-no-seu-smartphone-xiaomi/
Viva estou interessado em comprar o xiaomi redmi pro através da loja Honorbuy, mas estive a ver os idiomas é só em inglês e chinês. como posso depois fazer para ter o idioma em português? Ou já existe a a versão com o idioma em português?
Apenas existe a versão com idioma em Chinês e Inglês e dificilmente irá sair outra versão para este modelo por ser exclusivo do mercado chinês. Como alternativa existem ROM’s não oficiais das comunidades Xiaomi como a xiaomi.eu e miuiportugal que já possuem o pacote multilíngua.
Comprei na Honorbuy o meu Redmi Pro e sim, veio em “Inglês” mas com muito chinês das aplicações que vêm instaladas de fábrica.
Através do fórum xiaomi.eu instalei a rom internacional não oficial e depois de uma limpeza tenho tudo em Português, sem o bloatware chinês e com a playstore do google activa.
Cuidado com os portes na honorbuy e se fizeres transferência internacional eles também não assumem o valor das comissões, não recomendo a honorbuy por causa do valor absurdo de portes (foram 40 e tal euros). Há outras lojas com armazéns na europa ou mesmo lojas espanholas que o devem ter por mais 5 ou 10€, no fim de contas acaba por compensar.
Boa noite Fred! Estou a pensar comprar um Xiaomi Redmi pro, mas como sou um bocadinho “naba” nestas coisas, tenho medo de não conseguir instalar a rom internacional… Será que me podes indicar algum site/tutorial onde tenha um passo-a-passo do procedimento? A informação dos fóruns é muito dispersa…
Boas Cátia,
Segui o tutorial que está na rom não oficial:
https://xiaomi.eu/community/threads/6-9-8-9.34062/
Só precisei ir ao youtube ver como usar o TWRP, porque o do telemóvel aparece em chinês, mas há vários videos que dizem a sequencia onde tens de carregar para fazer load à ROM.
Atenção de qualquer maneira na escolha, como uso o GPS muitas horas todos os dias (4 a 6) estou a ficar com o ecrã “queimado”, ou seja, com uma imagem fantasma das barras do google maps..
Não sei se isto já foi corrigido, mas desde o segundo mês que o tenho que notava qualquer coisa num fundo branco, agora está um pouco mais intenso.. só não enviei para reparação porque não tenho outro telemóvel que possa utilizar enquanto ele vai e vem.
Em algumas zonas (fora dos grandes centros urbanos) também reparo que a ligação 3G nem sempre funciona muito bem, poderá ser por não suportar todas as bandas que o nosso operador usa, mas não tive possibilidade de testar, pois sempre que necessito, meto outro telemóvel a fazer de hotspot.
Ainda assim, pelo valor, considero ter sido uma boa compra, e se não tiveres uma imagem parada durante 4-6h / dia, 5 dias por semana, provavelmente o ecrã não ficará como o meu, ainda não encontrei ninguém a queixar-se deste problema.
Porque não consigo comentar? Nem sequer vai para moderação…
Estou-os a ver publicados. Podes confirmar sff?
Não há ninguém que possa opinar sobre a minha indecisão?
Daniel Jesus podes pronunciar-te?
Obrigado 🙂
Os teus comentários estão visíveis, devem ter ficado em moderação 🙂
Boas tardes,
Estou a pensar adquirir um XIaomi mas o problema é a quantidade de variantes q existem à venda, para além da possibilidade de virem a saírem mais modelos até ao final do ano, incluindo o Note4 com Snapdragon.
Não esperando pelo amanhã, estava na calha de um Xiaomi com um ecrã de 5″ mas os modelos com ecrã de 5.5″ apresentam melhores especificações apesar de não conhecer o seu desempenho. As .5″ adicionais de ecrã compensarão em termos de desempenho?
Os modelos Mi saem do meu budget, estou indeciso entre Redmi 3 Pro, Note 3 Pro, Redmi 3S e eventualmente,o Note 4 (isto se não vier a ser anunciada uma versão Pro ou algo parecido).
Actualmente tenho um Moto G 1st Gen e estava a pensar trocar por um de 3º geração por ter mais RAM mas não compensará mais um dos referidos Xiaomi?
Agradecido
Boa tarde Francisco,
Vou receber um Xiaomi Mi Note Pro com 64GB, estaria interessado?
M cump.
A minha experiencia com a Honorbuy tem sido um verdadeiro quebra-cabeças. Adquiri há cerca de 5 meses um Xiaomi Mi 5 com 128GB, este por vezes não faz a viragem das fotos assim como, muitas vezes, o despertador não trabalha, o que já me causou vários atrasos. Mas pior mesmo, foi ter oferecido á minha mulher, há cerca de 4 meses, um Xiaomi Mi Note Pro com 64GB e neste, desde o 1º dia que nada funciona em condições. A muito custo, consegui enviar e trocaram-me por outro modelo igual mas também este não funciona em condições, nomeadamente não liga o Hotspot. Desde há 4 meses que a minha mulher se encontra privada do uso do equipamento e tanto a Honorbuy como a Xiaomi, tentam vencer-nos pelo cansaço, utilizando um processo de desgaste através de emails sem qualquer sentido. Uma verdadeira vergonha. Inaceitável. O meu conselho? NÃO comprem!
Pedro, vai a Xiaomi.eu e instala a ROM em cada um dos Smartphones. Os problemas vão ficar resolvidos.
Então aqui algumas dicas:
– https://pplware.sapo.pt/pplware/consultorio/consultorio-pplware-esclareca-as-suas-duvidas-190-15/#8
Caro Hugo, agradeço a ajuda mas não tenho conhecimentos técnicos para arriscar executar tais procedimentos.
A questão aqui é que a Honorbuy não informa devida e propositadamente, os seus clientes quanto a estas questões porque , assim como eu, muitos interessados acabariam por desistir de adquirir um equipamento que não faz actualizações ou que obriga a conhecimentos técnicos específicos nesta área, além de omitir que a garantia é de apenas 1 ano e ainda que dificultam o máximo possível utilização da mesma.
Tais comportamentos parecem ter como objectivo, uma estratégia comercial que apenas convém ao fabricante e empresa vendedora, relegando para segundo plano o mais importante, o cliente… esperemos que não seja por muito tempo e que mais utilizadores denunciem estas práticas enganadoras.
Quando adquiro um equipamento tento informar-me o melhor possível sobre um monte de coisas, nomeadamente através da Pplware, mas sempre falha algo. Mas definitivamente aquilo que não pretendo é ter vários problemas com um equipamento novo.
Será de dizer que as “cinhesisses” acabam por sair caras.
Melhores cumprimentos
Entre MI5 e redmi pro. Sou do tipo que gosta de fazer root, xposed, depois de um tempo instalar roms alternativas, no mi5 eu teria como comprar o de 32gb por causa do valor. Qual a melhor escolha?
Nada mais simples que isto mesmo.
http://i.imgur.com/L9Hb5Wc.png.
Muito brevemente em Portugal alguem vai acabar com todos os problemas de roms shop Xiaomi e apoiar a troca de alguns €€€ quem tem esses mesmos problemas e nao consegue resolver.
Xiaomi Fan, chegou hoje o meu mas vem com a rom Chinesa, como se mete a EU
Obrigado
Boas, trocas-te a ROM para Fastboot Developer? está em Português BR? é a global?
Consigo-me arranjar com o Inglês mas detesto o “Lixo” chinoca que meteram com a ROM, n de aplicações sem interesse e Playstore da Xiaomi que está tudo em chinoca.
As voltas que tive de dar para meter a Playstore do Google e aplicações a funcionar.
Também tive alguns problemas para meter a play Store…
Em relação à ROM, penso que o “Xiaomi Fan” meteu a Rom não oficial da xiaomi eu… penso que para se meter essa rom tem que se pedir para desbloquearem o bootloader, já fiz o pedido faz uns dias e ainda nada…. Neste momento tenho a Oficial Chinoca, porque ainda não há Global oficial lá no site deles…
Boas, pedi também o unlock ao bootloader, penso que o fiz num sábado e recebi a mensagem na quarta-feira a seguir (disse mais acima 2 dias, porque considerei apenas dias úteis).
A minha rom de origem de qualquer maneira já veio com playstore, não instalei mais que o essencial porque ia flasha-lo, mas tentei usar o google maps e desisti. Tinha sim muito software chinês, e mesmo para flashar a rom não oficial tive de ir ao youtube ver como alterar a língua do TWRP para inglês para conseguir flashar 🙂
Mas por agora, estou com a mesma versão do “Xiaomi Fan” e tem-se portado bem 🙂
“a falta da banda 20 de LTE” é uma limitação de Hardware ou é da ROM actual?
Verifico que na internet muitos utilizadores actualmente se queixam de um Bug na ROM que impossibilita a recepção de 4G.
Irado… espero que chegue logo ao Brasil pra garantir o meu…
MiPCSuite não reconhece telemóvel conectado! como resolver isso?
Boas, aconselham-me a comprar este?
A ROM já funciona bem?
Boas.
No site da Gearbest ( http://www.gearbest.com/cell-phones/pp_470625.html?wid=21 ) apresentam o redmi pro com ROM internacional.
“The ROM on this Phone supports OTA and is multi language. It is the official ROM which can be found on http://en.miui.com/download-299.html , also support google play and services.”
Coseguem confirmar este facto? Caso seja verdade, sabem se trataram também da falta da banda 20 em LTE?
Na descrição do produto apresentam esta característica: “CPU: Helio X25 Deca Core 1.55GHz”. Em que se reflete a diferença para o “CPU: helio X25 deca-core 2.3GHz” apresentado no mesmo aparelho à venda na honorbuy?
Obrigado.
Esse link encaminha para a ROM global do Mi5. O link do redmi pro é este e só tem ROM chinesa:
http://en.miui.com/download-304.html
O problema da banda 20 persiste já que é uma questão de hardware. No caso do clock do processador, dependendo da versão do Redmi Pro vai ter clocks diferentes.
Ou seja, quanto à ROM estão a aldrabar…
Em relação ao clock, será que se nota grande diferença no comportamento do processador?
comprei um que chegou esta semana, vem com miu 8 global, mas não apanha 4G nem em Lisboa
Já tenho um alguns meses (penso que desde final de setembro), no meu caso vinha com o Miui 8 China (pensei que nem havia o Global), enviei mail para lá, desbloquearam e instalei a da “xiaomi eu” que é o Miui 8 com as traduções bem em PT-pt e sem o “lixo” que trazia a outra rom (neste momento vai com o Miui 8.2 – 6.12.8). Relativamente ao 4G apanha bem no Porto e em outras cidades mais interior….
Tem funcionado bem, só tem duas coisas que às vezes falha, uma é ficar bloqueado, mas não é frequente e só aconteceu com a aplicação do Facebook, outra é o brilho automático às vezes demora a ajustar a um valor aceitável.
E o som? É bom? limpo e alto? Aguardo seu feedback desde já obrigado
Em relação ao som só posso falar no contexto de chamadas e toque (não costumo usar muito para ouvir música). Em relação às chamadas penso que seja normal (antes tinha um Note 2) e penso que é igual ou melhor, tem uma configuração (penso que se deve ao 4G) quando ligo para alguém que também tem 4G aparece HD, aí o som fica diferente (ao início parece estranho, mas a voz fica mais nítida). Relativamente ao toque de chamadas também parece bom, nunca uso o som no máximo devo ter a cerca de 70%. Na reprodução pelos altifalantes a só quando vou com o navegador ou a ver algum vídeo na net e também dá em boas condições.
Boas, estou a pensar adquirir este tlm, como já o usas à uns tempos como é a bateria? Em uso moderado só dura mesmo um dia?
Boas, no tipo de utilização que eu faço dura sempre em média 2 dias (um pouco de Facebook(pela app), SMS, chamadas, E-Mail e Hangouts), com 4G, BlueTooth e wifi sempre ligados. Como comparação com o que tinha antes (Note 2) dura o dobro, com esse tinha que carregar todos os dias.
Obrigado, a minha utilização também é mais ou menos essa, 2 dias já me parece bem, obrigado pela resposta
É necessário Root para instalar a ROM PT-PT da Xiaomi.eu?
Não. É necessário ir a uma página da Xiaomi http://en.miui.com/unlock/, pedir para desbloquearem o bootloader, aceitar os termos e riscos de fazer esse desbloqueio, lá vão pedir alguma informação e passados uns 4 – 5 dias respondem com tudo que precisas para desbloquear…
Boa noite,
O preço que me pede no site honorbuy são cerca de 240€ já com o desconto e o envio do armazém europeu. Na review falava em aproxidamente 180€. Haverá algo que me escapa?
Tenho um Huawei G7. Estou bastante satisfeito com o telemóvel mas está na altura de mudar.
Penso que os 180€ seria a versão 3Gb de ram e 32Gb na altura e sem contar os portes. Tenho um 3/64Gb e estou satisfeito. De qualquer forma não sei se continua a ser a melhor escolha, já passou algum tempo, já sairam muitos mais modelos.
E que modelos do género saíram entretanto? Andei a ver mas estou um pouco indeciso. Não queria que ultrapassasse muito o valor dos 250€.
Boas,
Estou a pensar em comprar um Xiaomi mas estou indecisa entre o Redmi Note 4, o Redmi Pro e o Max. O meu medo é mesmo o da ROM não ter a opção PT. Nenhum destes três tem?
Cumprimentos
Boa noite,
O preço que me pede no site honorbuy são cerca de 240€ já com o desconto e o envio do armazém europeu. Na review falava em aproxidamente 180€. Haverá algo que me escapa?
Tenho um Huawei G7. Estou bastante satisfeito com o telemóvel mas está na altura de mudar.
Boas João,
Por norma, essas lojas têm preços mais baratos para os enviados diretamente da china, eles acrescentam sempre qualquer coisa quando escolhes o armazém europeu, outras vezes também consoante a cor, o cpu e a memória.
Pode ser 180 o de 3Gb RAM com 32Gb vindo da china e côr dourada e 240 o cinza, do armazém europeu, 3Gb Ram e 128Gb por exemplo.
o meu veio com ROM global, recebi hoje dia 17/04/2017 comprei assim que saiu, só tinha em duas lojas em toda a China, eu ainda estou testando mas até agora esta tudo bem, , mas tem algumas coisa que eu não consigo achar como por exemplo: onde eu aplico a resolução da câmera para fotos ?? algo tipo 2mpx, 5mpx, 8mpx e por ai vai…. e como eu coloco uma resolução de gravação ?? algo tipo HD , full HD ?? outra coisa que devo dizer é sobre o áudio, dessa vez a Xiaomi fez um trabalho de mestre, o áudio é quase ótimo, digo isso falando para quem tem um V20 e Axon 7 , como sabemos o Axon 7 é imbatível e o V20 vem em segundo e também tenho um One10 que é um ótimo som, esse Redmi pro Helio X25 tem uma sonoridade igual ao One 10, certamente que não trabalha com os 24bits reais mas trabalha com emulação onde nas configurações você tem uma gama enorme de sonoridade de fones de ouvido para aplicar como sempre, mas o que me agradou foi a melhora nessa aplicação, agora a sonoridade é mais suave e distinta dando assim a capacidade de usar fones de ouvido com sonoridade de 24 bits com mais clareza nos detalhes de fundo e mais nitidez na reprodução de médios e agudos. ja a tela é realmente a melhor que já vi, mesmo com o S7 aqui não chega nem perto, mas o V20 é igual, não notei diferença , mas voltando ao assunto, como eu vejo as resoluções da câmera ???
Olá, já alguém precisou de trocar o ecrã ? onde se podem arranjar a bom preço?
Obrigado
Boas André,
Eu preciso trocar o meu, mas não consegui ainda encontrar abaixo dos 70€, por isso estou à espera que eventualmente baixe, ainda está muito caro..
Tenho o ecrã queimado praí desde o 2º mês de utilização.
Se encontrares entretanto e te lembrares, posta aí.
o meu parti o meu, dá para utilizar, mas queria trocar.
O mais barato que encontrei foi 90€. Ou comprar o ecrã, fica por cerca de 50€ e trocar eu, mas tem o problema do envio da China (alfândega e tal).
Sim, a alfândega tem apertado um bocado, pode ser que se tenha sorte, mas as últimas 2 encomendas que mandei vir da china pararam, foram 24€ de bens e 28€ de alfandega cada…por isso não considero mandar vir da china nada tão cedo por agora..
Também estava mais inclinado para gastar 30 a 40€, mas ainda não encontrei nada nessa gama de preços, por isso tenho hipótese de aguardar, já que não é nada que o torne inoperacional.
Boa sorte! Se encontrar algo entretanto meto aqui.
gente, comprei um xiaomi redmi pro, o vendedor disse que pra facilitar a compra ja instalou a rom global e a play store, como faço pra saber se a rom é a certa e se nao vai bloquear meu cel? sou mulher, nao entendo nada dessas coisas rs
Comprei o meu na powerplanet na semana passada e foi muito rápida a entrega, em menos de 24 horas. Ontem experimentei o funcionamento com os cartões sim, e aparece no local do símbolo do operador a indicação imei invalido e não faz nem recebe chamadas. Alguém já teve algum problema igual?